março 29, 2011

Lua Nova em Áries



Luz, câmera, ação: é a primeira lunação do ano astrológico surgindo, a Lua Nova de Áries que acontece dia 03 abril 2011 às 11h32 a 13º29’. Lua em áries é a lua da ação, que faz acontecer e indica o momento certo para iniciar projetos e implantar qualquer coisa que pretenda florescer no futuro; é a época da semeadura. Áries é dinamismo, determinação e coragem para enfrentar as adversidades, sendo uma fase em que as pessoas estarão mais entusiasmadas, com energia e idéias inovadoras podem surgir. Porém, cuidado com as cabeçadas, no sentido físico e figurado, porque Áries rege a cabeça.

Áries aprende dando cabeçadas na parede, segue a própria cabeça, se joga de cabeça nas coisas e também pode perder a cabeça, com sua extrema impaciência. Não ouve conselhos, detesta que lhe digam o que fazer, tem pavio curto e não raro toma para si as reações alheias. Isso pode lhe dar uma tremenda dor de cabeça, embora estes ataques súbitos de humor sejam passageiros e logo esquecidos. A lunação em áries acentua essas tendências e é preciso cuidado para que a busca do prazer e da excitação momentânea não domine a sua vida, pois isso pode levar à falta de realidade e impedir a materialização que se pretende.


Apesar da vontade de fazer mil coisas, melhor é concentrar em um objetivo, do contrário pode começar muitas coisas e não terminar nenhuma. O objetivo pode ser a conquista de um espaço ou de um território pessoal e profissional, iniciar uma dieta, parar de fumar ou qualquer outra coisa que dependa de sua iniciativa e determinação. Áries é o bom guerreiro, há muito idealismo e sentido heróico nesta lunação. Seja heroi de si mesmo, salve-se do que não esteja bem em sua vida.


Áries é a luta para conquistar luz própria e dá a vontade de ser mais independente e interesse em realizar atividades por si mesmo sozinho. Há tendência a se impor mais e se afirmar; talvez não queira cooperar com ninguém, porém pode precisar da ajuda e cooperação dos outros. No entanto, ignore aqueles que estão contra você e seu ideal e não perca tempo confrontando, a não ser consigo mesmo.


Essa Lunação favorece as atividades esportivas e tudo que dependa de energia. Existe maior determinação para alcançar metas e participar de concorrências, concursos e competições. Também favorece lançar liquidações e coisas que terão curta duração pois as pessoas estão mais impetuosas. No entanto, desfavorece coisas que se pretenda constância e longa duração, como por exemplo, abertura de empresas, formar sociedades assim como assumir um casamento, pois Lua em áries é fogo de palha; faz as coisas no calor do momento. A ideia central é domar o impulso; evite a pressa desesperada, não saia em disparada. Ande rápido, mas não se afobe, não corra, não atropele.

A reação da Lua em Áries é falar o que pensa e o que sente com muita sinceridade e franqueza, mesmo que sua franqueza possa trazer alguns problemas, mas sempre expressa a sinceridade de suas emoções. Áries é a transgressão da antiga lei, porque é inimigo do velho estado das coisas, mas pode ser a atitude de criança birrenta, manhosa, que bate o pé e grita, e seu desejo é conseguir dobrar com o olhar mais puro de criança indomável, guerreira menina.


Click na imagem para ampliar
Para acompanhar a lua nos signos click aqui

Para acompanhar as fases da Lua, leia os post especificos:
Urano, Marte, Júpiter, Mercúrio, Sol e a Lua se encontram em Áries nessa Lunação, ressaltando a vontade. Quais são as suas vontades? A Lunação em Áries propicia a realização de trabalho autônomo, atividades externas ou cargos de liderança, conferindo disposição e iniciativa. Muitas vezes para alcançarmos o que queremos é preciso lutar, competir, ter ousadia e coragem para assumir riscos. No entanto, sempre devemos evitar ações e reações impensadas que podem provocar brigas e acidentes. Esse é um mês para tomar muito suco de maracujá e ficar calminho... calminho...

Júpiter em oposição a Saturno representa bem aquele ditado: ponha o seu chapéu até onde seu braço alcança. Assim o melhor é não dar um passo maior do que possa suportar, não vá além, mantenha uma margem de segurança. Se deseja mudar algo, planeje em detalhes. Saturno é planejamento; Júpiter é otimismo, a oposição mostra o excesso. Não se comprometa com grandes metas, não faça promessas impossíveis de cumprir e nem planos grandiosos, principalmente entre 2 e 9 de abril quando o Sol fará conjunção a Júpiter durante a Lua Nova. Também seja prudente entre 11 a 16 de abril, quando o Sol encontra Mercúrio retrógrado durante a Lua Crescente. Quem confia demais, dá abraço ao fracasso e às decepções.

Quando Júpiter se opõe a Saturno há dificuldade nos negócios e nos assuntos financeiros. Parece uma época de má sorte quando se exaltam a perda de chances, maus negócios imobiliários, revezes nos assuntos legais e jurídicos, conflitos entre objetivos maiores e o dever, impedimentos e falta de oportunidades. O julgamento no planejamento e na realização de metas de longo alcance podem ser falhas, especialmente em relação as finanças. Há tendência à avareza e ao radicalismo moral e filosófico. Aparece muita gente "do contra".

Essa oposição, por envolver grandes forças, pode causar terremotos devido à necessidade de expansão pelo esforço e pelo atrito.
Nas oposições anteriores, entre setembro de 1989 e Maio de 1991, o mundo experimentou muitos eventos significativos e históricos, como a queda do Muro de Berlim, a libertação de Nelson Mandela da prisão e fim do apartheid na África do Sul, a revolução estudantil democrática na China que culminou no massacre da Praça Tiananmen, e a invasão do Kuwait pelo Iraque de Saddam Hussein que levou à primeira Guerra do Golfo. No aspecto de oposição dentro deste ciclo de 20 anos, eventos do mundo atingem o seu clímax e alterações globais podem ocorrer em grande escala.

Marte estará em quadratura a Plutão dia 11 de abril e em oposição a Saturno/Lua em 16 de abril. Dessa forma, entre 9 a 22 de abril o clima é tenso e testa a nossa capacidade de autocontrole. Portanto, fuja de conflitos, não queira provar nada, não desafie ninguém, não aposte em nada, não se arrisque e nem negligencie sua integridade fisica. Saturno é autoridade, o chefe maior; não queira disputar com superiores, pois pode perder uma posição ou causar danos na carreira. Também tenha controle nos gastos e investimentos, e não desafie a autoridade de ninguém.

Marte se relaciona com energia, ação, iniciativa, masculino e o começo. É um dos planetas que fala sobre vitalidade e a energia marciana pode ser utilizada de forma positiva, quando voltada para a ação pioneira. Externalizar essa energia significa criar vida e estar vivo. A energia agressiva contida se torna agressividade negativa: a raiva e a violência. Plutão tem significados como transformação, profundidade e intensidade, mas quando não externalizada, se torna extremismo e tirania. Assim, a energia Marte / Plutão está relacionada à necessidade de olharmos nosso próprio potencial para a transformação e regeneração.


Mercúrio permanece retrógrado até 23 de abril apontando dificuldades nas comunicações e movimento em geral. O que era rápido se torna mais lento. É preciso se armar de paciência, embora tantos planetas estejam em áries: saber esperar, saber ouvir, checar informações e dados, rever, revisar, repensar, corrigir. Se for viajar nesse período, arme-se de paciência e cuidados, pois o transito nas estradas estará complicado. Confira documentos, passagens, faça revisão no carro para evitar imprevistos. Tudo pode atrasar, não tenha pressa. Mercúrio rege chaves, e facilmente podemos perder as chaves de casa, do carro e qualquer outra coisa que seja pequena, mas que faz enorme diferença.


Mercúrio e Saturno estarão em oposição de 14 abril a 02 de maio. Os deuses estão em conflito, por isso é preciso saber negociar, ter paciência para dialogar e expressar ideias. Todos os assuntos estarão mais burocráticos e haverá uma demora para dar andamento nas coisas. Mercúrio estará em conjunção a Marte de 19 a 21 de abril durante a Lua Cheia, um período muito tenso somado aos outros aspectos. A tendência é discutir, se exaltar na comunicação e conflitos podem ocorrer. Quem souber tolerar, ouvir e pensar antes de falar, passará ileso nesses dias.

O bom aspecto entre Vênus e Urano de 21 a 25 abril e o término da retrogradação de Mercúrio beneficiará a quem apostar na criatividade, podendo descobrir formas inusitadas de aumentar suas rendas ou novas fontes de renda, como também lucros inesperados e boas surpresas. Áries rege as profissões autônomas, os cargos de liderança, gerente, supervisor, diretor, empresário, proprietário de comércio, piloto de carros e aviões, repórter, cirurgião, polícia, esportes, atletismo e atividades ao ar livre.

Em Áries a Lua está sob a regência de Marte sendo exaltada pelo Sol. Escolha uma direção a tomar; vá em busca de seus objetivos, não há tempo para ponderações librianas. Áries é crista do galo que canta o cocoricó da manhã no primeiro raio de sol. Acorde cedo, trabalhe rápido, ligeiro, não dê mole pra preguiça, não fuja do combate. Áries te chama para lutar por uma boa causa, gira a ignição do mundo por uma boa guerra. É a vitória da vida sobre o inverno; é o calor sobre o frio, a iniciativa sobre a inércia. Pense: qual é a sua guerra e qual é a sua próxima batalha. O que se anuncia no mundo é a luta; a vida é luta, a vida é de Marte, mas para sobreviver é preciso cautela. Faça acontecer, lute e ocupe seu lugar agora!

Tudo tem o seu tempo determinado,

e há tempo para todo o propósito debaixo do céu.

Há tempo de nascer e de morrer...

Antigos sábios diziam:

“os astros governam os tolos,
os sábios governam seus astros”

março 28, 2011

Mercúrio retrógrado




Os períodos em que mercúrio está retrógrado modificam a natureza do planeta. Mercúrio costuma ser ágil, e, durante a retrogradação, tudo que parecia rápido tende a sofrer atrasos. Estes atrasos estarão mais presentes nos assuntos regidos por este planeta: comunicação, mensagens, cartas, correios, emails, transmissões de dados, transito, ruas, vias, estradas, aeroportos, viagens, idéias, aprendizado, habilidades, veículos, chaves, documentos pessoais, contratos, negociações, publicação de livros, assinatura, escritos, transportes, telefone, e quaisquer outros meios de comunicação, etc. Mal entendidos se tornam mais proeminentes.

A retrogradação incidindo sobre o signo de Áries influencia nos signos e nos ascendentes:
  • Áries, é tempo de reavaliar e pensar muito antes de agir.
  • Touro, é tempo de repensar em suas atitudes e seus medos.
  • Gêmeos, é tempo de refletir e reavaliar muitos dos planos que tem para o seu futuro, coordenando melhor o pensamento e as ações.
  • Câncer, é tempo para repensar seus objetivos e propósitos mais relevantes.
  • Leão, é tempo de reavaliar sua criatividade, mas pense e reflita evitando atitudes impulsivas e precipitadas. Questões que envolvem romances podem reaparecer.
  • Virgem, a desaceleração de algumas situações promoverá uma maior reflexão.
  • Libra, é tempo de repensar qual a melhor atitude nesta fase de inovação e de mudança nos relacionamentos.
  • Escorpião, é tempo de ter paciência pois as coisas tendem a acontecer num ritmo mais lento que o desejado.
  • Sagitário, é tempo de repensar em suas crenças e filosofias de vida.
  • Capricórnio, você terá muitas questões a reavaliar sobre lar, família, emoções e privacidade. Questões do passado pode reaparecer para serem solucionadas.
  • Aquário, o seu grande desafio será pensar e refletir antes de agir, evitando tomar atitudes impulsivas e precipitadas. É um momento importante para harmonizar o pensamento e as ações.
  • Peixes, é tempo de pensar antes de agir, refletir e considerar as consequências de seus atos, o que não significa agir de forma medrosa diante dos novos desafios.

março 27, 2011

Vênus em Peixes



Quando Vênus entra no estado cósmico exaltado no signo de Peixes manifesta todo esplendor do amor, da beleza, do gosto refinado, da sensibilidade e da arte. A Deusa do amor, que segundo a mitologia grega nasceu no Oceano, em Peixes expressa o seu amor universal, uma amorosidade por todas as pessoas e seres do mundo e se estende aos animais e plantas, abrangendo toda a humanidade. E este é o maior desafio de Vênus em Peixes, administrar tanta amorosidade, beleza e sensibilidade no mundo atual, onde o amor e sexo é vivido de forma egoísta e primitiva.

A Vênus em Peixes exalta o requinte, a exigência de presença e excelência, sensibilidade, proteção e delicadeza. O que a
encanta está presente no sabor de um bom vinho, na bebida de qualidade ou no frescor da água pura da fonte. Ela aprecia o requinte de um copo de cristal e a boa comida, que pode ser simples, mas deve ser bem apresentada. Também aprecia a música ambiente de qualidade, porque sua natureza é imaginativa e romântica e ela precisa da beleza, arte e magia. Quando a Vênus em Peixes é recebida como ela gosta, ela se mostra encantadora e amorosa, porque não tolera a precipitação e coisas feitas de qualquer maneira.

A conquista dessa Vênus se dá pela magia ou pela amizade; se não houver encanto à primeira vista, não rola nada. Ela
aprecia lugares de alto astral, mágicos e refinados, onde tudo seja belo e agradável. E dessa forma, ela abomina as conquistas vulgares, não gosta de se sentir pressionada e invadida, não tolera lugares sujos e vulgares, som em volume muito alto e o sexo apenas ejaculatório.

Flores, presentes, fantasias e doação entre as pessoas é o que seduz o seu
coração. Netuno é o regente de Peixes e rege a ilusão, a fantasia, o faz de conta. Quando essa Vênus pisciana se apaixona, ela viaja na maionese, idealiza, transborda de amor, o que só pode ser expressado na poesia. É por isso que ela não se dispõe ao sexo pelo sexo; suas relações não são sexuais, são relações amorosas.

No sexo, essa vênus é uma divindade que só se
entrega quando sente que algo especial lhe está sendo oferecido. Sua sensibilidade sofre com a grosseria, com a violência, com o sexo acrobático que visa apenas o orgasmo. Ela não dispensa o carinho, os cuidados, a conversa, a dança amorosa e o encantamento, e passa longe do sexo mecânico.

O signo de Peixes leva essa Vênus a se conectar na dimensão espiritual e energética, e para isto ela precisa de proteção e
cuidados no plano físico, de outra maneira ela fica inundada de emoções e perde o controle da situação. O amor pisciano é em princípio amor incondicional, livre e encantado como os caprichos do destino. Se o comum é viver um cotidiano com coisas práticas, entremeando o amor com os desafios do dia-a-dia, podemos dizer que essa vênus é incomum.

O problema dessa Vênus é que ela vive o amor como ninguém e pode não se sentir amada. Ainda que seu parceiro
demonstre amor, ela não se adapta ao jeito moderno do amor, sem ritual e sem magia. E mesmo que não tenha consciência do seu grau de exigência, ela sente que lhe falta algo. E se ela não tem consciência de que sua sensibilidade e amorosidade é maior que a maioria das pessoas, em vão ela procurará satisfazer sua necessidade de se sentir amada, porque uma só pessoa nunca será capaz de saciar esse alto nível de exigência.

Vênus no mapa astrológico mostra nossa necessidade de amar, o que valorizamos e as nossas escolhas. Quando
atendemos às necessidades de Vênus em nosso mapa, encontramos a felicidade. No entanto, muitas pessoas vivem o amor utilizando suas qualidades solares ao invés das qualidades venusianas e vivem a incompletude. A Vênus em peixes quando é desconsiderada se comporta no automático, sem graça na hora da intimidade. E assim a sua potencialidade de encarnar a Deusa do amor vive a falta dela e se torna fria no sexo, com pouca vontade de namorar.

Uma tendência da Vênus em Peixes é canalizar sua imensa amorosidade através de amores platônicos ou amores
impossíveis, onde pode expressar todo seu amor mesmo que viva longe do seu objeto amado. E se seu amor não é correspondido, ela prefere a solidão e canaliza sua amorosidade através do trabalho ou missão pessoal. Outras vivem o drama tragédia de converter um amante em marido ou se esquece do sexo e vive no silêncio de seu amor plantônico. Outra tendência é amar mestres espirituais, se entregar à religião ou a causas humanitárias.

Habitualmente a Vênus em peixes deseja se casar com alguém que seja um eterno amante, um companheiro ideal no
comportamento como parceiro. Quando amadurecidas e donas de si, habitualmente se separam e tem suas primeiras experiencias de intimidade e sexo. E nesta etapa, o mais provável que o amante não seja um parceiro ideal para casar. Poderá ser o ideal como parceiro sexual, mas não para casar. Ela é uma ótima parceira, companheira, mas é o ideal é que ela tenha sua privacidade.

As mulheres com Vênus em Peixes são muito queridas e valorizadas, em geral por homens homossexuais que conseguem
apreciar sua sensibilidade; isto deixa a mulher com vênus em peixes manifestar seu esplendor. Podem até ser protegidas por homens homossexuais e algumas chegam a formalizar um casamento com um homossexual, vivendo sua sexualidade com um amante ou vários.

A Vênus em Peixes tende a misturar sexualidade com arte e religiosidade, e pode até mesmo
abster-se de relações físicas de tempos em tempos enquanto não apareça uma boa oportunidade. Pode ser a representação máxima do sexo tântrico, taoísta, onde se evita a precipitação, o automatismo e a ejaculação do homem.

Às vezes a Vênus em Peixes pode provocar atrações instantâneas e o fascínio do amor ou o medo da solidão pode levar,
irresistivelmente, a paixões platônicas que podem se provar igualmente decepcionantes. Muitas pessoas acham que só se sentirão realizadas e felizes se encontrarem o amor verdadeiro; pensam que o verdadeiro amor vai resgatá-las e protegê-las de uma realidade que consideram difícil e dura.

No costume social atual é difícil que uma mulher se
permita ter amantes, o comum é querer casar. Por isso, pode entrar num relacionamento perturbado, cheio de desafios. O ideal para uma Vênus em Peixes é casar com um companheiro que tenha responsabilidades com ela mas que seja um amante disposto a atender às suas fantasias.

Porém, idealizar o amor dessa maneira pode levar a se tornar vítima daquele que ama porque a atitude diante dos
relacionamentos é ingênua, indiscriminada, muito impressionável e passiva. Por não conseguir manter limites necessários entre ela e os outros, pode se envolver sem a necessária discriminação. A tendência é ser compassiva consigo mesma e com os outros, inclinada e disposta a aceitar incondicionalmente os outros, sujeita à ilusão e à facilidade de ver qualidades nos outros que só existe na sua imaginação, isso porque a Vênus em peixes usa óculos cor de rosa, vê tudo lindo...

Netuno tende a idolatrar os outros ao invés de ver as pessoas como elas são. Vênus em Peixes anseia por submersão total
em um relacionamento. Ela se deixa levar pelas situações românticas inteiramente e não vê os limites entre ela e o objeto de sua afeição. Isso ocorre pela influência de Netuno na psique do signo. Netuno age deliberadamente como um grande dissolvedor e dissolve todos limites que nos cercam. Peixes é a luta da alma no corpo e o desejo de maior expressão espiritual para além da esfera material. Netuno trabalha para dissolver nossos egos pessoais.

E quando Vênus em Peixes descobre que o príncipe encantado é um sapo, se torna desiludida e deprimida, porque se
funde com o outro e a dor do rompimento lhe parece uma rejeição, um abandono, o que torna muito difícil terminar um relacionamento. Em outros casos, mesmo que seja tratada como um capacho, ainda assim mantém seu amor no pedestal. Mais uma vez, não consegue ver o outro claramente como ele é, a despeito de todos os conselhos e opiniões de amigos e familiares. É um reflexo da natureza intrínseca de Netuno: querer olhar tudo através de lentes cor de rosa e idealizar.

Vênus em
Peixes ama sem pensar no que ela vai receber em troca, ela ama pelo amor e nada mais importa. Vênus em Peixes tem um ponto fraco e alguns se referem a este ponto como "ponto cego" que é a tendência a escolher tipos que precisam ser resgatados. Essa Vênus tende a apegar-se mais quando vê alguém problemático ou com problemas, parecendo que ela tem atração fatal pela dor e sofrimento. Basta alguém compartilhar com ela um sofrimento e lá estará ela querendo ajudar, porque faz parte do Complexo de Peixes: Servir ou Sofrer.

E como Netuno rege também os desajustados, os naufragados e os que estão se desintegrando, a Vênus em Peixes toma a
bandeira da salvação. Netuno e Peixes governam lugares reais de confinamento e refúgio, como hospitais, presídios, abrigos, assim como as profissões de cura, os enfermeiros e os profissionais de saúde mental o que leva a Vênus a se aproximar de pessoas desses lugares característicos. Einstein, que era um pisciano, dizia: "Somente uma vida vivida para os outros é uma vida que vale a pena."

A sensibilidade do Peixes é difusa e não direcionada, prestando-se mais facilmente para fins criativos na arte, bem
como para o trabalho humanitário. O espetáculo é melhor meio para expressar sua sensibilidade e a capacidade de interpretar a gama de emoções humanas. Como Netuno rege os impulsos criativos, Vênus em Peixes beneficia todas as formas de arte e expressão criativa, que pode estar presente na música, dança, teatro, cinema, literatura poética, fotografia e em todas as formas de arte.

Essa incursão de Vênus pelo signo de Peixes sugere que nesse período estaremos mais sensíveis que o habitual ao nos relacionarmos
com os outros, aumentando nossa tendência a ver o melhor nos outros. No entanto, podemos ser facilmente enganados pelas aparências durante este trânsito, interpretando mal as situações. Uma vez que Vênus também pode representar os valores, estes podem oscilar e tornar-nos mais altruistas na forma de lidar com nossas finanças e em nossas escolhas, sejam materiais ou afetivas. Devemos evitar construir castelos de areia que podem desmoronar com as próximas ondas.

Observando onde Vênus está passando sobre o mapa natal podemos ter uma idéia do que ou quem pode ser
benéfico, desde que sejamos realistas. Também ao olharmos as casas regidas por vênus, ou seja, aquelas que contém Touro ou Libra na cúspide, podemos saber o que ou quem pode nos trazer felicidade. Em geral, muitos piscianos, arianos, aquarianos e até alguns capricornianos tem Vênus em Peixes e estarão comemorando o retorno de Vênus em seus mapas. E se você tem planetas pessoais ou pontos importantes em Peixes, essa energia de Vênus em Peixes será especialmente importante. Aproveite!...

março 26, 2011

Eclipse Solar Pré-Natal nos signos



O Eclipse Solar Pré-Natal, ou seja, o eclipse que ocorreu antes do seu nascimento, é um ponto vulnerável no seu mapa natal e tem um significado por sua posição no signo e elemento. O regente do signo onde está esse ponto, mostra uma missão de vida, um interesse, uma vocação, por sua posição no signo e casa. (Leia mais no artigo sobre Eclipse Solar Pré-Natal para localizar o ponto de seu Eclipse nas tabelas de 1950 a 2025)
  • Se o seu Eclipse Solar Pré-Natal está em um signo de AR, você precisa aprender a agir de forma mais espontânea e apaixonada do que fazer a abordagem lógica, que vem naturalmente para você.
  • Se o Eclipse Solar Pré-Natal está em um signo de FOGO, saiba que os melhores resultados na vida surgirão quando você agir com lógica e informações, ao invés da forma destacada, espontãnea e apaixonada.
  • Se o Eclipse Solar está em um signo de ÁGUA, você precisa abordar o mundo de uma forma prática renunciando a seu hábito de usar suas emoções para resolver seus problemas. A utilização das emoções na solução de problemas muitas vezes leva à obtenção de outros problemas. Muitas vezes, tentando manipular os outros, você pode conseguir algo que não era exatamente o que você queria.
  • Se o Eclipse Solar Pré-Natal está em um signo de TERRA, significa que você precisa encontrar uma forma de envolver as suas emoções para se tornar mais humano nas situações. Sua tendência natural para ser prático, deixando de lado suas emoções, sendo muito frio, poderá levar você a nunca se sentir feliz com os resultados. Você deverá se conectar mais ao seu mundo emocional.
Se o Eclipse Solar Pré-Natal em seu mapa natal ocorre em:
  • Áries, seu desafio é aprender a diplomacia e o tato, o que permite a cooperação. Com sua tendência egocêntrica e se frustrando com os outros, nunca conseguirá o que quer. Aprenda a ver as coisas por outros pontos de vista. Marte rege Áries, onde o Sol se exalta e Saturno está em queda. Seu elemento é Fogo e precisa do elemento Ar para evoluir como ser humano e alcançar seus objetivos.
  • Touro, você precisa ir além de suas tendências hedonistas, pois elas serão sua ruína. Isso leva a auto-disciplina e à motivação. Livre-se do que não seja útil pois eles drenam sua energia, desapegue, se quiser melhor evolução. Não tenha medo de correr riscos, raciocine. Aprenda a ir mais profundamente nas coisas e use as experiências passadas para seus segredos e motivações ocultas. Vênus rege o signo de Touro, onde a Lua se exalta e Marte e Plutão tem seu detrimento. Seu elemento é Terra e precisa do elemento Água para desenvolver suas motivações internas.
  • Gêmeos, seu desafio é aprender a confiar na sua intuição e na sua voz interior, para falar sobre coisas que você acredita de coração. Fale a sua verdade, confie em si mesmo e ouça o significado por trás de suas palavras. Mercúrio rege o signo de Gêmeos, onde Júpiter tem detrimento. Seu elemento é o Ar e precisa do elemento Fogo para melhorar a si e suas relações no mundo.
  • Câncer, seu desafio é aprender a pensar e agir estrategicamente. Você é responsável por seu próprio sucesso e precisa assumir a responsabilidade pelo que acontece em sua vida e ao seu redor. Deixe de lado o seu comportamento imaturo e emocionalmente manipulador. Se afaste de relacionamentos onde você gasta muito tempo tentando fazer pelos membros da família ao invés de fazer suas próprias coisas. Não faça dramas para ajudar os outros, trabalhe objetivamente para ajudar a partir de um lugar mais destacado.A Lua rege o signo de Câncer, onde Saturno e Marte estão em queda e detrimento e onde Júpiter tem sua exaltação. Seu elemento é Água e precisa do elemento Terra para melhor administrar sua vida.
  • Leão, seu desafio é aprender a ver outras pessoas além dos papéis que desempenham na sua vida, conhecendo outras pessoas como indivíduos. Participe e compartilhe com os outros, você não precisa estar sempre destacado no palco. Fique longe de situações de alto risco e explore o incomum ou não convencional. O Sol rege o signo de Leão, onde Saturno e Urano tem queda e detrimento. Seu elemento é o Fogo e precisa do elemento Ar para melhorar a si e seus relacionamentos.
  • Virgem, seu desafio é aprender a confiar em algo além de si mesmo, e você não conseguirá fazer isso até que você aprenda a ver os outros com compaixão ao invés de criticar e castigar os outros com suas picuinhas. Reflexão, meditação, confiança permitirão que você se conecte com o universo e com os outros, que vão melhorar a sua auto-estima. Mercúrio rege e tem exaltação no signo de Virgem, onde Júpiter, Netuno e Vênus tem queda e detrimento. Seu elemento é Terra e precisa do elemento Água para melhorar sua sensibilidade com os outros.
  • Libra, seu desafio é aprender a confiar em seus impulsos, aumentar o seu auto-conhecimento que levará à independência e coragem de fazer o que você sente é certo. Aprenda a ver a vida com seus próprios olhos, e apesar de sua empatia, não esqueça de ser justo consigo mesmo, assim como é para os outros. Nem sempre as figuras que parecem saber mais, sabem o que é melhor para você. O regente de Libra é Vênus - Sol e Marte tem queda e detrimento em Libra - Saturno se exalta em Libra. Seu elemento é o Ar e precisa do elemento Fogo para melhorar a si mesmo e suas relações com os outros.
  • Escorpião, saiba que a fidelidade está na consciência dos valores pessoais. Seu desafio é deixar o seu negativismo de lado e a preocupação com as motivações psicológicas dos outros. Evite as situações de crise, riscos desnecessários e procure formas de aumentar a sua segurança e valor. Marte e Plutão rege Escorpião; Vênus e Lua tem queda e detrimento em Escorpião. Seu elemento é a Água e precisa do elemento Terra para beneficiar sua atuação no mundo material.
  • Sagitário, seu desafio é expandir a sua curiosidade e aprender a ver os dois lados de uma situação. Tenha alegria e encontre suas qualidades na criança que existe em você, ilumine-se. Júpiter rege Sagitário; Mercúrio tem detrimento em Sagitário. Seu elemento é Fogo e precisa do elemento Ar para melhorar sua comunicação com os outros e trazer maior satisfação nas suas realizações.
  • Capricórnio, seu desafio é saber o valor das emoções para identificá-lo em si mesmo e nos outros; falar honestamente sobre como se sente. Com isso, você pode finalmente conectar com os outros em um nível mais profundo, mais humano. Saturno rege e Marte tem exaltação, e a Lua tem detrimento em Capricórnio. Seu elemento é Terra e precisa do elemento Água para expandir suas emoções e melhorar seus relacionamentos.
  • Aquário, seu desafio é aprender a tomar o centro do palco para se tornar estrela e realizar os desejos do seu coração. Este é um risco, mas é importante. Saturno e Urano são regentes e o Sol está em detrimento em Aquário. Seu elemento é o Ar e precisa do elemento Fogo para melhorar sua evolução no mundo material e pessoal.
  • Peixes, seu desafio é aprender a importância do detalhe, a forma de por ordem no caos. Aprenda a aplicar estas técnicas para seus sonhos, e visões do futuro, e você pode conseguir criar algo real e tangível, aqui e agora. Você pode superar sua própria dúvida, aumentar a sua confiança através da ajuda os outros. A moderação é importante para você. Júpiter e Netuno regem o signo de Peixes, onde Vênus se exalta e Mercúrio está em queda. Seu elemento é Água e precisa do elemento Terra para conectá-lo ao mundo real.

março 25, 2011

Eclipse Solar Pré-Natal de 1950 a 2025



Dane Rudhyar se fazia valer muito da influência do Eclipse Solar Pré-Natal, ou seja, o último eclipse que ocorreu antes do seu nascimento. Ele considerava como um grau sujeito a influências dos planetas que passam em transito sobre esse ponto. Além disso, a cada 18 a 19 anos um novo Eclipse Solar acontece no mesmo grau e todos esses contatos com o grau do Eclipse Solar Pré-Natal pode desencadear crises e problemas. São considerados apenas os Eclipses Solares, ou seja, Lua Nova. O regente do Eclipse Solar Pré-Natal mostra uma missão de vida, um interesse, uma vocação, por sua posição no signo e casa.

A periodicidade e recorrência dos eclipses é governada pelo Ciclo Saros, um período de aproximadamente 6,585.3 dias
ou 18 anos-11 dias-8 horas. Quando dois eclipses são separados por um período de um Saros, eles compartilham uma geometria muito semelhante: os dois eclipses ocorrem no mesmo nó com a Lua quase na mesma distância da Terra e na mesma época do ano. Assim, Saros é útil para organizar os eclipses em famílias ou séries.

Cada série dura tipicamente 12-13 séculos e contém 70 ou mais eclipses. Cada série de Saros começa com um número de
eclipses parciais perto de uma das regiões polares da Terra. A série irá produzir dezenas de eclipses antes de terminar com um grupo de eclipses parciais perto do pólo oposto.

Eclipses solares de Saros 151 ocorrem todos no nó ascendente
da Lua e a Lua se move para o sul com cada eclipse. A série composta de 72 eclipses começou com um eclipse parcial no hemisfério norte em 14 agosto 1776 e a série vai terminar com um eclipse parcial do hemisfério sul em 01 de outubro 3056.

Para saber onde se localiza seu Eclipse Solar Pré-Natal preparei tabelas com os eclipses de 1950 a 2025, com dados fornecidos no site da Nasa e pela Ephemérides. Por exemplo, quem nasceu entre 18 março a 12 setembro de 1950 tem o ponto do Eclipse Solar pré-natal a 27º28' do signo de Peixes e mostra o ano de 1969 como retorno do Eclipse Solar. Esse é um grau vulnerável do seu mapa que pode sofrer influência de qualquer planeta que passe por esse ponto. Sempre haverá um forte impacto quando um novo Eclipse Solar acontecer encima de 27º28' do signo de Peixes em seu mapa.

O retorno do Eclipse Solar Pré-Natal, ou seja, uma Lua Nova sobre o Eclipse Solar Pré-Natal representa uma mudança de vida com novos caminhos que exige sua adaptação e também pode ser dramática.
  • Você pode mudar para outra casa, para outra cidade ou para outro país, e assim sua vida muda e exige adaptação ao novo cenário.
  • Você pode ingressar numa faculdade, estabelecer um novo relacionamento, ficar noivo ou casar e sua vida sofre uma mudança, pois pode exigir uma mudança de casa, de local, de parâmetros etc.
  • Pode nascer um filho ou encontrar alguém que lhe conduz a um novo caminho, a novos interesses, que exige uma adaptação de seu modo de vida ou de pensamento.
  • Você pode começar um novo trabalho excitante ou ingressar numa carreira que te leva a conhecimentos ou a outros patamares.
  • Você pode se divorciar ou ficar viúvo e em função disso pode mudar de casa, descobrir novos interesses, conhecer grupos ou pessoas que lhe mostram uma nova visão de vida.
O retorno do seu eclipse pré-natal representa qualquer coisa que você realiza sob a sua influência e que muda totalmente o curso da sua vida e de sua história. Geralmente ocorrem as mudanças sob um transito ou a cada 19 anos, o mesmo tempo que um Nó leva para percorrer o zodíaco, ou seja, aos 18-19 anos, 37-38 anos, 56-57 anos, 75-76 anos etc.

Tabelas dos Eclipses Solares ocorridos entre 1950 a 2025
Abaixo a tabela com a periocidade dos Eclipses Solares.
Observe que os eclipses se repetem no mesmo grau a cada 19 anos.
Click na imagem para expandir.

março 24, 2011

Astrologia Eletiva, a escolha do melhor momento



Embora o tempo pareça algo casual, ele não é. Se nos indagamos sobre eventos do passado, através da astrologia podemos observar porque algumas iniciativas e realizações tiveram pleno sucesso, enquanto outras terminaram em fracassos. A astrologia trabalha com o tempo; os mapas astrológicos são traçados para momentos exatos e a qualidade do momento influi durante toda a existência de uma pessoa, de uma cidade, de uma empresa ou de um país, desde o momento de seu surgimento no mundo.


QUEM SABE FAZ A HORA, NÃO ESPERA ACONTECER

Existe uma música com esse refrão: Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...". Muitas vezes somos nós que fazemos o tempo sem nem mesmo perceber e quase sempre o tempo é sábio; nós também temos o nosso tempo. Há um tempo certo para os acontecimentos e se seguíssemos nossa intuição, talvez nem fosse preciso escolher um horário de acordo com a astrologia porque saberíamos o que dita o nosso "coração", que na verdade é a intuição.

Viver é de certo modo complexo e muitas vezes não estamos em contato com a nossa capacidade de intuir, embora a intuição esteja sempre presente em todos nós. A Astrologia Eletiva pode nos auxiliar na escolha dos momentos dentro de uma realidade, mas jamais conseguiria interferir em nosso livre arbitrio e nem na nossa disposição interna. Realizamos coisas equivocadas em dias equivocados sem perceber. Existem inúmeros exemplos de pessoas que sem saber estavam:
  • no lugar certo e na hora exata, e conseguiram coisas inacreditáveis.
  • no lugar errado na hora mais inapropriada, e foram vítimas de algo desagradável.
  • a pessoa certa, mas na hora errada; um grande amor quando você ou o outro não pode assumir um compromisso.

ESCOLHENDO O MOMENTO CERTO

Nem sempre podemos escolher um momento, por exemplo, a hora do nosso nascimento, mas podemos escolher horários para quaisquer outros momentos de nossa vida. Assim surge a Astrologia Eletiva, que pode nos orientar, através da disposição do mapa, o melhor dia e horário para realizarmos algo importante em nossas vidas. Escolher o horário é essencial porque o tempo é importante; cada hora significa um tempo.

Por exemplo, se você quer marcar um encontro romântico e a pessoa sugere um dia em que a Lua está em Libra, ótimo, porque é um signo excelente para encontros românticos. Mas se a pessoa sugere um dia que a Lua está em capricórnio ou virgem, não beneficiará o encontro, pois poderá criar um clima de formalidade ou muito crítico, o que não favorece para ambos.

Uma data importante é o dia do seu casamento, que a princípio deveria ser um dia de alegria, leve e harmonioso. Além disso, aquele dia irá determinar a vida conjugal. Dar início a uma união em um dia desfavorável, é começar com o pé esquerdo. Em geral, quando se analisa casamentos fracassados nota-se que foram realizados por motivos alheios à vontade de uma das partes e sempre em datas desfavoráveis.

Cabe uma ressalva nesse fato: escolher uma boa data para o casamento não modifica o fato da pessoa estar em um mal momento para formalizar a união. A Astrologia Eletiva serve para encontrar o melhor momento, mas não pode modificar e interferir em outros fatores maiores ou que estejam acontecendo em seu mapa natal.

Para cada tipo de acontecimento, que seja possível escolher com seu livre arbítrio, é necessário procurar uma data e horário que esteja de acordo com o assunto a ser realizado. Por exemplo, se você deseja celebrar algo ou realizar uma festa, com certeza desejará que seja uma celebração ou festa animada, extrovertida em que as pessoas tenham fácil entrosamento.

O ideal para uma festa é uma Lua em Gêmeos, Sagitário ou Leão. Gêmeos deixa as pessoas mais extrovertidas; Sagitário anima e Leão dá requinte e expoência. Uma Lua em Capricórnio fará com que as pessoas fechem em si mesmas e uma Lua em Virgem fará com que todos percebam as mínimas falhas e, se não houver falhas, podem criticar tudo, desde a decoração até aquela torta que você demorou horas para preparar.

Na esfera profissional, se você quer fazer o lançamento de um produto, busque um dia e horário que estejam alinhados com o tipo de produto. Para lançar um site que você deseja que seja muito acessado ou uma revista que tenha ampla tiragem, escolha uma Lua em Gêmeos que é ligada à comunicação. Se for uma liquidação rápida, prefira um horário ou dia que a Lua esteja em áries. Lua em áries é imtempestiva e impulsiva; você nem abriu a loja e já tem vários clientes aguardando.

Se você é o cliente, com a Lua em áries não vá ao shopping, pois você acaba comprando tudo o que vê pela frente. Se a Lua está em aquário, você tende a comprar coisas esquisitas e quando a Lua chega em Peixes, você morre de arrendimento. Mas com a Lua em aquário, é benéfica para tratar de assuntos relativos à tecnologia. Comprar uma roupa com a Lua em escorpião, é certeza de que irá estragar rapidinho. Aliás, qualquer coisa feita com a Lua em escorpião tende a deteriorar-se rapidamente, a não ser que seja um assunto de escorpião.

Um seminário, workshop ou uma reunião em que você queira que as pessoas levem a sério o que será dito e que ouçam com atenção, opte por uma Lua em Capricórnio, o signo sério do planejamento e da concentração. Além disso, ficará todo mundo caladinho. Se você optar por uma Lua em Gêmeos ou em Sagitário, haverá muita dispersão.


DECISÕES IMPORTANTES PEDEM ESCOLHA DE UMA HORA EXATA

Decisões simples quando levadas em consideração propiciam uma dinâmica diferente. Porém existem eventos mais sérios que exigem uma hora exata. Por exemplo, escolher um horário para realizar uma cirurgia, melhor é escolher um horário que beneficie tanto a você quanto ao cirurgião. A Lua nesses casos deve ser considerada tanto quanto o signo, tanto quanto à fase lunar.

Deve-se evitar cirurgias no momento exato da Lua Cheia, quando a Lua estiver no mesmo signo de nascimento, quando a Lua transita sobre o signo que governa a parte do corpo que sofrerá intervenção. Por exemplo, Lua no signo de áries desfavorece intervenções no cérebro, hemisférios cerebrais, crânio, olhos, rosto, maxilar superior, artérias carótidas internas. Uma cirurgia dentária com a Lua em áries pode se complicar; se for Lua Cheia pode haver inchaço além de hemorragia.

Riscos de complicações aumentam se a Lua também estiver em conjunção, quadratura ou em oposição à Netuno, Urano, Saturno ou Marte nesta época. Espere um ou dois dias, até que a Lua passe para o próximo signo. Esta regra deveria ser especialmente observada em grandes cirurgias. Além disso, é necessário que considerar Marte - os riscos; Mercúrio - a precisão; Vênus - os resultados estéticos.

As configurações do mapa eletivo em conjunto ao seu mapa natal pode dar a melhor orientação. Se o seu mapa mostra uma desvitalização ou um risco, você deverá adiar a cirurgia, caso seja possível. Existem casos que se enquadram em situações de emergência, nesses casos, a própria Lua e Marte indicam os motivos da emergência e ainda assim pode orientar quanto às consequências futuras. A astrologia eletiva é uma técnica que prevê a disposição para uma época futura.

No caso do nascimento do seu filho de um parto normal, não é possível prever o horário certo. Nos casos de uma cesariana você pode até escolher a data em que harmonize com você e com seu bebê, por exemplo, uma Lua em Câncer ou em Touro é uma lua receptiva e acolhedora. Mas nem sempre as coisas acontecem como gostaríamos, há forças maiores atuando naquele momento, há um destino que concorre para o momento exato do nascimento.

Ninguém nasce em um determinado horário por acaso; há forças maiores que encaminham as coisas no momento e que nos coloca no mundo em um determinado horário, mesmo que nossos pais façam inúmeros planejamentos astrológicos. Por isso, nenhuma mãe deveria optar por uma cesariana apenas por razões astrológicas. O nascimento é um acontecimento único que envolve outros fatores além de cálculos, e cada um de nós teve seu tempo certo para nascer.

Se há uma recomendação médica para a cesariana, pode-se prever um horário mais propício tanto para a mãe quanto para o bebê. Porém, mesmo nesses casos, pode haver alguma alteração no horário influenciada por outras questões maiores. Em geral, o mapa de nascimento de uma pessoa revela as condições natais e as questões familiares.

A ASTROLOGIA ELETIVA FUNCIONA?

A Astrologia Eletiva é como arte, que necessita de sensibilidade para poder apreciá-la. Você pode saber o que irá acontecer em sua vida nos próximos minutos, no próximo mês e em qualquer data através da Astrologia Eletiva, mas o mapa não pode mudar a realidade de sua vida, o cenário em que as coisas acontecem e nem as suas reações aos fatos.

O mapa eletivo pode mostrar as facilidades e tensões do momento e só você pode decidir o que fazer com elas. Não é possível retirar um aspecto que representa um desafio, mas é possível descobrir o melhor meio de enfrentá-lo. Se os planetas estiverem em tensão, aguarde mais alguns dias e opte por um dia mais favorável. No entanto, são as tensões que estimulam para a mudança e nos fazem realizar algo.

Buscar o momento certo para realizar algo implica também em verificar quais serão os desdobramentos futuros, pois o mapa progride. Você pode traçar um estupendo mapa para iniciar uma empresa, com todas as condições favoráveis, mas chegará a um momento em que a progressão ou transito pode trazer uma crise. Assegurar-se de escolher um bom horário, não significa a ausência de desafios ou a possibilidade de mudanças; cabe a você saber administrá-los.

Lua Wobble, catástrofes anunciadas


Lua Wobble em Myanmar em 24 Março 2011



Mapa natal Myanmar - 4 de janeiro de 1948
União da Birmania independencia do Reino Unido


Em 25 março 2011 um forte terremoto de 6.8 graus de magnitude atingiu Myanmar. Segundo notícias, 74 pessoas morreram e 111 ficaram feridas. A região mais afetada foi Tali e Tachilek perto da fronteira com a Tailândia. O tremor destruiu 244 casas, nove escritórios do governo e 14 mosteiros budistas de Myanmar.

Mapa natal de Myanmar
Sol e Mercúrio natal a 12º capricórnio quadrado Netuno 12º Libra
Lua 23º Libra

Lua Wobble
Em 04 Janeiro 2011 Eclipse Solar com Sol e Lua alinhados a 13º38 Capricórnio conjunto ao Sol e Mercúrio natal a 12º capricórnio, quadrado a Netuno em Libra

Lua Wobble no Japão em 11 Março 2011




Mapa do Japão
Constituição Mejii
11 fevereiro 1889 Tokyo

Lua Wobble em 19 março 2011
Sol a 28º12' de Peixes / NN 28º12' sagitário / NS 28º Gêmeos

Último eclipse: 21 dezembro, 2010 - Eclipse Lunar total Nodo Sul
Lua 29° gêmeos - Sol 29° sagitário - Nodo Sul em cancer

Em 11 março 2011, um terremoto de magnitude 9.0 atingiu a costa de Sendai do Japão, provocando um tsunami com ondas de mais de 10 metros, causando a morte de 10.000 pessoas e mais de 10.000 desaparecidos, além de um acidente nos reatores de uma usina nuclear que obrigou a retirada de milhares de pessoas da área atingida.

No mapa astrológico do Japão:
  • Ascendente em Gêmeos, regido por Mércurio a 00º Peixes
  • Mercúrio a 00º Peixes recebendo a conjunção do transito de Netuno.
  • Lua e Júpiter em quadratura a Marte em Peixes
  • Lua em Gêmeos conjunto às estrelas Polaris e Betelgeuse

Lua Wobble:
  • Sol a 28º de Peixes em quadratura aos Nodos lunares
  • NS-Nodo descendente transitando conjunto à Lua natal (o povo) a 28º de Gêmeos
  • NN-Nodo ascendente transitando conjunto a Júpiter a 28º sagitário
  • Nodos ascendente e descendente, Lua e Júpiter quadrados a Marte a 25º Peixes, recebendo a conjunção do Sol em transito a 28º Peixes.
  • Eclipse a 29º Gêmeos em 21 dezembro 2010 conjunto à Lua a 28º Gêmeos


Lua Wobble no Brasil em 11 Janeiro 2011



Mapa de Nova Friburgo
elevação à categoria de cidade em 8 de janeiro de 1890

Em 11 janeiro 2011, uma inundação com avalanches e deslizamentos, destruiram a região serrana do Rio de janeiro no Brasil, que resultou em 35.000 desabrigados, 905 mortos e quase 300 desaparecidos. Uma das cidades mais atingidas foi Nova Friburgo. Interpretação baseada apenas nos pontos do mapa devido ao desconhecimento do horário exato para determinar ascendente e casas.

Mapa natal de Nova Friburgo:
  • Sol conjunto Júpiter 17º capricórnio recebendo uma quadratura de Saturno em Libra
  • Urano em transito quadrado aos Nodos lunares natal a 2º Câncer/2º capricórnio indicando mudança na direção.
Lua Wobble
  • Em 24 dezembro 2010, Sol em transito e NN-Nodo ascendente lunar a 2º de capricórnio em conjunção ao NS-Nodo descendente natal
  • Em 04 Janeiro 2011 Eclipse Solar com Sol e Lua alinhados a 13º38 Capricórnio conjunto ao Sol natal a 18º capricórnio
  • NN- Nodo ascendente do eclipse a 02º08' Capricórnio em conjunção ao NS-Nodo descendente natal.


Lua Wobble no Haiti em 12 Janeiro 2010



Mapa do Haiti 01 janeiro 1804
Port-au-Prince - Haiti


Em 12 de janeiro 2010 ocorreu o maior terremoto já registrado no Haiti em 200 anos, de 7 graus de magnitude, causando a destruição da região de Porto Príncipe, capital do Haiti, deixando 1,5 milhão de desabrigados e 300 mil mortos. A grande destruição de prédios, hospitais, escolas, igrejas e a sede do governo, serviu para chamar a atenção do mundo sobre esse pequeno país em meio ao caos e de sua população sofrida.

No mapa astrológico do Haiti:
  • Marte 3º capricórnio quadrado Saturno 3º libra, ambos dignificados
  • Retorno de Saturno
  • Plutão transitando em conjunção a Marte/kiron quadrado a Saturno
Lua Wobble:
  • Último eclipse lunar 31 dezembro 2009: Lua 10º cancer / Sol a 10º capricórnio conjunto ao Sol natal em capricórnio
  • Eclipse Solar 15 janeiro 2010: Sol / Lua a 25º capricórnio conjunto ao ascendente em capricórnio
  • Lua Wooble 11 janeiro 2010: Sol em transito e NN-Nodo ascendente a 21º capricórnio em conjunção ao ascendente do mapa do Haiti.

março 22, 2011

As Partes ou Lotes árabes



As partes ou lotes árabes podem dar indicações precisas sobre saúde, conquistas, vitórias, casamento, sucesso na carreira, amigos etc. como também sobre desastres, acidentes e catástrofes dentre outros assuntos. Apesar da denominação elas não têm a sua origem no período árabe. Manilius já citava algumas partes e lotes; Dorotheus de Sidon, Vettius Valens e Firmicus Maternus já faziam um extenso uso das Partes nas suas interpretações. No século 8, os árabes ampliaram o uso e difundiram com a denominação de Partes Árabes.

A utilização
das Partes Árabes é fundamental na Astrologia Medieval e podem participar como significadores e fornecer informações suplementares na interpretação de assuntos específicos. Na Astrologia Moderna, a mais conhecida e utilizada é a Parte da Fortuna. As Partes Árabes referem-se aos sete planetas e há diferença de cálculo para os mapas astológicos diurnos e noturnos. No caso dos mapas noturnos, o resultado da fórmula é invertido.

Parte-se sempre de 00º de Áries e
a parte árabe não é nada mais que o ponto médio adicionado a outro ponto que pode ser entre o ascendente e planetas, ou entre planetas e regentes, e que produz um acontecimento relacionado aos assuntos dos planetas envolvidos, ou seja, são pontos matemáticos.

O significado das partes árabes deve ser adaptado aos tempos modernos. Por exemplo, a parte da vitória pode ser interpretada como o sucesso na profissão, um ganho inesperado ou qualquer coisa que traga a sensação de conquista. A parte de Nêmesis pode ser interpretada como um ponto que traz um bloqueio, um arrependimento, uma injustiça etc.

A interpretação das partes árabes deve levar em conta a astrologia mundana; o transito de planetas sobre as partes árabes pode corresponder a eventos, mesmo que sejam os pequenos aborrecimentos do dia-a-dia, sendo a conjunção o aspecto mais considerado, em orbe até 1º antes e depois.

Deve-se considerar o estado da parte árabe em si, não só devido à posição por signo e casa, mas também pela
posição e configuração de seu dispositor. O dispositor é o planeta regente natural do signo ou casa; isso irá afetar o julgamento da parte árabe. Depois deve-se considerar se a parte está sendo aspectada por planetas benéficos ou maléficos.

Tradicionalmente Júpiter é considerado o grande benéfico; Vênus, o menor benéfico. O Sol, a Lua e Netuno são
considerados moderadamente benéficos. Tradicionalmente, Marte é considerado o menor maléfico, enquanto Saturno é o maior maléfico. Na astrologia moderna, Plutão também é considerado maléfico.

As partes árabes podem ser calculadas também nos mapas de retorno solar, retorno lunar, progressões e ingresso solar,
mas deve-se considerar que o mapa natal é o ponto de referência. Desde que se tenha domínio da astrologia horária, também pode complementar o julgamento. Na astrologia eletiva, que busca o melhor momento para um empreendimento, o alinhamento das partes árabes podem refletir a natureza da empresa, ou da viagem de negócios, problemas de saúde, consultas médicas, cururgias, etc. Porém há de se ter cautela nos julgamentos.

A passagem da Lua progredida sobre qualquer ponto sensível no mapa natal, estimula as questões daquele ponto. Caso a Lua progredida passe sobre a Parte da Fortuna supõe-se que estimula as questões relativas às posses materiais. Sepharial, um dos mais notáveis astrológos da Inglaterra do século 19 e matemático, sugeria que a progressão do Sol e da Lua em relação ao ascendente poderiam produzir acontecimentos relativos às partes árabes.

As partes árabes são sensíveis às lunações (lua nova), luas cheias e eclipses sobre estes graus, e pelo trânsito ou progressão dos planetas ao longo dos arcos em que estão localizadas. Em resumo, as partes árabes representam pontos de sensibilidade e receptividade.

Para chegar a uma interpretação aprofundada dos sentidos de trânsito e sobre o grau de uma parte árabe,
estes devem ser sintetizados de acordo com aqueles sobre o planeta do qual o ponto é derivado. De acordo com Sepharial, Plácido lidou com as partes matematicamente e melhorou as definições.

Um exemplo de ação das partes árabes, um caso veridico: Você vai fazer uma compra e tem seu cartão de crédito recusado, embora não haja nada de anormal com
seu crédito, nem com seu cartão e em seu mapa natal não há nenhum aspecto desafiador de transitos. Mas se Saturno estiver transitando sobre o ponto médio que esteja relacionado à Parte da Fortuna, significa o bloqueio do seu crédito que o impede de realizar algo que traria satisfação.

A parte árabe pode mostrar a atitude da pessoa em relação ao assunto que representa. Por exemplo, a parte do casamento pode mostrar se uma pessoa procura ou tem medo do casamento; se deseja um parceiro para um potencial casamento, os tipos de experiências que pode ter no casamento, o tipo de parceiro que pode se tornar após casado.




Exemplos de cálculos de acordo com o mapa acima:

1º exemplo: Parte da Fortuna:
Asc 12º + Lua 132º - Sol 268º = (-) 124º = 26º escorpião

00º áries menos (-) 124º os números negativos retornam no zodíaco

2º exemplo: Parte do Espírito:
Asc. 12º + Sol 268º - Lua 132º = 148º = 28º de leão

00º áries soma os números positivos avançam no zodíaco

3º exemplo: Parte da Vitória:
Asc 12º + Júpiter 221º - P.Espírito 148º = 85º = 25º gêmeos

00º áries soma os números positivos que avançam no zodíaco
e assim é com todas as outras.


PARTES RELACIONADAS AOS PLANETAS
(*) Inverte quando o mapa for noturno
(*) Asc = Grau do Ascendente
  • Parte da Fortuna ou da Lua = Asc + Lua - Sol (inverte)
  • Parte do Espírito ou do Sol = Asc + Sol - Lua (Inverte)
  • Parte de Eros ou de Vênus, Amizade e Amor = Asc + Espírito - Fortuna (Inverte)
  • Parte da Pobreza, da Necessidade ou de Mercúrio, Desespero e Fraude = Asc + Fortuna - Espírito (Inverte)
  • Parte de Nêmesis ou de Saturno, Cativeiro e sofrimento, fuga = Asc + Fortuna - Saturno (Inverte)
  • Parte da Vitória, da Alegria e Felicidade ou de Júpiter = Asc + Júpiter - Espírito (Inverte)
  • Parte da Coragem ou de Marte = Asc + Fortuna - Marte (Inverte)

PARTES ÁRABES RELACIONADAS ÀS CASAS ASTROLÓGICAS


1a. Casa

  • Parte da Vida = Asc + Saturno - Júpiter (Inverte)
  • Parte da Permanência e constância, Pilar do Horóscopo = Asc + Espírito - Fortuna (Inverte)
  • Parte do Raciocínio e Senso = Asc + Marte - Mercúrio (Inverte)
  • Parte do Hyleg ou Parte da Raiz da Vida = Asc + Lua - SAN (lunação prénatal) (Não inverte)
  • Parte do Anareta = Asc + Lua - Regente do ascendente
2a. Casa
  • Parte da Substância = Asc + Grau 2ª - Reg. 2ª (Não inverte)
  • Parte das Dívidas = Asc + Mercúrio - Saturno (Não inverte)
  • Parte dos Achados e tesouros = Asc + Vênus - Mercúrio (Inverte)
  • Parte do Desperdício = Asc + Urano - Vênus
3a. casa
  • Parte dos Irmãos = Asc + Júpiter - Saturno (Não inverte)
  • Parte da Morte dos Irmãos ou Irmãs = Asc + MC - Sol (Inverte)
  • Parte do mal entendido = Asc + Netuno - Marte
4a. Casa
  • Parte dos Pais (Progenitor) = Asc + Saturno - Sol (Inverte)
  • Parte da Morte do Pai (Progenitor) = Asc + Júpiter - Saturno (Inverte)
  • Parte dos Avós = Asc + Saturno - Reg. Sol (Inverte); se o Sol estiver em Leão, Asc + Saturno - 1º grau Leão; se o Sol estiver nas Casas de Saturno, Asc + Saturno - Sol
  • Parte dos Antepassados = Asc + Marte - Saturno (Inverte)
  • Parte das Heranças ou Propriedade = Asc + Lua - Saturno (Não inverte)
  • Parte das Heranças de acordo com os Persas = Asc + Júpiter - Mercúrio (Inverte)
  • Parte do Fim das Coisas = Asc + Reg. SAN (lunação prénatal) - Saturno (Não inverte)
5a. Casa
  • Parte dos Filhos = Asc + Saturno - Júpiter (Inverte)
6a. Casa
  • Parte das Doenças, Acidentes e dos Vícios = Asc + Marte - Saturno (Inverte)
  • Parte das Doenças = Asc + Marte - Mercúrio (Não inverte)
  • Parte dos Empregados = Asc + Lua - Mercúrio (Não inverte)
  • Parte da Prisão ou Cativeiro (Dia) = Asc + Sol - Reg. Sol (Mapa diurno)
  • Parte da Prisão ou Cativeiro (Noite) = Asc + Lua - Reg. Lua (Mapa noturno)
  • Parte da doença cancerigina = Asc - Jupiter + Netuno
7a. Casa
  • Parte do Casamento do Homem e da Mulher /Hermes = Asc + Cúsp 7ª - Vênus (Não inverte)
  • Parte do Casamento do Homem de acordo com Hermes = Asc + Vênus - Saturno (Não inverte)
  • Parte do Casamento do Homem de acordo com Valens = Asc + Vênus - Sol (Não inverte)
  • Parte do Casamento das Mulheres de acordo com Hermes = Asc + Saturno - Vênus (Não inverte)
  • Parte do Casamento das Mulheres de acordo com Valens = Asc + Marte - Lua (Não inverte)
  • Parte das Disputas / Alegações = Asc + Júpiter - Marte (Inverte)
  • Parte da Viuvez = Asc + Vindemiatrix - Netuno
8a. Casa
  • Parte da Morte = Saturno + Cúsp.8ª - Lua (Não inverte)
  • Parte do Planeta que mata = Asc + Lua - Regente do Ascendente (Inverte)
  • Parte do ano em que deve temer a morte e aflições = Asc + Reg. SAN (lunação prénatal) - Saturno (Não inverte)
  • Parte do Perigo e da violência = Asc + Mercúrio - Saturno (Inverte)
  • Parte da mudança radical = Asc + Plutão - Urano
  • Parte da Cirúrgia = Asc + Saturno - Marte
  • Parte da Catástrofe = Asc + Urano - Sol
  • Parte do crime ou assassinato = Asc + Cúspide da 12 - Netuno
  • Parte da morte por suicídio ou sufocamento = Asc + casa 8 – Netuno
  • O Grau de homicídio é 24º Leão / Aquário, principalmente quando se tiver o Sol, a Lua, o Ascendente ou a parte do assassinato nesse grau. A pessoa deve se resguardar de multidões, locais perigosos e ter discreção em assuntos particulares e em público. Também pode ser emocionalmente ofensiva.
9a. Casa
  • Parte das Viagens = Asc + Cúsp 9ª - Reg. 9ª (Não inverte)
  • Parte das Viagens por Água = Asc + 15º Câncer - Saturno (Inverte)
  • Parte da Religião ou Parte da Fé = Asc + Mercúrio - Lua (Inverte)
  • Parte da Sabedoria e da Paciência = Mercúrio + Júpiter - Saturno (Inverte)
  • Parte da Tradição e do Conhecimento = Asc + Júpiter - Sol (Inverte)
  • Parte dos Rumores verdadeiros ou falsos = Asc + Lua - Mercúrio (Não inverte)
10a. Casa
  • Parte da Honra e reputação = Asc + 19º Carneiro - Sol (mapa diurno)
  • Parte da Honra e reputação = Asc + 3º Touro - Lua (mapa noturno)
  • Parte da sorte na classe social = Asc + Fortuna - Saturno (Inverte)
  • Parte da Profissão ou do tipo de trabalho = Asc + Lua - Saturno (Não inverte)
  • Parte dos Negociantes ou artesãos = ASC + Vênus - Mercúrio (Inverte)
  • Parte do Comércio ou Parte da Compra e Venda = Asc + Fortuna - Espírito (Inverte)
  • Parte Filantropia ou da celebridade = Asc + Sol - Mercúrio (Não inverte)
  • Parte das Mães = Asc + Lua - Vênus (Inverte)
  • Parte do sucesso = Asc + Júpiter - Fortuna
  • Parte da renúncia ou demissão = Saturno + Júpiter - Sol
11a. Casa
  • Parte da Glória ou Excelência = Asc + Espírito - Fortuna (Inverte)
  • Parte da Amizade ou da Inimizade = Asc + Espírito - Fortuna (Inverte)
  • Parte da Prosperidade ou Sucesso = Asc + Júpiter - Fortuna (Inverte)
  • Parte da Esperança e da Fé = Asc + Vênus - Saturno (Inverte)
  • Parte dos Amigos = Asc + Mercúrio - Lua (Não inverte)
  • Parte do Louvor e da Gratidão = Asc + Vênus - Júpiter (Inverte)
  • Parte da concórdia e discórdia entre Amigos e conjuges = Asc + Mercúrio - Espírito (Não inverte)
12a. Casa
  • Parte dos Inimigos = Asc + Marte - Saturno (Não inverte)
  • Parte dos Inimigos de acordo com Hermes = Asc + Cúsp. 12ª - Reg. 12ª (Não inverte)
  • Parte da Má Sorte ou das Aflições = Asc + Fortuna - Espírito (Não inverte)
  • Parte do suicidio = Asc + Jupiter - Netuno
  • Parte da tristeza = Asc + Fortuna - Netuno
  • Parte do ocultismo = Asc + Netuno - Urano
  • Parte da falsidade = Asc + Lua - Netuno
Além das fórmulas existe outra forma de descobrir as partes árabes em seu mapa, deslocando o ascendente sobre os planetas do mapa, que dá o mesmo resultado das fórmulas.

1. Sobreponha o seu ascendente sobre o grau do Sol do mapa.

  • o grau que recai sobre a Lua é a Parte da fortuna que mostra a influência lunar na formação da individualidade e o destino, assim como a relação da Lua com o grau mostra a influência lunar sobre a personalidade e o desenvolvimento físico dos primeiros anos.
  • o grau que recai sobre Mercúrio é o Caduceu ou ponto de Comércio
  • o grau que recai sobre Vênus é o coração ou do ponto de Amor
  • o grau que recai sobre Marte é a espada ou Ponto de Paixão
  • o grau que recai sobre Júpiter é a romã ou ponto de aumento
  • o grau que recai sobre Saturno é o Ponto frio ou Ponto de Fatalidade
  • Este ponto também é conhecido como o Ponto de Amor de irmãos, indicando aqueles para quem se sente um senso de responsabilidade.
  • o grau que recai sobre Urano é o Ponto do Relâmpago ou Ponto de Catástrofe
  • o grau que recai sobre Netuno é o Ponto do Tridente ou Ponto de Traição
  • o grau que recai sobre Plutão é o Ponto do Martelo ou Ponto de Organização
2. Agora, sobreponha o seu ascendente sobre a Lua do mapa:
  • o grau que recai sobre o Sol é o Ponto do Espírito
  • o grau que recai sobre Mercúrio é o Ponto de Fé
  • o grau que recai sobre Vênus é o ponto de Crianças do sexo feminino
  • o grau que recai sobre Jupiter é o ponto de Crianças do sexo masculino
3. Existem outros pontos sobre os quais se pode deslocar o ascendente:
  • Colocando o seu ascendente sobre o Ponto do espírito, o grau que recai sobre a Lua é o Ponto das Mercadorias, onde pode obter ou vender.
  • Colocando o ascendente sobre o dispositor da Lua, o grau que recai sobre a Lua é o Ponto da Servidão, onde pode ser explorado.
  • Colocando o ascendente sobre o grau da Lunação anterior ao nascimento (Lua Nova ou Lua Cheia), o grau que recai sobre a Lua indica o Ponto da Vida.
  • Colocando o ascendente sobre Mercúrio, o grau que recai sobre a Lua é o Ponto dos Empregados e problemas com eles.
  • Colocando o ascendente sobre Mercúrio, o grau que recai sobre Marte é o Ponto do Entendimento.
  • Colocando o ascendente sobre Vênus, o grau que recai sobre a Lua é o ponto da mãe.
  • Colocando o ascendente sobre Vênus, o grau que recai sobre Saturno é o Ponto de fortuna na criação, o que pode ganhar com o que se cria.
  • Colocando o ascendente sobre Vênus, o grau que recai sobre a cúspide da Casa 7 é o Ponto de União e Casamento.
  • Colocando o ascendente sobre a cúspide da Casa 7, o grau que recai sobre Vênus é o Ponto do Divórcio.
  • Colocando o ascendente sobre Marte, o grau que recai sobre Vênus é o Ponto dos Jogos, se há sorte para ganhar ou azar para perder.
  • Colocando o ascendente sobre Marte, o grau que recai sobre Júpiter é o Ponto de Discórdia, brigas e discussões.
  • Colocando o ascendente sobre Saturno, o grau que recai sobre o Sol é o Ponto do Pai.
  • Colocando o ascendente sobre Saturno, o grau que recai sobre a Lua é o Ponto de Herança e dos bens recebidos.
  • Colocando o ascendente sobre Saturno, o grau que recai sobre Marte é o Ponto da Doença.
  • Colocando o ascendente sobre Saturno, o grau que recai sobre Júpiter é o Ponto das Irmãs e Irmãos.
  • Colocando o ascendente sobre Saturno, o grau que recai sobre o grau 15º de Câncer, é o Ponto de Viagens por terra.
  • Colocando o ascendente sobre Saturno, o grau que recai sobre o regente da Casa 8 é o Ponto do ano mais perigoso. Qualquer aspecto a esse ponto sensível, recomenda cautela.
  • Colocando o ascendente sobre a Lua, o grau que recai sobre a cúspide da Casa 8 é o Ponto da Morte; um ponto onde uma experiência tende a se cristalizar em qualquer regeneração ou desintegração, ou seja, nesse ponto você conquista e regenera para sempre ou perde para sempre. Por ser também um ponto de cura.
Referência:
Sepharial: Dr. Walter Gorn Old (1864-1929) de Handsworth - Inglaterra foi um notável astrólogo do século 19 e era mais conhecido como Sepharial. Teosofista, ele escreveu vários livros, sendo um deles " Old Moore's Almanac ". Foi primeiro astrólogo a definir e usar a Lilith em seus cálculos. Por seus conhecimentos em matemática, astronomia e metodologia, melhor que a maioria dos astrólogos seus contemporâneos, Sepharial fez um profundo estudo dos Simbolos Sabianos tendo precedido a Marc Edmund Jones's, que é mais conhecido, além da atualização dos estudos sobre as partes árabes.
Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog