Eclipses vigentes


Eclipse Solar / Lua Nova 


De modo geral o Eclipse Solar marca a eclosão de fatos que já estavam latentes e apenas acelera os processos, desencadeando e expondo fatos que já estavam na iminência de ocorrer, por isso não nos surpreendem.

Em geral os Eclipses Solares focalizam líderes governamentais, movimentos e manifestações populares envolvendo um grande número de pessoas, isso porque sua influência recai principalmente sobre o coletivo, a massa popular.
  • Revisão: Tanto o Eclipse Solar quanto a Lua Nova nos remetem ao passado. Somos colocados diante das escolhas feitas no passado, permitindo que possamos rever e examinar as consequências de nossas escolhas. Também sinaliza um momento ideal para corrigir erros e resolver as questões que restaram pendentes. 
  • Retorno: Velhos assuntos, problemas e sentimentos retornam para ocupar a nossa mente ou expõe questões para serem resolvidas.
  • Reaparecem pessoas do passado com as quais podemos nos reconciliar ou resolver antigas pendências.
  • Ativa a memória, as influências do passado e as boas experiências adquiridas. 
  • A tradição e a história tem maior destaque, assim como antigos movimentos e tendências podem ser reavivados.
  • Saúde: Devido ao ocultamento do Sol a vitalidade pode ser afetada, havendo maior tendência ao abatimento do corpo físico. 
  • É mais difícil romper com hábitos e vícios, podendo até serem retomados mesmo que tenham sido superados.  
  • Sendo o Sol a luz da consciência, os eclipses prejudicam a clareza de pensamento e a capacidade de julgamento.
  • Erros: Avaliações e análises feitas nesse tempo podem ser errôneas, incompletas e distorcidas.
  • Por não termos uma visão panorâmica das situações, nossas decisões podem ser irrefletidas ou estar baseadas em dados falsos ou errados, sendo preferível adiar assuntos importantes.  
  • Purificação: A Lua Nova ou o Eclipse Solar Total nos convida para nos purificarmos de todos os males e fardos emocionais. Isso inclui libertarmos de todos os fardos materiais, inclusive das "tralhas" sem nenhuma utilidade que entulham os nossos armários.
  • É tempo de desfazer de tudo que vem tornando nossa bagagem de vida mais pesada, sejam coisas, pessoas e sentimentos. 


Eclipse Lunar / Lua Cheia

O Eclipse Lunar e a Lua Cheia tendem a influenciar as nossas emoções e recordações do passado, indicando que devemos abandonar antigas crenças, apagar mágoas, esquecer rancores do passado voltando nossos olhos para o futuro, para novos caminhos e novos projetos de vida.

Muitas vezes podemos ser empurrados por um acontecimento. A ideia é trazer à luz tudo que fica somente no plano inconsciente, pois o Eclipse Lunar e a Lua Cheia tem relação simbólica com o conceito de exposição e divulgação. No mundo, os eclipses lunares indicam um aumento dos atos de rebelião, greves, manifestações, invasões, fugas etc.
  • Exposição:  ideia O Eclipse Lunar tem relação simbólica com o conceito de exposição e divulgação, por isso também pode trazer até a superfície tudo que fica somente no plano inconsciente.
  • Todas as energias concentradas tenderão a eclodir, promovendo a exposição de coisas que estiverem escondidas ou que atuavam nas sombras, mas que reluzem de tal forma que é impossível escondê-las. 
  • Desapego: Geralmente o Eclipse Lunar tende a nos colocar  diante das possibilidades de futuro, podendo exigir o abandono de hábitos, apegos, mágoas, rancores, crenças, comportamentos do passado para seguirmos novas direções.  
  • Podemos nos libertar de erros ou de experiências anteriores para seguir novos caminhos, mas também podem experiências que nos despertam para novas possibilidades ou acontecimentos inesperados que nos levam a novos projetos de vida. Todo potencial pode emergir e tem força para se realizar em pouco tempo no futuro.
  • Desligamento: Como os Eclipses estão simbolicamente associados à ideia de ocultamento, esquecimento, costuma ocorrer uma espécie de desligamento da memória, como se apagasse tudo que ocorreu antes.
  • Sem nos darmos conta ou sendo empurrados por um acontecimento, podemos mudar o nosso comportamento e atitudes. Em consequência a nossa vida também vai mudando.
  • Podemos ser forçados a nos livrar de atividades ou de pessoas que já foram muito importantes para nós. As crises existentes podem se agravar afetando profundamente o relacionamento com outras pessoas, pois os eclipses tendem a intensificar o que estiver ocorrendo.
  • Finalizações: Podem acontecer  finalizações, encerramentos, perdas, desaparecimento ou esquecimento de pessoas e coisas. Também podem ocorrer  mudanças de ideia, surgir novos interesses ou haver uma inversão de rota.
  • O Eclipse Lunar aponta para o futuro, para uma fase de crescimento e expansão. É por isso que devemos encerrar o que não tem mais sentido em nossas vidas. O que estiver desgastado e já tiver concluído seu ciclo deve ser abandonado para dar lugar a um futuro mais satisfatório.
  • Eixos: O eixo de signos dirá o que deve ser feito para possibilitar o que o eclipse lunar nos propõe. Por exemplo, o último eclipse no eixo Gêmeos/Sagitário nos sugere apostar na versatilidade, no bom humor e dar movimento às nossas vidas.
  • Purificação: É a nossa fé e a crença de um futuro melhor que poderão influenciar no ambiente em que vivemos e assim atrairmos as boas mudanças e uma nova visão de vida.
  • O que pensamos e falamos tem grande poder sobre nós; são eles que criam a nossa realidade. Quando temos pensamentos positivos e expressamos palavras de otimismo e vigor, tudo se altera para melhor em nossas vidas. O contrário também é verdadeiro.

Retorno do Eclipse Pré-Natal
A cada 19 anos o eclipse ocorre no mesmo grau de um signo, podendo surgir antigas questões do passado que exigem atenção especial. Ao relembrar sobre esse tempo, é possível identificar os possíveis assuntos que estarão em evidência.

O retorno do eclipse ocorre entre 18-19 anos, 37-38 anos, 56-57 anos, 75-76 anos etc. Pode indicar uma mudança de vida com novos caminhos que exigirão uma adaptação ou realização de qualquer coisa, que muda totalmente o curso de vida e da própria história pessoal. 
  • Pode ocorrer mudança de casa, de cidade ou de país e assim a vida muda e exige adaptação ao novo cenário.
  • Pode acontecer o ingresso numa faculdade, começar um novo trabalho ou iniciar uma carreira que leva a novos conhecimentos ou a outros patamares.
  • Pode acontecer de encontrar alguém que conduz a um novo caminho ou a novos interesses surgindo daí uma adaptação a um novo modo de vida ou de pensamento.
  • Pode ocorrer o estabelecimento de um novo relacionamento, ficar noivo, casar, nascer um filho e assim a vida sofre uma mudança, pois pode exigir uma mudança de casa, de local ou de parâmetros ou adaptação a um novo modo de vida.
  • Também pode acontecer um divórcio, separação ou morte de um parceiro e daí a vida muda, pois daí pode haver mudança de casa, descobrir novos interesses, conhecer grupos ou pessoas que trazem uma nova visão de vida.


Efeitos dos eclipses
Os eclipses tem efeito quando formam conjunção ou oposição a planetas natais, Ascendente, Meio do céu ou Nodos Lunares. Quando não há aspectos, o efeito é menor ou nulo, pois as energias ficam represadas onde acontecem. 
  • A conjunção pode trazer oportunidade de melhorar o planeta, ou seja, fazer uma mudança sobre a forma de vivenciá-lo. 
  • A oposição propõe uma mudança forçada, ou seja, podemos ser obrigados a mudar devido a uma ameaça ou pelo comportamento e sugestão de outras pessoas.

O dispositor do eclipse, ou seja o regente da casa onde ocorre o eclipse, dá o sub-tom.  Nem sempre um eclipse estimula o lado positivo de uma casa, signo ou planeta aspectado, porém se o dispositor do eclipse estiver bem colocado no mapa natal, a ação do eclipse se torna benéfica.

É importante observar especialmente os eclipses em conjunção ao Sol natal, ao Ascendente, ao regente do Ascendente ou os que recaiam na casa 6 ou 12. A casa potencializada pelo eclipse  e seu conteúdo entrará em evidência por 6 meses ativando o lado emocional relacionado aos seus assuntos mostrando os excessos, desvios, abandonos, confusões, carências e faltas. 

Conhecendo com antecedência a casa onde o eclipse ocorrerá, podemos nos antecipar e agir adequadamente a seus sinais. No mapa de um país a posição do eclipse evidencia o setor da sociedade onde irão ocorrer  fatos relevantes.

Quando o eclipse forma aspecto a um planeta transitante ou progredido, ele ativa os aspectos que estiverem acontecendo no mapa natal. A área do mapa onde ocorre o eclipse pode sofrer impacto.

Quando o eclipse  ocorre em conjunção a um planeta realça a energia desse planeta, especialmente se for o Sol e a Lua. Quando o eclipse ocorre conjunto ou oposto a um planeta natal, representa:
Aspectos do Eclipse com planetas
  • Sol: o eclipse ocorrendo conjunto ao Sol natal indica ameaça ao ego podendo afetar também o corpo e a vida. Pode haver necessidade de escolher ou decidir algo para crescer na casa onde acontece o aspecto. Ocorrendo oposto ao sol significa a necessidade de buscar meios na casa oposta ao Sol para ultrapassar as ameaças ao ego, encarando outras perspectivas. Quando o eclipse atinge o Sol natal o efeito é mais forte e os assuntos associados ao Sol natal devem ser observados e protegidos durante os 6 meses que se seguem, seus temas e assuntos, a casa ocupada pelo sol natal e a casa que ele rege. 
  • Lua: o eclipse ocorrendo conjunto à Lua natal indica a necessidade de reavaliar o passado que influencia no presente, buscar segurança na casa ocupada pela lua e construir algo nessa casa. Oposto à Lua significa necessidade de abandonar coisas que atrapalham o significado da casa oposta à lua para ultrapassar as crises.
  • Mercúrio: o eclipse ocorrendo conjunto a Mercúrio natal indica mudanças de ideias ou estudo, necessitando de mudanças na maneira de aprender e comunicar. Oposto a Mercúrio, indica tensões, nervosismo ou ideias podem ser ameaçadas pelos assuntos da casa oposta a Mercúrio.
  • Vênus: o eclipse ocorrendo conjunto a Vênus natal indica crise nos afetos ou nas finanças, sendo necessário reavaliar relações ou o modo de usar o dinheiro. Oposto a Vênus indica perda do que gosta, ameaças afetivas ou econômicas. Pode surgir sentimento de rejeição.
  • Marte: o eclipse ocorrendo conjunto a Marte natal indica necessidade de iniciar algo que preencha seus desejos, porém estará sujeito a situações agressivas, impaciência ou acidentes. Oposto a Marte pode ser provocado, estar sujeito a agressões ou surgir o desejo de competir ou combater.
  • Júpiter: o eclipse ocorrendo conjunto a Júpiter natal mostra o medo de falhar ou excesso de otimismo, porém deve evitar exageros. Oposto a Júpiter mostra situações de julgamento social ou dissensões religiosas mas pode ter sorte.
  • Saturno: o eclipse ocorrendo conjunto a Saturno mostra necessidade de aceitar responsabilidades e reestruturação. Oposto a Saturno indica  medo de aceitar responsabilidades, pode ser cobrado e ter poucas recompensas. 
  • Urano: o eclipse age sobre as questões de liberdade, da individualidade, trazendo algo ou situações novas que devem ser assimiladas.
  • Netuno: o eclipse age sobre as questões espirituais e capacidade de despreendimento. Se houver situações obscuras, causa decepções.
  • Plutão: o eclipse age através de fortes transformações que provocam boa evolução ou provoca a derrota se houver desejo de controle e poder.

Eclipse nas casas

O eclipse focaliza e torna proeminente os assuntos da casas onde acontecem, ativando a necessidade de preencher ou tratar desses assuntos:
  • Casa 1: buscar projetar-se para obter mais autoestima, mas pode provocar crise de identidade. Manifesta-se abertamente, impondo-se.
  • Casa 2: focaliza as finanças, perspectivas financeiras e segurança pessoal, preocupações com valores materiais, manter ganhos e controlar perdas.
  • Casa 3: focaliza as novas ideias, oportunidades de comunicação, cursos e aprendizado. Pode haver preocupação com viagens, deslocamentos, transporte, meios de comunicação ou publicidade.
  • Casa 4: estimula a vida familiar, ajustamento com parentes, preocupação com imóveis e propriedade, agricultura ou construção civil.
  • Casa 5: estimula a criatividade, o amor, divertimentos. Pode haver preocupações com filhos ou vida sexual. 
  • Casa 6: focaliza as alterações de trabalho, aperfeiçoamento e condições de saúde, condições de empregados, técnicas de sobrevivência. Preocupações com saneamento ou leis trabalhistas.
  • Casa 7: focaliza os relacionamentos, casamento, sociedade, complementação com os outros, formação de alianças, enfrentamento com inimigos declarados ou ações de justiça.
  • Casa 8: estimula as emoções, aprofundamento nas relações, investimentos ou finanças em conjunto, interesse sexual ou esotérico, crises que trazem transformações. Preocupações com taxas, impostos, heranças ou morte.
  • Casa 9: estimula o pensamento abstrato, a religião, padrões éticos, educação superior, viagens internacionais. Preocupações com leis, normas, poder judiciário, estudo do direito ou negócios de importação/exportação ou estrangeiros.
  • Casa 10: focaliza a profissão, posição social e reconhecimento público. Preocupação para projetar-se socialmente, adequar-se à cultura social e com a reputação.
  • Casa 11: focaliza a participação em grupos, senso humanitário, amizades, volta atenção para projetos futuros.
  • Casa 12: focaliza o desenvolvimento espiritual e psicológico, pode agir em segredo, participar de ações secretas ou atuar nos bastidores. Preocupações com fraudes e enganos ou traição aos seus objetivos,  doenças, hospitais, internações, reclusões. Inimigos ocultos podem agir em segredo.


Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog