maio 26, 2011

Eclipse Solar 1º Junho 2011



Eclipse Solar: 1 Jun 2011
Sol e Lua alinhados a 11º01' Gêmeos em conjunção a Aldebaran
Nodo Sul a 24º16' de gêmeos em conjunção às estrelas fixas
Capella, Bellatrix, Betelgeuse e Polaris

O eclipse solar parcial em 01 de junho de 2011 recai sobre 11º de gêmeos quando acontecerá a Lua Nova e terá destaque
no hemisfério norte, sendo visível nos países em latitudes elevadas, como a Sibéria, Groenlândia, Canadá, Noruega, Finlândia, Suécia, China setentrional, etc. Este eclipse faz parte da série Saros e combina-se em trígono com Saturno retrógrado em Libra e quadrado a Netuno em Peixes, além da conjunção ao Nodo Sul que sugere mudanças.

Este eclipse anuncia espírito de otimismo em relação a algo novo, com inícios que provavelmente terão resultados positivos. O bom
aspecto com Saturno trará estrutura e forma a todas as mudanças que implementarmos nesse momento. A Lua Nova tem a conotação para começar algo novo: um novo projeto, um trabalho, um relacionamento, etc. Ocorrendo no signo de Gêmeos, está relacionada a questões que envolvam todo tipo de comunicação: falar, escrever, expressar através das formas, enviar cartas, emails etc.

A quadratura do eclipse com Netuno pode trazer alguns efeitos indesejados, como confusões, desilusões ou interferir em
nosso discernimento, mas é propício para meditarmos sobre as mudanças que gostaríamos de implementar. A mente geminiana é essencial para fazer mudanças indicadas pelo eclipse. Este eclipse tende a energizar em especial os signos de ar: gêmeos, libra e aquário que podem se tornar mais sociáveis, mais comunicativos ou mais interessados em criar uma rede social de amigos. Também estarão tendo muitas e ótimas ideias e informações, que podem se tornar boas realizações.

A expansão do networking estará favorecida para conhecer muitas pessoas com ideias e interesses
semelhantes. Pode ser ainda o começo de um negócio que envolva um público maior e que terá um retorno positivo através da comunicação. Este é um bom momento para fazer contatos, distribuir currículos, cartões de visita, panfletos de seu negócio, divulgar um site ou fazer propaganda. Se você quer realizar ou alcançar algo, opte por informar o que pretende. Seja mais ousado e partilhe suas intenções com clareza.

O trígono da Lua Nova com Saturno retrógrado em Libra trará apoio e estrutura às novas ideias e também pode fazer
ressurgir antigas ideias ou ressuscitar projetos, quem sabe aquele projeto que há muitos anos ficou guardado na gaveta. E considerando que Saturno entrará em movimento direto em 12 de junho, poderemos ser capazes de avançar com entusiasmo sobre qualquer alteração implementada no eclipse. Porém, para alcançar o sucesso, deveremos trabalhar muito para isso.

É um excelente momento para buscar novas idéias e novos projetos através da comunicação. Ou seja, para quem quer
mudar de emprego, quer renovar seu trabalho ou está buscando um emprego, é uma promessa boa do eclipse fazê-lo através da comunicação e do aprendizado: divulgar seu currículo, fazer contatos, ler, estudar e se aprimorar na sua profissão. A casa no seu mapa natal onde ocorre o eclipse pode lhe dar informações mais específicas onde ocorrerão essas mudanças. Por exemplo, se o eclipse cai em sua casa 7 - dos relacionamentos, pode ser um bom momento para buscar um novo relacionamento ou melhorar seu relacionamento. O seu esforço para isso será usando a sua capacidade comunicação, o que lhe trará a mudança necessária.

Este eclipse solar ocorre antes do eclipse lunar que acontecerá em 15 de Junho e mostra um confronto entre o passado, o
presente e o futuro, mas é o passado que deve vencer. Dominará a memória, as influências do passado, lembranças de velhos assuntos, de problemas, de pessoas e sentimentos. Podem ser retomadas ideias e conceitos conservadores; a tradição ganha mais força. Movimentos que pertenceram ao passado podem retornar, assuntos da história podem ser retomados, as pessoas tendem a se apegar mais ao que é conhecido.

O passado pode oferecer mais conforto ou parecer
mais seguro. Experiências bem sucedidas e realizações que vingaram no passado podem ser reaproveitadas. No Eclipse Solar o presente é o árbitro que julga e corrige os erros do passado. O que for relevante para o presente será perpetuado e usado como reserva de experiência e como precedente.

Considerando que no Eclipse Solar o Sol é parcialmente ocultado, devemos cuidar para não sermos afetados em nossa
vitalidade. E como o Sol também representa a luz da consciência, a nossa clareza e capacidade de julgamento podem ser prejudicadas. Avaliações feitas neste período podem ser incompletas e distorcidas; as decisões raramente serão certas e sábias, pois não vemos as coisas sob uma perspectiva panorâmica e objetiva.

O eclipse solar também sugere eventos
transformadores na dinâmica do poder. No mapa de um país a posição do eclipse evidencia o setor da sociedade onde acontecem fatos relevantes. Individualmente, os eclipses tem efeito quando formam conjunção ou oposição a planetas, ascendente, Meio do céu ou nodos do mapa natal. Quando não há aspectos, o efeito é menor ou nulo, pois as energias ficam represadas onde acontecem. A conjunção pode trazer oportunidade de melhorar o planeta, ou seja, fazer uma mudança sobre a forma de vivenciá-lo. A oposição propõe uma mudança forçada, ou seja, é obrigado a mudar devido ao comportamento, ameaça ou sugestão de outras pessoas.

Na Astrologia, os eclipses são estudados como detonadores de processos e promessas do mapa natal. Neste ponto do
mapa, ao atingir a cúspide de uma casa, ativa os assuntos relativos a essa casa. Atingindo um planeta, os assuntos do planeta e suas promessas no mapa se manifestarão, bem como os assuntos da casa que o planeta ocupa e as casas que ele rege.

Mercúrio é o dispositor do eclipse. Se Mercúrio estiver bem colocado no mapa natal, a ação do eclipse se torna
benéfica, pois nem sempre um eclipse estimula o lado positivo de uma casa, signo ou planeta que aspecta. O simbolismo de um eclipse depende do lugar em que ocorre no mapa astrológico. Quando o eclipse ocorre no meio da casa, sem atingir sua cúspide ou planeta, o efeito é efêmero em dependência dos trânsitos e progressões.

Para definir a potência e os efeitos, facilidades ou dificuldades, deve-se analisar como se
encontram as progressões e os trânsitos do momento em relação ao posicionamento do eclipse no mapa. Observe especialmente se o eclipse faz conjunção ao Sol natal, ao Ascendente, ao regente do Ascendente ou se cai na casa 6 ou 12. A área atingida pelo eclipse será evidenciada e requer atenção especial por 6 meses.

O eclipse ao potencializar a casa e seu conteúdo, coloca em evidência e ativa o lado emocional relacionado aos seus
assuntos e mostra excessos, desvios, abandonos, confusões, carências, faltas. Conhecendo com antecedência a casa onde o eclipse ocorrerá, poderá antecipar-se e agir adequadamente a seus sinais. Uma semana antes de um eclipse, ocorrem eventos que podem estar relacionados ao eclipse.

O eclipse focaliza e torna proeminente os assuntos da casas onde acontecem, ativando a necessidade de preencher ou
tratar desses assuntos:
  • Casa 1: busca projetar-se para obter mais autoestima, mas pode provocar crise de identidade. Tende a se impor mais e manifestar-se abertamente.
  • Casa 2: focaliza as finanças, perspectivas financeiras e segurança pessoal, preocupações com valores materiais, manter ganhos e controlar perdas.
  • Casa 3: focaliza as novas ideias, oportunidades de comunicação, cursos e aprendizado. Pode haver preocupação com viagens, deslocamentos, transporte, meios de comunicação ou publicidade.
  • Casa 4: estimula a vida familiar, ajustamento com parentes, preocupação com imóveis e propriedade, agricultura ou construção civil.
  • Casa 5: estimula a criatividade, o amor e divertimentos. Pode haver preocupações com filhos ou vida sexual.
  • Casa 6: focaliza as alterações de trabalho, aperfeiçoamento e condições de saúde, condições de empregados, técnicas de sobrevivência. Preocupações com saneamento ou leis trabalhistas.
  • Casa 7: focaliza os relacionamentos, casamento, sociedade, complementação com os outros, formação de alianças, enfrentamento com inimigos declarados ou ações de justiça.
  • Casa 8: estimula as emoções, aprofundamento nas relações, investimentos em conjunto, interesse sexual ou esotérico, crise nas transformações. Preocupações com taxas, impostos, heranças ou morte.
  • Casa 9: estimula o pensamento abstrato, a religião, padrões éticos, educação superior, viagens internacionais. Preocupações com leis, normas, poder judiciário, estudo do direito ou negócios de importação/exportação ou estrangeiros.
  • Casa 10: focaliza a profissão, posição social e reconhecimento público. Preocupação para projetar-se socialmente, adequar-se à cultura social e cuidar da reputação.
  • Casa 11: focaliza a participação em grupos, senso humanitário, preocupações com amizades ou projetos futuros.
  • Casa 12: focaliza o desenvolvimento espiritual e psicológico. Pode agir em segredo, participar de ações secretas ou atuar nos bastidores. Preocupações com fraudes e enganos ou traição aos seus objetivos, doenças, hospitais, internações, reclusões. Inimigos ocultos podem agir em segredo.
Quando o eclipse faz aspecto a um planeta transitante ou progredido, ele ativa os aspectos que estiverem acontecendo no mapa natal. Quando o eclipse ocorre conjunto ou oposto a um planeta natal, representa:

  • Sol: o eclipse ocorrendo conjunto ao sol indica ameaça ao ego, necessidade de escolher ou decidir algo para crescer na casa onde acontece o aspecto. Oposto ao sol significa a necessidade de buscar meios na casa oposta ao sol para ultrapassar as ameaças ao ego, encarando outras perspectivas.
  • Lua: o eclipse ocorrendo conjunto à lua indica a necessidade de reavaliar o passado que influencia no presente, buscar segurança na casa ocupada pela lua e construir algo nessa casa. Oposto à lua significa necessidade de abandonar coisas que atrapalham o significado da casa oposta à lua para ultrapassar as crises.
  • Mercúrio: o eclipse ocorrendo conjunto a Mercúrio indica mudanças de ideias ou estudo, necessitando de mudanças na maneira de aprender e comunicar. Oposto a Mercúrio, indica tensões e nervosismo, ou ideias podem ser ameaçadas pelos assuntos da casa oposta a Mercúrio.
  • Vênus: o eclipse ocorrendo conjunto a vênus indica crise nos afetos ou nas finanças, sendo necessário reavaliar relações ou o modo de usar o dinheiro. Oposto a vênus indica perda do que gosta, ameaças afetivas ou econômicas. Pode surgir sentimento de rejeição.
  • Marte: o eclipse ocorrendo conjunto a marte indica necessidade de iniciar algo que preencha seus desejos, porém estará sujeito a situações agressivas, impaciência ou acidentes. Oposto a Marte pode ser provocado, estar sujeito a agressões ou surgir o desejo de competir ou combater.
  • Júpiter: o eclipse ocorrendo conjunto a júpiter mostra o medo de falhar ou excesso de otimismo, por isso deve evitar exageros. Oposto a júpiter mostra situações de julgamento social ou dissensões religiosas mas pode ter sorte.
  • Saturno: o eclipse ocorrendo conjunto a saturno mostra necessidade de aceitar responsabilidades e reestruturação. Oposto a Saturno indica medo de aceitar responsabilidades, pode ser cobrado e ter poucas recompensas.
  • Urano: o eclipse age sobre as questões de liberdade, da individualidade, trazendo algo ou situações novas que devem ser assimiladas.
  • Netuno: o eclipse age sobre as questões espirituais e capacidade de despreendimento. Se houver situações obscuras, causa decepções.
  • Plutão: o eclipse age através de fortes transformações que provocam boa evolução ou provoca a derrota se houver desejo de controle e poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog