dezembro 16, 2010

Via Combusta


É considerada Via Combusta uma região do Zodíaco que compreende de 15° Libra até 15° de Escorpião. A justificativa é de que estão em detrimento ou queda, o Sol em Libra e a Lua em Escorpião, pois estes são signos opostos aos seus lugares de exaltação. Quando exaltados em um signo, o planeta tem vantagens naquele signo. Por analogia, um planeta em seu detrimento estaria em desvantagem, sem poder de ação; não consegue realizar o que promete e além disso tenta supercompensar essa fraqueza.

Especialmente na técnica da Astrologia horária, a Lua nessa região é considerada debilitada, o que impede um desfecho positivo da questão. Combusta estaria relacionada à ideia de queima da questão. A astrologia clássica considera uma área sombria, funesta, que prenuncia má sorte ou destruição, se o regente da questão estiver nesses graus. Como a Lua é o corpo celeste mais essencial na astrologia horária, é sempre considerada como um mau presságio para o resultado ou a interpretação de qualquer questão ao encontrá-la na Via Combusta, como também o ascendente do mapa horário em questões de saúde.

Atendendo ao meu Sol e minha Lua em aquário, que não aceita apenas o que dizem mas quer saber o porquê das coisas, fui pesquisar sobre esse assunto. A conclusão foi a seguinte:

Quando o zodíaco tropical foi introduzido em torno do século 6 aC, o ponto do Equinócio Vernal não foi firmemente estabelecido, mas diversas vezes colocado entre os primeiros graus de Áries. Astrólogos antigos colocaram no grau 15, por isso não está além da credibilidade que uma associação simbólica uniu-se à região que se estendia desde o grau 15 de Libra, oposto a 15 Áries, como a área de sazonalidade da morte do Sol no equinócio do outono.

Certamente sugere alguma ligação com o oculto e, entre os egípcios, todas as coisas relacionadas com a ausência do mundo
visível, incluindo pessoas falecidas e estrelas, desaparecem da vista quando caem sob o horizonte ocidental ou entram em configuração helicoidal. Assim foram considerados por entrar no desconhecido, a região escura de Duat. A estrela Princeps - a lança do boiadeiro, a 3º de escorpião é o espírito em busca de respostas e a investigação profunda, de caráter mercúrio-Saturno.

Segundo Maurice McCann a parte mais afetada da Via Combusta é de 25º de Libra a 6º de Escorpião, porque são termos de Marte, e Saturno se exalta em Libra. Culpeper escreveu: "cuidado com o final da Libra e o início do Escorpião" e Gadbury comenta que o astrológo pode não entender perfeitamente a questão; assim evitaria um julgamento errado com a Lua na Via Combusta. Logicamente não se pode precipitar em conclusões, pois é o conjunto de configurações que determinam, e não apenas a Via Combusta.

Pode-se entender que a advertência da Via Combusta estaria muito mais direcionada ao astrológo do que ao querente pois, ultrapassando essa advertência, todo prognóstico estaria sendo realizado sobre uma configuração que não estaria proporcionando o julgamento da questão de forma adequada ou encima de dados insuficientes. Nos mapas horários percebe-se que o significador do querente na Via Combusta mostra medo e receio da situação que está consultando. A pessoa pode estar muito ansiosa ou até mesmo pessimista quanto aos resultados.

Neste ponto entraria a questão de formar a realidade a partir de um pensamento. Se a pessoa já está pessimista quanto aos resultados de uma questão, logicamente ela já está formando uma egrégora negativa sobre aquilo que pretende. Numa consulta que envolva gravidez, por exemplo, a Lua na Via Combusta pode indicar um aborto, uma distrofia do feto ou algo que impede a gravidez. Mas como na astrologia tudo depende do vocabulário que se usa para descrever a configuração, poderia tratar-se de uma gravidez indesejada ou que de alguma forma não possa ser do conhecimento dos outros, como por exemplo, uma gravidez na adolescência ou que é mantida escondida.

Quando a Lua está em sua própria queda em escorpião, literalmente mostra uma queda, por isso, tratando-se de um negócio pode representar que não prospera ou indica algum prejuizo. Numa viagem pode trazer um incidente infeliz ou simplesmente algo desastroso, por exemplo, perder todas as malas.

No caso de uma empresa, pode
mostrar que não se desenvolve ou talvez vá a falência. A Via Combusta também tem o caráter de imprevisibilidade e mudanças súbitas, e pode sinalizar que a questão consultada naquele momento terá um desfecho imprevisto; que poderá mudar totalmente de rumo, bem diferente da situação atual.

A astrologia clássica coloca como única exceção o 23º e 24º de Libra ocupados pelas estrelas benéficas Spica e Arcturus. Assim considera-se que entre 20 a 26º de Libra, seja como um oásis, onde a Lua não teria grandes debilidades, pois estaria protegida.

Spica é considerada a estrela mais benéfica entre todas e, de
acordo com Ptolomeu, é da natureza de Vênus e de Marte; para Alvidas é de Vênus, Júpiter e Mercúrio. Dá êxito, renome, riqueza, uma doce disposição, amor à arte e à ciência. Mas também é de sua natureza a falta de escrúpulos, esterilidade e injustiça para com a inocência.

Outra estrela benéfica nessa região é Arcturus, a 24º Libra, que de acordo com Ptolomeu é de natureza Marciana e de Júpiter. Alvidas substituiu estes por Vênus e Mercúrio em conjunção. Dá riqueza, honras, alto renome, determinação e prosperidade, por meio da navegação e viagens. Quando envia bons aspectos ao ascendente pode garantir ganhos através de sorteios e loterias.

Tendo em conta a precessão que estuda se a influência da Via baseia a sua posição sobre a eclíptica ou em algum lugar além, sua posição continua sendo a mesma de dois mil anos atrás e, portanto, continua a dar os mesmos resultados que costumava dar nos tempos medievais.

Não se deve
considerar a Via Combusta sobre o mapa natal, pois se assim fosse, ninguém nasceria com o Sol nos últimos graus de Libra e nos primeiros graus de escorpião, devido à natureza da Via combusta. Mas com certeza, a influência das estrelas benéficas, podem ser confirmadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog