Programe seu dia de acordo com a Lua

setembro 11, 2010

Planeta Terra no mapa astrológico



Geralmente nos cálculos dos mapas temos todos os planetas do sistema solar, exceto a Terra. Registramos a posição do Sol, da Lua e outros planetas mas omitimos o planeta de nossa morada, onde estamos inseridos. O símbolo da Terra é a cruz da matéria contida no círculo do infinito, por isso a Terra pode ser considerada regente do signo de Touro, que é o signo que mais se relaciona com a matéria.

Embora Vênus, o regente tradicional, lhe dê a graça, a beleza e o dom artístico, os taurinos são os mais apegados à matéria; os que sentem a realidade material quando podem tocá-la ou ser tocado por ela. E um dos significados de Touro é a propriedade onde possa ter suas plantações e colheitas, ou seja, um bom pedaço de Terra. Por estar relacionada à matéria, seria do elemento Terra, fria e seca relacionada à casa 2, e em detrimento no signo de escorpião.

A posição da Terra no mapa natal está no grau, signo e casa opostos à posição do Sol, ou seja, quando dizemos que o Sol está no signo de Virgem, equivale dizer que, a Terra está no signo de Peixes. É particularmente interessante porque o grau oposto ao sol é exatamente onde estão as nossas dificuldades; é o ponto de contrariedade de nosso ego. Se o Sol é um fator de vitalidade, irradiações, aspiração à honra e de evolução, o seu grau oposto seria um fator exatamente de frustração desses significados, uma incapacidade. Conforme Morin de Villefranche, há uma ação reflexa dos planetas na casa oposta.

Quando olhamos o sol de frente coincide com a nossa sombra física, por extensão, o ponto oposto de qualquer planeta é exatamente a sua sombra. Em consequência, o dispositor desse ponto oposto interage com os assuntos da casa que ele ocupa. Dentre as manifestações do ponto oposto, estão as situações de tensão, perigo ou uma excessiva busca dos objetivos do planeta em sua posição natal, e diante da frustração desses objetivos, haveriam comportamentos reativos, usando de mecanismos de defesa ou de compensação.

A compreensão de um signo está a partir da interação com o seu oposto, pois todo signo manifesta os defeitos de seu oposto; e as virtudes de um signo são a resposta aos defeitos do signo anterior. Dessa forma, podemos considerar que o signo ocupado pela Terra em nosso mapa natal evidencia os defeitos do nosso signo solar, já que a Terra representa simplesmente a matéria, um ponto de frustração que nos impede de alcançar a realização que tanto almejamos; e que pode nos levar à ruina. O signo posterior à Terra, seria a resposta para as nossas dificuldades materiais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com