agosto 29, 2010

Planeta Terra no mapa astrológico




Geralmente nos cálculos dos mapas temos todos os planetas do sistema solar, exceto a Terra. Registramos a posição do Sol, da Lua e outros planetas mas omitimos o planeta de nossa morada, onde estamos inseridos. A posição da Terra no mapa natal está no grau, signo e casa opostos à posição do Sol, ou seja, quando dizemos que o Sol está no signo de Virgem, equivale dizer que, a Terra está no signo de Peixes.

O símbolo da Terra é a cruz da matéria contida no círculo do infinito. A Terra pode ser considerada regente do signo de Touro, que é o signo que mais se relaciona com a matéria. Embora Vênus, o regente tradicional, lhe dê a graça, a beleza e o dom artístico, os taurinos são os mais apegados à matéria; os que sentem a realidade material quando podem tocá-la ou ser tocado por ela. E um dos significados de Touro é a propriedade onde possa ter suas plantações e colheitas, ou seja, um bom pedaço de Terra. Por estar relacionada à matéria, seria do elemento Terra, fria e seca relacionada à casa 2, e em detrimento no signo de escorpião.

É particularmente interessante porque o grau oposto ao sol é exatamente onde estão as nossas dificuldades; é o ponto de contrariedade de nosso ego. Se o Sol é um fator de vitalidade, irradiações, aspiração à honra e de evolução, o seu grau oposto seria um fator exatamente de frustração desses significados; uma incapacidade; conforme Morin de Villefranche, há uma ação reflexa dos planetas na casa oposta.

Quando olhamos o sol de frente coincide com a nossa sombra física, por extensão, o ponto oposto de qualquer planeta é exatamente a sua sombra. Em consequência, o dispositor desse ponto oposto interage com os assuntos da casa que ele ocupa. Dentre as manifestações do ponto oposto, estão as situações de tensão, perigo ou uma excessiva busca dos objetivos do planeta em sua posição natal, e diante da frustração desses objetivos, haveriam comportamentos reativos, usando de mecanismos de defesa ou de compensação. A compreensão de um signo está a partir da interação com o seu oposto, pois todo signo manifesta os defeitos de seu oposto; e as virtudes de um signo são a resposta aos defeitos do signo anterior.

Dessa forma, podemos considerar que o signo ocupado pela Terra em nosso mapa natal evidencia os defeitos do nosso signo solar, já que a Terra representa simplesmente a matéria, um ponto de frustração que nos impede de alcançar a realização que tanto almejamos; e que pode nos levar à ruina. O signo posterior à Terra, seria a resposta para as nossas dificuldades.


5 comentários:

  1. muito legal este artigo...não sabia da posição da TERRA no mapa astrologico...aprendi hoje!
    adoro o seu blog, Lucia!

    ResponderExcluir
  2. OPa!!! Me salvou mais uma vez!! Já estive aqui varias vezes! Obrigado pelo post!

    ResponderExcluir
  3. Achei fascinante! Hoje eu acordei e do nada pensei "Por que nunca se fala na Terra quando se trata de astrologia? Será que a Terra influencia em alguma coisa?" e então vim pesquisar. Achei alguns artigos, e esse seu explicou bastante coisa. Obrigada!

    ResponderExcluir
  4. No meu mapa o Planeta Terra aparece junto com meu Sol, ambos na casa 4. Como isso é possível? To confusa com isso.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog