outubro 06, 2010

Mantra de sabedoria e paz

Mantra provém do sânscrito Man-mente e Tra-alavanca, é um poema religioso originados do hinduismo e também utilizado no budismo e jainismo. Os mantras tibetanos são entoados como orações que detém um poder específico de desenvolver chackras ou vibrar canais energéticos a fim de desobstruí-los.

OM MANI PADME HUM é traduzido como a jóia da consciência no coração do Lótus - o chackra, e significa que recebemos a jóia da consciência divina, no centro do nosso chakra da coroa. Este mantra tem sua origem na Índia e de lá foi para o Tibet. Este é o mantra mais utilizado pelos budistas tibetanos, e qualquer pessoa pode entoá-lo.

Estando feliz ou triste, ao entoar o "Mani Mantra", uma espontânea devoção surge em nossa mente e o grande caminho será fortemente realizado. Ao recitarmos o Mani Mantra, estamos penetrando a mesma roda metafísica que os Mestres Ascensos e não Ascensos da Grande Fraternidade Branca que estão constantemente empurrando a Roda da Evolução Espiritual da humanidade.

Avalokitesvara alcançou tão elevado grau de espiritualidade, como se tivesse subido a mais alta montanha. Destas alturas, estava para partir a planos ainda mais elevados e distantes da terra, quando ouviu um gemido que vinha do inconsciente coletivo da humanidade. Ao ouvir o lamento por sua partida, seu coração encheu-se de compaixão e Avalokitesvara prometeu ficar neste planeta trabalhando e servindo para evolução da humanidade. Este juramento bodhisatva, é feito por todos os Mestres que servem a Luz da Grande Fraternidade Branca. Eles deixam de seguir as sua evolução em planos superiores, para servir a Luz de seus irmãos ainda encarnados.

O mantra OM MANI PADME HUM é poderoso pois contém a essência de todo o ensinamento. Dalai Lama diz que o propósito de recitar este mantra é transformar o corpo impuro de suas palavras e mente, no puro e louvado corpo, palavra e mente de um Buda.
Existe também um grande numero de outros beneficios que resultam da repetição deste mantra, incluindo a produção do mérito e destruição do carma negativo. A senda das seis perfeições é a senda de todos os budas e cada uma das seis silabas elimina um dos venenos da consciência humana.

Quando recitamos este mantra, estamos na verdade repetindo o nome de Chenrezig. Este mantra é investido com a benção e o poder da mente de Chenrezig, sendo que ele mesmo reúne a benção e a compaixão de todos os budas e bodhisattvas. Desta forma o mantra é imbuído com a capacidade de purificar nossa mente de sua obscuridade. O mantra abre a mente para o amor e compaixão e a conduz ao despertar. Cada sílaba é uma oração:

  • OM - abençoa para atingir a perfeição na prática da generosidade. Dissolve o orgulho e purifica o corpo
  • MA - Ajuda a aperfeiçoar a prática da ética pura. Liberta do ciúme e da luxúria e purifica a palavra.
  • NI - Ajuda a atingir a perfeição na prática da tolerância e paciência. Consome a paixão e os desejos e purifica a mente.
  • PAD - Ajuda a conquistar a perfeição na prática da perseverança. Elimina a estupidez e purifica as emoções.
  • ME - Ajuda a conquistar a perfeição na prática da concentração. Liberta da pobreza e da possessividade e purifica as condições latentes.
  • HUM - Ajuda na conquista da perfeição na prática da sabedoria. Consome a agressão e o ódio e purifica o véu que encobre o conhecimento.

Estas seis silabas correspondem à transcendental perfeição dos budas secretos.
OM - Ratnasambhava, Buda que nos inunda com sua sabedoria de igualdade e nos liberta do orgulho espiritual, intelectual e humano
MA - Amogasidhi, Buda que nos inunda com sua sabedoria que a tudo realiza, a sabedoria da ação perfeita e liberta-nos do veneno da inveja e do ciúme
NI - Vajrasattva, Buda nos inunda com a sabedoria da vontade diamantina de Deus. Consome em nós o veneno do medo, da dúvida e da descrença em Deus, o único Guru
PAD - Vairochana, Buda que nos inunda com a sabedoria penetrante do dharmakaya, a poderosa Presença Eu Sou, consumindo em nós o veneno da ignorância
ME - Amithaba, Buda que nos inunda com a sabedoria da discriminação e consome em nós os venenos das paixões, todos os desejos intensos, cobiça, avareza e luxúria
HUM - Akshobhya, Buda que nos inunda com a sabedoria que se reflete como num espelho e consome em nós os venenos de raiva, ódio e criações de ódio


As seis silabas sagradas OM MANI PADME HUM são a essência das cinco famílias de budas secretos e são a fonte para todas as qualidades e profunda alegria. É a senda que conduz a uma elevada existência para a liberdade da alma.

2 comentários:

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog