agosto 25, 2010

Seja você mesmo



Conta a fábula que um velho e um garoto saíram para passear. Num primeiro momento, o garoto foi montado no burro, enquanto o velho puxava o animal.

Uma vizinha palpiteira, daquelas que acha-se dona da verdade, diz: - Que garoto safado, vai montado no burro e o pobre velhinho andando! Desce o garoto, o velho monta no burro e o garoto passa a puxar o animal.

Outra vizinha palpiteira, que acha-se julgadora dos moldes corretos de ser e agir, reclama: - Que velho descarado, vai montado no burro e o pobre garoto andando! Sobem os dois no burro.

Eis que aparece mais uma vizinha palpiteira que se exalta: - Dois marmanjos montados no pobre animal, que vergonha!!! Assim descem ambos e passam a levar o burro nas costas...

* * * * *

Um conto tão simples mas que transmite uma mensagem tão intensa: não importa o que façamos, a maneira como agimos e o nosso jeito de ser; sempre haverá uma criatura palpiteira a nos dizer, veementemente, que estamos agindo errado. Se dermos ouvidos a tais conselhos, terminaremos levando o burro nas costas.

Na astrologia do politicamente correto é chique carregar burros nas costas. Muitas qualidades, vistas sob outro olhar, se transformam em defeitos, como se todo mundo tivesse que ser amoroso, diplomático, meigo, terno, fofo, vivendo pela metade. Não faltam aqueles que aconselham: seja mais isso, seja menos aquilo. Por mais que conheçamos a arte de ler os céus não temos uma visão completa do ser divino que habita em cada ser humano, e algumas pessoas agem de fato, de uma maneira mais agressiva, rebelde, mesquinha etc.

Mas nem todo mundo quer fazer o curso de boas maneiras, nem como conquistar amigos e influenciar pessoas; e nem outras querem aprender a ser um sucesso. Deixemos de ser pessoas com cérebro lavado por teorias e modelos de comportamento; deixemos de nos contaminar pela lavagem cerebral que devemos ser uniformizados, sendo todos do mesmo jeitinho venusiano e jupiteriano. Vivendo assim, estaríamos num mundo todo cor de rosa onde a ternura faz sua morada. Os sonhos e a imaginação poderiam ser grandes, mas faltariam as energias marcianas e saturninas para dar impulso e transformá-las em realidade.

Astrologia não é manual do bom comportamento. Agir agressivamente e agir com diplomacia tem suas diferenças e, muitas vezes, trazem resultados diferentes. Porém ambos utilizados com consciência, trazem melhores resultados. Diplomacia demais é tão prejudicial quanto agir com muita agressividade; mudar de idéia a todo momento ou apegar-se absurdamente a uma idéia também trazem seus transtornos. Por isso, o mapa natal diz as suas tendências e ninguém poderá considerar o que é mais recomendável e o que não é. Todos os significados de um mapa, em si mesmos, somente lhe indicam qualidades que, se bem usadas, podem lhe tornar uma pessoa íntegra, honesta e verdadeira, primeiramente consigo mesmo e depois com os outros.

Por exemplo, se você tem uma quadratura de Saturno com Urano, pode significar que você tem alguma resistência a mudar, o que poderia ser considerado negativo; mas também pode significar que você avalia profundamente antes de efetivar uma mudança, o que se torna positivo. Ou seja, você tem uma qualidade que aos olhos de outros, mais afobados, pode parecer lento demais para aderir a uma nova idéia; porém aos mais centrados, parecerá uma atitude adulta, que lhe dá a oportunidade de avaliar os prós e contras de uma nova idéia.

Assim é com as vizinhas palpiteiras da fábula, cada uma com seu julgamento, mas nenhuma delas tem uma sugestão melhor. Então seja você mesmo, aceite-se, faça as coisas do jeito que traga satisfação e não prejudique a si e aos outros, mas não deixe que argumentos vagos lhe faça carregar o burro nas costas...

2 comentários:

  1. Muito interessante essa história. concordo com você em tudo!

    É impossível agradar á todos, por isso devemos ser nós mesmos!

    ResponderExcluir
  2. Pois é Luan, a gente tem que ser verdadeiro primeiro com a gente mesmo, e por consequência, nunca estaremos em conflito.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog