outubro 09, 2010

Astrologia e mitologia




De acordo com Jung, os deuses gregos e todos os mitos que os cercam, simbolizam o inconsciente coletivo, ou seja, os fatores motivacionais profundos que são compartilhados por toda a humanidade. Uma vez que os planetas recebem os nomes desses deuses, carregam em si a influência da simbologia que tais arquétipos possuem. Para Jung, essas realidades simbólicas interagem com os acontecimentos de nossas vidas por meio de um processo chamado sincronicidade — esta seria a razão física para os instrumentos mágicos da Astrologia.

O Sol
Representado por Apolo, filho de Zeus, foi associado com a força, a luz e a pureza do Sol. A
serpente que matou representa o frio do inverno que desaparece ante ao seu brilho resplandecente. Regia as estações, era o deus da agricultura e guardador de rebanhos. Belo, simboliza o ser humano em sua forma mais elevada, e por isso regente do signo de Leão.

A Lua

Representada por Selene, filha de titãs na mitologia grega, era considerada feminina mesmo quando os albanos e os frígios a consideraram masculina e governada por um sacerdote, e foi associada com a castidade, a virgindade e a maternidade. Por isso é regente do signo de câncer.

Mercúrio

Representado por Hermes, o mensageiro dos deuses, foi associado com o comércio e passou o seu cultuado pelos comerciantes. Excelente na articulação da negociação, das palavras e na velocidade de movimentos, é por isso regente dos signos de Gêmeos e Virgem.

Vênus

Representada por Afrodite na mitologia grega, a deusa da beleza e do amor, foi associada à sexualidade, à sensualidade, aos amantes, à fertilidade e criação, é por isso regente do signo de Touro e Libra.

Marte
Associado ao deus grego da guerra, Áries, na mitologia grega, foi associado à força, à luta, à coragem e ao combate, e por isso regente do signo de Áries e o antigo regente de Escorpião.


Júpiter

Associado ao deus dos deuses, Zeus, na mitologia grega, tradicionalmente dominava todos os lugares que atingisse o seu raio; protegia as colheitas de uvas e estava relacionado aos juramentos, os tratados e as cerimónias matrimoniais mais antigas. É o símbolo da figura paterna e os raios que atingiam a Terra vindos diretamente dele, que eram considerados os símbolos da sua majestade. É o regente do signo de Sagitário e o antigo regente do signo de Peixes.


Saturno

Associado ao deus Cronos na mitologia grega, foi associado à paternidade. As mais divertidas festas romanas eram celebradas em honra de Saturno, as saturnálias. Eram equivalentes à celebração ocidental do Natal, que sofreu esta influência. Trocavam-se presentes, libertavam-se prisioneiros e os escravos eram servidos pelos seus donos. Saturno foi
tradicionalmente considerado filho de Urano, que depois de castrar o pai, se converteu no senhor supremo da Terra, governando uma era dourada de amor e inocência. É o antigo regente do signo de Aquário e regente de Capricórnio.

Urano

Urano representa o Céu e foi o progenitor incestuoso da espécie humana. Entre os seus filhos, os Titãs, estava Cronos conhecido como Saturno. Supõe-se que o mito de Urano é pré- helenico, provavelmente hitita. Urano é o regente do signo de Aquário.

Netuno

Originalmente foi um deus itálico das águas doces e foi associado a Poseidon, conhecido como o
deus dos mares. Com o tridente podia mandar na água dos oceanos e também era o deus dos navegantes e protetor de todos os que viajavam por mar, e por isso regente do signo de Peixes. As netunálias celebravam-se a 23 de julho para pedir a sua ajuda.

Plutão

Plutão é um dos muitos nomes por que é conhecido Hades, deus do mundo subterrâneo, filho
de Cronos. Sem piedade, o deus dos mortos enfeita- se com ciprestes e narcisos e não se comove perante os sacrifícios. Possui a chave do mundo subterrâneo onde reina e por isso o regente do signo de Escorpião. Era adorado como aquele que dá a riqueza com seu poder.


Para mais informações sobre Mitologia Grega, visite meu blog: http://eventosmitologiagrega.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog