agosto 13, 2012

Horóscopo da semana de 13 a 19 agosto 2012

Lua Nova em Leão: é tempo de reforçar a autoestima 
Essa semana é importante para definirmos os caminhos que queremos trilhar em nossa vida. A Lua em sua fase Minguante nos dá a oportunidade para nos libertarmos do passado e nos direcionarmos para as possibilidades do futuro. É uma fase em que não devemos resistir ao que estiver finalizando ou tentar procrastinar.

Embora as pessoas estejam firmes em suas ideias é hora de promover ajustes e adaptações no que viemos realizando desde a Lua Nova. Não é favorável para dar início a novos projetos ou fazer lançamentos, pois essa é a fase para conclusão, términos e finalizações. O que termina ou finaliza sob uma Lua Minguante tem muito mais chances de não retornar posteriormente e pode ser encerrado em definitivo.

A Lua Minguante pode requerer definições e mudanças, sendo favorável para encerrar atividades ou situações, promover limpezas, expurgos e eliminação de ações mal resolvidas. É ideal para pesquisar, analisar e planejar novas ações futuras. Se deseja manter algo oculto ou em segredo, a hora é essa.

Lua Nova em Leão

Na sexta-feira às 12h53 ocorre a Lua Nova dando início a um novo ciclo. Sol e Lua a 25º08' de Leão marcam um excelente momento para nos tornamos criativos, divertidos e brincalhões, permitindo ser o que somos e expressarmos os nossos mais nobres sentimentos.

Esta é a lua da vida, calor, alegria, generosidade, charme, atração, magnetismo, brilho, liderança, realeza, dignidade, prestígio, autoestima e autoconfiança. Por isso, é favorável para brilharmos nas áreas de nossa vida que estejam sem energia, magnetizar tudo o que gostaríamos para nossa vida, assumir liderança, ter autonomia e realizar nossas tarefas com maestria e boa vontade. Por ser educador, Leão dá o bom exemplo.

A Lua em Leão é rainha, majestade que incentiva a excelência em todos nós e permite que possamos libertar a nossa criança interior criando um espaço onde possamos nos expressar livremente, com alegria, dançando, cantando, pintando ou desenhando, sem definir, rotular ou julgar. A Lunação de Leão é fecunda, bem apropriada à mentalização do que desejamos, sendo uma boa fase para nos empenharmos nos projetos em que possamos deixar nossa marca pessoal.

Sendo o 5º signo do zodíaco, Leão tem como função básica fixar o que germinou no escuro silencioso e protegido de Câncer. Leão marca o momento em que os primeiros frutos nascem e por isso rege os filhos. A força leonina protege sua cria e tem amor por sua prole, por isso essa lunação tende a destacar os filhos, a fertilidade, as atitudes de proteção e hospitalidade.

Essa é a Lua que aumenta a fertilidade. Tudo o que se planta na Lua Nova tende a ter força de crescimento, desde que nos dediquemos a cultivá-las. Leão é o signo da força da criação, dos primeiros resultados que surgem apesar das dificuldades, por isso o signo está relacionado ao desafio e à auto-afirmação.

Desafiar o ambiente externo é algo que precisa ser feito com coragem e Leão é conhecido pela força, até mesmo autoritária e tirânica que impõe sua vontade para realizar seu próprio destino. Leão se adapta ao que envolve o risco e o desafio para que possa se superar e não abandona uma batalha; perde ou ganha, teima e persiste até a sua conclusão.

Porém durante essa lunação é recomendável termos cuidado com grandes esforços que podem prejudicar o coração, não sendo recomendado cirurgias em orgãos regidos pelo signo de Leão e Aquário, tais como coração, região lombar, artérias e veias.

E por reger o coração, o amor está no ar. Os romances e casamentos se tornam beneficiados, sendo a melhor lua para namorar e expressar os sentimentos com entusiasmo. Exalta o desejo de amar, de ser amado e ser o centro de atenção de quem se ama. Como rei dos animais, Leão simboliza a dignidade, a honra e conhece bem a luta pela vida. Para sobrevivermos devemos estar centrados em nós mesmos para que possamos existir da melhor forma possível.

Leão é um signo exuberante, motivado, extrovertido, alegre e a lunação em Leão nos torna mais graciosos porque queremos sentir que somos especiais. Afagar o nosso ego, elevar a nossa autoestima e sermos apreciados em nossas qualidades nos fazem sentir bem. Essa é a lua que incentiva a nos engrandecermos e devemos brindar a vida. E quem estiver sendo menosprezado, é o momento de se impor e se mostrar especial. A lunação em Leão favorece essa atitude.

Apesar da generosidade leonina, há maior orgulho e tendência a levar tudo para o lado pessoal. Por isso deve-se evitar ferir o orgulho das pessoas, sendo preferível reverenciá-las. Nesse período as pessoas não querem ser ignoradas e podem se ressentir pelo desprestígio e desconsideração. Leão não sabe lidar com a rejeição, mas aprender a lidar com a rejeição é uma conquista pois ela é uma parte natural da vida.

Podemos ser rejeitados em algum momento, mas em algum lugar lá fora alguém está esperando por nós e nossas ideias, basta que continuemos tentando até obter um "sim". E se queremos ser elogiados sejamos então os primeiros a nos elogiar, a reconhecer nossos méritos sem precisar da aprovação dos outros. Para obter o que se quer é preciso perguntar e insistir até conseguir o que se deseja.

Uma forte presença e vaidade são caracteríscas leoninas. Com temperamento ardente e apaixonado, Leão precisa ser aceito e para isso explora com maestria suas capacidades, privilegiando as demonstrações de afeto através de gestos, elogios e presentes. Essa é uma fase em que as pessoas se tornam mais interessadas em adquirir bens sofisticados, caros e de boa qualidade.

Todas as atividades que envolvam lazer, recreação, parques e atividades ao ar livre se tornam especialmente favorecidas. Com a Lua em Leão devemos fazer o que gostamos e o que nos dá prazer, sendo favorável para realizar trabalhos criativos que expressem nosso estilo e ideias. Lua em Leão dá um sabor especial às celebrações e homenagens, todos querem sair, participar de grandes eventos, festas e encontros sociais.

Qualquer festa atrai grande público, tornando os espetáculos, shows, teatros, bares, baladas e restaurantes muito concorridos. Qualquer evento nessa época é garantia de muita extroversão pois as pessoas desejam se divertir, no entanto não deve faltar glamour e atendimento de excelente qualidade. É a melhor lua para os atores e atrizes mostrarem seu talento, obter fama, reconhecimento e ter sucesso.

Leão é teatral e tende à dramaticidade. A vida é como um palco e às vezes é preciso estar na platéia para ter uma visão mais detalhada do que foge à nossa percepção. Como espectadores, podemos ver como estamos atuando dentro de nossas experiências e de nossos sentimentos, para entendermos e compreendermos o nosso desempenho perante a vida.

Essa é a lua para brilharmos e nos destacarmos por nossas melhores qualidades, mas também vale a generosidade, a delicadeza interior e a compaixão para que possamos brilhar pelos nossos próprios méritos e qualidades, valorizando também o brilho dos demais. Não devemos querer ofuscar os outros, pois brilhamos muito mais quando juntamos nosso brilho ao brilho de muitos outros... 

Sol e Lua em Leão formando um bom aspecto a Marte e Saturno, que estão conjuntos em Libra, nos encoraja a dar início a projetos e relacionamentos de longo prazo. Embora a Lua Nova tenha influência sobre todas as coisas e pessoas, serão mais beneficiadas as pessoas, cidades e países que tenham planetas pessoais e pontos importante entre 20 a 29º59' dos signos fixos, ou seja, Touro, Leão, Escorpião e Aquário.

Lua Wobble

A Lua Wobble ocorre a cada 86,5 dias quando o Sol está em conjunção ou quadrado aos Nodos Lunares, com três semanas de duração. Geralmente seus efeitos tem duração 2 semanas antes e 1 semana após o último evento exato, podendo se estender por mais tempo se conjugada com uma oscilação solar. Essa ocorrência da Lua Wobble acontece a 0º do signo de Virgem em 23 agosto 2012. 

Apesar de todos os signos serem afetados, as pessoas, países e cidades com planetas ou pontos importantes nos últimos graus dos signos fixos (aquário, leão, touro e escorpião) e nos primeiros graus dos signos mutáveis (peixes, virgem, gêmeos e sagitário) podem ser os mais afetados.

Os efeitos da Lua Wobble, a oscilação da Lua, pode desencadear grandes mudanças em nossa vida. Devido ao aumento da energia pode agravar situações para serem resolvidas e se soubermos lidar com as situações, a Lua Wobble pode atuar de forma construtiva e então ela se torna uma bênção.

Os astrólogos antigos associavam a Lua Wobble ao início e fim das guerras, grandes batalhas e explosões de minas, catástrofes, fenômenos e desastres naturais. No entanto, a Lua Wobble também traz benefícios que podem aparecer através de novas situações estimulantes, trazendo novos contatos, idéias inovadoras, criatividade exacerbada, inspiração espiritual e oportunidades inesperadas. Essa semana pode ser usada para coletar informações, fazer pesquisas e considerar as diferentes opções para os seus planos, mas deve-se aguardar até a próxima semana quando finalizar o aspecto para fazer acordos finais e começar novos empreendimentos.

A melhor maneira de lidar com Lua Wobble é observar e não reagir dramaticamente, porque as situações mudam depois da Lua Wobble. Se não reagimos e aguardamos para lidar com a situação depois da Lua Wobble, pode ocorrer uma mudança de ideia. No entanto, se reagimos, as reações se tornam explosivas durante a oscilação da Lua e os relacionamentos podem ser danificados.

Qualquer coisa começada durante uma oscilação da Lua é normalmente de curta duração por causa da energia instável. Um dos aspectos mais interessantes da Lua Wobble é sua relação com o passado e, muitas vezes, podemos reencontrar ou ter notícias de pessoas ou situações do passado de forma totalmente inesperada.

Também é um fator de instabilidade que resulta em acidentes e ocorrência de grandes fenômenos da natureza, padrões climáticos bizarros, terremotos, tornados, tsunamis, erupção vulcânica, incêndios, acidentes estranhos, explosões, graves acidentes de avião, barco, trem ou automobilístico, tumultos, agitações políticas e pessoais, resultando em destruição ou afetar pessoas em grande escala. 

Os animais também são afetados por esse fenômeno e podem se comportar estranhamente; alguns podem desaparecer por algum tempo. Vale aquela máxima da Lei de Murphy : "Se alguma coisa pode dar errado, com certeza dará errado, da pior maneira possível e no pior momento possível".

Sol/Marte/Saturno:

A partir de hoje e durante os próximos dias, o Sol em Leão dá inicio à boa conexão com Marte e Saturno em Libra, potencializando os assuntos regidos por Marte e Saturno e ressaltando as qualidades librianas. O melhor desse aspecto é o aumento da energia e vigor físico que pode favorecer as pessoas que estejam doentes, com pouca energia ou deixando-nos mais dispostos a sair da inércia.

É favorável para tomar decisões que visem sair de uma situação, convencer os outros ou forçar uma solução. É um bom aspecto para mostrar autoridade, liderança ou assumir o comando de algo ou da própria vida. A potencialidade da conexão desses poderosos planetas denota vitória, ordem e progresso.

Também favorece a política, os negócios de longo prazo e para obter apoio e proteção de chefes, pessoas mais velhas ou que ocupe uma posição de autoridade. Há possibilidade de mostrarmos maior eficiência, sermos bem avaliados e reconhecidos em nossos esforços. É uma boa época para entregar um currículo ou obter apoio de um chefe numa promoção. Exalta a capacidade de administração, planejamento e senso de utilidade.

Marte/Saturno:

Durante os próximos dias Marte e Saturno estarão juntos em Libra podendo resultar em descoordenação, indecisão ou muito esforço para vencermos as limitações. Apesar do impulso para a ação, a razão ou outras forças podem nos bloquear. Podemos colocar força e energia encima de algo que não se movimenta, fica empacado e não se desenvolve. O mais recomendável é evitar se desgastar com o que não trará resultados.

Marte tem pressa, Saturno coloca obstáculos. Em alguns casos pode ser necessário assumir pesadas responsabilidades renunciando a alguns desejos. Também podemos estar em conflito: ter atitude combativa ou ser prudente. Figuras masculinas, militares ou policiais poderão limitar algumas ações ou encontrarem dificuldades e resistência em suas atuações. De qualquer forma abre a possibilidades de confrontos.

Esse é um tipo de aspecto particularmente potente que pode provocar problemas em estruturas, desabamentos, acidentes graves, mau humor, problemas na coluna e extrações dentárias complicadas. Além da baixa energia física, podemos nos sentir frustrados devido à falta de meios para realizar o que desejamos. Marte e Saturno associam energia e reflexão, força e sangue-frio, podendo ocasionar situações em que tenhamos de entrar em guerra contra o tempo, ou seja, muita coisa a fazer em pouco tempo disponível.

Vênus/Plutão

Vênus e Plutão entram em confronto no zodíaco, principalmente no meio da semana, e provocam muita tensão aqui na terra. Tensões e desgaste emocional podem ser provocados por problemas financeiros e crises nos romances. Ressalta o medo da traição e do abandono, sobressaindo a paixão doentia, os instintos sexuais, a insatisfação sexual, desconfiança e ciúmes de forma extremada.

A deusa do amor em conflito ao deus da morte traz sentimentos ambivalentes de amor e ódio que se fazem presentes nos relacionamentos. Vênus em Câncer diminui a resistência de aproximação e deixa as pessoas mais receptivas mas não se iluda, é tempo de frear toda carência ou atração obssessiva por algo ou alguém, pois os relacionamentos iniciados nesse período geralmente tornam-se amores destrutivos e dramáticos que causam angústia e fazem sofrer. Os envolvimentos podem levar apenas ao prazer sexual em detrimento do amor.

Em termos afetivos o relacionamento se torna difícil, podendo ocorrer situações tóxicas, como raiva, inveja e desencontros. Mesmo que não seja uma situação grave, há tendência a dramatizar e se machucar emocionalmente. Também não é favorável para resolver situações afetivas, pois há rispidez no ar e o outro pode se armar contra você. Por isso é necessário evitar extrapolar ou provocar, pois este pode ser o dia "D", ou seja, de uma decisão definitiva. Nesses dias se houver brigas, podem ocorrer ressentimentos eternos.

Devido à desarmonia, não será um período propício para pedir, cobrar, exigir ou negociar, pois a reação do outro não acompanha a sua intenção. Não favorece negociar preços, salários, taxas, multas, débitos etc. Há risco de perder algo, sofrer roubo ou prejuízo e ocasionar descontrole financeiro. Evite solicitar empréstimos, fazer dívidas ou entrar em qualquer negociação, pois além da dificuldade em quitá-los há tendência das pessoas estarem muito gananciosas querendo tirar vantagens. 

Esse é um aspecto que indica chantagem, manipulação para obter ganhos ou compra de algo deteriorado. Portanto, devemos analisar muito uma compra antes de efetivá-la. É igualmente desfavorável para qualquer intervenção estética, pois os resultados podem ser bem diferentes dos esperados, com mutilações ou problemas de difícil correção. 
 
Vênus/Kiron

O excelente aspecto entre Vênus e Kiron tende a nos incentivar a reconhecer nossas feridas emocionais e encará-las com coragem para ultrapassarmos o medo de amarmos ou de não sermos amados e desejados. Alguns poderão passar por profundas experiências que terão efeito de cura.

Estando Vênus também relacionada aos bens materiais, dinheiro e valores estaremos mais interessados em adquirir maestria para lidar e administrar nossos bens, finanças e investimentos. Alguns irão se interessar a ajudar a outros ensinando como cuidar de seus bens materiais embora não consiga manter sua própria vida financeira em ordem. Mas isso se torna benéfico, porque enquanto ensina tende a assimilar outras experiências.

Pode ressaltar a insatisfação pela falta de recursos levando-nos a buscar meios que possam atenuar nossas dificuldades ou podemos encontrar pessoas que venham a nos auxiliar de forma construtiva ensinando-nos boas formas de lidar com o lado material da vida. É preciso que estejamos conscientes de que nosso sucesso material está intimamente ligado a uma forte autoestima: temos aquilo que achamos que merecemos, quando evitamos o desperdício, gastos impensados ou doamos muito para os outros. Kiron vem nos ensinar a dar mais valor ao que temos.

Mercúrio/Urano:

A partir do meio da semana estaremos mais expressivos em nossas opiniões e ideias não convencionais, com maior capacidade de compreender conceitos tecnológicos e científicos. Boas ideias podem dar certo agora com Mercúrio e Urano em bom aspecto. Podemos estar interessados em várias coisas tendendo a não concentrar numa mesma tarefa por um longo tempo.

Este é um momento oportuno para ir a reuniões ou outras atividades em grupo organizado, comunicar on-line e tomar parte em atividades que envolvem computadores, ciência ou metafísica. Podem surgir grandes e originais ideias sendo um momento oportuno para abrir a mente através de cursos, escrevendo, montando miniaturas ou conversando com um terapeuta. As pessoas tenderão a estar mais liberais e menos preconceituosas. Nossa intuição se torna mais aguçada e as percepções parecem vir do espaço. Ganhos inesperados podem acontecer.

Mercúrio/Plutão:

No final de semana é oportuno ter atenção ao que se diz e ao que se escreve, pois pode desencadear lutar de poder e hostilidades. Mercúrio e Plutão estarão se estranhando no céu sendo possível que tenhamos de rever decisões do passado. 

 (*) LFC: A Lua estará fora de curso nos deixa mais sujeitos aos imprevistos que desprogramam e frustram as nossas expectativas. Há maior tendência a transtornos, atrasos e fracassos em tudo que for tratado nesse horário. É importante ser maleável, não querer que tudo seja cumprido à risca, porque é aí que não funciona mesmo. Por isso evite compromissos e decisões importantes que podem ter resultados inesperados. 

Aspectos da Lua durante a semana

13 agosto 2012 - Segunda-feira - Lua em Câncer
  • (*) LFC: A Lua estará fora de curso de 00h00 às 05h27.
  • Lua em Câncer: A Lua ingressa em Câncer às 05h27 nos deixando mais carentes, hipersensíveis e em busca de proteção. A tendência é de acolher e ser acolhido, estando as pessoas mais interessadas pelos sentimentos, mas podem estar mais introspectivas. Deve-se estar disposto a lidar com a carência de outros.
  • Favorece os encontros familiares ou para buscar intimidade, cuidar da casa e assuntos particulares, acolher e ser acolhido nas necessidades ou encontrar soluções em assuntos relativos ao ambiente doméstico. As pessoas estarão interessadas em melhorar o ambiente doméstico e adquirir eletrodomésticos, aparelhos para cozinha ou alimentos.  Câncer rege o estômago e os seios, não favorecendo cirúrgias e intervenções nessas partes do corpo enquanto a lua estiver nesse signo.    
  • Lua/Netuno: O dia amanhece com a Lua e Netuno em excelente aspecto trazendo harmonia, inspiração e fé. Apesar da manhã preguiçosa nossos palpites estarão mais precisos, portanto podemos confiar em nossa intuição. As pessoas tendem a estar com maior espírito de solidariedade e poder de empatia, mas é preciso cuidado para não se envolver em situações complicadas e confusas.
  • Lua/Vênus: À tarde Lua e Vênus marcam encontro no signo de Câncer deixando as pessoas amorosas, carinhosas e gentís criando um clima de entendimento, amabilidade e diplomacia. Favorece os encontros amorosos, reuniões sociais e divertimentos com os amigos bem como realizar compras e acordos. As pessoas estarão dispostas a evitar conflitos ou o caráter submisso pode esconder uma tática indireta de convivência. Há tendência em melhorar o ambiente doméstico bem como torná-lo pacífico e confortável. Favorece as apresentações públicas e lançamentos de produtos, principalmente de eletrodomésticos, pois há maior aceitação pelo público.
  • Lua/Urano/Plutão: A noite tende a ser tensa e agitada devido à angulação difícil entre Lua, Urano e Plutão. Além de super sensíveis, os humores das pessoas poderão estar alterados com demonstrações de rebeldia a tudo que seja sistemático e organizado, além da tendência a decisões drásticas. O céu está eletrizante e as faíscas estão soltas na terra, portanto, fuja de conflitos, não se indisponha com os outros, evite tomar decisões importantes e adie conversas que possam gerar emoções fora de controle.
  • Além de tirânicas, as pessoas estarão exigentes, pouco tolerantes e muito manipuladoras. Cuidado com a compulsão ou obssessão por algo ou alguém que pode se tornar um agente transformador de sua vida. Os relacionamentos podem se tornar destrutivos ou surgir paixões intensas que tendem a escravizar. Relacionamentos limitantes e controladores podem ser rompidos ou pode surgir a necessidade de confrontar com fortes emoções e sentimentos.
  • Apesar de imprevistos, nervosismo e provocações, mantenha o equilíbrio. Com a Lua em Câncer estamos mais carentes de atenção, mas não devemos provocar os outros apenas para atrair atenção. O dia recomenda maturidade ao lidarmos com nossas necessidades, emoções e carências. Lua e Plutão em oposição indicam ressentimentos, mágoas, um misto de amor e ódio, medo da perda e do abandono que causam um apego muito forte gerando um comportamento obsessivo-compulsivo, pois as pessoas se tornam mais abertas aos sentimentos.
14 agosto 2012 - Terça-feira - Lua em Câncer
  • Durante o dia Lua em Câncer nos deixam muito emotivos e dispostos a estar com o que seja familiar e conhecido. As pessoas estarão interessadas em melhorar o ambiente doméstico e adquirir eletrodomésticos, materiais e aparelhos para cozinha ou alimentos, porém não é um período favorável para assumir dívidas.   
15 agosto 2012 - Quarta-feira - Lua em Câncer/Leão
  • Lua/Marte/Saturno: O dia amanhece com o aspecto tenso entre a Lua e Marte/Saturno deixando as pessoas irritáveis e impacientes, além de rabugentas e com maior tendência à reclamação. Isso pode dar ensejo a implicâncias e discussões sem objetivo nenhum, pois há tendência ao comportamento e reações infantis. Pequenas coisas podem nos chatear ou perdemos a calma por coisas insignificantes.
  • Devido às emoções descontroladas podemos estar cegos para o bom senso e a cautela, entrando em disputas, discussões, rivalidades, desentendimentos em casa, brigas em família e rivalidades por assuntos insignificantes. Também estaremos mais sujeitos a dificuldades com autoridades, militares e concorrentes já que há maior tendência a desafiar leis e regras.
  • As responsabilidades podem parecer mais pesadas e tendemos a acordar temperamentais e de mal humor reagindo mal às cobranças e exigências. Pode haver pouca energia para enfrentar o dia que tenderá a ser muito lento e burocrático. Para evitar conflitos adie conversas e contatos importantes para outro dia, pois as pessoas tenderão a estar mais contidas, reservadas e pessimistas.
  • (*) LFC: A Lua estará fora de curso das 05h21 às 15h04 quando ingressará no signo de Leão.
  • Lua em Leão: A Lua ingressa no signo de Leão às 15h04 e melhora o humor das pessoas, deixando-nos mais extrovertidos, entusiasmados e calorosos mas também há maior orgulho e tendência a levar tudo para o lado pessoal. Devemos evitar ferir o orgulho das pessoas; é preferível reverenciá-las e estarmos dispostos a lidar com o egocentrismo e orgulho dos outros. Durante esse período, tornamo-nos mais teatrais, dramáticos, francos e nossa tendência é de preocupar-nos primeiro com nós mesmos.
  • As pessoas querem brilhar chamar atenção, por isso estarão mais dispostas a gastar, comprar coisas caras, supérfluas e extravagantes. Essa é uma boa época para chamar atenção, brilhar, realizar eventos grandiosos e glamourosos, estar rodeado de pessoas, favorecendo ainda os romances e os encontros amorosos. 
  • É favorável para divertir, fazer coisas criativas, dedicar ao ao lazer, ao que dá prazer ou aos filhos, participar de eventos e festas alegres e extrovertidas, ir ao cinema ou teatro. Leão rege o coração e o sistema circulatório do sangue que leva vida a todos os outros órgãos, por isso desfavorece cirurgias nessa parte do corpo enquanto a Lua estiver no signo de Leão.
  • Lua/Mercúrio: À noite Lua e Mercúrio marcam encontro em Leão e as conversas estarão animadas e divertidas. A Lua ilumina a comunicação tornando-a mais clara e verdadeira. Além de comunicativos teremos maior facilidade para nos relacionarmos com as pessoas e trocar ideias, tendendo a assimilar melhor as nossas experiências e conhecimentos.  As pessoas se tornam mais interessadas pelo desenvolvimento intelectual e a Lua melhora a memória, aumentando a capacidade de absorver e reter informações.
16 agosto 2012 - Quinta-feira - Lua em Leão
  • Lua/Urano: O dia amanhece tenso e acelerado com a Lua e Urano em mal aspecto. Inexplicavelmente as pessoas podem se mostrar nervosas e irritadas com as tarefas e obrigações de rotina. Apesar da capacidade criativa, há muita rebeldia quanto a horários e normas podendo ocasionar alterações, cancelamentos e remanejamentos durante a manhã.
  • Aliado ao aspecto tenso entre Vênus, Urano e Plutão, há possibilidade de imprevistos, inconstância, rupturas e interrupções. Além de prejudicar a capacidade de escolha e julgamento, as pessoas poderão estar desconfiadas e inflexíveis, com menor disposição para lidar com novidades, novas ideias ou se encontrarem em dificuldades com aparelhos eletricos, eletrônicos ou outras tecnologias.
  • Lua/Júpiter: À tarde Lua e Júpiter em harmonia deixam as pessoas divertidas e de bom humor. Esse é um aspecto que traz compreensão, amabilidade e generosidade. Além de solidárias as pessoas podem estar mais tolerantes, justas, íntegras, corretas e com otimismo contagiante. Com muita espontaneidade as pessoas tendem a se ajudar mutuamente, porque todos se tornam interessados em prestar proteção e apoio mútuo.
Sexta-feira – 17 de agosto - Lua em Leão/Virgem
  • Lua Nova: Hoje é dia de Lua Nova em Leão. 
  •  Lua/Saturno: O dia amanhece sob as boas energias do aspecto entre Lua e Saturno acentuando a paciência, esforço pessoal e maturidade para lidar com as questões. Favorece estabelecer planos e projetos, conciliar interesses, aumenta o senso de responsabilidade e cumprimento dos deveres e obrigações.
  • Lua/Marte: À tarde Lua e Marte estarão trazendo-nos maior energia, entusiasmo e nos tornando mais aptos para enfrentar as dificuldades. É possível que consigamos fazer mais do que seja fisicamente necessário, porque estamos mais firmes, contundentes, controlados e construtivos havendo maior poder de organização e disciplina.
  • (*) LFC: Entre 14h55 e 21h34 a lua estará fora de curso até a Lua ingressar no signo de Virgem.
  • Lua em Virgem: A Lua ingressa no signo de Virgem às 21h34 aumentando a prestatividade e a simplicidad, mas as pessoas tendem a estar mais exigentes, com espírito crítico e com mania de perfeição, por isso devemos estar dispostos a lidar com exigências e críticas alheias. O trabalho passa a ser prioridade, sendo um bom momento para organizar ou terminar atividades.
  • É favorável para pequenas tarefas ou para lançar serviços relacionados à limpeza e organização, saúde, dietas, alimentação, cuidados com animais e de tudo que exija espírito prático. Também é um excelente período para trabalhos minuciosos, detalhados e que exijam perícia e meticulosidade. Há maior interesse em trabalhos manuais e no auto-aperfeiçoamento.
  • As pessoas se mostram mais interessadas em artigos de qualidade e com bom acabamento. Tratamentos específicos que exigem maior atenção aos detalhes, limpeza de pele, desintoxicação, iniciar dietas e fazer um programa de alimentação estão favorecidos. Virgem rege os intestinos e o sistema digestivo, por isso desfavorece cirurgias nessas partes do corpo durante enquanto a Lua estiver em Virgem, mas é extremamente favorável para exames e consultas médicas.
  • Lua/Netuno: Ao final da noite Lua e Netuno estarão em oposição no zodíaco deixando nossa mente e imaginação divagando em torno de coisas impossíveis ou muito fora da realidade. Se por um lado isso propicia uma grande criatividade, por outro pode causar dificuldade de concentração, incapacidade de planejamento, confusão entre a realidade e a ficção, falsas impressões, escapismo, baixa energia e desânimo. 
  • Ao idealizarmos pessoas e situações estaremos nos expondo a muitas decepções e enganos. Com esse aspecto nos tornamos mais vulneráveis às circunstâncias confusas ou pessoas evasivas, viciadas, irresponsáveis, incomuns ou que não se comprometem. Devemos estar atentos às pessoas que se fazem de vítima para abusar da nossa momentânea inocência em ajudá-las. 
  • Há tendência à procrastinação, comportamento compassivo, caprichos infantis ou evitar de confrontar problemas difíceis. O melhor antídoto a esse aspecto é dançar, ouvir música, assistir filmes, orar ou se expressar nas artes, mas sempre atento às ações dos outros.
18 agosto 2012 - Sábado – 18 de agosto - Lua em Virgem
  • Lua/Plutão: Hoje é dia de recuperar as energias dispendidas durante a semana. Pela manhã Lua e Plutão se harmonizam deixando-nos mais cientes de nossas capacidades e limites, aumentando nossa percepção além da superficie dos fatos e das pessoas. Esse aspecto propicia criar, transformar, renovar e revitalizar coisas e situações. Também é um indicativo de cura ou para ajudar outros a encontrar a própria força.
  • Lua/Kiron: Lua e Kiron em oposição indicam maior propensão a problemas familiares, conflitos entre pais e filhos, falta de apoio ou de aconchego junto à família ou obrigações e problemas que nos afastam do ambiente familiar. Podemos sentir necessidade de ajudar os outros abrigando-os em nossa própria casa ou ajudando outros a terem suas casas e familia, embora possamos encontrar dificuldade em ajudar a nós mesmos.
  • Lua/Vênus: A tarde será marcada pela harmonia entre Lua e Vênus deixando as pessoas mais amáveis e diplomáticas, o que favorece o entendimento. Será um momento oportuno para namorar, divertir, promover reuniões sociais e realizar compras. Há tendência em melhorar o ambiente doméstico bem como torná-lo pacífico e confortável. Favorece as apresentações públicas e lançamentos de produtos, principalmente de eletrodomésticos, pois há maior aceitação pelo público.
  • Lua/Júpiter: Ao entardecer Lua e Júpiter formam um aspecto tenso que pode nos deixar mais propensos aos excessos. Além da emotividade excessiva, há tendência aos julgamentos precipitados, demasiada indulgência e excessiva generosidade. Com esse aspecto, muitas pessoas tendem a gastar dinheiro sem nenhum critério ou podem fazer compras sem ter condições de pagar. As emoções influenciam na capacidade de julgamento e os gastos visam aplacar uma grande ansiedade.
  • Devido à auto-indulgência as pessoas sentem-se mais preguiçosas, comem ou bebem demais. A superficialidade, ambiguidade, falsas promessas e mentiras podem se fazer presentes assim como as pessoas se comportam como crianças mimadas. Pode haver um apego excessivo ao passado, às memórias, à história, culturas distantes ou haver dificuldade em obter apoio. Resista à tentação de escolher caminhos mais fáceis que podem acabar causando mais problemas.
  • (*) LFC: A partir de 20h26 a lua estará fora de curso.
19 agosto 2012 - Domingo - Lua em Virgem
  • (*) LFC: A Lua estará fora de curso durante todo o dia. Mantenha a rotina, evite decisões importantes e usufrua dos prazeres simples da vida sem muita complicação.
Sol em Leão

Até 21 de agosto 2012 o Sol estará transitando sob o signo de Leão. Em Leão o Sol afirma a força solar do poder individual, da auto-expressão, liderança, autoconfiança, criatividade, entusiasmo e expansão dos afetos e da generosidade. É o fogo em sua majestade e exuberância evocando o desejo de admiração, reconhecimento e respeito, conferindo brilho e expoência. 

Sol em Leão simboliza a nobreza, o centro e foco das atenções que estimula o ego inflado, a vaidade, o orgulho ou a dramaticidade da emoção e paixão. Com o Sol em Leão é tempo de fazer brilhar o sol interior e não ter orgulho de expressar o seu desejo de receber amor e reconhecimento. Em 22 de agosto o Sol ingressará no signo de Virgem.

Mercúrio em Leão

Mercúrio estará transitando sob o signo de Leão até 31 de agosto 2012. Submetido aos padrões do Sol que rege o signo, Mercúrio em Leão tem voz poderosa, ruge e fala com autoridade. Quando adquire maior habilidade, é capaz de se expressar com estilo e sofisticação, sendo marcante a sua comunicação. Hábil na arte da persuasão, pode conquistar as pessoas usando da lógica, da culpa ou da inteligência. É fabulosa sua capacidade de promover ideias e transmitir mensagens. A sua firme vontade e os seus propósitos levam a enfrentar e encontrar soluções para os problemas de forma muito criativa.

Apegado às suas próprias opiniões, que considera sempre ser a melhor, algumas vezes chega a ignorar os pequenos detalhes. Sendo Leão um signo fixo, as opiniões são formadas lentamente e há relutância em modificá-las. Há um desejo de ser considerado uma autoridade em algum assunto e o discurso dramático pode ser convincente. Porém quando levado a extremos, pode apresentar um excessivo orgulho intelectual e arrogância.

Esse mensageiro com atributos leoninos também pode utilizar sua voz e expressão para o entretenimento, gostando de compartilhar seus pensamentos e visão artística, preferencialmente diante de uma platéia onde possa ser o centro de atenções. Leão é o signo regido pelo sol, por isso quando Mercúrio expressa os atributos do signo fala com o coração e consegue sensibilizar muitos outros corações.

Vênus em câncer:

Vênus ingressa no signo Câncer em 07 agosto 2012. Em Câncer Vênus é regida pela Lua, tornando-se sensível, amorosa, maternal e dirigida pela intuição. Em seu lado positivo, representa carinho, proteção, sinceridade e lealdade. Em em seu lado negativo, representa carência, insegurança, manipulação, mau humor e espírito vingativo.

Vênus em Câncer é amor de mãe, o amor cuidadoso que ampara e protege mas também é carente de atenção. Esse é o amor canceriano que nutre e consegue cativar o outro com pequenos gestos de amor, mas pode tornar o outro dependente ou depender de cuidados dos outros. Naturalmente tímida e sentimental, a Vênus em Câncer tem muita fragilidade emocional e pode nos deixar mais carentes de demonstrações de afeto.

A Vênus canceriana sonha com uma casa aconchegante, muitos filhos, família reunida e nutrida com comida farta. Dedicada à família, à sua casa e ao lar, é no conforto de seu ambiente familiar que encontra apoio e o amparo que precisa. Em casa, gosta de criar uma atmosfera acolhedora e intimista, onde todos os entes queridos sintam-se bem-vindos. Os amigos são considerados como pessoas da família. Por isso tenderemos a reunir a família e amigos, além de provê-los de todo conforto.

Nas questões financeiras, Vênus em Câncer é o planejamento para antecipar-se às necessidades futuras. Como Câncer rege a Casa 4 que representa a nossa casa e a nossa família, é onde podemos gastar tempo, dinheiro e energia para promover uma melhor qualidade de vida familiar, honrando a nossa vida privada e particular, principalmente quando temos ocupações profissionais ou sociais que consomem muito do nosso tempo. Lojistas de artigos para o lar tenderão a vender mais assim como loja de presentes.

Apegada às tradições, essa vênus canceriana nos desperta para presentear para agradar e causar satisfação, um jeito de cuidar e alimentar a alma do outro. Com muita imaginação, seremos capazes de criar coisas capazes de causar muita emoção nos outros. A arte poderá expressar e de uma forma silenciosa expressar um calor envolvente que aquece os corações. As pessoas poderão estar mais compreensivas em um nível mais profundo.

Apegada às lembranças do passado, alguns antigos amores podem retornar mas as pessoas estarão com mais cautela antes de envolver-se. Dar tempo ao tempo, esse é o lema de Vênus em Câncer mas pode nos deixar ofendidos ao menor sinal de rejeição. Tenderemos a guardar frustrações e decepções apenas para nós mesmos, pois assuntos do coração nem sempre podem ser entendidos com as palavras de razão ou lógica. As emoções são inexplicáveis e Câncer é o signo que tem mais sensibilidade para o que não se explica, apenas se sente.

Júpiter em Gêmeos

Júpiter estará transitando sobre o signo de Gêmeos de junho 2012 a junho de 2013.  Estando submetido aos rigores de Mercúrio que rege o signo, durante esse tempo iremos assistir uma grande expansão nas habilidades e nos meios de comunicação, transportes, cursos breves e palestras, além de melhor humor das pessoas. Júpiter é o maior planeta do sistema solar e astrologicamente sua influência faz expandir o efeito de todas as coisas com as quais entra em contato.

Júpiter representa tudo o que é grande e grandioso, esplêndido e ampliado. É o planeta do crescimento, da expansão, evolução, progresso e propósito amplo. Júpiter nos oferece possibilidades e oportunidades mas também provoca excessos e exageros.

Conhecido como o planeta da sorte, Júpiter representa a riqueza, a fortuna, a fartura e abundância, por isso está relacionado aos ricos, nobres, à honra, prestígio social, protetores e benfeitores que se tornarão notícias nos próximos 12 meses. Mas também representa as qualidades que podem advir da posição social como a generosidade, a opulência, a soberba, arrogância, vaidade, orgulho e falsa humildade. Leia mais Júpiter em Gêmeos.

Marte em Libra

Marte está transitando sobre o signo de Libra de 03 julho a 22 de agosto de 2012. Durante esse período é recomendável duvidar dos impulsos e refletir muito sobre as ações e decisões. Marte rege o signo de Àries, oposto a Libra que é o signo de detrimento de Marte, uma das piores posições para um planeta. Portanto em Libra Marte não consegue expressar suas energias de forma positiva. Chamado na antiguidade de pequeno maléfico, na verdade seu mal não é menor, isso só quer dizer que ele é mais rápido do que os grandes maléficos e em Libra Marte é "lobo em pele de cordeiro".

Quando Marte está no signo de Libra ele é obrigado a seguir os padrões de Vênus, o regente do signo e não consegue expressar sua espontaneidade. Em consequência, as pessoas tendem a agir de forma dissimulada e falsa tentando camuflar suas ações; o descontentamento ou sofrimento pode ser disfarçado atrás de um falso sorriso.

Libra rege a justiça e propõe soluções com diplomacia, atitudes que Marte desconhece. A justiça de Marte é completamente diferente; é olho por olho, dente por dente. Mas por não conseguir mostrar-se abertamente, tende a criar situações de boicote. Marte em Libra é faísca de guerra que não explode, age pelas costas, não mostra quem é de fato, não expressa abertamente, não discute e não briga. Tende a ser mascarado, podendo criar situações superficiais permeadas de muitas mentiras e falsidades.

Marte em Libra tenta ser elegante mas no fundo age com hipocrisia. Tenta manter as aparências e faz grandes proezas só para agradar, perdendo sua credibilidade quando desmascarado. Verdades podem vir à tona ou ser omitidas pelo medo de suas consequências, ainda que não possam ser escondidas por muito tempo. Mentiras podem ser desmascaradas rapidamente, porque Marte é rápido, espontâneo e não consegue sustentar máscaras. Antigos problemas podem reapararecer e sob pressão, as pessoas podem falar o que pensam e o que antes evitavam dizer.

Em Libra, Marte "perde as estribeiras" diante da menor crítica e pode aproveitar a ocasião para expressar sua insatisfação. Marte em Libra é um líder desorientado, hesitante e indeciso. Agindo a esmo, sem nenhuma certeza, ele pode arrepender do que vinha realizando, querendo retornar em caminhos que muitas vezes não tem volta. E aí provoca problemas para si e para os outros. Por isso é preciso muita cautela quando Marte está atuando sobre o signo de Libra.

Saturno em Libra

Saturno é o planeta da responsabilidade e quando passa pelo signo de Libra deve seguir os padrões de Vênus que rege o signo, por isso exalta a seriedade e compromisso no casamento ou sociedade de negócios. As pessoas tornam-se mais interessadas por outras que sejam mais seguras e experientes, podendo até mesmo demorar mais a escolher seu parceiro devido à necessidade de fazer as escolhas corretas.

Saturno em Libra se empenha para manter os relacionamentos e é seletivo até mesmo com amizades, no entanto não gosta da solidão. Durante essa fase de Saturno em Libra as mulheres tendem a procurar um pouco seus pais nos homens escolhidos e os homens tendem a ser paternais.

Urano em Áries

Urano em Áries durante sete anos nos deixa ávidos por mudanças, dando-nos o impulso para nos libertarmos de circunstâncias restritivas, porque nos torna mais desejos de independência e liberdade. Estando em um signo regido por Marte, Urano tende a agir com precipitação e de forma inesperada. 

Urano retrógrado:

Urano estará retrógrado de 13 de julho a 13 de dezembro 2012 evidenciando e criando obstáculos nos assuntos relacionados a mudanças, tecnologia, informática, aviação, eletricidade, rede social, astrologia, astronomia e assuntos extraterrestres. Nesse período também podem surgir resistências às propostas de inovação ou a novas ideias.

Mudanças podem ocorrer sem que possamos fazer qualquer coisa para evitá-las. Pessoas ou circunstâncias tendem a desafiar o nosso senso de estabilidade, segurança ou o nosso desejo de manter as coisas como estão. É de Urano as mudanças que podem ser súbitas e inesperadas. Um dos atributos do planeta é dar o impulso de aceleração, criando imprevistos nos caminhos programados ou perturbar o que contamos como certo, seguro e definitivo, porque Urano não se sintoniza com uma zona de conforto. Urano tem a natureza de perturbar a ordem das coisas de forma imprevisível.

Durante a retrogradação Urano se torna mais potente e mais explosivo nos seus significados. A tendência é que ocorram situações e acontecimentos para os quais não estamos preparados, ou seja, nos pegam desprevenido. Urano retrógrado age sobre os assuntos que necessitam de mudança, principalmente quando há uma resistência a mudar.

Por isso, durante a retrogradação não devemos resistir sendo necessário rever áreas de nossa vida que necessitam de mudanças e redefinições importantes. O movimento retrógrado propicia uma reavaliação, uma oportunidade de atualização daquilo que o planeta significa. É um bom momento para avaliar o que é necessário mudar para atender à necessidade de liberdade e autenticidade.

Um dos significados de Urano é a rebeldia. As ações uranianas visam despertar a humanidade para novas coisas e posturas, libertando as pessoas das falsas âncoras de segurança, por isso causa insatisfação e inquietação. Na retrogradação a mente se torna ávida por respostas, incitando a querer saber o porquê das coisas. Podem surgir grupos que defendam novas ideias mas que encontrarão resistência na sociedade conservadora.

Sentirão maior necessidade de liberdade e de mudanças radicais principalmente pessoas, cidades e países que tenham em seus mapas natais planetas pessoais, Sol, Lua ou ângulos no início dos signos de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, embora possa afetar todos signos em alguma área da vida. Afeta também aqueles que estão com Urano transitando em aspecto desafiador ao ascendente, Meio do Céu e planetas pessoais. Coisas interrompidas ou iniciadas durante a retrogradação tendem a sofrer alterações quando Urano voltar ao movimento direto.

Netuno em Peixes

Netuno domiciliado em Peixes exalta a desconstrução das diferenças e dos limites. As minorias e os excluídos tendem a ganhar mais voz e dá evidência aos que vivem marginalizados da sociedade, tais como os pobres, presidiários, loucos, travestis, doentes, negros, índios e todos os outros que sejam minoria. Os valores nobres, de perfeição e riqueza se dissolvem nas névoas piscianas, exalta o feminino e a feminilidade no jeito de ser e agir.
 

Netuno Retrógrado

Netuno estará retrógrado de 04 de junho 2012 a 11 novembro 2012, retornando de 03º09' a 00º21 do signo de Peixes. Na retrogradação as pessoas tendem a fugir da realidade através de drogas, álcool, religião, crenças, etc ou se iludir querendo seguir um caminho pelo lado mais fácil. Daí podem surgir muitos problemas, pois quando quando percebermos o nosso engano poderemos nos decepcionar e talvez já não haja retorno.

A casa regida e a casa ocupada por Netuno no mapa astrológico tende a apresentar uma desaceleração ou decepção. Os meios de lidar com Netuno retrógrado é ser muito realista em negócios e nos relacionamentos. O lado ruim de Netuno, planeta da ilusão e do engano, é achar que tudo está bem quando na verdade não está. Não se deve considerar que um assunto está concluído ou finalizado durante a retrogradação, pois pode haver repercussões futuras.

Viagens marítimas, atividades submarinas, pesca, mergulho e quaisquer atividades ligadas ao mar podem ter desaceleração como falta de pesca, havendo ainda a possibilidade de naufrágios, afogamentos, acidentes com água, inundações, tsunamis etc. Projetos de encanamentos, tubulação de água e esgoto feitos durante a retrogradação podem apresentar defeitos posteriormente e terem de ser refeitos.

Alimentação forte ou alimentos provenientes do mar podem causar intoxicação, podendo ocorrer contaminação de alimentos ou venda de produtos estragados, por isso deve-se redobrar atenção ao comprar produtos perecíveis. Bebidas alcóolicas tendem a causar consequências graves devido ao excesso de consumo ou pode ocorrer adulteração do produto acidentalmente.

Remédios e drogas tendem a efeitos colaterais inesperados ou intoxicação farmacológica. Pode haver enganos ou contaminação nos laboratórios que manipulam remédios ou enganos nas farmácias. Nos hospitais há mais probabilidade de contaminação hospitalar, negligência ou enganos de atendimento, prescrições erradas, acidentes em equipamentos hospitalares etc.

Na retrogradação de Netuno devemos evitar realizar projetos cinematográficos, fotográficos ou qualquer projeto que envolve imagens, pois há uma distorção dos significados de Netuno e as produções tendem a sofrer influências de chuvas, nevoeiro, acidentes com água. Em alguns casos, pode-se perder a produção de muitos dias de trabalho devido à umidade, inundação, naufrágio, engano, falta de luminosidade, imagens distorcidas etc. Fotógrafos, cinegrafistas e profissionais do ramo de imagem podem ser prejudicados na profissão.

Plutão retrógrado

Plutão estará retrógrado a partir de 10 de abril até 18 de setembro 2012. Astrologicamente, isso significa que ele está retornando no zodíaco, ou seja, indo na direção contrária tendendo a provocar desaceleração, paralisação ou mudança de direção em todos os assuntos que representa. Plutão está relacionado às grandes mudanças, transformações, ao que é invisível, o subterrâneo, o mistério, ao sexo, poder, magia, morte, renascimento e ao inferno interior onde está guardado o medo, a destruição, a vingança, a tempestade e intensidade de emoções.

Devido ao lento movimento de Plutão e o tempo que permanece em movimento retrógrado, sugere mudanças e grandes transformações de forma lenta e gradativa. Portanto, Plutão nos convida a refletirmos o quanto temos vivido e sentido a vida. Retrogradando no signo de Capricórnio, que é regido por Saturno, Plutão traz mudanças em relação às bases e estruturas, revelando as áreas de nossa vida onde devemos nos esforçar para torná-las firmes.

Pode surgir um novo impulso em algo que acreditávamos já ter sido superado e exigir mudanças definitivas. Mas não ativa assuntos novos, são assuntos que estiveram em pauta nos últimos tempos. Assuntos pendentes e pessoas do passado tendem a retornar para que tenhamos a oportunidade de resolver em definitivo o que ficou pendente, sem medo ou resistências. Talvez tenhamos que lidar novamente com algumas dificuldades ou lidar com problemas que ignoramos.

Plutão retrógrado dá destaque onde está a podridão, ao que está deteriorado e que precisa de limpeza. Por isso, pode revelar esquemas, fraudes, coisas e doenças que estiveram escondidas. Plutão mostra onde podemos nos elevar acima, morrendo para o que é inferior e renascendo de uma nova forma. É o poder da transformação representado pela Fênix. Ao enfrentarmos os nossos medos, podemos exorcizar os fantasmas que nos afligem nossa mente e obter a cura. Plutão nos dá a oportunidade de irmos além do que podemos ver, investigando profundamente qualquer situação além das aparências.

Durante a retrogradação todas as decisões e atitudes devem ser bem avaliadas. Não considere que assuntos estejam encerrados durante a retrogradação, pois podem voltar no futuro. Término de relacionamentos com Plutão retrógradocom certeza serão reavaliados quando Plutão retornar o movimento direto. Devemos ter cuidado com magias negras, doenças sexualmente transmissíveis e surgimento de novas doenças. São em épocas de Plutão retrógrado que ocorrem mortes de várias pessoas ao mesmo tempo, em grupos ou em massa.
  • Plutão/Kiron: Plutão está em boa angulação com Kiron, sendo uma boa oportunidade para descobrirmos um pouco mais acerca de nossos medos e buscarmos o nosso poder interno para superá-los. Ao afastarmos os sentimentos de ódio, desconfiança, cobiça, inveja e vingança, estaremos nos distanciando dos pensamentos destrutivos e alcançando uma forma de viver mais plena e produtiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog