julho 07, 2011

Urano retrógrado


Resistir às mudanças
serve apenas para prolongar um sofrimento inútil
 
A partir de 22 de julho e até 21 de dezembro 2014 Urano estará retrógrado, ou seja, estará retornando nos graus do zodíaco. Para a astrologia esse aparente retorno tem significados importantes, pois indica que todos os assuntos regidos por Urano poderão sofrer modificação, retração, desaceleração e interrupção. Sendo Urano um planeta que rege as mudanças, podemos entender que estaremos vivendo um período de muitas alterações de percursos.

Um planeta retrógrado pode pressagiar eventos aparentemente inevitáveis em sua esfera de influência, sobre as quais temos pouca influência ou nenhum controle. A retrogradação de Urano sempre anuncia a reconstrução de algo, a reforma, a renovação, a reavaliação, a reformulação de algo, sempre visando nos atualizar de acordo com o tempo presente, porque é Urano que nos incentiva a evoluir, desenvolver e estarmos alinhados com as tendências atuais.

Durante a retrogradação temos a oportunidade de revisar o que temos feito até agora e corrigir o que não está evoluindo. Também podemos enfrentar novamente situações do passado, principalmente quando restaram pendências. Dessa forma temos a oportunidade de refazer algo, resolver as pendências e refazermos o nosso passado, criando na medida do possível novas conclusões, definições e finalizações.

 



Modernização: Urano deseja que as coisas se movimentem, circulem, se renovem a cada instante e se modernizem, pois o horror de Urano é a estagnação, a lentidão, a imobilidade, as coisas fincadas num lugar em definitivo. E é justamente sobre esses pontos que Urano costuma atuar, principalmente quando está retrógrado. Urano sempre traz uma  lição para compreendermos que tudo precisa evoluir, pois nada é definitivo. Nem mesmo a vida é para sempre.

Quando as situações e pessoas estão estagnadas num mesmo ponto, Urano traz algo novo para ver se a pessoa reage. Se não houver nenhuma reação, Urano pode criar ruptura, remover, romper e separar para obrigar ao movimento, além de que testa a nossa capacidade de criar novas alternativas. Isso costuma acontecer através de pessoas, situações e circunstâncias que desafiam a estrutura de alguma área de nossa vida e forçam à mudança.

 
 


Atualização: Urano é revolucionário, radical e reacionário, por isso durante a retrogradação sentimos que algo age contra a nossa defasagem.  E quanto mais estivermos desatualizados, mas iremos passar por mudanças que visam nos atualizar.

Por exemplo, se você está numa empresa há anos e anos e não procurou progredir, não aprendeu informática, não adquiriu novas habilidades e não tem nada novo para acrescentar, pode esperar porque Urano chegará até você através de um jovem que acabou de sair da universidade com um monte de ideias na cabeça para ocupar o seu lugar.
 
O certo é que Urano nunca permite que as coisas continuem estagnadas, principalmente quando as situações estão ruins. Se alguém vem arrastando um relacionamento ruim por vários anos e não faz nada para melhorar, Urano aparece através de outra pessoa que interfere no relacionamento trazendo novas e estimulantes experiências para um dos parceiros. É daí que surgem as separações.

Às vezes pode ser apenas um susto para que você acorde para a vida. Em outros, pode desafiar sua capacidade de enfrentar novas situações. Em todos os casos Urano nos dá a oportunidade de refletirmos o que pode ser feito.

Algumas vezes você pode correr atrás do prejuízo buscando se atualizar, criando novas coisas, fazendo mudanças, adquirindo novos conhecimentos ou habilidades e pode até recuperar o que está sendo perdido. Mas às vezes já não há mais tempo e então você é obrigado a criar novas alternativas. É por isso que depois de uma mudança radical, as pessoas acordam ou são obrigadas a acordar para novas coisas, descobertas e interesses.


 


Mudanças: Urano retrógrado costuma provocar insatisfação e inquietação com rotinas, com tudo que seja monótono, constante e linear. Podemos ver Urano como um jovem adolescente que adora explorar, descobrir, criar e experimentar coisas novas.

E é exatamente isso que acontece durante a retrogradação de Urano, que pode nos atrair para experimentar coisas novas e diferentes, novas posturas e novas ideias com a finalidade de nos libertar das falsas âncoras que representam segurança. 

Nessa época muitas pessoas poderão se unir a grupos que defendam novas ideias e ideologias, que se chocam com os costumes tradicionais. A intenção de Urano é trazer reformas, renovações e reformulações para dar nova vida às coisas, questões e situações.




Revoltas: Durante a retrogradação Urano parece se colocar na contramão dos nossos desejos. Se resistimos a mudar e desejamos manter tudo como está, ele provoca mudanças. Se desejamos mudar, ele tende a surgir através de algo ou alguém que se mostra resistente às nossas novas ideias e propostas de inovação. É nessas épocas que surgem as lutas em defesa de alguma causa ou ideologia.

Urano tende a tirar o véu que esconde as situações para expor como elas realmente são. Tanto pode nos dar clareza, inspiração criativa e inventiva, quanto pode nos levar à loucura, ao fanatismo e à rebelião.

Rebeldia é coisa de Urano, por isso tende a despertar a nossa vontade de ser livre, de nos libertarmos do que nos aprisiona, do que nos limita, do que não satisfaz e de não aceitarmos restrições.

Urano representa o pensamento elevado e a consciência. Eles nos motiva a compreender o porquê de cada coisa e nos dá o entendimento rápido das questões. Mas também pode nos cegar para o bom senso, levando-nos a reações e atitudes radicais. Por isso está relacionado ao caos, às agitações, aos tumultos, às manifestações populares etc. 

 
 


Imprevistos: E por estar relacionado com as surpresas, o imprevisto, o inesperado e acontecimentos súbitos que nos assustam, durante a retrogradação há maior possibilidade de ocorrer acontecimentos que nos pegam desprevenidos.

Sua natureza é perturbar a ordem das coisas e sua forma de atuação é agir de forma imprevisível. Urano costuma chegar quando menos o esperamos e tende a agir tanto sobre questões maiores quanto em questões menores do cotidiano através de fatos inesperados. 

Programações e planejamentos são os alvos preferidos de Urano retrógrado, que tendem a ser alterados através de imprevistos, cancelamentos e mudanças inesperadas. Nesse período estaremos vivendo ao sabor do acaso, por isso é prudente confirmar os compromissos um pouco antes e seguir de perto o que está sendo realizado. Principalmente quando estamos certos de que algo é seguro e definitivo, é  onde pode surgir algo que estremece, desestabiliza e desequilibra.

 
 


Aceleração: Por não gostar das coisas lentas, Urano costuma acelerar os processos e até atropelar etapas. Todo mundo sabe que os processos são sistematizados em início, desenvolvimento e conclusão, porém durante a retrogradação as questões costumam partir do início diretamente para o final, que muitas vezes podem acabar mal devido à falta de estrutura.

As ações tendem a ser impulsivas, rebeldes e ser mal direcionadas. Exemplo disso é precipitação em decisões sem análise prévia ou um casamento com alguém que acabou de conhecer.  Geralmente não se recomenda decisões importantes durante a retrogradação dos planetas, pois podemos ser obrigados a retroceder em nossas decisões.

Se algo estiver sendo programado, tal como iniciar um empreendimento e for possível adiar, é sempre melhor implementar algo novo depois do final da retrogradação. Sempre é melhor usar o período para revisar e programar o que precisa ser mudado. Também não se recomenda terminar relacionamentos, pois pode haver arrependimento.

 



Durante o ano nem sempre todos os planetas estão em movimento direto;  há sempre algum planeta em retrogradação e se nos atrelarmos a isso nunca iremos conseguir levar nossa vida avante.

A ideia é a seguinte: a retrogradação não impede que realizemos o que desejamos, desde que haja uma base forte para que se possa construir uma estrutura estável. Não deve restar nenhuma dúvida e hesitação, senão pode surgir algo inesperado que fatalmente irá nos desviar de nossos objetivos.

Em tudo Urano tende a provocar mudança, inversões de rota, ocorrência de situações insólitas, bloqueio, ruptura, atualização e, alguns casos, destruição. Urano é vento, fortes tempestades, raios e a imprevisibilidade de terremotos. Os efeitos de Urano retrógrado tem potência para bloquear, inibir e represar onde estiver atuando. 

Seus efeitos tendem a ter mais força sobre os assuntos que ele representa, tal como tecnologia, eletricidade, ciências, sistemas controlados por computador, radares, aviação, espaço celeste, assuntos extraterrestres, astronomia, astrologia, movimento nas redes sociais, grupos organizados, comunidades e fraternidades.

Durante a retrogradação de Urano é recomendável não resistirmos e revermos onde está sendo necessário implementar mudanças ou redefinições. Porém deve-se aguardar o final da retrogradação, que acontecerá em 21 de dezembro, para implementa-las.

Embora possa afetar a todas as pessoas, estarão mais vulneráveis às ações de Urano retrógrado as pessoas que tenham planetas pessoais e ângulos do mapa natal entre 16º30 a 12º34 de Áries, Libra, Câncer e Capricórnio.

Essas pessoas poderão sentir maior necessidade de liberdade, de fazer mudanças e de serem mais autênticas. Afetará também as pessoas em cujos mapas natais Urano esteja em aspecto desafiador (quadratura, oposição, sesquiquadratura) ao ascendente, Meio do Céu e planetas pessoais.

Um comentário:

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog