janeiro 15, 2024

Plutão em Aquário - 2024/2044

 



O ano de 2024 será muito especial e inesquecível, pois será uma época marcada por grandes mudanças e transformações irreversíveis. A primeira delas será comandada por Plutão, que ingressará definitivamente no signo de Aquário no dia 20 de janeiro 2024 às 21h47 (horário de Brasília).

Esse será um dia histórico para a Astrologia, pois marca o início de um longo ciclo. Na verdade Plutão já esteve no signo por um breve período, entre março e junho 2023, época em que nos deu uma pequena amostra do seu modo de se expressar no signo, tendo acionado acontecimentos nas áreas de ciência e tecnologia.

Há uma grande expectativa quanto aos efeitos do ingresso de Plutão em Aquário a partir de 2024. Já sabemos que devido ao caráter do signo, muitas mudanças irão ocorrer. Nada será como antes, mas não devemos ter pressa, pois devido ao lento movimento de Plutão pelo zodíaco, todas as mudanças  irão acontecer de modo gradual, até que Plutão se despeça do signo em 2044.     



Mudanças políticas


Uma área que Plutão adora mostrar seus efeitos é na política. No passado, acontecimentos políticos de grande relevância ocorreram durante a presença de Plutão em Aquário. Diante disso podemos concluir que nos próximos 20 anos haverá mudanças e transformações dramáticas em sistemas e governos de todo mundo.

Regente do poder, entre março e junho/2023 já ocorreram mudanças políticas significativas. Eleições mostraram resultados inesperados e controversos em diversos países. Mudanças importantes também aconteceram nas relações diplomáticas entre países, com a aproximação de alguns e o afastamento de outros. 

À medida que 2024 se desenrola, observamos um cenário global complexo e desafiador. Uma das preocupações é o potencial para conflitos e guerras em escala global. A exemplo do passado,  quem se dispuser a dominar terá como recompensa a derrota.

Governos autoritários serão obrigados a adotar o regime democrático, pois Aquário não admite controle. Outro fato é que Aquário só lida com a verdade. Onde houver falsa democracia, com certeza surgirá algo de modo a restabelecer a verdadeira democracia.

Governantes e políticos estarão sendo removidos dos seus cargos, principalmente aquelas pessoas que ocupam cargos de poder há muito tempo. Isso poderá ocorrer em decorrência de algumas hipóteses: a pessoa pode renunciar do seu cargo ou ser afastada por motivos políticos. Também poderá ser afastada devido a novas eleições, doença ou morte. 

Nada restará como antes. Em qualquer desses casos obrigatoriamente o cargo será ocupado por uma nova pessoa ou por uma pessoa mais jovem, ou seja, haverá uma renovação e de modo definitivo. Ainda em 2024 um rei poderá estar morto. Viva o novo rei!



Direitos Humanos  


A transição gradual de Plutão para Aquário irá afetar de modo gradual a nossa forma de pensar, trazendo novas ideias, novos temas e novos focos. Alguns temem o caos total, enquanto outros esperam que enfim que a paz mundial se faça presente trazendo a felicidade.

Assim como no passado, nosso foco será a independência e a liberdade, a emancipação, a renovação, a descentralização e o trabalho em rede, mas também estaremos mais conscientes da desigualdade e da injustiça. 

Valores estarão sendo questionados, assim como formas de governo, hierarquias nas empresas, processos burocráticos, tratados internacionais, mas também a própria estrutura do mundo. 

Sendo Aquário o regente das comunidades e do coletivo, depois de 245 anos, mais uma vez a voz do povo precisará ser ouvida. Exemplo disso ocorreu entre março e junho 2023, quando significativos avanços surgiram nas questões de direitos civis em vários países, incluindo a legalização do casamento entre pessoas do mesmo sexo.  

No passado Plutão em Aquário deu voz aos excluídos. Apesar das guerras e dos movimentos revolucionários, ao final venceu a voz do povo. Assim surgiu os direitos humanos. Com isso podemos esperar que a partir de 2024 surjam movimentos que visem defender os direitos dos excluídos.

Todos os povos oprimidos pelas guerras ou sistemas sociais e políticos, que ameaçam e usam da violência, seja física ou verbal para dominar as pessoas, poderão se revoltar.  Onde houver grande desequilíbrio, certamente haverá revoluções e conflitos. 

Manifestações populares estarão sendo acionados para combater os privilégios de poucos em detrimento de muitos, que sofrem com a miséria e a falta de políticas públicas que atendam suas necessidades mais básicas. O grande segredo para conquistar seus ideais, será exatamente estarem atentos com as ações ocultas de poderosos, que poderão tentar abafar suas vozes.



Novas tecnologias / Novas invenções


A última vez que Plutão esteve em Aquário, entre 1778/1798, marcou uma época em que a face social do mundo nunca mais foi a mesma. Esse foi um dos períodos mais criativos do século 18, época em que foi inventado o primeiro barco a vapor.

Em 1798 o físico italiano Alessandro Volta anunciou suas descobertas no campo da eletricidade. A unidade e tensão elétrica foi nomeada em sua homenagem como o Volt. Também foram criados vários maquinários utilizados na agricultura, assim como o Tear mecânico, o compressor de ar e a prensa hidráulica. 

Estudos desenvolvidos nesse período, entre 1778/1798, resultou na invenção do primeiro Motor de combustão em 1807 e na criação do primeiro automóvel motorizado com um motor de combustão em 1886 feita por Karl Benz. Ou seja, estudos iniciados com Plutão em Aquário podem trazer mudanças posteriores marcantes. 

Entre março e junho 2023 a tecnologia de carros autônomos começou a se popularizar, oferecendo a possibilidade de um futuro mais seguro e eficiente no transporte. 

Mas também ocorreram acidentes que abalaram o mundo, como a implosão do submarino turístico durante uma expedição ao navio Titanic naufragado, mostrando que há fatos que podem fugir do controle da tecnologia.

A partir desses exemplos, a astrologia pode prever que a partir de janeiro de 2024 podemos esperar uma série de inovações e mudanças, que prometem transformar o mundo de uma forma jamais vista. 

Plutão em Aquário marcará um período em que haverá intensa modernização, impulsionada pela tecnologia, inteligência artificial e avanços científicos e sociais sem precedentes, inclusive com novas formas de pensar. 




Desde março até junho 2023 já houve progresso na pesquisa de inteligência artificial, incluindo a criação de sistemas mais avançados de reconhecimento de voz e imagem. Novas tecnologias de realidade virtual foram implementadas, oferecendo novas experiências para os consumidores. 

Em março 2023 o Google lançou um programa de inteligência artificial para rivalizar com o ChatGPT. Também encerrou o aplicativo Street View e migrou os recursos da plataforma para o Google maps.

Mas também houve alguns retrocessos, pois deu início à discussão sobre regulamentação das redes sociais. Algumas plataformas foram ameaçadas de censura. Em abril 2023 o Telegram foi bloqueado pela justiça brasileira, sob acusação de manter fake news. 

Plutão poderá revolucionar a internet apontando seu poder de comunicação, mas também mostrando os lados feios dessa tecnologia e até ajudar a superá-los. Aos poucos, a própria humanidade irá se transformar em uma comunidade cooperativa. 

Finalmente poderemos entender que as guerras não funcionam, que a troca, a comunicação e a solidariedade são soluções melhores. Crises poderão servir como motivos para que possamos concluir que podemos alcançar mais com esforços conjuntos. 

Ao considerarmos a passagem da Era de Peixes para a Era de Aquário, podemos destacar a tendência de que os valores do místico, do esoterismo, do espiritualismo e da religiosidade percam prioridade para o pensamento integrativo e sistêmico.



Contato com  seres e outros mundos


Mesmo que pareça uma possibilidade bem distante, na verdade nos próximos 20 anos a humanidade poderá fazer contato com seres alienígenas de diversos locais do universo. Isso se comprova pelo maior interesse em estudos de futurologia científica em paralelo aos futurismos de religiosos, ocultistas e astrólogos.

Muitas pesquisas estarão sendo feitas no espaço, assim como poderá haver um aumento das viagens espaciais, até mesmo por motivos turísticos.  O fato é que as pessoas estarão sendo atraídas para tudo que seja incomum.

Como deus do submundo, Plutão desenterra segredos e coisas ocultas, então é provável que com sua presença em Aquário estejamos ávidos para descobrir o que está oculto, o que existe do outro lado da vida e do mundo.  

Aliás, essa possibilidade já é tão real para algumas pessoas, que alguns estudiosos já prepararam um protocolo para esses encontros, ou seja, como os humanos devem se comportar diante de alienígenas.  

Esse protocolo interdisciplinar foi criado pelo cientista da computação John Elliot, que considera de extrema importância preparar os humanos para receber seres de outros mundos, assim como para absorver novos conhecimentos e novos modos de viver. Elliot pode ser um louco, mas com Plutão em Aquário não podemos descartar nenhuma possibilidade.


Descobertas científicas e de cura


Aquário rege o desenvolvimento científico, então espera-se que a partir do ingresso de Plutão em Aquário haja novas descobertas, que venham a dar origem a procedimentos e medicamentos capazes de proporcionar a cura de diversas doenças, ainda hoje consideradas incuráveis, como o Câncer e outros males. 

Aliás, é provável que até já exista esses medicamentos e Plutão poderá revelar onde estão guardados. A última vez que Plutão esteve em Aquário, a medicina conseguiu grandes avanços. Em 1798 foi desenvolvida a primeira vacina contra a Varíola, uma doença tipicamente plutoniana, que provocava a morte de milhares de pessoas.

Depois da devastadora pandemia da Peste Negra, que provocou a morte de 200 milhões de pessoas, finalmente nos anos 1770/1790 foram criadas normas de higiene, que permitiu extinguir o surto. Seguindo o exemplo de outros países, em 1808 foi criada a primeira Organização Nacional de Saúde Pública no Brasil. 

Recentemente Plutão nos mostrou seu poder de cura. Entre março e junho 2023 Plutão no signo revelou novos medicamentos para tratar doenças como Alzheimer, Parkinson e esclerose múltipla, assim como houve progresso na pesquisa de novas terapias genéticas, uma esperança para o tratamento de doenças raras e complexas. 

Em maio 2023 a OMS decretou o fim da emergência sanitária global, que tanto medo provocou no mundo. Além disso, em junho 2023 cientistas anunciaram a criação do 1º embrião humano sintético a partir de células-tronco. 

Baseando nesses dados, podemos prever que em futuro próximo a humanidade poderá criar órgãos sintéticos para serem implantados no corpo humano, assim como inventar meios para a gestação de seres humanos fora do útero materno.

 

Gestão ambiental


Aquário está intimamente ligado ao meio ambiente. No pequeno período em que Plutão esteve em Aquário, entre março e junho 2023, surgiram muitas discussões a respeito das mudanças climáticas, aquecimento global, incêndios florestais e a necessidade urgente de ações globais para proteger o planeta. 

Baseando nos acontecimentos passados podemos prever que a partir de 2024 estará havendo uma maior discussão a respeito das políticas públicas de saneamento, mas também da proteção do meio ambiente.  

Já sabemos que o principal fator de agravamento do aquecimento global se dá pelo uso de carvão e petróleo para produção de energia. Portanto há de se esperar que se faça a transição para o uso de fontes renováveis, o que será fundamental para a proteção do mundo contra as mudanças climáticas.



Plutão em aquário fala de meio ambiente, questões climáticas, grutas, vulcões, mas também de frio extremo, gelo e eras glaciais. Isso nos leva a pensar nas inúmeras possibilidades que poderiam ser implementadas para evitar o derretimento das calotas polares, mas também de iniciativas capazes de salvar do planeta da completa destruição.

Cuidar do meio ambiente depende apenas dos seres humanos, ou seja, está em nossas mãos diminuir a poluição provocada pela queima de combustíveis fósseis, assim como diminuirmos a produção de lixo, fazendo escolhas que não agridem o meio ambiente e sejam de fácil decomposição.

Sabemos das consequências do impacto que poderia ser causado pelo uso de armas nucleares, desencadeando desequilíbrios no clima. Mas também sabemos que uma erupção vulcânica de grande dimensão ou várias erupções simultâneas que poderiam contaminar o ar da Terra, ocasionando a extinção de toda vida terrestre.  

Aliás, essa extinção também poderia ocorrer caso fossemos atingidos pelo impacto de um asteroide, capaz de gerar uma poeira que poderia bloquear os raios solares e assim transformar a Terra num planeta gelado, dando início a uma Nova Era Glacial... 


Quem tem medo de Plutão em Aquário? 


Plutão carrega o estigma de ser o regente da violência, da crueldade, de crimes, da morte e das perdas, por isso épocas de transito significativo de Plutão pode causar muito medo nas pessoas. 

Há 24 anos atrás, quando a humanidade esperava a transição de 1999 para 2000, o mundo inteiro esteve apreensivo com medo de um colapso tecnológico, o bug do milênio. Novamente em 2024 surge o medo das explosões solares, que poderão provocar um apagão tecnológico na Terra e afetar os mais diversos setores. 

Há também o medo dos crescentes efeitos poluentes, que podem afetar toda vida na terra. Tudo isso justifica o medo das Profecias Maias e outras para 2024. No entanto, esse texto não tem objetivo alarmista. É preciso lembrar que previsões são meras possibilidades, portanto não se justifica um temor antecipado. 

Acontecimentos do passado nos mostram que soluções foram encontradas para os mais diversos problemas. Pode ter havido perdas, mas também houve ganhos de liberdade e conquistas diversas, que se provaram positivas. Então, nessa semana vamos receber Plutão de modo bem aquariano: de braços abertos...



Retrogradação: Vale destacar, que durante a passagem de Plutão pelo signo de Aquário, devido à retrogradação, Plutão ainda irá retornar ao signo de Capricórnio. Isso tem como efeito corrigir ou ajustar questões anteriores que ficaram pendentes. 

Então a a partir de 01 de setembro até 19 de novembro 2024 estaremos lidando com pendências relativas ao trabalho, responsabilidades e obrigações, assim como a forma como lidamos com o dinheiro, recursos e poder. 

Nessa época poderão ocorrer transformações em todas as estruturas, alteração de paradigmas financeiros, governamentais e sistemas hierárquicos. 

  • 20/janeiro 2024:  ingresso de Plutão a 00º00' de Aquário 
  • 02/maio de 2024:  Início da retragradação de Plutão a 02º Aquário
  • 01/setembro 2024: Plutão Retrógrado retorna em Capricórnio
  • 11/outubro 2024:  finalização da retrogradação 
  • 19/novembro 2024: Plutão reingressa definitivamente em Aquário e permanece até 2043.
  • 08/março 2043:    Plutão ingressa em Peixes
  • 31/Agosto 2043:   Plutão Retrógrado retorna em Aquário
  • 19/janeiro 2044:  Plutão sai definitivamente de Aquário e reingressa em Peixes.



Plutão em Aquário no passado


Geralmente a Astrologia analisa o comportamento de um planeta lento,  se utilizando dos seus efeitos no passado. No caso de Plutão em Aquário, ainda que tenha ocorrido em outros contextos, na verdade seus significadores não mudam e podem servir como um parâmetro.

O eventos podem se repetir, pois a mesma vibração e a mesma atmosfera se faz presente. Conforme dizia o grande mestre K'ung Ch'iu, mais conhecido como Confúcio: "Quer conhecer o futuro? Estude o passado. Quem se nega a entender a história, está fadado a sofrê-la como consequência" ... 




Plutão em Aquário (60/85)
Grande incêndio em Roma
Queda da Plutocracia/64


No ano 64 d.C. ocorreu o Grande incêndio em Roma 64 d.C. Nero matou os cristãos, porém o cristianismo se tornou poderoso. Passados apenas 4 anos, Nero suicidou no ano 68 d.C. A partir daí os Plutocratas caíram; algo bem ao estilo de Plutão.




Plutão em Aquário (550/574)
Início do Reino Itálico / 568
Nascimento de Maomé / 571


Os Lombardos eram um povo de origem germânica, assim chamados porque usavam longas barbas. Apesar de terem a posse de um grande reino, no ano 568 eles decidiram invadir e tomar o Reino Bizantino. E assim estabeleceram o Reino Lombardo, posteriormente chamado de Reino Itálico. 

No ano 571 nasceu Muhammad ou Maomé, que viria a fundar o Islã e dar origem ao grande movimento do Islamismo. Um século após sua morte, o islamismo se espalhou pelo mundo. Era claro que sua mensagem não se limitava aos árabes; era para toda a humanidade.





Plutão em Aquário (795/819)
Conspiração no 
Império Romano do Oriente/797-802

Irene de Atenas organizou uma conspiração contra seu filho, o imperador bizantino Constantino VI. Ele foi deposto e cegado. Posteriormente ela se tornou a única governante do Império Romano do Oriente de 797/802, no entanto também foi destronada no ano 802, por Nicéforo I - o Logóteta. 




Plutão em Aquário (1041/1063)
Conquistas do Império Bizantino/1041

O grande acontecimento dessa época foi a Batalha de Olivento, que envolveu o Império Bizantino e os normandos do sul da Itália e seus aliados lombardos. Travada nas imediações do rio Olivento no sul da Itália, os normandos venceram e conquistaram inúmeras cidades na Puglia.

Também em 1041 ocorreu a revolta em Worcester, uma rebelião popular que teve por objetivo manifestar contra os altos impostos cobrados pelo Rei George. O povo tentou invadir o castelo, porém a revolta foi esmagada pelo exército do rei, resultando na destruição da cidade.




 Plutão em Aquário (1286/1308)
Guerra da Independência 
Escocesa 1296/1308


Em todas as épocas, Plutão foi  contundente nas questões de poder. Entre 1296-1305 aconteceu a primeira Guerra da Independência Escocesa, que foi liderada por um plebeu. A partir de 1306 até 1328 Robert the Bruce assumiu a luta, mas ao final ele foi coroado Rei da Escócia. 




Plutão em Aquário (1532/1553)
Grandes expedições marítimas
Descobrimento de lugares desconhecidos

No século 15 surgiram as grandes expedições marítimas, que eram financiadas por reis e rainhas da Europa. O objetivo era encontrar um movo caminho para as Índias, já que Constantinopla havia sido tomada pelos turcos, afetando profundamente o comércio entre a Ásia e a Europa. 

Comerciantes venezianos e genoveses começaram a lançar ao mar suas embarcações, tendo sido seguidos por portugueses e espanhóis, que também começaram a investir nas expedições marítimas. Foi assim que Cristovão Colombo chegou até a América em 1492. 

Anos mais tarde, Pedro Alvares Cabral descobriu o Brasil em 1500. Desde então, lugares antes desconhecidos começaram a ser ocupados pelos portuguêses, dando origem a novas comunidades no Brasil, como Porto Seguro/Bahia, Recife/Pernambuco e São Vicente/São Paulo. 

Do outro lado do continente, os espanhóis começaram a ocupar diversos lugares, dando origem às cidades de Buenos Aires/Argentina, Lima/Peru, Santiago/Chile e muitas outras. 




Nicolau Copérnico 
Visão heliocêntrica do mundo


Na época das expedições marítimas os navegantes não tinham uma visão completa do mundo. Viajando apenas com orientação pela bússola e pelas constelações, eles não tinham uma rota muito definida a seguir. 

Porém em 1543, época em que Plutão estava em Aquário, o italiano Nicolau Copérnico demonstrou a visão heliocêntrica do mundo. 

A partir disso, embora não houvesse muita certeza do tamanho do mundo, em 1555 surgiu o primeiro Mapa Mundi, ou seja, o mapa do mundo que incluía uma novidade: as novas terras descobertas.




Plutão em Aquário (1778/1998)
Independência dos 
Estados Unidos da América / 1776


Depois de 224 anos, mais uma vez Plutão ingressou em Aquário, o que deu origem a uma fase das mais agitadas na política de todo mundo. Dentre os principais acontecimentos destaca-se a a Guerra Civil Americana e a Independência dos Estados Unidos da América em 1776. 

A partir desse momento, as Treze Colônias, nome pelo qual a região era conhecida, deixaram de ser colônias da Inglaterra e se tornaram independentes. Porém o reconhecimento da Independência demorou a chegar e só foi aceito pela Inglaterra 1783. Em 1787 surgia a Constituição dos Estados Unidos da América. 

Os britânicos também detinham o controle das colônias americanas, tendo estabelecido a primeira colônia penal na Austrália em 1789. A partir dessa colônia, outras foram estabelecidas. Anos mais tarde as colônias votaram por referendo para se unir em uma federação, fazendo surgir a Austrália moderna.




Plutão em Aquário (1778/1998)
Revolução Francesa / 1789 


Um dos acontecimentos mais marcantes ocorreu em 1789, quando surgiu um movimento que tinha por objetivo acabar com o regime absolutista e com os privilégios do clero e da corte francesa. 

Liberdade, Igualdade, Fraternidade foi seu lema e em 1792 a monarquia francesa foi abolida. O rei Luís XVI e a rainha Maria Antonieta, junto com outros nobres e 35.000 pessoas acusadas como traidoras da revolução, foram condenadas à morte e executados na guilhotina. 

Essa revolta deu origem à Declaração francesa dos direitos do homens, que inclusive inspirou outros povos a lutar por seus direitos. Em 1948 foi criada a Declaração Universal dos Direitos Humanos.




Plutão em Aquário (1778/1998) 
Fuga da família real portuguesa 
para o Brasil / 1798


Após a Revolução Francesa, as relações diplomáticas entre a França e Portugal ficaram estremecidas. Na época o Brasil era considerado apenas uma colônia portuguesa, de onde a corte retirava suas riqueza. 

Devido à invasão de Portugal pelas tropas francesas durante o período napoleônico, em 1798 Dom João VI tomou uma decisão. Receando ser capturado, o rei ordenou a mudança da corte para o Brasil. 

Palácios foram preparados para receber a família real, cuja transferência foi concluída nos anos seguintes. Essa transferência significou o fim do antigo regime colonial e deu início às mudanças que levariam à emancipação do Brasil. 




Plutão em Aquário (1778/1998) 
Independência na América Latina / 1788


Seguindo o exemplo dos Estados Unidos da América, a partir de 1788 diversos países da América Latina deram início a diversos movimentos, tendo por objetivo declarar a sua independência. Desses movimentos surgiu a Independência da Argentina e do Chile em 1818.

A chegada da família real portuguesa ao Brasil foi um acontecimento marcante, que transformou o Rio de Janeiro na capital do Reino de Portugal. A acomodação dos Bragança trouxe transformações profundas para o Brasil, tanto no aspecto econômico, social e político, assim como contribuiu para que ocorresse a independência do Brasil em 1822.




Plutão em Aquário (1778/1998)
Inconfidência Mineira / 1789


Sob o domínio da Coroa Portuguesa, por três séculos o Brasil foi considerado apenas uma colônia portuguesa. Dessa terra eram extraídos valiosos recursos naturais e minerais, para serem enviados para Portugal. 

Apesar de permitir a exploração, o rei de Portugal exigia uma parcela correspondente a 1/5 do que fosse explorado. Contudo, com o esgotamento das minas e sem conseguir pagar o tributo, a classe mais abastada de Minas Gerais, composta por fazendeiros, comerciantes e intelectuais, se reuniu em conspiração contra o domínio colonial.

Inspirados pelos ideais iluministas da França e pela independência dos Estados Unidos da América, os conspiradores discutiam planos e leis para a nova ordem. Porém, tendo sido delatados, a conspiração foi desmantelada em 1789. Os líderes do movimento foram detidos. Alguns condenados foram enviados para a prisão. 






Os degredados foram remetidos para as colônias portuguesas na África, enquanto os religiosos foram recolhidos em conventos em Portugal. Somente um foi condenado à morte, o alferes Joaquim José da Silva Xavier, conhecido como Tiradentes, que foi executado em 21 de abril de 1792. 

Enforcado em praça pública, após a execução seu corpo foi esquartejado e pedaços do corpo foram colocados em pontos do Caminho Novo, onde Tiradentes pregava suas ideias revolucionárias. A cabeça foi exposta no alto de um poste defronte à sede do governo em Vila Rica, numa tentativa de dissuadir qualquer tentativa de questionamento do poder da metrópole.

Porém os ideais da revolta não foram esquecidos, tendo servido posteriormente para Dom Pedro I finalmente declarasse a Independência do Brasil em 1822. É interessante notar que Dom Pedro I, o primeiro Imperador do Brasil, nasceu em 1798, época em que Plutão estava em Aquário, tendo sido um agente transformador do país. 




Plutão em Aquário (1778/1998)
Abolição da Escravatura / 1787


Desde 1787 já se proibia o comércio de escravos vindos da África. Essa foi uma época em que nasceu e cresceu o desejo dos escravos para se tornarem livres. 

No Brasil o movimento abolicionista ganhou vários adeptos e defensores, inclusive de membros da família real portuguesa. Finalmente em  1888 foi assinada a Lei Áurea pela princesa Izabel, que concedia liberdade a todos os escravos no Brasil. 

Esse é um dos fatos que nos exemplifica os efeitos da ação de Plutão em Aquário, pois ainda que tenha sido iniciado como um embrião em 1787, o movimento continuou se desenvolvendo e finalmente trouxe seus resultados 101 anos depois...


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog