junho 23, 2010

Lote ou Parte da Fortuna



O Lote da Fortuna ou Parte da fortuna foi atribuído ao legendário Nechepso e Petosiris, um faraó legendário e seu sacerdote. Também chamada pelos antigos de Parte da Lua, é usada para descrever a forma básica que conecta uma pessoa ao mundo físico e material. Assim, é um dos significadores do corpo e da saúde, e significador principal de profissão e prosperidade, já que a profissão é um dos meios para conseguirmos prosperidade.

A Parte da Fortuna é criada a partir das longitudes do Sol, da Lua e do Ascendente e, por ser composta a partir de três dos quatro lugares principais do mapa, ela se torna tão importante quanto eles.

Na astrologia antiga o Ascendente era o principal indicador do corpo físico e da saúde. A Lua também era um indicador muito importante sobre o corpo, mas com uma diferença: o ascendente era considerado como sendo o corpo em seu nível físico e material e a Lua era o aspecto vivo do corpo, a alma de fato, encarnada num corpo físico. Dessa forma, a Parte da Fortuna, sendo composta pelo Ascendente, a Lua e o sol, é também um indicador do corpo físico vivo e de suas relações como o mundo físico e social, e sua capacidade de significar prosperidade se origina disto.

A Parte da Fortuna está favorecida quando:
  • há planetas benéficos ou dignificados no mesmo signo que ela;
  • está no signo regido por planetas benéficos ou por um planeta dignificado;
  • está em aspecto com planetas benéficos.
  • Se a Parte da Fortuna está em boas condições, então a relação da pessoa com o mundo físico e material o auxilia e o incentiva a viver bem.

A Parte da Fortuna está desfavorecida quando:
  • Há planetas maléficos no mesmo signo que ela;
  • está no signo regido por planetas maléficos ou por planetas debilitados por detrimento ou queda;
  • está em quadratura, oposição ou conjunção com planetas maléficos;
  • Se a Parte da Fortuna está em más condições, não indica pobreza ou saúde precária mas significa que terá que trabalhar mais ou que terá um leque restrito de possibilidades para alcançar a prosperidade e sucesso, e ainda assim, a parte da fortuna pode oferecer um resultado positivo. A pessoa pode ter dificuldade em relacionar-se com o mundo material ou na saúde.

No entanto, é preciso ter em mente que nenhuma indicação no mapa, nem mesmo a Parte da Fortuna, pode ser tomada por si mesma como um indicador absoluto de qualquer área da vida. Para a saúde, depende do Ascendente e do seu regente, a Lua e seu regente e as casas 6 e 8 e seus regentes, que possuem fortes indícios para a saúde. Para a prosperidade, depende das casas 2 e 10 e seus respectivos regentes.

Ao tomarmos o grau da parte da fortuna e dividirmos em 12 partes iguais os 360 graus restantes, obteremos um mapa. Desta forma, a parte da fortuna poderá nos revelar importantes informações sobre as formas e meios de gerar fortuna.

Vettius Valens, que viveu mais ou menos na mesma época de Ptolomeu, escreveu o seguinte: "... o próprio Lote possuirá o poder do Horoskopo, o da vida; o 10° signo o poder do Meio do Céu, o da reputação; o 7º signo, o poder do Descendente; o 4º signo, o subterrâneo, e os lugares remanescentes possuirão o poder das 12 regiões."

Em outro lugar ele escreveu: "...nós achamos também o 11º signo, a partir da Fortuna, como sendo um lugar aquisitivo, um atribuidor dos bens e pertences e especialmente quando os benéficos estão sobre ela ou a estão aspectando. Essas afirmações continuam funcionando na prática.
  • O signo da Parte da Fortuna e seu regente fornecem indicações sobre a profissão enquanto ela se relaciona como fazer dinheiro junto à casa 10.
  • O 10° signo, a partir do signo da Parte da Fortuna, também ajuda a descrever o papel social da ocupação ou da profissão.
  • O 11° signo a partir da Parte tem um papel especial ao determinar a eficiência para ganhar dinheiro e os meios utilizados.
  • Astrólogos profissionais, que ganham dinheiro ao praticar a astrologia, tgeralmente tem Mercúrio no signo da Parte da Fortuna; ou no 10° signo da Parte da Fortuna ou regendo um deles. Mercúrio é o antigo regente antes de Urano ser descoberto.
  • Os escritores antigos diziam ainda que a Parte da Fortuna e as casas derivadas dela se relacionavam com o corpo, a saúde e ações que fossem feitas espontaneamente ou com base emocional.
  • A casa 7 é naturalmente significadora de relacionamentos. Então o grau da 7a. casa, exatamente oposto à parte da fortuna, teria um forte efeito sobre a fortuna, os ganhos e a saúde. Uma das significações mais antigas da 7ª. casa era a morte porque era onde o sol se punha e sua luz se extinguia. A 7ª. casa da Fortuna não é um ponto de ocaso, já que a Parte da Fortuna tem algo a ver com o corpo, e a oposição a ela parece ter algo a ver com problemas físicos e de doença. Por exemplo: se a parte da fortuna ocupa 10° de áries, o ponto sensível na casa 7 estaria a 10° de libra.

"Dando voltas e voltas ela vai,
e onde ela pára, ninguém sabe".


No tarô, encontramos também a roda da fortuna, o décimo arcano maior, o único que não têm uma figura humana como ponto principal. Isto porque seu tema central é sobre o reino humano, onde os destinos de todos são tecidos em conjunto, na tapeçaria da vida. O tarot reconhece que cada pessoa faz seu próprio caminho na vida, mas também é submetido a grandes ciclos que o incluem. Nós experimentamos eventos inesperados que parecem acidentes, embora sejam parte do grande plano. A Roda da Fortuna também representa encontros inesperados e viradas do destino. Você não pode predizer as surpresas; consegue apenas sentir quando uma está ao seu redor. Quando a energia da Roda chega, você sente a velocidade da vida aumentar. Você é capturado por um ciclone que te deposita em qualquer lugar. Dando voltas e voltas ela vai, e onde ela pára, ninguém sabe. Um dia estamos por cima, em outros estamos por baixo. A vida é cíclica e ninguém permanece ileso. Lembre-se:

Não há mal que nunca se acabe
e nem bem que perdure para sempre!

A Roda da Fortuna é um ponto afortunado que confere sorte e facilidades conforme indicada em seu mapa de nascimento. Ela é a soma da sua atuação no mundo, das suas emoções e necessidades e a sua vontade. Indica onde você encontrará realização pessoal se investir no assunto daquela casa e signo em que ela está.
  • Os nascidos no início da Lua nova – Roda da Fortuna na 1ª. Casa (Ascendente): Devem buscar a realização pessoal e entenderem a si mesmos.
  • Os nascidos no início da Lua crescente – Roda da Fortuna 4ª. Casa (Fundo do Céu): Esses indivíduos devem buscar o entendimento com a sua família e suas origens.
  • Os nascidos no início da Lua cheia – Roda da Fortuna na 7ª. Casa (Descendente):Esses indivíduos precisam aprender a se relacionar e a entender o outro.
  • Os nascidos no início da Lua minguante – Roda da Fortuna na 10ª. Casa (Meio do Céu): Esses indivíduos precisam deixar sua contribuição impessoal ao mundo, fazendo algo significativo.

Abaixo, conforme a casa ocupada pela roda fortuna, indica o que buscar e o signo complementa indicando a maneira;

Casa 1
Deve buscar a realização pessoal, o entendimento consigo mesmo, a expressão da personalidade, de forma ariana: de maneira assertiva, pioneira, com coragem e ousadia.

Casa 2
Deve buscar valores materiais, espirituais, éticos e morais, descobrindo seus talentos e sua segurança, de forma taurina: com paciência, prazer, constância e sem pressa.

Casa 3
Deve buscar conhecimento, interação, comunicação e mobilidade, de forma geminiana: com análise e reflexão, trocando idéias, questionando e estando aberto a aprender.

Casa 4
Deve buscar privacidade e conforto, o seu espaço, seu lugar seguro, de forma canceriana: com cuidado, zelo e capricho. Use sua intuição e sensibilidade.

Casa 5
Deve buscar a expressão, prazer, criação, deixar sua marca registrada, de forma leonina: sendo criativo, tendo seu estilo próprio, desenvolvendo sua personalidade, orgulho e dignidade.

Casa 6
Deve buscar o servir, ser útil, o trabalho em cooperação, o cuidado com o corpo, de forma virgiana: usando suas habilidades e a capacidade de análise e discernimento. Aperfeiçoe.

Casa 7
Deve buscar parcerias, a pessoa certa, fazendo contatos, aprendendo a relacionar-se e enxergar o outro, de forma libriana: partilhando com harmonia, escutando o outro, sendo gentil, educado e refinado.

Casa 8
Deve buscar introspecção profunda, investigação dos mistérios, desejo e transformação, poder e transcendência de forma escorpiana: mergulhando intensamente, com paixão; renovando-se a cada instante. Abandone hábitos e comportamentos destrutivos.

Casa 9
Deve buscar uma compreensão maior da vida, indo além dos limites do cotidiano, explorando,de forma sagitariana: com uma visão ampla, otimista e expansiva. Aventure-se.

Casa 10
Deve buscar contribuir com algo significativo para o mundo. e concretizar seus sonhos, de forma capricorniana: Sendo realista, paciente, aprendendo com erros e sendo ambicioso.

Casa 11
Deve buscar os amigos, o coletivo, caminhos diferentes, a inovação e o inusitado de forma aquariana: com originalidade, visão futurista, pronto para mudar.

Casa 12
Deve buscar conhecer o seu eu interior, entendendo seu ser, seus sonhos e sua intuição, de forma pisciana: abrindo-se para outros planos, com fé e visão interior.

SIGNIFICADOS ASTROLÓGICOS



No mapa astrológico existem 12 casas, umas representam coisas boas e outras representam coisas más. Da mesma forma, a vida é repleta de alegrias e também de tristezas e decepções. Inútil é querer transformar os significados das casas em experiências necessárias à evolução e aprimoramento da alma ou desenvolvimento espiritual, etc. Quem assim classifica é porque não tem as respostas para as questões materiais do mundo.

Vivemos e estamos inseridos em um mundo material. Logicamente, muitos têm as suas crenças, sua fé e querem estar conectados com as forças divinas, porém, para viver precisamos mais do que isso. Temos as nossas necessidades básicas (comer, vestir, nos abrigar, dormir, etc) e as necessidades sociais, de relacionamentos afetivos, sociais e profissionais. Não adianta querer explicar a quem está passando por privações e misérias que ela está em evolução espiritual. O que importa é o “Aqui e o Agora”, e isso inclui, e muito, a questão material em todas as suas formas.

Então essa suposta “iluminação espiritual” que vem sendo colocada por alguns astrólogos, pode produzir duas consequências, ambas nefastas ao ser humano: pode fazer as pessoas simplesmente se resignarem a uma vida miserável, aceitando a vida como um destino já determinado, sem nenhuma perspectiva futura, como também fazer que estas pessoas se considerem apenas como um escolhido de Deus. Todos nós sabemos que Deus não planeja uma vida de sofrimentos para ninguém, Deus é abundância.

Não se pode ignorar os efeitos maléficos de Saturno e Marte, do sol por conjunção e dos nodos. Tentar suavizar seus efeitos, utilizando novas designações, é tapar o sol com a peneira. Alguns astrólogos consideram isso como um caminho politicamente correto e auto-ajuda light. No entanto, quando uma pessoa procura um astrólogo ela quer saber como pode viver melhor, comer melhor, morar melhor, ter um emprego melhor e mais satisfatório, como vai conseguir dinheiro para pagar suas contas e comprar o que seja necessário, e também se divertir, estudar, realizar seus sonhos, seus planos e seus objetivos. Isso é o que faz a vida.

Uma configuração no mapa que significa auto-destruição, loucura, suicídio, vícios e riscos que levam à morte, muitas vezes é relatado por alguns astrólogos como uma conexão espiritual ou mediunidade em que terá falsas impressões, etc., numa tentativa de suavizar para seus clientes algo muito mais grave.

Morte é sinalizada como “transformação”, e o cliente nem supõe que vai passar por uma fase brava de perdas. Sem dúvida, serão situações que irão transformar a vida da pessoa, mas se a pessoa sabe com antecedência que vai ter que lidar com a morte e perdas, em qualquer de suas manifestações, e na maioria dos casos a astrologia tem condições para antecipar isso, a pessoa pode agir rapidamente e reverter essa predisposição ou, pelo menos, se preparar para isso. Por exemplo, se há uma ameaça aos seus bens e dinheiro em conjunto, ele pode realizar uma auditoria ou descobrir alguma movimentação de um sócio ou cônjuge , capaz de causar-lhe um grande prejuízo.

Prisão virou “solidão, isolamento” e o astrólogo não adverte ao cliente que poderá ficar limitado num cárcere, numa cama de hospital ou numa cadeira de rodas. Na melhor das hipóteses, uma leve depressão, ou prefira ficar sozinho, ir para o Himalaia ou fazer uma peregrinação em Santiago de Compostela. No entanto, melhor estar consciente desses efeitos e suas manifestações para primeiro compreender o que acontece consigo. Se o cliente recebe uma orientação correta, ele saberá traçar um caminho melhor para si.

Escravidão, trabalho forçado ou que exige grande esforço, passou a ser sinalizado apenas como "trabalho e disciplina", e o astrólogo não adverte ao cliente que ele terá que enfrentar um trabalho árduo para se sustentar. Pode ser um trabalho que vai exaurir suas forças físicas ou um trabalho realizado em más condições ambientais ou insalubres, e em decorrência lhe causar doenças; ou muito trabalho e má remuneração ou um chefe austero. Dessa forma, de nada adiantará ter disciplina. Ele precisará é de se aperfeiçoar numa profissão, adquirir mais conhecimentos, e assim poderá pleitear um trabalho melhor, numa área em que vai lidar com aquelas mesmas questões, porém sem ser participante ativo dela.

Não adianta querer elevar o nível dos significados planetários, tentando suavizar uma situação. Por mais grave que seja, uma pessoa tem o direito de saber as reais possibilidades do seu mapa, boas e más. É preferível antever as evidentes tendências que responsabilizar-se pela omissão. Por exemplo, se Marte está em más condições, emitindo ou recebendo maus aspectos, é melhor dizer para ao cliente para não provocar e nem aceitar provocações, não reagir brutalmente nas situações, não agir com impulsividade, pois a energia existe e pode levar a maus resultados. Sabendo disso, o cliente pode direcionar essa energia para coisas mais construtivas, por exemplo, se aliando a uma pessoa dinâmica para construir algo ou avaliando melhor as situações antes de agir.

Muitas vezes, o astrólogo ao evitar tocar nas frágeis feridas do mapa, de forma clara e objetiva, estará apenas evitando que uma pessoa possa agir em prol do seu bem estar e interesses. Quem disser que não temos livre arbítrio para viver nossas vidas, está mentindo. Um planeta sinaliza mas não tem o poder absoluto para determinar como iremos viver as suas energias.

Se você tem um limão, você tem duas alternativas:
pode tornar sua vida amarga
ou pode misturar com açúcar e cachaça,
e deliciar uma bela caipirinha...

junho 18, 2010

URANO EM OPOSIÇÃO A SATURNO




Urano chegou ao signo de Áries; Saturno está em movimento se preparando para entrar em Libra. Isto indica que estarão em franca oposição. E o que isso representa? No mito Saturno castra Urano. Psicologicamente, Saturno castra as novas idéias de Urano, uma nova ação ou direção. Pode ser por um senso de dever, compromisso e responsabilidade que mantém Urano sem ação; ou uma necessidade básica de segurança unindo-se ao medo do desconhecido que se sobreponha a qualquer iniciativa de mudança.

As consequências da castração de Urano por Cronos são retratadas na mitologia. Parte do esperma de Urano cai na terra e dá origem às Erínias ou Fúrias - castigo, rancor e interminável. Ou seja, quando reprimimos ou bloqueamos as necessidades de mudanças que surgem em nós por Urano, nascem as Fúrias em nosso interior. Podemos ter um profundo ressentimento contra aqueles que estão impedindo nosso avanço, ou sentimos inveja daqueles que tem liberdade para progredir, enquanto permanecemos parados.

Se usamos a energia de Urano e seguimos nossos impulsos uranianos para mudar e romper com as estruturas vigentes, indo em busca de algo novo, então quem se enfurece são as forças de Saturno. Aí descobrimos que essas Fúrias vem em nossa direção através daqueles que se sentem ameaçados por nossas ações rebeldes.

Tal fato não é incomum quando rompemos um relacionamento. Quando há um rompimento sempre o motivo está na insatisfação daquele que rompe, que sente necessidade de mudar algo. Isto é muito comum quando Urano transita por Vênus no mapa de um dos parceiros, aquele que se sente limitado no relacionamento acaba indo embora. Isto faz despertar as Fúrias no outro que não aceita o final do relacionamento, o que resulta em ameaças e outras manifestações graves. As Fúrias despertam como na Grécia antiga, para atormentar, e podem acontecer também em outras esferas, como nas famílias, departamentos governamentais, onde as Fúrias são postas em evidência contra os dissidentes ou rebeldes que ameaçam o Estado.

Nas famílias formam-se sistemas e estruturas que organizam suas próprias regras que, apesar de não escritas, servem para criar limites - quem pode fazer ou dizer alguma coisa. Se um dos membros da família começa a agir de forma a ameaçar essa estrutura, é provável que as Fúrias sejam lançadas contra ele. Por exemplo, a família deseja que o filho jovem seja um advogado. No entanto, o jovem pretende decidir sua vida e seguir uma carreira artística. Com certeza a família irá conspirar contra ele, lançando suas Fúrias de modo a impedí-lo de seguir a carreira escolhida. Mas se o jovem atender aos desejos da familia, então as Fúrias agitarão em seu interior, por não seguir sua vontade de decidir a própria vida. Instala-se um impasse.

Retornando à mitologia, da castração de Urano por Cronos nasceu Vênus. Esta parte do mito sugere que Vênus - princípio do amor, da beleza, da harmonia, diplomacia e equilibrio - pode nascer da tensão entre as forças saturninas e as forças uranianas. Isso se traduz pela possibilidade de apresentar novas idéias e alternativas de forma habilidosa e diplomática que não seja ameaçadora para a ordem estabelecida das coisas. É abrandar a tendência uraniana de romper abruptamente com as coisas e a tendência saturnina de manter tudo como está.

Se Urano desenvolve um estilo venusiano - diplomático - de fazer as coisas, pode persuadir Saturno a ter maior flexibilidade, mantendo o melhor do passado e abrindo espaço para novas idéias, propondo experimentar novas coisas. Ajudado por Vênus, Urano consegue preparar Saturno para algo novo de forma suave e ponderada. Por exemplo, se não gostamos de um emprego, ao invés de pedir demissão sem ter outras perspectivas, podemos manter o emprego e aproveitar para estudar, adquirir novas habilidades, diminuir as horas de trabalho, enviar curriculos e cuidar de nossos interesses. Abrimos espaço para que algo novo aconteça. Provavelmente poderemos encontrar um novo emprego que esteja mais nivelado com a linha de estudo ou com as novas habilidades adquiridas. A transição se faz de forma diplomática e venusiana.

Então acabamos de encontrar um novo emprego. Logo de início percebemos que temos mil idéias novas para melhorar o trabalho, a produção, etc. Porém se chegarmos impondo nossas idéias e sugerindo mudanças, com certeza seremos alvo de criticas de nossos colegas e nosso chefe poderá nos achar com muitas pretensões. Estaremos desafiando uma estrutura existente que resistirá a qualquer esforço de nossa parte. No entanto, se soubermos nos conter e nos adaptar às estruturas da empresa, provar que temos capacidade para realizar o trabalho conforme as regras antigas, teremos maior credibilidade e possibilidade de sugerir algumas mudanças de forma gradativa.

Ás vezes, o tato e a diplomacia não funcionam. O sistema vigente pode recusar a ceder e aí não resta outra alternativa senão desafiar diretamente o sistema vigente e enfrentar as consequências. Em certas ocasiões, é politicamente correto romper com certas coisas, mesmo que tenhamos de enfrentar as Fúrias, para que possamos tomar um caminho que seja verdadeiro para nós.






junho 03, 2010

Signo de Áries - Video



Áries – o dom da criação
21 de março a 20 de abril

O ariano é impulsivo, tem pouca paciência e se movimenta a todo tempo estando atento a tudo. Assim é o ariano, inquieto e agitado, cheio de energia e instintivo. Ele sabe fazer de tudo um pouco: praticar esportes, estudar muito, aborrecer-se e largar tudo. São pessoas com objetivos, francos e diretos, simples e péssimos mentirosos. Possuem uma energia criativa admirável e um entusiasmo contagiante, sempre procurando novidades que os mantenha ocupados até que deixe de ser novidade, pois o ariano gosta de iniciar, mas não tem persistência e costuma largar um projeto pela metade para iniciar outro.

O ariano é competitivo por natureza, está sempre a desafiar as pessoas em seu redor. Possui um temperamento explosivo e, embora não seja conflituoso, desafiar as pessoas ao redor faz com que os seus feitos sejam mais heróicos e ele adora este aspecto de heroísmo em tudo o que faz. Mesmo nas mais simples tarefas, é para ele um ato de heroísmo.

Arianos são assim: exagerados, mas há dinamismo nos seus atos, e é ótimo ter pessoas assim em nosso redor, que passam o tempo todo a instigar-nos, mesmo que a insistência faça muitas vezes com que percamos a cabeça. A sua função é agir, pensar antes é um mero detalhe. Se ele pudesse parar e pensar antes de agir, muitas das suas coisas teriam mais resultados práticos e assim não se sentiria tão frustrado.

Como é muito impulsivo e rápido, ele tende a tomar decisões bruscas e ignora os pequenos detalhes. Isto faz com que passe por alguns problemas, que, por sua sorte privilegiada, acabam sempre por se resolver. Os arianos são bons líderes e ambiciosos, nem tanto pelos bens materiais, mas pelo puro reconhecimento. Querem ser sempre os primeiros e poderão atropelar as pessoas lentas que se colocam em seu caminho. Ele só pensa que tem outras coisas mais importantes a fazer do que as pequenas tarefas ligadas à manutenção, limpeza e organização.

ASCENDENTE ÁRIES

A primeira abordagem da vida, a expressão imediata da personalidade, é feita através do Fogo Cardinal: a identidade em ação. Entra na vida como quem entra num desafio: com impulsividade, pioneirismo, ousadia, impaciência. A expressão é ativa, espontânea, competitiva, direta e assertiva. Quem tem este ascendente tende a acreditar que o caminho mais curto entre dois pontos é uma reta e a pôr isso em prática em todas as circunstâncias da vida, por vezes com grandes ganhos de tempo e benefícios, outras vezes com consequências menos felizes.


Uma pessoa com ascendente Áries tem necessidade de se pôr continuamente à prova através da ação. Na verdade, só tem a sensação de existir, de estar vivo, se estiver a fazer alguma coisa. Quando aprende a agir por vontade e escolha própria, em vez de reagir continuamente à necessidade de se afirmar, o indivíduo consegue vivenciar plenamente as qualidades de ação, assertividade e decisão associadas ao seu signo ascendente.

Em termos físicos, o ascendente Áries pode caracterizar-se por uma postura enérgica, viva, rápida e impaciente. Os movimentos são repentinos, por vezes até bruscos e diretos, e o olhar é vivo, franco e direto. Marca uma disposição franca, aberta, declarada e livre. O destino será precipitado pelas tendências impulsivas e obstinadas, e também pelo seu espírito intrépido, pioneiro e progressivo. Será ambicioso e desejoso de ascender no mundo e não desperdiçará novas oportunidades, nem se verá contrariado por obstáculos ou pelo fracasso. Com frequência dirá mais do que aquilo que pensa, sendo entusiasta e enérgico, empreendedor e cheio de aspirações.

São arianos, regidos por Marte:
  • a vida, o vigor, corpo físico, a vida, a cabeça, o rosto, forma física.
  • a consulta a médicos cirurgiões e dentistas, o momento de operações cirúrgicas, a sala de cirúrgia, a picada, a incisão, o corte, os acidentes, ferimentos, inflamações, fraturas, queimaduras, o fogo, o incêndio, os bombeiros, as queimadas, a destruição, a emergência.
  • a imagem, os traços marcantes, o estilo próprio, o nome da pessoa, aparência pessoal, aura humana.
  • ação, energia, iniciativa, iniciação em geral, a motivação, o motivo, a disposição, dinamismo, capacidade mental, estímulo.
  • os hábitos, a atitude, a decisão, consciência, a mentalidade, a moral, a satisfação, a vontade, o impulso, a impulsividade, o desejo, a afirmação e a auto afirmação, a impetuosidade.
  • a acusação, o acusador, a agressão, o agressor, agressividade, a briga, o ataque, o atacante, a violência, a discórdia, a luta e a guerra, o combate, o conflito, a crueldade, o carrasco, o risco e os negócios arriscados, irritação, a defesa, a flecha, o escudo, a força, a precipitação, a impaciência, a imprudência.
  • o objeto de ação, os elementos e materiais cortantes, o corte, a interrupção, objetos de ferro e armas, a habilidade mecânica, a mecânica.
  • os atletas, o esporte, a energia masculina, a força muscular,
  • os homens, o masculino, as profissões masculinas, profissões arriscadas, os assuntos militares, soldados, o herói, o salvador, a coragem, a sobrevivência, a ação rápida e incisiva.
  • a marca de um produto, o nome de uma empresa, a fachada da empresa, os acionistas, a competência, direção, liderança, as empresas de fundição, as mecânicas.
  • o avô materno, avó paterna, bisneto, as características e condições dos pais.
  • o leste, o tempo presente, o hoje, o aqui, o agora, o momento do gesto.


Mitologia do signo de Áries:
Jasão e os argonautas

Vide em meu blog Mitologia Grega - clique aqui


Signo de Áries - Dignidades
Correspondência: Casa 1
Regente: Marte
Exaltação: Sol
Detrimento: Vênus (regente do signo de Libra)
Queda: Saturno (exaltação em Libra)
Triplicidade: Sol (dia) Júpiter (noite)
Elemento: Fogo cardinal
Signo masculino, expansivo, sociável,
colérico, diurno, quente e seco


Signo de Touro - Video



Touro – o dom da força
21 de abril a 20 de maio

O Taurino pode resumir-se numa pessoa calma, obstinada, firme e estável. Assim como o animal que o representa, o taurino possui uma força que o faz suportar qualquer coisa, desde que possa alcançar um resultado positivo e prático. Claro que tende para o materialismo, pois preza muito o mundo material.

Tem opiniões ponderadas e uma maneira tranqüila de ser. É difícil fazer com que se zangue, mas se insistir e conseguir, quando o Touro fica bravo, ele fica muito bravo. Por sorte, ele se agüenta. Apesar da enorme tendência para ser possessivo, o Taurino é muito generoso e um excelente amigo. Isto é uma demonstração intensa do carinho que ele nutre pelas pessoas em seu redor.

São profundamente preocupados com a sua condição financeira. Também se deixam levar pelos prazeres de uma boa mesa, procurando sentir o sabor de tudo. É evidente que eles estendem essa sua sensorialidade às pessoas e o sexo é uma coisa que eles apreciam. Apesar da força dos seus instintos, prevalece o senso prático. O materialismo dos taurinos nunca é um fim para si, mas um meio para realizar os seus desejos, que são basicamente, segurança psicológica e tranquilidade financeira, por isso são bons clientes de seguros. Mas não insista, eles captam o conceito rapidamente e precisam de tempo para decidir. Como são teimosos, se insistir muito eles não vão aceitar nada de si.

Tendem a resistir em abandonar conceitos antigos ou até mesmo mudar as suas rotinas. Nunca mexa nas coisas de um taurino, deixe a sua mesa, gaveta e os seus pertences na posição em que ele deixou. Além de ter uma excelente memória ele sabe exatamente onde põe e onde guarda cada coisa, mesmo depois de muito tempo. Se perder algo que seja dele vai ter que procurar ou então terá que ouvir a reclamação dele por muito tempo.

É insistente como ninguém e é capaz de enlouquecer qualquer pessoa para conseguir alguma coisa. Uma marca boa é a capacidade que eles têm de lidar com os espaços em seu redor. São bons na decoração e adoram a natureza.

ASCENDENTE TOURO

A primeira impressão é vivenciada através da Terra Fixa: segurança e continuidade na concretização de objetivos. O Ascendente Touro entra na vida com calma, ponderação e segurança. Há que avançar sem pressa, experimentar bem o terreno e medir cada passo. O avanço é lento mas é também seguro: uma vez conquistado o terreno, raramente se dá um recuo.

Geralmente há uma habilidade natural em lidar com os recursos materiais, tendo em vista estabilidade e a abundância material. A abordagem é prática, física e sensorial; pode haver uma sensualidade forte, simples e desinibida, uma certa tendência à gula e, em geral, uma grande capacidade de apreciar os confortos e prazeres da vida.

O sentido estético, que está quase sempre presente, pode ser também simples e um pouco rústico, dando preferência ao que é natural e confortável. Com a maturidade, a necessidade de segurança material e financeira pode ser gradualmente substituída pela segurança emocional e pela estabilidade interior; nessa altura o ascendente Touro descobre a sua faceta mais espiritualizada, capaz de vislumbrar beleza e transcendência nas formas mais concretas.

Existem dois tipos físicos bem distintos que podem ser considerados associados ao ascendente Touro. Um é pesado e sólido, com pescoço forte e tendência a aumentar de peso; o outro apresenta uma constituição harmoniosa, delicada e elegante. Alguns reunem características de ambos os tipos.

Denota uma tendência diplomática, discreta, obstinada e voluntariosa. O destino terá evolução lenta, uma vez que o nativo não se movimentará precipitadamente, tendendo a tornar-se fixo e muito pouco direto. Será prático, dogmático, resoluto, ressentido, persistente e estouvado. Manifestará fortes inclinações e aversões, adotará prejuízos repentinos e mostrará reserva e desconfiança. Nunca será demasiado expressivo, mantendo uma silenciosa ambição de êxito pessoal e trabalhará em função de objetivos preconcebidos com decisão e perseverança.

São taurinos e regidos por vênus:
  • os bens materiais, os recursos, a matéria, a posse, o materialismo, a aquisição, o acúmulo, a fartura, a reserva, a noção de valor e os valores.
  • a assimilação, o comodismo, a acomodação, a lentidão, a inércia, a demora e o demorado, a prevenção, a ponderação, a contenção, a espera, a paciência, a cautela, a calma, tranquilidade, tolerância.
  • a possessividade, o apego, aversão à mudança, preenchimento,
  • o sabor, o cheiro, o gosto, a gula, o conforto, a adiposidade, a densidade, o peso, a forma estética, a beleza das formas, o tradicional, o paisagismo e os paisagistas, designers.
  • sensibilidade ao toque, o tato, sensualidade, a gentileza, o afeto, sensação corporal, o toque físico, o prazer de absorver, a vivência dos sentidos.
  • a teimosia, a persistência, a resistência, a força fisica, o esforço, a perseverança, a determinação, a obstinação.
  • a estabilidade, a constância, o suporte, a solidez, a segurança, a firmeza, a rigidez, a praticidade, a lealdade.
  • administração, a contabilidade, as finanças, instituições financeiras, banqueiros e bancários, o ganho, o capital, a poupança, o cheque, conta bancária, o dinheiro, o investidor, o lucro, a oferta, o orçamento, poder de compra, riqueza acumulada, solidez financeira.
  • as coisas roubadas, dinheiro emprestado, o presente que se dá.
  • a agricultura, agricultores, a plantação, a colheita, o método, prosperidade.
  • cantores, o canto, o som da voz, as vozes, o uso das cordas vocais.
  • a concretização, a concentração, a realização, a consolidação, a construção, a arquitetura, a manutenção e conservação, o que mantém, o que suporta.
  • a garganta, o pescoço, as amígadalas, cordas vocais e tireóide.

Mitologia do signo de Touro
O Minotauro
Vide em meu blog Mitologia Grega - clique aqui

Signo de Touro - Dignidades
Correspondência: Casa 2
Regente: Vênus
Exaltação: Lua
Detrimento: Plutão/Marte (regente do signo de Escorpião)
Queda: não tem
Triplicidade: Vênus (dia) Lua (noite)
Elemento: Terra fixo
Signo feminino, receptivo, introspectivo,
melancólico, noturno, frio e seco

Signo de gêmeos - Video



Gemeos – o dom do conhecimento
21 de maio a 20 de junho


A melhor forma de definir Gêmeos é: curiosidade e jovialidade. Vivos, alegres e comunicativos, parecem estar sempre de bem com todos, mas, na verdade, não estão preocupados com ninguém. Simpáticos, passam a impressão de que estão a interessar por alguém, mas encontram-se apenas a conversar e a buscar informações.

Eles são muito expressivos e falam muito com as mãos, contam sempre fatos que lhes aconteceram com muita vivacidade. O seu andar é saltitante e alegre e fazem várias coisas ao mesmo tempo. Eles são muito curiosos e se comparados com outros signos de ar (Balança e Aquário), é um dos signos civilizados.

Além de civilizado, pode-se classificar Gêmeos de urbano. Eles adoram a cidade, ruas, avenidas, shopping e sempre procurarão um jeito de chegar perto da cidade e, aqueles que decidirem ficar pelo campo, com certeza levarão consigo televisão, telemóvel e o computador para se conectar à Internet. Eles não conseguem desligar do mundo.

Os seus piores inimigos são o tédio e a rotina, e a responsabilidade também é algo de que eles não gostam muito, mas se for preciso eles aceitam ordens. Um pouco infantis, eles demoram a envelhecer mental e fisicamente. Estão sempre a acompanhar as últimas tendências da moda, e com o seu aspecto juvenil , conseguem encantar as pessoas que, infelizmente, envelhecem ou se deixam envelhecer.

Dizem que o geminiano é duplo, tem duas faces, mas isso não é verdade. Ele apenas é múltiplo e tem várias formas de ser. É capaz de se adaptar a qualquer situação sem se envolver em nenhuma delas. Um tanto aéreo, pode tomar partido de tudo e, ao mesmo tempo, não tomar partido de nada. Não tente prender um geminiano, pois ele não permitirá.

Dizem que é infiel e volúvel mas na realidade ele apenas se cansa das pessoas monótonas e previsíveis. O que ele procura é um par para acompanhá-lo nas suas andanças. Quanto mais o deixar livre, mais ele se encantará por si. Algo que eles não suportam são pessoas que se lamentam da vida. Se Peter Pan tivesse um signo, sem dúvida, seria do signo de Gêmeos.

ASCENDENTE GÊMEOS

A primeira abordagem à vida é feita através do Ar Mutável: aprendizagem, comunicação e experimentação no plano mental. O ascendente Gêmeos, aborda a vida de forma ligeira, curiosa e um tanto dispersa. Há uma forte necessidade de compreender as coisas mentalmente e de apreender todas as faces da realidade. A diversidade da vida diária, com todos os seus pequenos e variados acontecimentos, é um elemento-chave para a expressão imediata da individualidade. Há uma tendência natural para se identificar com as idéias "sou aquilo que penso", embora estas possam estar continuamente em mudança.

A comunicação é também uma importante via de expressão pessoal. Quando aprende a seguir um rumo de pensamento, entre a multiplicidade dos seus apelos mentais, o indivíduo com ascendente Gêmeos começa a manifestar o que de mais elevado existe no signo: a capacidade de relativizar e de compreender, no plano mental, todas as faces de um assunto ou situação. Os fatores físicos geralmente associados ao ascendente Gêmeos são de uma figura ágil e um tanto andrógina, que tende a manter o aspecto juvenil até muito tarde. As mãos e braços podem estar em evidência, tanto pelo gesticular contínuo como pela sua elegância e delicadeza. O rosto pode ser vivo, móvel, expressivo e marcado por um ar de eterna adolescência.

Revela disposição amável, complacente, humana, intelectual e expressiva. O destino melhora quando tiver superado a inquietação e a dispersão. Toda a vida progredirá por meio da educação e dos ganhos intelectuais. Exibirá muita curiosidade e desejo de aprender e dará provas de inteligência com faculdades inventivas, as quais poderá utilizar ou abusar delas.

São geminianos, regidos por Mercúrio:
  • os transportes, as mudanças de casa ou de cidade, as ruas e estradas, as viagens, os viajantes, a estação de trem, os carros e motoristas, ônibus e taxis, passageiros, trocador, o Detran, habilitação, auto-escola, bicicletas, acidentes de carro, a locomoção e movimentação.
  • o correio, a caixa postal, os emails e cartas, as mensagens e mensageiros, o computador e softwares, o DVD, a informação, a referência, o Google
  • os documentos, o papel moeda, os acordos e registros, a gravação, o xerox, os contratos, as copiadoras, o xerox
  • os meios de comunicação, revistas, jornais e jornalistas, as transmissões, o noticiário, os leitores, os letreiros, a divulgação, a propaganda, os anúncios
  • o telefone, operadoras de telefone, telefonistas, as fofocas, as mentiras, o telemarketing, entrevistas e entrevistadores, o bate papo.
  • as habilidades manuais, o aprendizado, treinamento, os cursos rápidos, os congressos e reuniões, a instrução e sinalização, as trocas e os comerciantes.
  • os brinquedos, os livros e materiais, escolas primárias, os estudantes primários, a biblioteca e as enciclopédias, a leitura e literatura, os exames e provas escolares
  • a escrita e os manuscritos,os escritores, tradutores, intérpretes.
  • a racionalidade, o raciocínio, o pensamento
  • os irmãos, vizinhos e conhecidos, as visitas
  • os mapas, guias de viagem, o mapa astrológico
  • os ombros, braços, os dedos e as mãos, os pulmões
  • Respirar, falar e gesticular, expressar.


Mitologia do signo de Gêmeos
Castor e Polux
Vide em meu blog Mitologia Grega - clique aqui

Signo de Gêmeos - Dignidades
Correspondência: Casa 3
Regente: Mercúrio
Exaltação: não tem
Detrimento: Júpiter (regente do signo de Sagitário)
Queda: não tem
Triplicidade: Saturno (dia) Mercúrio (noite)
Elemento: Ar mutável
Signo masculino, expansivo, sociável,
sanguíneo, diurno, quente e úmido

Signo de Cancer - Video



Cancer ou Caranguejo – o dom da familia
21 de junho a 21 de julho


Nunca mexa nas gavetas de um Caranguejo, pois, é lá que estão guardadas muitas lembranças em forma de pequenos objetos, dos quais somente ele sabe o significado. São memórias que remetem ao passado, marcados pela sensibilidade e sentimentalismo. Os caranguejos são emotivos, introvertidos e muito próximos da sua família.

O passado está sempre muito presente e a sua preocupação em repetir muitas das sensações e prazeres, faz com que eles sempre se esqueçam do presente. Muito carinhosos, sempre estão prontos a proteger qualquer coisa, mesmo que não queira. A marca do Caranguejo é ser uma grande “mãe”. É fácil perceber um canceriano pela forma como ele lida com seus colegas: é protetor, carinhoso, possessivo e ciumento. Assim como uma mãe, ele tem certa dificuldade em desprender-se das pessoas em seu redor, porque se dependesse dele, ficariam para sempre ao seu lado.

Como é muito sonhador, o Caranguejo pode viver um mundo de fantasia, pensando que o passado ainda é presente. Quem quer conviver com um Caranguejo, deve ter algumas atenções. Eles são muito melindrosos e magoam-se facilmente. A tendência em construir laços familiares com as pessoas à sua volta é muito grande, englobando amigos, parentes e qualquer um que lhe der atenção. Eles são muito carentes e, quando formam essa família, eles a protegem com uma ferocidade enorme. E nem pense em falar mal de algum dos seus amigos e nem seja ameaçador às normas estabelecidas por ele.

Para conviver bem com um Caranguejo, será preciso adquirir a sua confiança, o que já é muito difícil. Uma maneira de conquistá-lo é pedir-lhe ajuda. Eles sentem-se muito bem quando podem aconselhar e ajudar as pessoas que se sentem inseguras e perdidas. Na realidade, ele acha que todos são assim porque ele é sempre assim.

São muito sentimentais, saudosistas e românticos. Mesmo que eles se tenham desligado de alguém de forma drástica, nunca fale mal dessa pessoa, pois mesmo assim eles ainda guardam na memória os bons momentos que passaram. E atenção com o que fala, pois eles nunca se esquecem das palavras que ouve.

O Caranguejo também tem maneiras bem próprias de conseguir as coisas: a velha e eficiente chantagem emocional. O seu instinto de proteção é enorme e eles ressentem-se muito quando alguém deixa o ninho. Tradicionalistas, prezam muito as datas comemorativas, por isso, nunca se esqueça do seu aniversário e muito menos do seu nome.

ASCENDENTE CANCER

A primeira impressão da vida é sentida através da Água Cardinal: ação motivada pelos sentimentos. Expressão cautelosa e grande necessidade de segurança emocional são características de quem tem Ascendente Câncer. A expressão da individualidade é cautelosa e tradicional, aparentemente pouco marcada e pouco assertiva.

Há uma qualidade camaleónica na expressão pessoal: o indivíduo procura confundir-se com o ambiente e não se mostra competitivo, chegando por vezes ao ponto de apresentar comportamentos desprotegidos ou mesmo infantis. Pode manter-se sempre muito próximo da mãe ou da família de origem, do ponto de vista físico, emocional ou ambos. Ao evitar uma imagem saliente e agressiva, evita também ser ameaçado ou agredido.

Esta camuflagem pode, contudo, ser apenas aparente. Por detrás dela esconde-se, por vezes, uma grande tenacidade e uma inesperada capacidade de se agarrar teimosamente a comportamentos de preservação, física e emocional, e a situações em que sinta familiaridade e segurança, mesmo que esta segurança seja feita à custa de outros.

À medida que integra um certo grau de maturidade, o indivíduo consegue desfrutar toda sensibilidade e riqueza emocional associadas a este signo. O aspecto físico ligado a este ascendente é arredondado, agradável e um pouco infantil.

Marca uma tendência imaginativa, fantasiosa, receptiva e tenaz. O destino está dependente dos laços domésticos, interesses familiares e afetos impressionáveis. Muito dependerá do ambiente geral com respeito ao progresso que tenha de realizar. A pessoa exibirá um certo grau de timidez, reserva e desconfiança, dando origem a condições mórbidas e fantasiosas, com propensão para ir aos extremos e converter-se num indivíduo limitado e excessivamente cauteloso. As virtudes deste signo são economia, receptividade e tenacidade.

São cancerianos e regidos pela Lua:
  • O lar, a família, ambiente doméstico, a residência, os imóveis, o bem estar
  • o refúgio, a privacidade, a reserva, a timidez, introversão, a passividade
  • as alterações de humor, o mau humor, o estado de espírito
  • a imaginação, a natureza sonhadora, os medos sem fundamento, adaptação, insatisfação, insegurança
  • a popularidade, o público, o patriotismo, as tradições, os cargos públicos, as relações públicas
  • a mudança constante, a inconstância, auto-indulgência, a instabilidade, a vulnerabilidade,
  • Comércio de alimentos e bebidas, a nutrição, a nutricionista, a alimentação, a cozinha e cozinheiros, restaurantes
  • a fertilidade, a gestação, o leite materno, a parteira, a enfermeira, a infância, a infantilidade, a ingenuidade,
  • o feminino, a mulher, a mãe, a esposa, a filha, as meninas, a babá, cuidadora,
  • a proteção, o mimo, o carinho, a delicadeza, a devoção, a necessidade de proteção, o maternal, a necessidade de cuidar, os cuidados, compreensão
  • a hipersensibilidade, a emotividade, o sentimento, a mágoa, o sentimento ferido que se torna perverso e vingativo, o rancor, a exigência de atenção
  • a birra, a manha, a carência, a sutileza, as lágrimas, a reação emocional, o choro, a manipulação e chantagem emocional, o afetivo, o indireto, a resistência passiva, o pensar para agir, a reflexão, o desânimo, as manias, a melancolia,
  • o passado, a memória, o que não se esquece, o apego ao passado, a história, filmes épicos, o sadosismo, a saudade, o museu, o colecionador, as coleções, a moda retrô, é regressão, retorno ao passado, o conservadorismo, o tradicionalismo
  • os hotéis, a hospedagem, o aconchego, o amparo, o acolhimento, a comodidade, o receptivo, a disponibilidade,
  • o estômago, o peito, os seios, o inchaço, a retenção de líquido, o sedentarismo, o aparelho digestivo, a digestão e a indigestão, os líquidos do corpo.


Mitologia do signo de Câncer
Aquiles
Vide em meu blog Mitologia Grega

clique aqui

Signo de Câncer - Dignidades
Correspondência: Casa 4
Regente: Lua
Exaltação: Júpiter
Detrimento: Saturno (regente do signo de Capricórnio)
Queda: Marte (exaltação no signo de Capricórnio)
Triplicidade: Marte (Dia/noite)
Elemento: Água Cardinal
Signo feminino, receptivo, introspectivo,
fleumático, noturno, frio e úmido

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog