outubro 25, 2010

Algol, a estrela maligna



Estrela fixa: ALGOL - Constelação Beta Perseus
Longitude em 2009: 26°17' do signo de touro

Algol em sua natureza planetária está relacionada a Saturno/júpiter que representa uma grande herança através de uma grande dor, enormes privações ou repressão, aborrecimentos ou perdas em viagens, trabalhos secretos ou relacionados ao ocultismo, ou trabalhos com estrangeiros. Esta estrela representa a cabeça que o herói Perseu transporta sob braço, a cabeça de Gorgon, a Medusa.

Algol muda seu brilho porque é uma estrela binária; as duas fazem um movimento giratório - a cada 68 horas e 49 minutos. Ela pisca por aproximadamente 8 horas quando a estrela mais escura do par passa entre a estrela mais brilhante e a Terra.

Algol é a mais famosa das estrelas variáveis e das únicas conhecidas de antigamente. No pensamento dos antigos árabes era terrível suas influências e a chamaram Algol ou Al-Ghul, que significa estrela do demônio. Foram assim chamadas por suas variações rápidas e faiscantes. A este comportamento era atribuído um piscar dos olhos de Gorgon, a Medusa, uma visão horrível e deformada, uma aflição.

Al Ghul literalmente significa um fabricante de danos. Os hebreus entenderam Algol como Rosh ha Sitan, a cabeça de Satanás ou do Diabo, e também como Lilith, legendária primeira esposa do Adão antes da criação do mundo. Acredita-se que ela seja o vampiro noturno do mundo mais baixo.

Os chineses deram-lhe o título horrível Tseih Ela, a pilha dos cadáveres do alto. No Livro a Luz perdida de Alvin Boyd, Algol era identificada com a palavra egípcia Khu ou espírito, que parece ser o corpo espiritual do morto que especificamente sobe, é o Sahu. Entretanto o próximo mais alto, o Khu, é tão alto em sua estrutura que dizem: Tu mostrastes que não é o encarcerado e que só o céu terás como limite.

Também é dito que o Khus glorifica alguns com as vivas tonalidades dos espiritos ou as almas dos mortos. Isto significa que os corpos mais altos absorvem e transmudam em sua própria essência mais sutil as substâncias daqueles abaixo, como uma chama que absorve o sebo abaixo. O Khu era deste modo figurativamente concebido como um ghoul ou cevador nas tonalidades, das Jubas nos mundos inferiores. Um Khu é investido com a bata de luz e glória, é o corpo ou entidade espiritual divina no homem.

Na astrologia ela marca certas posições em mapas de pessoas famosas, sendo considerada muito perigosa por proporcionar morte violenta dependendo do local que ocupar. De acordo com Ptolomeu, Algol confere uma forte, corajosa e aventureira natureza inteligente, mas uma tendência para fugir da verdade, ou pouca honestidade com os outros. Por isso, para os cabalistas é associada à letra hebraica Lamed e no Tarot ao Enforcado.

Quando acionada por configurações planetárias, tanto no mapa natal como por direções, pode indicar envolvimento num evento que se abate sobre um grande número de pessoas, especialmente causado por fenômenos meteorológicos importantes. Ela é considerada a estrela mais malígna do céu: provoca a desgraça, a violência, decapitação, enforcamento, doenças ou acidentes no pescoço e garganta, electrocussão e dá violência em multidão. De alguma forma, a pessoa tem contato com um dos significados de Algol.

É de natureza violenta e pertinaz que provoca a morte da pessoa ou faz a pessoa provocar a morte de outros, indicando brutalidade e violência. Os comandantes chefes árabes, em tempos de conquista, faziam questão de não iniciar nenhuma batalha importante quando a luz de Algol estivesse fraca, porque não conseguiriam exterminar o inimigo. Isso porque Algol é um eclipse binário - a cada 68 horas e 49 minutos pisca por cerca de oito horas e funciona como o redutor. Quando Algol está em plena luz, proporciona assassinato, morte súbita, decapitação e traição. Em geral considera-se orbes máximas de 2° antes e depois do aspecto exato.

Aspectos de Algol no mapa:
  • Em conjunção com Sol, Lua e Júpiter, dá a vitória sobre os inimigos.
  • Em aspecto com o Hyleg determina decapitação.
  • Algol angular indica um assassino que encontra uma morte violenta ou decapitação.
  • Em aspecto com marte ou se Marte estiver acima dos luminares, sendo Algol angular, a pessoa pode se tornar um assassino, tendo um fim prematuro.
  • Em aspecto com a roda da fortuna ou seu dispositor, indica pobreza.
  • Em aspecto com o Sol, indica morte violenta ou grave doença.
  • Em aspecto com a Lua, indica morte violenta ou doença grave.
  • Se não houver nenhum aspecto de um benéfico ou não há um benéfico na casa 8, e o dispositor do Sol (para nascimentos de dia) ou o dispositor da Lua (nascimentos à noite) em quadratura ou oposição a Marte, indica decapitação.
  • Se Marte culmina, ou seja, está na parte mais alta do mapa, em aspecto maléfico a algol, a pessoa pode ser mutilada, ferida ou ter amputação de parte do corpo (*). Se Marte ao mesmo tempo estiver em Gêmeos ou Peixes, indica mãos ou os pés amputados, ou parte deles.
  • Em aspecto com Marte ou Saturno e a Lua, e ao mesmo tempo com Sadalmelik, 2° Peixes, indica enforcamento ou decapitação por ordem judicial ou por uma autoridade do governo;
  • Se a Lua faz aspecto com a estrela Denébola - 20° Virgem - indica morte por sentença judicial,
  • Se a Lua faz aspecto com a estrela Alfard - 26° Leão - indica a morte por água ou envenenamento.
(*) Nos tempos modernos estamos na era dos transplantes, que não eram cogitados na época das teorias das estrelas fixas. Podemos também associar Algol à realização de um transplante, ou seja, a retirada de um órgão sendo substituído por outro, embora não haja dados suficientes que possam confirmar a teoria.

Em alguns mapas de pessoas que tiveram morte ou acidentes de forma brutal ou violenta, foram encontrados ativos aspectos relacionados a Algol. Numa pesquisa em um centro de reabilitação, foram encontrados jovens que perderam membros em acidentes violentos; apresentando configurações com Algol/Marte em peixes no mapa natal. Outras pessoas passaram indiretamente por experiências relacionadas a Algol, através de pessoas de suas relações.

Alguns exemplos de pessoas famosas astrologicamente influenciadas pela Algol:
  • John Lennon (atacado mortalmente por um fã)
  • Princesa Diana (faleceu em um acidente brutal)
  • Príncipe William e Princesa Caroline de Mônaco ( vidas marcadas por perdas significativas de forma violenta),
  • Pablo Picasso (traduzia a solidão, sexo e a morte em suas obras);
  • Gerard di Nerval (poeta encontrado enforcado em um poste),
  • Salvador Dali (tentativas de suicídio),
  • Albert Einstein (faleceu por um súbito aneurisma abdominal);
  • Carl Jung (psiquiatra - pesquisador do inconsciente)
  • Carl Sagan (cientista, sofreu dois transplantes de medula)
  • Ramakrishna (faleceu devido a um câncer na garganta)
  • Mata Hari (condenada ao fuzilamento por acusação de espionagem),
  • Oscar Wilde (escritor, defensor da homossexualidade, foi preso e morreu devido a um violento ataque de meningite)
  • Stephen King (autor de romances de terror, explorava a morte)
  • Dean Martin (perdeu o filho em um violento acidente de avião)
  • Aleister Crowley (satanista e ocultista, perturbado pela morte da irmã)
  • Marshall Applewhite e Luc Jouret (líderes de seitas que levaram a suicídios em massa)
  • Mary Jo Kopechne (amiga de Ted Kennedy que morreu afogada em um acidente de carro, que era dirigido por Ted)
  • Ringo Starr (a esposa faleceu depois de um transplante de medula)
  • Ruhollah Khomeini (líder iraniano, época da guerra do Irã, em que crianças eram enviadas ao campos minados),
  • Isadora Duncan: Isadora morreu em um acidente de carro conversível, quando a sua echarpe ficou presa a uma das rodas, enforcando-a.
  • Josef Stalin: Stalin utilizou o assassinato como pretexto imediato para uma série de repressões que passaram para a história como o Grande expurgo; Antes, durante e depois da 2a.guerra, Stalin conduziu uma série de deportações em grande escala que acabaram por alterar o mapa étnico da União soviética. Estima-se que ele tenha alterado a vida de mais 9 milhões de pessoas, devido a execuções, fome e privações, deportações e condenações injustas à prisão.
  • Manly Palmer Hall, com a Lua e Marte quadrado a Algol em seu mapa natal, foi abandonado pelo pai ao nascer; abandonado pela mãe na infância; a avó faleceu na adolescência. A vida marcada pelo sofrimento, tornou Hall um investigador filosófico. Aos 21 anos já havia se tornado um escritor reconhecido; dedicou-se ao estudo de todo o leque de sabedoria das antigas tradições da antiguidade, familiarizando-se com a maçonaria e outras tradições místicas e esotéricas, algumas milenares. Um dos mais complexos e profundos compêndios sobre a sabedoria esotérica da Antiguidade, livro amplamente considerado como sua obra magna, que projeta uma rara luz sobre muitos aspectos de temas fascinantes e pouco entendidos da mitologia, religião, cosmologia e filosofia, foi escrito por ele aos 27 anos. Dizia: "Para aprender a viver, estudar e crescer, e o crescimento é a medida da vida, a mente deve aprender a pensar, o coração a sentir e as mãos a trabalhar. Quando forem educados para alcançarem seu ponto mais alto, então é o momento de oferecê-los ao serviço do seu próximo, e não antes." Hall faleceu depois de um súbito acidente vascular cerebral, deixando um legado de 200 volumes impressos, 8000 palestras, uma das melhores bibliotecas no campo da filosofia e tradições misticas, uma sociedade e uma Universidade e que dão continuidade ao espírito universal de pesquisa e aprendizagem. Foi reconhecido como um sábio nos domínios da religião, mitologia, misticismo, e ocultismo.

Referências:
Fixed stars and constellations in astrology - Vivian E. Robson,1923 - pag. 124
Fixed Stars and Their Interpretation , Elsbeth Ebertin, 1928, p. 24.
Mitologia grega: Perseu e a Medusa - click aqui

22 comentários:

  1. Olá Lúcia! antes de mais muitos parabéns pelo seu blog. Para mim é o melhor e mais diversificado blog sobre astrologia. Venho cá muitas vezes e também uso muitas vezes textos daqui (com a devida referência) nas minhas aulas.

    Pela primeira vez encontrei muita infor sobre algol. Eu tenho venus a 26 de touro e saturno a 28 de touro na casa 10 (com MC em Carneiro). De facto, já tive alguns acidentes e um deles grave. No entanto, foi esse acidente que me levou ao caminho que percorro hoje e que me traz muita satisfação, entusiasmo e principalmente propósito (eu, que tenho sol e mercurio em gemeos na 11, ascd em leão e lua em sagitário).

    Muito obrigada pelo seu trabalho e por partilhar tanto saber

    ResponderExcluir
  2. E o que significaria se estivesse em conjunção com ascendente e estivesse posicionado exatamente na 'linha' do ascendente?

    ResponderExcluir
  3. E o que significaria se estivesse em conjunção com ascendente e estivesse posicionado exatamente na 'linha' do ascendente?

    ResponderExcluir
  4. A minha pergunta é a mesma de cima, tenho Algol posicionado no ascendente.

    ResponderExcluir
  5. O que significa algol alinhado com quiron ?

    ResponderExcluir
  6. Tenho Algol em conjunção exata com meu Fundo do Céu. Minha casa IV tem Sol, Mercúrio, Saturno, além de outros asteróides, como Medusa, Medéia, Helio. Quero entender essa posição de Algol na cúspide da minha casa IV.

    ResponderExcluir
  7. Como encontro uma mapa que me mostre as estrelas fixas, priapo tb?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O site www astro.com vai atender a sua necessidade. É muito bom.

      Excluir
    2. No astro.com você encontra as estrelas fixas, vá na seleção alargada de mapas e você encontrará várias opções.

      Excluir
  8. o que significa eu ter sonhado com algol, não como uma estrela e sim como uma persona ??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depende. Pode significar que vc deve lutar contra algum aspecto negativo que tem dentro de sí mesmo. A medusa (algol) está relacionada aos nossos defeitos (ego); os quais devemos combater, mas para poder lutar contra um mal interno é preciso descobrí-lo dentro de nós. O bem e o mal estão dentro de nós; devemos ser realistas, e aprender a conhecer a nossa parte má,e a combatê-la.

      Excluir
  9. Entrei nessa pagina pessando em PHANTASY STAR aquele jogo do sisema solar Algol que
    tem aqueles rapazes e moças lutando com monstros.

    ResponderExcluir
  10. texto mais completo que achei qd vim pesquisar sobre essa estrela por conta da conjunçao q ela fara com marte

    ResponderExcluir
  11. No meu mapa está gorgona no ascendente é Algol

    ResponderExcluir
  12. E com a lua a 26 de câncer?

    ResponderExcluir
  13. Olá amigos, em 2024 no mapa de revolução solar algol conj jupiter em cima do ponto do ascendente e sol está na casa 12 é possível eu conseguir sobreviver a esse ano? É possível vencer esses aspectos de morte no mapa? Alguém aqui que já passou por esses posicionamentos como um sobrevivente

    ResponderExcluir
  14. Olá Lucia! Adorei o texto tenho algol em aspecto exato a kiron aos 27°12 em touro na casa 12 e meu ASC em touro aos 29°45 saberia me dizer o que essas conjunções significam c algol?

    ResponderExcluir
  15. Algol é uma estrela de importância na área de profissão do meu mapa. Sou Designer de Interiores, destruir para abrir espaço para o novo é minha arte. Mas foi muito difícil chegar até aqui, foi realmente uma jornada. Tive que desfazer de muitos trabalhos que não deram certo, hoje fluo melhor com esse ciclo. Algol aspecta meu kiron de casa 4, tenho hipotireoidismo hereditário, tireoide é uma glândula do pescoço. Procurem fazer exames com endocrinologista.

    ResponderExcluir
  16. Você poderia me informar o que significa ALGOL em aspecto com VÊNUS na casa 12, em TOURO ?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog