agosto 31, 2010

Graus Críticos



Os " Graus críticos " são pontos de sensibilidade do mapa astrológico e têm a ênfase de algo extraordinário e, por ser um termo muito antigo, "crítico" não deve ser entendido com o sentido moderno dado ao termo. A interpretação mais adequada aos graus críticos é de que qualquer aspecto de um planeta, principalmente a conjunção, a esses graus, nos sensibiliza para dar sentido à casa ocupada pelo planeta, conjugando com os aspectos que este planeta envia a outros planetas.

Os graus críticos tem origem na astrologia hindu, onde o zodíaco é dividido em 28 casas, cada uma representando o transito diário médio da Lua, aproximadamente 13 graus, uma divisão que também demarca as mansões lunares. Partindo de zero grau de áries, a primeira casa ocuparia 12°51'25" de áries, arredondando-se para 13°. Somando + 12°51'25" obtemos 25°42'50", ou cerca de 26° de áries. Assim somando sucessivamente teríamos os graus críticos em:
  • 0°, 13° e 26° dos signos cardeais, que são áries, câncer, libra e capricórnio que enfatizam inícios, começos, um novo empreendimento.
  • 9° e 21° dos signos fixos, que são touro, leão, escorpião, aquário que enfatizam a fixação, estabilidade
  • 4° e 17° dos signos mutáveis, que são gêmeos, virgem, sagitário, peixes e enfatizam a adaptabilidade
Os planetas a 15° nos signos fixos também têm a mesma conotação crítica, e diz-se que estão associados aos Senhores do Carma, tendo a conotação de uma semiquadratura ou sesquiquadratura:
  • 15º de Touro - análogo à semiquadratura crescente: A vida apresenta uma situação em que se tenta prosseguir, prosperar, quer mudar alguma coisa, se propõe a fazer algo; mas algo tenta impedir ou desviar do caminho pretendido.
  • 15º de Leão - análogo à sesquiquadratura crescente: A vida apresenta uma situação em que é necessário mostrar uma capacidade, um conhecimento ou uma habilidade.
  • 15º de Escorpião - análogo à sesquiquadratura minguante: A vida apresenta uma situação em que se deve aprofundar ou se transformar, para evitar uma perda.
  • 15 de Aquário - análogo à semiquadratura minguante: A vida apresenta uma situação em que é necessário ir contra uma corrente porque sabe que esta seria a melhor opção, e obriga a assumir uma posição.
Planetas ou o ascendente, ou o Meio do Céu, próximos a esses graus, também recebem a mesma interpretação. Como esses graus são apenas pontos baseados no movimento médio da Lua, a orbe deve ser mantida dentro do grau exato, e 45' antes e depois.

Grau Crítico ou Anaretico

O termo "Grau crítico" também é usado quando nos referimos a um planeta, ao ascendente ou meio do céu ocupando 28°, 29° ou 0° de qualquer signo. Nesse caso, a palavra "crítico" está indicando o término e início de uma nova fase, cuja natureza é mostrada pelo signo, pela casa e por planetas nesses graus. Também conhecido como o grau Anaretico, indica uma visão defeituosa das coisas, é o ponto mais fraco do mapa e, muitas vezes, mostra uma mudança, acrescentando uma decisão naquela casa. As decisões podem ser adiadas ou há uma contínua reavaliação devido a novas informações. Ao final, a pessoa pode tomar uma decisão rápida, faz algo mas que produz pouco ou nenhum resultado. Diz-se que são os graus da expiação.

A colocação de um planeta nos últimos graus de uma casa - 28°, 29° - indica uma incapacidade de estruturar os assuntos daquela casa. O fato dos antigos afirmarem que há uma barreira entre os signos, pode ajudar a compreender porque o grau 29 é considerado crítico; um planeta neste grau está prestes a ultrapassar esta barreira. Tanto os Caldeus, quanto os Egípcios, consideravam os últimos graus dos signos associados a Marte ou Saturno, tidos como maléficos. Logo, o grau zero tinha o simbolismo de começo, de nascimento, e um planeta ocupando de 0 a 1 grau também estaria vulnerável já que não tem um potencial desenvolvido.

A presença de um planeta pessoal (Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte) em um grau crítico é mais relevante que um planeta social - Saturno e Júpiter - ou geracional - Urano, Netuno, Plutão. Porém é relevante quando qualquer planeta progride de um signo para outro, pois eles mudam de expressão no mapa, mostrando os princípios daquele signo onde está chegando.

Quando nestes graus está situado algum planeta, existe a oportunidade de mudança de comportamento ao que se refere o planeta. Na astrologia horária os graus críticos indicam que nada pode ser feito em relação à questão, pois o assunto já está definitivamente resolvido; quando recai sobre os graus críticos iniciais, ainda é muito cedo para saber sobre a questão ou não há elementos suficientes de análise.




O grau 29 leva uma reputação como as estrelas fixas chamadas Pleiades, de natureza Lua-Marte, no grau final de Touro, que simboliza uma visão distorcida das coisas ou defeitos de visão, bem como um renome de pouca duração e pouca ambição.

O Sol a 29° provoca uma importante mudança de carreira; ou pode diminuir o sucesso da carreira por causa de uma má decisão, ou falta de habilidades ou por mudanças de padrões e caráter. Por exemplo, uma pessoa constrói uma excelente carreira, tem sucesso, prestígio e dinheiro. Porém se envolve em um crime e vai presa; daí perde a carreira, perde o prestígio e, consequentemente, o sucesso.

As mulheres com o Sol a 29° têm tendência a se casar com homens que são ineficazes de alguma forma. Ou eles têm dificuldade em manter um emprego, ou são muito passivos, ou têm problemas emocionais. Isto está relacionado a uma tomada de decisão de poucos resultados. Mercúrio indica mudanças racionais; Vênus indica mudanças sociais. Saturno a 29° pode indicar a pessoa que trabalha muito, se dedica demais ao trabalho, mas acaba indo em direção aos obstáculos e insucessos; ou também aquele que nunca arruma um trabalho e está sempre desempregado.

Mas se uma pessoa tem consciência, e opta por um caminho justo e equilibrado, pode usar esse desafio para alcançar o sucesso. Por exemplo, Walt Dysney nasceu em 05/12/1901, às 00:30 hs em Chicago, Illinois - EUA. Foi o criador de Mickey Mouse e de muitos outros personagens de nossa infância, fundador de uma moderna companhia de multimídia e parques temáticos, que tem grande significado no ramo de entretenimentos, e também para nossas fantasias de infância. Sua imaginação mudou o mundo para sempre.

Walt Disney tinha Netuno a 0° de câncer na 10a. casa, dando uma ênfase especial a iniciar algo - signo cardeal - relacionado à imaginação, sonhos, fantasias etc - Netuno - na área da carreira e profissão - Casa 10. Confirmando essa predisposição, Vênus a 29°42' de Capricórnio na casa 5 , reforça os significados de Netuno: a satisfação em criar algo relacionado ao lazer e divertimento, porém com planejamento e estruturação: signo de Capricórnio. Certamente Walt Dysney enfrentou inúmeros percalços antes de chegar ao sucesso, pois ele veio de uma família humilde, mas ele sensibilizou-se ao ponto de criar algo que deu significado à sua vida profissional e para o mundo.

Os graus ocupados por pontos ou planetas podem nos auxiliar na análise de um mapa, ajudando na compreensão, síntese e percepção do que há na mente subconsciente e profunda de uma pessoa. Porém não devem ser analisados em separado, o que pode nos levar a errôneas interpretações.

Graus temporariamente críticos

Outros graus podem se tornar críticos durante algum tempo no mapa quando ocorre um eclipse solar ou um eclipse lunar sobre um grau. Ambos são considerados super lunações e com efeito, provocam energias extremamente transformadoras onde tem impacto. Esses graus se tornam sensíveis normalmente de 6 a 12 meses, embora possam ficar adormecidos por muitos anos e serem ativados por um planeta em trânsito, particularmente, pelo trânsito de Marte. É como se o zodíaco guardasse a memória do eclipse nesse grau.

Também se tornam críticos, às vezes por um longo período, os graus onde acontecem a conjunção de planetas em trânsito, dando início a um novo ciclo entre eles. Esses graus ficam sensibilizados, e mesmo depois de muito tempo, quando passar por esse grau um planeta de natureza detonadora, como Marte, pode desencadear um evento; como também quando o ciclo estiver ativado por aspectos crescentes e minguantes entre si. (vide Transitos planetários-ciclos)

27 comentários:

  1. Muito bom Lucia. Favor entre em contato comigo angelacavati@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, muito Obrigado. Sigo pesquisa dos EUA que dizem que a quadratura aos Nodos Lunares (Eclipses) também é um grau critico, natalmente, em transito, e mundial [nao sei se eme eletiva ou horaria, mas imagino que sim). Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Tenho alguns planetas em graus criticos,especialmente à 29 graus e um deles é o Sol em touro. Isso significa que eu devo desenvolver as caracteristicas geminianas?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exatamente. Estando o Sol no grau 29, a pessoa se identifica mais com o signo seguinte, mas pode ter algumas qualidades de touro. Abraço, Lucia

      Excluir
  5. Se o Sol estiver à 27 graus ele tem as mesmas indicações que o Sol à 29 graus?

    ResponderExcluir
  6. Muito bom! E se o nodo lunar norte estiver em 29•40' R de escorpião? O que significa o nodo lunar norte no 29• grau?

    ResponderExcluir
  7. Tenho ascendente em capricórnio a 0 graus 38 minutos e 28 segundos. Isso significa que ter quase sido em sagitário meu ascendente,em aalgum momento da minha vida posso ter alguma característica dele ou não?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida Heloisa: O ascendente nos últimos graus de um signo geralmente adquire todas as características do signo seguinte. Por isso, seu ascendente terá sempre o tom de capricórnio, podendo sofrer alguma alteração apenas pela posição de Saturno em seu mapa, que é o regente do seu ascendente. Veja no post "Regente do ascendente". Abraço, Lucia

      Excluir
  8. Qual a influência do Sol em zero grau de libra?

    ResponderExcluir
  9. Tenho ascendente em escorpião,porém cúspide da casa 1 começa somente em 29o40'.Eu sinto que o escorpião prevalece mais embora eu tenha algumas características de sagitário.Obs:tenho Plutão na casa 1,será que esse Plutão interferiu em alguma já que é regente do meu signo ascendente?

    ResponderExcluir
  10. Lucia e que tem jupiter na casa 7 a 28°02, vai ter caracteristicas de aries????
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Desculpa eu esqueci de colocar, tenho jupiter em peixes a 28°02:)

      Excluir
  11. Tenho o marte em peixes em 29 graus, isso significa que eu posso ter aspectos também de aries?

    ResponderExcluir
  12. Tenho asc no 29º de libra com vênus na casa 11 e plutão em escorpião na 1. Como devo interpretar? sinto que tenho o lado mais sociável de libra, por ser viginiana com venus, mercurio e marte também em virgem (mesmo tendo todos estes planetas em virgem, sou performer, tenho formação em teatro e mais da metade da minha vida trabalhei com dança, sempre gostei de um palco). Enfim tenho a sensação de me mostrar mais libriana (sorridente) do que escorpiana (misteriosa). No entanto sempre tive dúvidas quanto a maneira de interpretar esse posicionamento.

    ResponderExcluir
  13. boa tarde, meu neto tem sol na casa 11 em 29ºde escorpião. vc pode me ajudar a compreender qual será seu desafio e como interpretar isso?

    ResponderExcluir
  14. além de meu neto ter sol na casa 11 em 29ºde escorpião, ele tbm tem lua na casa 9 a 1º de virgem. vc pode me ajudar a interpretar este dois fatos?

    ResponderExcluir
  15. Olá gostei muito do seu post, me tire uma dúvida eu tenho ascendente em sagitário tenho Júpiter 28 graus netuno 29 e mercúrio a 00 , todos na casa 1, somente mercúrio vai pro signo de capricórnio esses três planetas fazem um sextil com marte e plutao que estão juntos na casa 11. Tenho chance de abrir ou iniciar projetos grandiosos com esses aspectos.

    ResponderExcluir
  16. Artigo bastante interessante! 👏

    ResponderExcluir
  17. Eu sou Ariano e pronto porra

    ResponderExcluir
  18. Olá, eu tenho uma dúvida,a minha lua está a 29 graus de capricórnio,gostaria de saber se recebo características do signo seguinte ? Pois não me identifico com a lua em capricórnio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi td bem? Tomei a liberdade de responder rs. Dá uma olhadinha nas efemérides, quando a Lua mudou de signo. Às vezes ela mudou algumas horas depois do seu nascimento e assim sua Lua vai ter todo o tom de Aquário. Vou te dar uma dica melhor: A Lua representa a nossa mãe. Sua mãe, te parecia mais séria e reservada como uma capricorniana, ou liberal, que te apoiava e te via como um amigo e talvez na infância fosse até um distante de vc? Com essa vc mata onde tá sua Lua!

      Excluir
  19. Olá. Eu preciso de ajuda!
    Possuo o sol a zero graus de virgem. Afinal, o meu signo solar é leão ou virgem? Está dúvida está dificultando a minha análise do meu mapa astral ( vida ). Grato!

    ResponderExcluir
  20. Querida Lúcia, fico me perguntando sobre o significado de ter Marte na cuspide (zero grau) da casa 10 em Câncer...... Gostaria imensamente de ter a oportunidade de aprender Astrologia com vc. Suas análises, conteúdo no blog é excepcional!! Obrigada por compartilhar tanta Sabedoria!!! Abraços

    ResponderExcluir
  21. Quero saber o significado da lua no grau 26. A minha lua está em libra na casa 3.

    ResponderExcluir
  22. Querida Lucia eu tenho Vênus em AQUÁRIO e lua em GÊMEOS todas em 0 grau,isso significa que posso me identificar mais com os signos seguintes?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog