março 16, 2014

Horóscopo da semana de 17 a 23 de março 2014

 

 
Essa será uma semana de Lua Cheia, quando muitos assuntos e situações atingirão seu auge. Durante essa fase, o Sol e a Lua alinhados acentuam as forças gravitacionais, quando naturalmente ocorrem as marés cheias ou marés de água viva. Da mesma forma também podem provocar o transbordamento de emoções e deixar os ânimos mais exaltados. 
 
Se durante a Lua Crescente tivermos desenvolvido uma atitude positiva de crescimento e as dificuldades tiverem sido superadas, então a Lua Cheia trará a realização e satisfação. Daí será o momento de usar, ampliar e partilhar o que viemos construindo desde a Lua Nova. Se as dificuldades iniciais não tiverem sido superadas, as situações não irão se desenvolver como esperávamos, talvez porque tivessem apenas valor temporário e novas oportunidades irão aparecer no futuro.
 
Sendo o ápice do ciclo, poderão ocorrer conflitos, ansiedade, nervosismo e até afetar a saúde física, no entanto será mais fácil identificar onde existem  problemas. A Lua Cheia pode nos estimular a abandonar situações, relacionamentos, planos e projetos incapazes de preencher uma função positiva em nossas vidas. Se soubermos deixá-los, estaremos apenas deixando espaço para que novas situações cheguem até nós.
 
Apesar de deixar os ânimos mais exaltados, durante a Lua Cheia as pessoas desejam sair, ir para a rua e estar junto de outras pessoas. Muitos consideram a Lua Cheia romântica e afrodisíaca, enquanto outros a consideram inspiradora para praticar suas habilidades artísticas. Na verdade a Lua Cheia ilumina e dá brilho a tudo que é realizado sob sua influência, por isso é a melhor época para realizar festas, celebrações e outros eventos sociais que envolvam um grande público e tudo que se deseja popularidade e divulgação.
 
Quando se deseja que algo seja rapidamente conhecido ou divulgado, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas antes da entrada da Cheia. Por isso é o momento oportuno para inaugurar teatros, casas de festas, restaurantes e todos os recintos que envolvem o público. Os 3 dias antes e depois da Lua cheia favorecem as mudanças de residência e de escritório, o início de viagens e a concretização de negócios imobiliários.
 
No entanto é recomendável nunca passar uma Lua Cheia entre pessoas com as quais não nos damos bem e nem realizar cirurgias, pois há maior risco de hemorragias. Apesar de afetar a tudo e a todos, as pessoas que tenham planetas de 22º a 30º dos signos mutáveis, peixes, virgem, gêmeos e sagitário estarão sentindo os efeitos da Lua Cheia com maior intensidade.
 
Lua Minguante
 
Em 23 de março 2014 às 22h47, a Lua entrará em sua fase Minguante marcando a conclusão do ciclo e indicando o momento certo para corrigirmos a direção de nossa vida. Isso inclui eliminar pendências e situações que não fazem mais sentido, para que possamos seguir livremente nossa vida. Também será o momento ideal para encerrar atividades mal sucedidas, fazer limpezas, reciclar materiais e livrar-nos de tudo que incomoda.
 
Tudo finalizado durante a fase Minguante da Lua tem menos chance de retornar do futuro, por isso é a fase ideal para intervenções cirúrgicas, exceto quando a lua estiver no signo solar do paciente ou formando aspectos tensos com planetas natais. 
 
Talvez seja necessário realizar algumas mudanças, ajustar nossos planos e adequá-los às nossas condições e recursos disponíveis. Geralmente essa fase da Lua marca o encerramento de etapas, podendo haver finalizações que sempre anunciam novos inícios e abre espaço para novas situações em nossa vida. 
 
Não será o momento adequado para dar início a nenhum projeto e nem realizar inaugurações, exceto se quisermos manter algo em segredo, pois a Lua Minguante não dá visibilidade e mantém tudo oculto. Sendo um período de introspecção, favorecerá pesquisar, analisar e estudar novas propostas para o próximo ciclo, que terá início em 30 de março de 2014.
 
 

 
Mercúrio em Peixes/Netuno
 
Mercúrio reingressará no signo de Peixes em 17 de março onde permanecerá até 07 de abril 2014, trazendo mais sensibilidade nos diálogos e tornando as comunicações mais delicadas. Nesse período será mais fácil sensibilizar as pessoas através da comunicação ou da expressão nas artes. Sonho, fantasia, teoria, tudo será um terreno fértil para as formas imprecisas. Nos sentiremos altamente inspirados e criativos, podendo surgir belos textos, muita poesia e discursos emocionantes, principalmente a partir do meio dessa semana quando Mercúrio se juntará a Netuno em Peixes.
 
Peixes é um signo mudo e quando Mercúrio transita pelo signo as pessoas tendem a usar de psicologia, ouvindo mais e falando menos. Por isso, nos tornamos bons ouvintes e mais dispostos a oferecer um ombro amigo. Uma atitude ou uma imagem poderá nos dizer muito mais do que meras palavras, porque exaltará a nossa percepção para o que vem do mundo dos sentimentos.
 
A comunicação estará além do verbal, do gestual e dos cinco sentidos. Conseguiremos sentir, sonhar, saber e antever até o que irá acontecer amanhã e depois. Isso significa que o nosso pensamento tenderá a se apoiar na intuição e na inspiração, podendo sobressair dons artísticos e proféticos, assim como estará favorecendo a meditação e o contato com níveis espirituais mais elevados.
 
Quando Mercúrio ganha cores piscianas o raciocínio tende a seguir padrões considerados ilógicos. Por estarmos mais imaginativos, tendemos a nos guiar por coisas que estão fora de uma realidade óbvia. Se por um lado isso propicia maior compreensão de alguns mistérios da vida, por outro lado estaremos nos tornam mais propensos a acreditar em coisas mágicas e fantásticas. A realidade poderá ser distorcida, sendo preciso desconfiar do que lemos, vemos ou ouvimos. Nem tudo é o que parece.
 
Por nos deixar mais distraídos e confusos, poderemos sentir dificuldade em concluir nossas tarefas diárias e haver falta de praticidade para lidar com as questões. Nossa mente tenderá a flutuar, deixando-nos confusos e distraídos, o que poderá dificultar a concentração. Por isso, é recomendável reforçar a atenção no que estivermos fazendo, conferir o que escrevemos e evitar assinar contratos ou formalizar acordos.
 
Será necessário extremo cuidado ao ler recomendações técnicas ou médicas, pois a mente estará preguiçosa para raciocinar e levar-nos a enganos. Mentalmente estaremos mais flexíveis e menos teimosos, porém teremos pouco controle sobre as nossas opiniões que poderão mudar ao sabor do vento do momento. Haverá maior tendência em não analisar nem assimilar as coisas, mas buscar a compreensão e a verdade através de simbolismos.
 
Estaremos vivenciando um clima de indecisão e incerteza e tudo poderá parecer obscuro, vago e confuso. Nesse período estarão acentuadas as possibilidades de falta de informação adequada, mal-entendidos, descuidos e enganos. Dados poderão ser omitidos, encobertos ou falsificados. Pode não haver clareza ou não entendermos o que nos for proposto, assim como não percebermos alguns detalhes importantes.
 
O transito nas ruas e estradas poderão estar caóticos e confusos. Equipamentos, sistemas de comunicação e transmissão de dados como satélites poderão apresentar defeitos. É possível que haja escutas clandestinas, rastreamento ou intercepção indevida mensagens e a internet poderá estar muito lenta.   Nas conversas e nos textos poderá faltar objetividade, havendo tendência a dar muitas voltas para chegar no cerne das questões.
 
Quem for mais observador, notará maior tendência a divagações que nunca chegam a lugar algum. Será difícil obter respostas concretas dos outros. Já ouviu a expressão "Conversa de cerca Lourenço"? Esse é um termo muito utilizado toda vez que alguém fica de enrolação, na embromação, passando a lábia, falando de modo pouco objetivo ou "cheio de dedos".
 
Algumas pessoas estarão determinadas a esconder o que pensam, evitando dizer abertamente o que gostariam. Entretanto, muitos poderão estar se comportando de modo impulsivo e infantil, simplesmente porque os sentimentos estarão governando o julgamento. Poderemos viver certas emoções, como o medo, a inveja, o ciúme e ressentimento, assim como haverá maior tendência para agressão passiva. Alguns poderão projetar nos outros as suas frustrações e ressentimentos, descarregando suas mágoas sobre pessoas que nada tem a ver com os seus problemas. As fofocas e maledicências estarão soltas no ar.
 
Por ser o signo da generosidade, Mercúrio em Peixes desperta a vontade de prover os outros em suas necessidades. E quando não se tem o que os outros precisam, as pessoas tendem a delinear algo irreal apenas para que os outros não fiquem sem uma resposta e sem contribuição. A criatividade pode ser tão alta, que muitas vezes podem dizer aos outros o que eles querem ouvir, embora não seja exatamente seu pensamento ou que não espelha a verdade. 
 
Em Roma, quando o crescimento urbano trouxe os problemas sociais e milhares de camponeses migraram para as cidades romanas em busca de empregos e melhores condições de vida, temendo uma revolta o imperador criou a  política do "Pão e Circo". Essa era uma forma de oferecer o alimento e diversão, de forma que a população carente se esquecesse dos problemas da vida, típica atitude de Mercúrio em Peixes.
 
 

 
Vênus/Urano
 
Durante a semana e até sexta-feira, Vênus em harmonia com Urano indica que as pessoas estarão desejando renovar seus contatos sociais, afetivos e sua vida financeira. Os contatos sociais estarão mais estimulantes, sendo o momento ideal para a realização de festas e eventos onde se queira juntar pessoas de diferentes idades, costumes e interesses. Tudo que for diferente, agitado e inusitado ganhará a preferência das pessoas.
 
Informações, notícias ou revelações inesperadas virão para desbloquear algo, nos libertar de uma situação ou talvez consigamos vencer uma resistência. Poderá ocorrer a venda de mercadorias e imóveis que estiveram encalhados há muito tempo ou negócios que estiveram parados venham a deslanchar. Também poderão surgir novidades tecnológicas que nos levem a novas experiências ou oportunidades que venham a melhorar as nossas condições financeiras.
 
Vênus em Aquário em harmonia com Urano em Áries nos encorajará a experimentar tudo que seja novo e tenha frescor de novidade. Novas situações, diversões, que seja fora da rotina e situações corriqueiras poderão trazer renovação nos relacionamentos estáveis. Para os que estão sozinhos poderão aparecer novas oportunidades afetivas de forma inesperada, favorecendo muita paquera e flertes.
 
Haverá maior atração por pessoas descoladas, originais, descontraídas e os relacionamentos estarão sendo baseados na verdadeira amizade. Há possibilidade de conhecermos pessoas de diferentes níveis
sociais, cultura, idade e interesses ou do mesmo sexo. Porém poderão ser relações transitórias, sem nenhuma garantia de durabilidade ou ocorrer envolvimentos com pessoas comprometidas. Vênus e Urano costumam nos atrair para tudo que seja proibido e diferente dos nossos costumes e rotina.
 
Vênus/Júpiter
 
No entanto, Vênus inconjunto a Júpiter indica que deveremos ser prudentes, moderar nossas expectativas, evitar exageros e principalmente não fazermos promessas sem ter as devidas condições ou intenções de cumpri-las. Tudo combinado ou negociado nessa época deverá ser cercado de garantias de ambas as partes, pois esse é um aspecto que indica ações inconsequentes.
 
A análise superficial das situações poderá levar-nos a negócios e a relacionamentos desvantajosos. É possível que determinadas ofertas e promoções escondam vícios do produto, tal como pequenos defeitos imperceptíveis aos olhares menos atentos. Também poderemos estar mais impulsivos nas compras, o que pode nos levar a gastar mais do que deveríamos.
 
Alguns poderão achar uma grande diversão esbanjar dinheiro ou gastar mais em divertimentos, enquanto outros poderão pecar pela excessiva generosidade tanto com os outros quanto consigo mesmos. No entanto, a excessiva indulgência não é boa conselheira, o excesso de tolerância é prejudicial e até a bondade precisa de limites.
 
É legal ajudar aos outros, mas principalmente ajudá-los a não precisar de ajuda. Isso significa não assumir os problemas e dificuldades dos outros, mas sim ajudá-los a superar os obstáculos. Devido à presença de Mercúrio em Peixes, é preciso cuidado para não se deixar enganar diante de lamúrias. Diz um provérbio chinês: ao invés de dar um peixe é melhor ensinar a pescar...
 


 
Sol e Urano em Áries
 
Em 20 de março 2014 às 13h57, o Sol ingressará no signo de Áries dando início a um novo ano astrológico e trazendo entusiasmo, alegria e espontaneidade para todos nós enquanto estiver transitando pelo signo até 20 de abril. Estaremos mais conscientes do que desejamos e buscando atender primeiro o que seja de nosso interesse.
 
Áries é um signo pole position, que gosta de sair na frente antes de todos. Também é pioneiro e gosta de criar algo inédito. Por isso, nesse período estaremos mais motivados a conquistar "nosso lugar ao sol", podendo surgir o desejo de iniciar algo ou lançar uma ideia que ninguém tenha pensado antes. A presença de Urano em Áries irá reforçar essa tendência, assim como despertará a nossa vontade de recomeçar uma nova situação, nos libertando de velhos padrões ou circunstâncias restritivas.
 
O desejo de liberdade e independência estará mais exaltado. Apesar da iniciativa e desse ímpeto criativo e inovador, até meados de abril novos projetos e propostas poderão ser iniciados sem o devido planejamento e abandonados antes de sua conclusão.
 
Marte retrógrado em Libra
 
Com o Sol iluminando o signo de Áries e Marte em Libra, tenderemos a usar de charme e meios sutís
para atingirmos os nossos objetivos. Não estaremos querendo sair vitoriosos pela força, mas pela argumentação que poderá ser dissimulada já que Mercúrio transita em Peixes. Até poderemos considerar diferentes lados das questões, no entanto, muitos poderão considerar que os fins justificam os meios. A agressividade passiva é o lado sombrio da energia de Marte em Libra.
 
Marte retrógrado em Libra estará afetando principalmente os relacionamentos, parcerias e interesses compartilhados, havendo maior possibilidade de impasses. No entanto as soluções poderão demorar, exigindo paciência nesse compasso de espera. Até 19 de maio 2014, assuntos que envolvem leis e justiça poderão enfrentar um retrocesso. As questões a respeito de direitos pessoais e coletivos não estarão em sua melhor fase, já que Júpiter, Urano e Plutão encontram-se em desarmonia.   
 
 
 
Júpiter/Plutão/Kiron
 
Júpiter e Plutão em harmonia com Kiron até meados de maio de 2014, talvez nos levem ao contato com pessoas estrangeiras, de outra cultura ou religiosos que poderão nos inspirar a desbravar novos horizontes. Pode surgir algo ou alguém que nos motive a cursar um ensino superior para obtermos melhor compreensão da vida ou nos levar a um ganho maior de recursos.
 
Grandes mestres, sábios e conselheiros poderão trazer propostas que nos deixarão otimistas e mais empolgados com a vida. Mas, na verdade, será a nossa fé num poder maior que poderá trazer cura para nossas frustrações e feridas emocionais. Também podemos ler a respeito de algo que venha a influenciar sobre as nossas crenças pessoais e religiosas.
 
Plutão e Kiron em boa angulação nos permitirá aprofundar mais em nós mesmos e buscarmos conhecer o nosso poder interno para superarmos os nossos medos. Afastando os nossos pensamentos destrutivos e a desconfiança é que poderemos atrair a riqueza e a paz que tanto almejamos.
 
Júpiter/Urano
 
Júpiter em Câncer em aspecto tenso com Urano em Áries desde a segunda quinzena de janeiro até eados de maio de 2014, estarão colocando em evidência as atividades em universidades, jornais, editoras e outros meios de divulgação e propaganda, que poderão ser interrompidas, reprimidas ou sofrerem alterações radicais e inesperadas.
 
Por ser um aspecto de ilegalidade e descompromisso, deveremos estar atentos para não nos envolvermos em situações que poderiam nos trazer problemas com a justiça. Aliás, nessa esfera poderão surgir muitas divergências dificultando a aplicação da ordem e da lei ou causar desconfiança e descrédito com os legisladores.
 
A tensão entre esses dois planetas mostra a possibilidade de revoltas súbitas e manifestações envolvendo um grande número de pessoas ou fenômenos da natureza que resultam em desordem. Sistemas estarão sujeitos a sobrecarga e outros problemas, podendo causar interrupção de serviços básicos. Também indica que poderemos ser surpreendidos por acontecimentos inesperados e imprevistos que desorganizam nossa rotina ou nos forçam a gastos não programados. 
 
Talvez sejamos submetidos a novas experiências que venham testar os nossos princípios, convicções e a confiança que temos em nossas crenças ou venhamos a descobrir razões que venham a alterar radicalmente as crenças e convicções que viemos mantendo. Alguns poderão sentir motivados a mudar de religião, adotar uma cultura diferente ou um novo modo de viver, enquanto outros poderão estar agindo sob verdadeiro fanatismo.
 
O maior perigo desse aspecto é a intolerância religiosa e não aceitação de opções individuais diferentes. Nossas reações poderão ser mais exageradas, principalmente nas situações que temos dificuldade para lidar. É possível que sejamos obrigados a fazer algumas mudanças para nos desenvolvermos de uma forma mais livre e verdadeira. E, mesmo que não consigamos ver isso imediatamente, as mudanças até poderão se provar benéficas no futuro, mas não antes de provocar sofrimento.
 
Também será preciso cautela com esbanjamento, desperdícios e excessos, pois expectativas de ganhos no futuro poderão não se cumprir. Nos sentiremos atraídos por tudo que seja exótico ou para lugares distantes, podendo nos deixar entusiasmados para viajar, aventurar pelo mundo ou despertar a nossa vontade de aprender e descobrir coisas novas. Porém deveremos estar atentos, pois nossas expectativas poderão ser frustradas se nos apoiarmos no excesso de confiança e otimismo. Viagens longas estarão sujeitas interrupções inesperadas, imprevistos e mudanças de última hora.
 
Júpiter/Plutão
 
Ao mesmo tempo, Júpiter em Câncer se confrontando com Plutão em Capricórnio desde janeiro até meados de maio/2014, estará nos deixando excessivamente ambiciosos e com desejo de poder. Positivamente, isso poderá alargar nossas metas pessoais e nos levar a esforçar e trabalhar duro para realiza-las no futuro. Também é possível que nos envolvamos com metas que visem beneficiar um grande número de pessoas e até a humanidade.
 
Entretanto, essa configuração planetária tem seu lado negativo e a excessiva ambição poderá deixar as pessoas autoritárias, tirânicas, arrogantes e agindo sem escrúpulos. Algumas pessoas poderão tentar explorar ou escravizar outras para favorecer a si mesmas ou atingir seus objetivos. Outras estarão ignorando os códigos legais e éticos, agindo conforme as suas próprias leis ou fazendo justiça com as próprias mãos, esquecendo que para tudo há sempre uma consequência.
 
Pessoas que estejam envolvidas em esquemas de corrupção ou que tentarem adquirir poder por meios
duvidosos ou violentos estarão na mira da justiça. Medidas judiciais estarão punindo severamente o envolvimento em assuntos obscuros, havendo também há possibilidade de sermos envolvidos em situações de intriga ou sermos submetidos a experiências que mudam drasticamente nosso modo de viver.
 
Esse aspecto costuma nos deixar excessivamente autoconfiantes, mas será preciso não negligenciar riscos e perigos. Poderemos encontrar resistência aos nossos objetivos ou estarmos diante de situações desafiantes, bem como sermos colocados em confronto com situações de violência e até de morte. A melhor recomendação é não confiarmos em pessoas que não conheçamos muito bem, pois poderemos ser surpreendidos por suas más ações. Algumas pessoas estarão sob suspeita e desacreditadas.
 
São previsíveis dificuldades financeiras, falências ou sermos obrigados a enfrentar mudanças em nosso ambiente. Poderá exaltar o patriotismo, o radicalismo, o fanatismo e o extremismo na defesa de ideais. Pessoas poderão tentar nos coagir a seguir seus pontos de vista ou sermos obrigados a enfrentar pessoas que detém poder e autoridade. No entanto, não estará favorecendo lidar com leis. Nossos direitos poderão ser negados ou sermos prejudicados em nossos interesses.
 
Júpiter está relacionado com estrangeiros e viagens longas. É possível que uma viagem a um país estrangeiro ou pessoas que encontramos durante uma viagem longa nos despertem para uma nova vida. Alguns poderão sentir a vontade de abandonar tudo e para ir morar num país estrangeiro, porque Júpiter nos desperta para novas perspectivas e para novas direções de vida. No entanto será preciso não alimentar excessivas expectativas, que poderão não se cumprir conforme esperado. Não acredite em promessas.
 
 Saturno/Júpiter/Urano
 
Saturno retrógrado em Escorpião estará formando um aspecto tenso com Júpiter e Urano. Esse é um aspecto que costuma nos levar a uma excessiva força encima de questões não se desenvolvem. Entretanto, devido à rigidez num ponto de vista, alguns poderão insistir em ideias ou se envolver em causas, chegando mesmo ao fanatismo para defender suas ideias embora não sejam praticáveis. Outros poderão estar insensíveis e indiferentes às ideias alheias, bem como intolerantes com aqueles que pensam de forma diferente.
 
Geralmente a sesquiquadratura costuma indicar a necessidade de reavaliarmos nossos planos e projetos para nos adequarmos às situações existentes sem termos outras opções disponíveis. Isso pode surgir através de crises que exigem uma atitude, podendo acontecer uma recaída em antigas situações ou surgir dúvidas sobre nossa situação atual.
 
Fatos poderão nos colocar em contato com uma dura realidade ou servir para definir situações tornando-as irreversíveis. Poderemos estar num dilema: Vivermos livres e independentes sem garantias ou aceitarmos as responsabilidades que nos proporcionam as garantias de futuro? Respeitar as leis ou viver segundo nossas próprias convicções? Cada um terá de assumir suas próprias escolhas e arcar com as devidas consequências. (Leia ao final sobre Saturno retrógrado)
 
 

 
(*) LFC: Lua Feral ou fora de curso
 
Ao acompanhar o movimento diário da Lua, podemos escolher o melhor dia e horário para tratar de assuntos que estejam sendo favorecidos pela Lua. Os horários citados estão de acordo com o horário oficial de Brasília/Brasil. Portanto, as previsões acontecerão mais cedo do que o horário indicado para os locais a leste de Brasilia, como Europa até Japão e acontecerão mais tarde nos locais a oeste, entre o Chile, Costa do Pacífico até Alaska. 
 
Quando a Lua está fora de curso nos tornamos mais sujeitos aos imprevistos que interferem em nossa
programação ou frustram as nossas expectativas. Há maior tendência a transtornos, atrasos e fracassos em tudo que é tratado nesse horário e nada sai conforme planejado. É importante ser maleável, não querer que tudo seja cumprido à risca, porque é aí que não funciona mesmo.
 
A melhor recomendação para esse período é manter-nos dentro da rotina e evitar compromissos e decisões importantes durante o período, que podem ter resultados inesperados. Tudo iniciado durante o período da Lua fora de curso tende a ser insatisfatório ou não há continuidade. Compras podem não ser entregues ou vir com defeito ou trazer arrependimento da compra.
 
Segunda-feira - 17 de março 2014
Lua em Libra / Lua Cheia
  • Lua em Libra: A Lua em Libra até a manhã de quarta-feira propiciará a organização de reuniões sociais, de encontros afetivos e será ideal para lidar com o público. Geralmente os passeios, festas, bailes e jantares românticos tendem a ser agradáveis com a Lua em Libra. Muitos casais estarão desejando namorar sob a luz da Lua Cheia. 
  • Por haver maior preocupação com a opinião alheia, as pessoas tendem a se mostram mais sociáveis, educadas e cordiais. Esses dias serão favoráveis para resolvermos problemas com diplomacia ou lidar com assuntos de justiça, pois a Lua dá ênfase nas questões judiciárias, processuais, acordos, litígios, questões sociais e societárias.
  • A Lua em Libra também é excelente para lidar com decoração, pois privilegia o nosso senso estético. Favorece lidar com artes, apresentar coisas belas e atraentes para o público, obter favores, concessões, aprovação ou concordância em projetos. Haverá maior dificuldade em dizer "não", mas devemos estar dispostos a lidar com a indecisão dos outros. 
  • Será oportuno combater o medo da solidão, a dependência dos outros, a indolência e as emoções contidas. Libra rege os rins, ventre, umbigo e nádegas, por isso deve-se evitar qualquer intervenção cirúrgica nessas partes do corpo durante esses dias.
  • Lua/Netuno: O dia amanhecerá com a Lua em Libra em quincunce com Netuno, indicando que na parte da manhã tenderemos a idealizar situações ou vermos em outras pessoas qualidades que não encontramos em nós mesmos. Isso poderá nos levar a submetermos aos caprichos dos outros ou nos mostrarmos extremamente simpáticos ou disponíveis com os outros, como uma forma de superar nossas deficiências. O problema é que muitas vezes esquecemos que temos qualidades que os outros não tem.
  • Lua/Vênus: A partir do meio da tarde, a Lua em Libra e Vênus em Aquário estarão em harmonia o que poderá nos deixar mais sociáveis e nos incentivar a sair para as compras, manter contato com outras pessoas, conversar, namorar ou participar de eventos sociais.
  • As pessoas estarão interessadas em cuidar da aparência e decorar, melhorar ou renovar os ambientes que vivem ou trabalham. É possível que encontremos algo ou alguém nos deixem felizes e satisfeitos. As apresentações públicas e lançamento de produtos, principalmente de produtos tecnológicos, despertará o interesse e aceitação do público.  
  • Lua/Júpiter/Urano/Plutão: No entanto, a partir do meio da tarde, a Lua em Libra também estará se confrontando inicialmente com Júpiter e depois com Urano e Plutão o que poderá nos deixar agitados, nervosos, ansiosos e com os ânimos exaltados. Tudo isso poderá criar um clima de turbulência e instabilidade, que poderá se abater em nossos contatos pessoais, familiares e atividades profissionais.
  • Algumas pessoas poderão desconsiderar a opinião e sugestão recebidas e agirem apenas segundo suas próprias convicções. No entanto, essa tendência poderá levar a julgamentos precipitados e irresponsáveis sem considerar as consequências.
  • Muitos poderão estar esbanjando dinheiro ou fazendo compras com exagero, o que poderá causar desperdícios e descontrole financeiro. E, por nos deixar insaciáveis, tenderemos a extrapolar no consumo de comida, bebida e nos prazeres.
  • Esse aspecto costuma propiciar a autoindulgência e demasiada indulgência com os outros, porém devemos ter cuidado com a excessiva generosidade. Nem todas as pessoas merecem a nossa confiança. Algumas pessoas poderão fazer compras sem ter condições de pagar ou prometer mais do que podem realizar.
  • A despreocupação e desinteresse é a marca desse aspecto, por isso é recomendável não esperar muito dos outros. Por deixar as pessoas excessivamente emotivas, o poder de julgamento das situações poderá sofrer interferências. Porém é necessário saber discriminar o que ouvimos e não deixarmos que pessoas espertas venham a abusar da nossa boa fé e boa vontade.
  • Apesar de estarmos mais tolerantes e mais dispostos a perdoar os outros, será preciso cuidado com o que venham nos contar. A superficialidade, a ambiguidade e as mentiras costumam estar mais presentes durante esse aspecto.
  • Algumas pessoas estarão se comportando como crianças mimadas, cheias de caprichos e vontades. Outras poderão se utilizar de escândalos e chantagens para nos comover. Porém, se estivermos atentos poderemos evitar de sermos manipulados. 
  • Ao anoitecer, estaremos mais propensos a enfrentar mudanças imprevistas, cancelamentos de compromissos ou sermos surpreendidos por alterações em nossa programação e nas viagens aéreas. As condições meteorológicas poderão estar instáveis, assim como poderão ocorrer imprevistos em sistemas, maquinários, oscilações de voltagem e interrupção de energia elétrica. Transtornos poderão estar ocorrendo por toda parte.
  • Com a Lua em Libra é possível que nos sintamos mais dependentes, porém deveremos evitar provocar os outros. Também poderá enfatizar o apego, o ciúme, o medo da perda e do abandono, mas se for possível será melhor adiar conversas que possam gerar mal entendidos, emoções fora de controle e rupturas. Sol e Marte em quincunce podem exaltar as emoções e nos levar a praticar atos irracionais.
  • A Lua Cheia costuma transbordar emoções e combinada com esses aspectos poderá causar transtornos de toda ordem. Porém, podemos neutralizar as tendências negativas elevando a nossa autoestima, fugindo de embates, de situações arriscadas, locais ermos e de energia pesada. Também podemos nos dedicar à limpeza ou recuperação de algo deteriorado, reciclar materiais ou buscar a cura de nós mesmos. 
Terça-feira - 18 de março 2014
Lua em Libra / Lua Cheia
  • Lua Marte: Durante o dia a Lua em Libra nos atrairá para o contato com outras pessoas e despertará nosso interesse para melhorar os nossos relacionamentos e ambientes em que vivemos ou trabalhos. À noite a Lua se juntará a Marte em Libra e poderá nos deixar animados, independentes, cheios de energia e com disposição para trabalhar, caminhar ou praticar esportes.
  • No entanto, poderemos estar impacientes, nervosos, intolerantes e propensos a perder a calma facilmente. Pequenos incidentes e fatos insignificantes poderão nos chatear, ocasionando discussões e atitudes dos quais podemos nos arrepender.
  • É provável que estejamos ansiosos e apressados, porém é aconselhável ter prudência no trânsito para evitar acidentes. Quem lida com o público deverá estar mais ágil e preparado para receber muitas reclamações. Algumas pessoas poderão estar birrentas e com propensão a reações infantis para terem seus desejos atendidos.
  • Qualquer intervenção poderá causar irritação, mas é preciso maturidade para lidar com as questões. Se encontrar pessoas nervosas, simplesmente não dê atenção e nem aceite provocações. 
  • Evite alimentar-se quando estiver com raiva, pois esse é um aspecto que costuma causar azia, problemas digestivos e úlceras. Será difícil pegar no sono, porém uma boa caminhada ou exercícios físicos podem servir para dispersar a excessiva energia. Quer uma sugestão? Faça amor, não faça a guerra! 
  • (*) LFC: A partir das 22h07 a Lua estará feral, desfavorecendo decisões ou tratar de assuntos importantes. Estaremos mais propensos a enfrentar atrasos, cancelamentos e imprevistos. 
Quarta-feira - 19 de março 2014
Lua em Escorpião / Lua Cheia
  • (*) LFC: A Lua está feral até 06h13, desfavorecendo decisões ou tratar de assuntos importantes. Estaremos mais propensos a enfrentar atrasos, cancelamentos e imprevistos.
  • Lua em Escorpião: A Lua ingressará no signo de Escorpião às 06h13, onde permanecerá até a manhã de sexta-feira. Durante esse período é provável que nos sintamos mais intensos, desconfiados e interessados em ver o que existe além das aparências das pessoas e situações.
  • É provável que haja maior atração entre as pessoas e desperte o nosso desejo de maior intimidade, porém tenderemos a viver as situações de forma muito intensa e negativa. Poderá surgir o desejo de controlar a vida dos outros, mas será melhor evitar conflitos e litígios, pois isso pode gerar rancor e inimizades entre as pessoas.
  • Coisas misteriosas acontecem quando a lua passa pelo signo de escorpião, no entanto indica uma época oportuna para pesquisar, analisar, limpar o que está deteriorado, livrar de coisas velhas e sem uso.
  • Também favorece resolver pendências, eliminar coisas mal resolvidas do passado, finalizar situações e tratar de assuntos relacionados à sexualidade.  Não é favorável para realizar negócios ou fazer compras, pois tudo se torna mais especulativo. Além disso, as compras realizadas durante a Lua em escorpião tendem a deteriorar rápido.
  • Escorpião é o signo de aflição da Lua, por isso pode nos deixar aflitos ou obssessivos por algo ou alguém. Os órgãos sexuais, reprodutores e excretores são regidos por Escorpião e, portanto, não se recomenda cirurgias nessas partes do corpo nesses dias. 
  • Lua / Nodo Norte / Mercúrio: Ao amanhecer a Lua estará juntando-se ao Nodo Norte em Escorpião indicando que situações e experiências poderão trazer mudanças em nossa vida ou encontrarmos pessoas que nos levem a um novo modo de viver. Talvez tenhamos insights ou encontremos algo ou alguém que nos leve a descobrir a nossa verdadeira missão nessa vida. Também pode ser a oportunidade de nos libertarmos de costumes do passado ou de desafios cármicos.
  • A harmonia entre a Lua em Escorpião e Mercúrio em Peixes durante toda a manhã trará bom humor e irão favorecer as conversas, a troca de ideias, os contatos e o entendimento entre as pessoas. Talvez tenhamos contato com coisas e pessoas do passado ou termos notícias que nos tragam as informações que necessitamos.
  • Também poderemos descobrir algo junto a parentes, vizinhos e conhecidos ou obtermos resultados positivos de divulgações e propaganda. Os deslocamentos e o transito nas ruas e estradas estarão fluindo sem retenções, bem como nos sentiremos mais ágeis para caminhar.  
  • Será fácil conseguir apoio às nossas ideias e às nossas necessidades, assim como será um excelente período para estudar, pois nossa memória retém melhor tudo que lermos. Estaremos mais conscientes de nossas emoções, sendo portanto um bom horário para expressar o que sentimos através da fala ou da escrita. Lindos textos e belas poesias poderão surgir. 
  • Lua/Netuno: Durante a tarde estaremos altamente inspirados, o que favorecerá a criação de projetos artísticos e literários. A harmonia entre a Lua e Netuno indica um excelente período para darmos asas à imaginação e nos expressarmos na poesia, na literatura e na música com muita sensibilidade.
  • Também será favorável para nos dedicarmos às artes ou atividades que nos tragam encantamento. Porém é preciso cuidado para que a fantasia não nos leve para longe da realidade. Podemos acreditar em coisas impossíveis, ficar sonhando algo que não teremos condições de realizar ou idealizar as pessoas que podem não corresponder ao que imaginamos.
  • Dizem que quando Lua e Netuno se harmonizam os anjos passam pela Terra, por isso muita gente pode se sentir atraída para retiros espirituais, santuários e locais de peregrinação. Sentiremos nossa fé mais acentuada e estaremos nos apoiando na intuição. Também será um bom momento para aproveitarmos dos bons efeitos das terapias feitas com água, músicas, cores e aromas.
Quinta-feira - 20 de março
Lua em Escorpião / Lua Cheia
  • Lua/Júpiter/Plutão: Durante a madrugada e até o amanhecer a Lua em Escorpião estará se harmonizando com Júpiter em Câncer e com Plutão em Capricórnio trazendo-nos uma agradável sensação de bem estar, alegria e satisfação.
  • Talvez sintamos vontade de experimentar algo que não conhecemos, aventurarmos em locais distantes ou fazermos contato pessoas de outras culturas. Também há possibilidade de encontrarmos algo ou alguém que nos deixem satisfeitos e felizes, assim como poderão acontecer situações positivas, alegres ou divertidas.
  • Devido ao bom humor e maior capacidade compreensão, podemos aproveitar para conversar e chegar a um entendimento com as pessoas ou obter o perdão de nossas faltas. Será mais fácil contar com a ajuda dos outros, pois as pessoas estarão se mostrando mais solidárias, compreensivas e tolerantes.
  • Além de bondosas, as pessoas estarão mais dispostas a nos defender de injustiças ou nos estimular a enfrentar os problemas. Talvez pessoas influentes venham a nos apoiar no que desejamos realizar.
  • Notícias provenientes do exterior, de estrangeiros, do clero, religião, universidades, mestres ou pessoas nobres e ricas poderão vir de encontro aos nossos interesses ou nos trazer satisfação. Também estaremos mais aptos a perceber além da superfície dos fatos e das pessoas. Isso propiciará melhorar e recuperar harmonia no ambiente doméstico.
  • Nos sentiremos mais fortalecidos para lidar com as adversidades e corajosos e dispostos a enfrentar desafios. Aproveite para espantar os fantasmas do passado que causam interferências, buscando renovar as situações ou criando algo inovador para sua vida.
  • Estaremos mais cientes de nossas capacidades e de nossos limites e nada impedirá que consigamos alcançar nossos objetivos importantes, sendo um bom momento para submeter-nos a tratamentos, diagnósticos e buscar a cura do que esteja nos afligindo.
  • Lua/Vênus: No entanto, Lua e Vênus estarão em desarmonia durante a manhã desfavorecendo os contatos sociais, afetivos, sociais e comerciais, deixando-nos mais propensos aos escândalos e às gafes. Embora a Lua Cheia favoreça as festas, esse aspecto não favorecerá espetáculos e exposições públicas, pois poderá haver menor aceitação do público.
  • Além de apreensivos e inseguros em nossos relacionamentos, estaremos mais complacentes e preguiçosos o que poderá interferir em algo que tenhamos de realizar.  O alto grau de emotividade e sentimentalismo pode interferir em nossos compromissos sociais e afetivos. 
  • Não será um bom horário para tratar de questões afetivas. As pessoas poderão se mostrar mais dependentes, no entanto, as conexões que se estabelecerem poderão ser desfavoráveis ou inviáveis. Sendo um aspecto que supervaloriza a harmonia, podemos nos submeter aos outros na ânsia de sermos amados, porém estaremos pouco discriminativos em nossas escolhas.
  • Para compensar as nossas insatisfações podemos sentir uma vontade insaciável de comprar, o que poderá nos levar a gastar com futilidades. A autoindulgência pode propiciar um descontrole financeiro, além de que nossa capacidade de fazer escolhas estará prejudicada e levando-nos a comprar coisas que nem vamos usar ou que depois poderão trazer arrependimento.
  • Lua/Saturno: Após o anoitecer e durante a noite, a tensão formada pelo encontro da Lua com Saturno em Escorpião poderá reprimir nossa espontaneidade e nos deixar desanimados. Estaremos preferindo recolher em nosso canto e evitando muito contato com os outros. Muitos estarão pouco dispostos a demonstrar afetividade. 
  • Geralmente esse aspecto costuma deixar as pessoas inapetentes, melancólicas e tristes. Algumas pessoas poderão estar rabugentas e de mal humor, enquanto outras poderão estar aborrecidas, insatisfeitas e acabar descarregando suas frustrações encima dos outros.
  • Não será um bom horário para o comércio, pois as pessoas estarão econômicas e pouco dispostas a negociar. Devido à desconfiança e insensibilidade, não favorecerá pedir favores e outras concessões. Haverá possibilidade de enfrentarmos atrasos, lentidão, burocracia e restrições ao que desejamos realizar.
  • Nossa capacidade intelectual poderá ser afetada, deixando-nos com dificuldade de entender certas coisas. Por isso não será um bom horário para ler, fazer provas ou expor ideias. Mas devemos estar preparados para enfrentar cobranças, exigências e cumprimento de obrigações. 
  • Responsabilidades poderão interferir ou inviabilizar a realização de algo que nos traria prazer ou talvez sejamos obrigados a renunciar ou desapegar de algo. E por exaltar as emoções sofridas e as lembranças tristes, as pessoas poderão estar lamentando ou acontecer despedidas tristes, assim como termos notícias de fatos dramáticos e desalentadores.
Sexta-feira - 21 de março
Lua em Escorpião/Sagitário - Lua Cheia
  • (*) LFC: A Lua estará feral entre 00h10 às 12h38, não favorecendo tratar de assuntos e decisões importantes. Estaremos mais propensos a enfrentar atrasos, cancelamentos e imprevistos.
  • Lua em Sagitário: Às 12h38 a Lua ingressará em Sagitário deixando-nos animados e entusiasmados nos próximos dias. Estaremos interessados em expandir os nossos horizontes, talvez buscando um curso de especialização ou programando um intercâmbio cultural.
  • Geralmente a Lua em Sagitário costuma dar destaque às longas viagens, às aventuras em lugares longínquos, às atividades ao ar livre, aos contatos com estrangeiros e notícias vindas do exterior, por isso será uma boa época para divulgar pacote de viagens e turismo em geral.
  • Será uma boa época para nos dedicarmos às atividades que tenham por objetivo a divulgação ampla, a publicidade e editoração. As pessoas estarão mais extrovertidas, animadas, falando alto, gesticulando muito e mais interessadas em estabelecer metas.
  • Estarão em evidência todos os assuntos que envolvam filosofia, religião e estudos superiores, bem como livros e de tudo que represente cultura. Entretanto não favorecerá palestras, cursos e
  • estudos devido à dispersão e dificuldade de concentração.
  • Animais de grande porte poderão ser foco de notícias nesses dias, assim como os esportes coletivos e times em geral. Pode aumentar as possibilidades de indiscrições, fofocas e improvisos, porém é preciso cuidado com a franqueza exagerada. Não favorecerá as intervenções cirúrgicas no fígado, coxas e outros órgãos regidos por Sagitário.
  • Lua/Sol: Desde o meio dia até o entardecer, a harmonia entre os luminares indica um bom momento para nos juntarmos a outras pessoas ou termos momentos agradáveis junto com a nossa família. A animada Lua em Sagitário somará suas energias com o entusiasmado Sol em Áries, tornando os encontros repletos de emoção e alegrias.
  • Nossas emoções estarão em sintonia com o ambiente externo, favorecendo expressar os nossos sonhos, intenções e desejos. Seremos bem entendidos e talvez consigamos apoio ao que desejamos realizar. Poderão aparecer pessoas do passado ou lembrarmos de fatos que nos deixarão particularmente felizes.
  • Lua Mercúrio: Ao final da tarde e até a noite é provável que mude esse clima de camaradagem. Devido à desarmonia da Lua em Sagitário com Mercúrio em Peixes, talvez nos deparemos com discussões, polêmicas e debates de ideias, opiniões e pontos de vista.  
  • Como na Torre de Babel, cada um fala numa linguagem e ninguém se entende. O que falamos ou escrevemos poderá causar desacordos e conflitos. As informações e notícias poderão estar desencontradas ou serem muito superficiais e pouco consistentes.
  • Dizem que a palavra é de prata, mas o silêncio vale ouro... O que expomos em público poderá ser mal entendido, mal interpretado e até dar origem a maledicências. Por isso será recomendável estarmos vigilantes às nossas atitudes, resguardar nossa privacidade e os nossos assuntos particulares.
  • Quem estiver navegando na internet deve estar preparado para interrupções e outros problemas na transmissão de dados. Também pode-se prever dificuldades e transtornos nos transportes e nos deslocamentos, interrupção e bloqueios em ruas, estradas, o que poderá provocar alterações em nossos horários e compromissos.
  • Algumas pessoas poderão estar resistentes a mudanças e às novas propostas. As emoções e sensação de insegurança poderão interferir no julgamento das questões e situações, havendo maior possibilidade de desacordos, indecisão e falta de apoio às nossas ideias. Deveremos ter cuidado com o sarcasmo e o excesso de humor, pois isso poderá prejudicar os nossos contatos ou não sermos levados a sério.
  • Lua/Netuno: Ao mesmo, a Lua e Netuno tensionados poderão nos deixar desanimados, sonolentos, confusos, dispersos e com pouca vontade de fazer qualquer coisa. Nossa mente e imaginação poderão estar divagando em torno de coisas impossíveis ou muito fora da realidade. Essa confusão entre a realidade e a imaginação pode dificultar seguir qualquer planejamento ou direção.
  • Nos sentiremos com pouca disposição para realizar qualquer atividade que exija esforço físico, assim como não estaremos muito dispostos a enfrentar questões difíceis. Nossa tendência será adiar e procrastinar o máximo possível. Será difícil estudar, planejar ou realizar atividades que exijam concentração.
  • Por estarmos mais distraídos e confusos, haverá maior chance de enganos e equívocos. Também deveremos ter atenção com os nossos pertences e documentos para não perdê-los ou esquecê-los em qualquer lugar.  
  • Talvez sejamos tomados por estranhas sensações, sendo preciso estarmos atentos à realidade evitar deixar-nos dominar pelas impressões. Estaremos excessivamente sensíveis aos ambientes, sendo melhor evitar lugares com energias pesadas, como hospitais, cemitérios e outros.
  • Deveremos controlar a nossa tendência a acreditar apenas no lado bom das pessoas pois podemos atrair pessoas mal intencionadas que podem querer abusar da nossa momentânea ingenuidade. O amor incondicional é magnífico, porém não devemos nos curvar aos caprichos infantis das outras pessoas.
  • Talvez sintamos medo ou falta de autoconfiança, como também poderemos estar mais dependentes. É preciso ter mente que as pessoas estarão excessivamente sentimentais e poderão se magoar facilmente. Será preciso cuidado com atitudes e modos de falar que possam ferir susceptibilidades.
  • Esse aspecto indica desapontamentos, mágoas e decepções, mas não queira fugir da realidade pois esse aspecto costuma acentuar os efeitos colaterais de medicamentos, drogas e bebidas alcoólicas. Mas podemos aproveitar para visitarmos locais de peregrinação, ir a santuários, fazer meditação e retiros espirituais, ir ao cinema ou ouvir música, sendo uma boa forma de estarmos em contato com as boas energias de Netuno.
Sábado - 22 de março 2014
Lua em Sagitário / Lua Cheia
  • Lua/Urano: Pela manhã a Lua em Sagitário estará em harmonia com o animado Urano em Áries deixando-nos interessados em novidades, divertimentos diferentes ou envolvidos com equipamentos eletrônicos e tecnológicos.
  • Será um bom horário para inovarmos, fazermos algo fora da rotina, criarmos algo, buscarmos uma nova forma de realizar nossas tarefas ou adotarmos uma nova forma de pensar. É  possível que nos sintamos mais independentes, originais e irreverentes, desejando movimentar-nos livremente e sem restrições.
  • Também conseguiremos lidar mais facilmente com imprevistos e estaremos mais aptos para improvisar. Nada que seja sistemático e tradicional estará atraindo nossa atenção. O foco está direcionado para as novidades.
  • Nosso interesse também poderá se voltar para efetivar mudanças e será oportuno para apresentarmos novas propostas, pois as pessoas estarão mais flexíveis para aceitar novas ideias e pontos de vista. Quando saímos do que é trivial costumamos abrir espaço para que surjam novas coisas em nossa vida. Poderão acontecer boas surpresas!...
  • Lua/Vênus: Na parte da tarde, a harmonia entre a Lua em Sagitário e Vênus em Aquário indicam que estaremos mais sociáveis e com disposição para manter contato com outras pessoas, conversar, namorar ou participar de eventos sociais. Privilegiará todas as apresentações públicas e o lançamento de produtos que despertarão interesse e aceitação do público.
  • As pessoas estarão interessadas em cuidar da aparência, melhorar os ambientes, ir ao shopping e fazer compras. É possível que encontremos algo ou alguém nos deixem felizes e satisfeitos. Só não vale se exceder nas compras e nos prazeres.
  • Devido ao encontro de Mercúrio e Netuno, é provável que haja maior preferência por divertimentos mais calmos, tal como ir ao cinema, ao teatro ou visitar uma exposição de arte.
Domingo - 23 de março 2014
Lua em Sagitário/Capricórnio - Lua Minguante
  • Lua/Marte: Durante a manhã, a Lua em Sagitário se harmonizará com Marte nos deixando bem dispostos e com maior energia, sendo provável que muitas pessoas comecem a trabalhar bem cedo ou queiram se dedicar a atividades que movimentem o corpo, tal como caminhar ou praticar atividades físicas.
  • Também sentiremos maior ânimo, disposição e coragem para retomarmos trabalhos que foram
  • interrompidos, protelados e adiados. E, por nos deixar mais persuasivos, teremos maior poder para convencer outras pessoas a nos ajudarem em nossas tarefas ou aderirem às nossas ideias.
  • (*) LFC: Entre 07h40 e 17h02 a Lua está feral, desfavorecendo decisões e tratar de assuntos importantes nesse período. Poderão ocorrer atrasos, imprevistos e cancelamentos.
  • Lua em Capricórnio: A Lua ingressará no signo de Capricórnio às 17h02 e estaremos mais conscientes da necessidade de planejarmos e de criarmos estruturas para o que desejamos realizar. Instintivamente estaremos mais cientes das limitações de tempo e da realidade, por isso exaltará a necessidade de realização.
  • Sentiremos que não podemos desperdiçar tempo, energia, recursos e tendemos a estar mais motivados a produzir. Nossos pensamentos estarão voltados para os deveres, obrigações, trabalho, carreira e projetos de longo prazo, sendo uma boa época para planejarmos e iniciarmos atividades que exijam disciplina constante, paciência e persistência.
  • A Lua em Capricórnio protege os assuntos relacionados com a profissão e negócios, principalmente sobre coisas duráveis. Nos próximos dois dias estaremos mais diretos, objetivos e seletivos.  No entanto, por ser o signo de detrimento da Lua, as pessoas estarão mais fechadas, pouco espontâneas, emocionalmente frias e pouco propensas a demonstrar afeto.
  • Pode aumentar a tendência depressiva, assim como deixar as pessoas mais insensíveis. Por isso será mais difícil obter favores e outras concessões. Capricórnio é o signo de detrimento da Lua e da aflição de Júpiter, por isso não tenha pressa pois tudo poderá ser bem demorado.
  • Poderão surgir problemas ortopédicos, dentários e reumatismo devido a friagens, porém não são recomendadas intervenções cirúrgicas envolvendo joelhos, ossos, cabelos, dentes, unhas e cartilagens enquanto a Lua estiver no signo.
  • Lua/Sol: À noite, a introspectiva Lua em Capricórnio estará se confrontando com o Sol em Áries, indicando o início da fase Minguante da Lua. Por ser a última fase do ciclo da Lua, talvez sejamos obrigados a rever os nossos planos, fazermos mudanças e adaptarmos às nossas reais condições de realização.
  • As pessoas poderão ter ideias discordantes, sendo difícil chegar a um entendimento. Por estarem todos interessados em seus próprios objetivos, é provável que não consigamos obter apoio e aprovação dos outros no que desejamos realizar.
  • Família, assuntos privados ou do passado poderão tentar impedir o desenvolvimento de algo da forma como gostaríamos, mas apesar do passado é preciso avançar e seguir em frente.
 

Marte retrógrado
 
Marte em retrogradação de 02 de março a 19 de maio 2014 indica um longo período em que todos os significados de Marte tenderão a ser inverter, nos deixando mais intolerantes, implicantes, irritados, insatisfeitos e imprudentes. Os ânimos estarão exaltados, o que poderá nos levar a atos impulsivos ou decisões abruptas sem considerar as consequências.
 
Marte retrógrado é como um "menino travesso" e, se não estivermos atentos, poderemos nos meter em grandes encrencas. Por isso, nesse período é recomendável frearmos as nossas paixões, vontades e
instintos. As decisões tomadas durante Marte retrógrado podem ser prematuras e fadadas ao fracasso, exigir correções, reparações ou sermos obrigados a retroceder nas decisões ou abandonar um projeto quando Marte se tornar direto.
 
Não é recomendável iniciar relacionamentos, noivar, casar, ir morar com alguém, iniciar e assumir projetos, tarefas e assumir nada acima dos nossos limites, pois pode demandar muito esforço, causar maior desgaste e não darmos conta. Da mesma forma, desfavorece iniciar qualquer empreendimento, construção, reformas ou projetos, pois pode faltar recursos ou pequenos itens impedindo de seguirmos adiante.
 
Aliás, muitas coisas podem ser interrompidas ou não andarem como havíamos planejado. Todos os assuntos regidos por Marte poderão apresentar falhas e problemas, tais como as intervenções cirúrgicas e tratamentos dentários, exceto em casos de urgência que nesses casos estão em harmonia com Marte. Igualmente desfavorecerá inaugurar espaços destinados a cirurgias e consultórios dentários.
 
Da mesma forma, não se recomenda inaugurar espaços esportivos, unidades policiais e militares, ou empresas que lidem com mecânica, metais, ferro e fogo, que estarão sujeitas a problemas sérios e não ter prosseguimento após a retrogradação. Também deve-se evitar consertos mecânicos e compra de peças mecânicas, que poderão apresentar defeitos posteriormente exigindo novas trocas e consertos.
 
É possível que as pessoas se mostrem mais agitadas, egoístas, arrogantes, prepotentes e tirânicas, podendo aumentar os casos de vingança, destruição, incêndios, conflitos, agressões e descontrole emocional. Por exaltar a competição e o instinto de confronto, haverá maior possibilidade de explodir guerras, acontecer chacinas cruéis, genocídios e outras barbáries. Também pode haver maior repressão à violência com emprego de força e armas. 
 
Durante esse período é recomendável não provocar, não agir sem pensar ou não criar atritos, pois as reações quase sempre poderão nos surpreender e serem maiores do que podemos suportar. Exemplos na história mostram que as guerras iniciadas durante o período de Marte retrógrado sempre são perdidas pelo país que ataca, além de que podem se tornar muito sangrentas e provocar um grande número de vítimas. 

A retrogradação de Marte também poderá acentuar os significados negativos do signo de Libra, deixando-nos mais inertes, inibidos, hesitantes, sem coragem para decidir ou medrosos para assumir compromissos. Muitos estarão mais dependentes dos outros, enquanto alguns poderão renunciar de seus sonhos e projetos.  Será longa a retrogradação do planeta vermelho em Libra, que poderá influir na redução da nossa iniciativa e diminuir a libido e os desejos.

Desfavorecerá as competições e lutas esportivas, os esportes radicais, as disputas em tribunais e o enfrentamento com rivais e desafios. Lutadores que lançarem desafios nesse período, com certeza perderão a luta. Esportes radicais e competições esportivas poderão deixar os atletas mais extenuados e até resultar em fraturas, acidentes e violência nos estádios. Qualquer esforço poderá facilmente nos deixar cansados e estressados, exigindo mais tempo para nos recuperarmos.
 
Apesar de ser mais fácil "perder a cabeça" por motivos insignificantes, é preciso ter bom senso e maturidade para tratar as questões e principalmente não querer discutir suas razões; será difícil entrar num acordo. Se algo não der certo, não se irrite; tente novas alternativas. Se estiver irritado, adie conversas. Se for fazer algo em parceria, defina e mantenha o que for tratado antes.
 
Nessa época poderão acontecer todos os tipos de equívocos, erros de julgamento e avaliação, assim como poderão surgir brigas por espaços, invasão de limites e territorialidade. Por isso, respeite os espaços dos outros, não mexa no que não lhe pertence ou sem pedir licença ao dono e não se meta nos assuntos dos outros sem ser solicitado. Não dê palpites e evite se hospedar na casa dos outros, pois mínimas coisas poderão ser interpretadas como invasão de privacidade.
 
O melhor modo de viver durante o período de Marte retrógrado é planejar, trabalhar em detalhes e esperar o final do período para concretizar. É uma boa época para nos envolvermos em projetos sociais que visem melhorar as condições da sociedade em que vivemos, corrigir as injustiças sociais, criar projetos de ressocialização de condenados, viciados e deficientes, assim como revitalizar espaços sociais e públicos.
 
Também deveremos liberar a energia marciana nas artes, na dança, na música e nos exercícios físicos, logicamente com moderação devido à maior perda de energia. Acontecimentos que tenham ocorrido entre janeiro e fevereiro de 2014 poderão retornar, mas a retrogradação nos dará a oportunidade de rever e analisar as nossas atitudes, decisões e atos, bem como recuperar algo de valor, reavaliarmos os nossos planos e projetos ou refazer o que não estava funcionando em nossas vidas antes da retrogradação.
 
Será uma boa época para identificarmos os nossos medos e planejar novas ações para depois de 19 de maio. Marte estará retrogradando de 27º a 9º do signo de Libra e, caso Marte faça aspecto com algum planeta pessoal, os assuntos afetados serão aqueles da casa ocupada por Marte e pelos planetas envolvidos no aspecto, que reperticurão nos assuntos das casas regidas por Marte e pelo planeta ou ponto aspectado.
 
 
Saturno retrógrado
 
Saturno retrógrado em Escorpião até 20 de julho de 2014 indica que todos os assuntos relacionados com Saturno tenderão a estagnar, podendo haver atrasos, cancelamentos, restrições, paralisações, mudança de direção ou sermos obrigados a retornar em decisões e assuntos do passado. Não será um tempo para improvisos e tudo deverá ser bem planejado com antecedência.
 
As pessoas estarão mais desconfiadas, o que poderá interferir nas relações sociais, na criação de vínculos e no estabelecimento de compromissos. Seja em nossos relacionamentos, nas parcerias quanto nos negócios, empresas, governos ou profissão, será preciso enfrentar a realidade, respeitar limites, reconstruir, alterar algo, revisar ou reforçar as bases e estruturas para evitar a ruina.
 
O que estiver firme e concreto será mantido, mas o que estiver frágil precisará de ser fortalecido para se tornar sólido e resistente. Caso contrário pode-se esperar desmoronamentos, seja em construções civis quanto em planos e projetos de vida. Os projetos em curso poderão exigir adequação, ajustes ou projetos que pensávamos haver concluído poderão exigir reparações.
 
Construções poderão ser paralisadas ou necessitar de reforço ou reparos, assim como poderá haver retração no comércio de materiais de construção, de acabamentos, nos negócios imobiliários, na construção civil e investimentos de longo prazo. Sendo Saturno o grande professor do universo, por onde transita nos convida a sermos honestos e enfrentarmos a realidade, exigindo esforço e paciência para lidar com a situações, além de aceitação e compreensão com o que não pode ser mudado.
 
Nesse período será preciso assumir uma postura mais madura e disciplinada perante a vida. Se algo estiver dificultando nossa progresso pessoal e profissional ou não estiver apresentando bons resultados, este é o momento para repensar em novos caminhos mais produtivos. Assim como um prédio precisa de alicerces, será preciso verificar onde fincamos as nossas bases e se as estruturas são
realmente fortes para nos oferecer estabilidade.
 
No entanto, ofertas de emprego poderão estar mais restritas. E não será uma época apropriada para mudar de emprego, pois é provável que não ofereça estabilidade e não haver efetivação. Também não  beneficiará negociações de salário e remanejamentos dentro da própria empresa, pois tudo poderá mudar quando Saturno voltar ao movimento direto.   
 
Algo que julgávamos definitivo ou que nos davam estabilidade poderá ser retirado de nossa vida, podendo ocorrer rompimento de relacionamento, parceria, demissão do emprego, falência da empresa
etc. Será mais difícil aceitar as perdas, mas teremos de confiar em nossa própria capacidade de superação e usar de criatividade para nos reerguemos.
 
Se estivermos vivendo dentro dos nossos limites internos e externos, poderemos caminhar com confiança rumo ao futuro. Se estivermos extrapolando, Saturno pedirá estruturação e ajustamento à realidade, que poderão aparecer através de desafios e obstáculos a superar. Mesmo assim poderá ser a oportunidade de mostrarmos todo nosso potencial, já que muito será exigido de nós.
 
Saturno em Escorpião está relacionado ao poder social, político e financeiro. Sob essa energia é preciso consciência do que é preciso mudar, porém os resultados poderão irão aparecer a longo prazo. É preciso reconhecer que tudo precisa de um tempo e exige paciência, esforço, disciplina e responsabilidade. É preciso trabalhar e renunciar gratificações menores sem esmorecer. Sabedoria conjuga conhecimento e experiência.
 
Também será a oportunidade de nos livrarmos de restrições. E, se estivermos assumindo responsabilidades que cabem a outros, estará na hora de corrigir essa situação. Saturno retornará de 23º a 16º do signo de Escorpião, podendo trazer retração nos assuntos regidos por esse signo no mapa natal.
 
Impostos, carga tributária, contabilidade, sistema bancário, corretagem, estabilidade financeira, heranças, divórcios, separações litigiosas, tratamentos psicológicos, investigações e assuntos que envolvem o sexo e morte poderão ser submetidos a retrocesso ou não terem continuidade. 
 
Durante a retrogradação, caso Saturno faça aspecto com algum planeta natal ou cúspides das casas 1, 4, 7, 10, os assuntos afetados serão aqueles das casas ocupadas por Saturno, pelos planetas e cúspides em aspecto com Saturno, que se refletirão nas casas regidas por Saturno e pelo planeta aspectado. É preciso lembrar que Saturno está num signo co-regido por Marte, que também está retrógrado. Portanto, muitas questões simplesmente poderão empacar durante esse período.
 
 

2 comentários:

  1. São sempre uma aula maravilhosa estes momentos de leitura dos seus textos Lucia!!!
    Um beijo agradecido.
    Astrid Annabelle

    ResponderExcluir
  2. Querida Astrid: Suas palavras soam como um grande incentivo para continuar. Talvez você nem imagina o quanto te admiro e aprendo com você. Agradeço seu carinho de sempre e por existir. Bjs. Lucia

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog