dezembro 10, 2010

Ascendente


 
 
 
Seu ascendente é definido no momento em que você nasce, ou seja, é o signo que estava regendo aquele minuto do seu nascimento. Por isso é tão importante saber o horário exato de nascimento ou de um acontecimento, pois através dele calcula-se o mapa natal e em consequência o ascendente e toda a posição planetária do momento.
 
A determinação do ascendente começa a partir do amanhecer do dia, quando o  signo que rege o dia e o mês está ascendendo no horizonte. A cada duas horas um novo signo ocupa o horizonte e assim o ascendente muda. O signo, o grau e a situação astrológica do ascendente tem um significado energético na formação de uma pessoa, de uma cidade, de um país ou de um evento. 
 
Então quando nos referimos ao ascendente, estamos falando de toda conformação: do signo que atua no ascendente, dos aspectos direcionados ao grau do ascendente e dos planetas presentes junto ao ascendente. Esse conjunto de elementos modula o modo físico, a saúde, a personalidade, a vontade e a primeira imagem que transmitimos ao mundo. O regente do signo ascendente tem a força do raio do leste, sendo por isso considerado o Senhor do Mapa.
 


 
Na interpretação do ascendente é necessário determinar:
  • as características do signo ascendente
  • as características do grau do ascendente
  • os aspectos direcionados ao ascendente
  • os aspectos recebidos do Sol, da Lua e do Regente do ascendente
  • a posição do regente do ascendente (signo, casa e os aspectos que recebe)
  • a situação do Sol e da Lua (signo, casa e os aspectos que recebe)
 
A situação astrológica do Sol, da Lua e do Ascendente descrevem as características mais expressivas da personalidade, constituindo o tripé da personalidade.
  • o Sol representa o presente, o mais expressivo e vital
  • a Lua representa o passado, o mais instintivo e natural
  • o Ascendente representa o futuro, as características de personalidade que se ascendem, se expandem e amadurecem com o tempo, dominando o modo de ser. Por isso se diz que, à medida que a pessoa amadurece, ela tende a expressar mais as energias do ascendente.
  • o Regente do Ascendente determina o principal foco de atenção para a realização de sua missão de vida.
 
 
 
 
 
A casa 1, que é marcada pelo ascendente, representa a pessoa, o corpo, o rosto, as feições da pessoa, a expressão facial, a personalidade e a imagem que ela transmite. É o projeto inicial e final de vida, a aspiração essencial, com o que se identifica, a maneira de agir externamente movida pela necessidade de sobrevivência. Mostra como a pessoa inicia suas ações e o que faz para conseguir o que deseja.
 
Constantemente o ascendente modula a personalidade e o corpo, por isso ele é o ponto de equilíbrio da vida. Junto ao Sol e à Lua, modula a espontaneidade, as reações, a resposta aos estimulos e o corpo físico. A atitude dominante da pessoa diante da vida é dominada pelo ascendente, por isso, é o ascendente é um dos pontos principais na determinação da missão de vida, da vocação, e da orientação da pessoa para viver.
 
É o ascendente que propicia à pessoa descobrir quem ela é e como se diferencia dos outros. Também propicia ter a consciência de si e tomar conta da própria vida, por isso indica como a pessoa dedica a si mesma. O regente do ascendente ou da casa 1 indica onde atua para realizar o que quer e a casa 1 informa as condições que a pessoa pode utilizar para renascer e transcender e como assimila as experiências de vida.
 
 
signos e seus regentes


Nenhuma situação astrológica pode ser considerada positiva ou negativa, pois apenas indica as energias que podem ser utilizadas para vivenciar as experiências da vida. É a própria pessoa quem escolhe o modo de utilizar as energias que sente em si mesma. Quando não se sabe o horário de nascimento de uma pessoa, utiliza-se a correção a partir das experiências da vida, que podem ser apuradas através de trânsitos e progressões dos planetas. 
 
Até os 30 anos o ascendente predomina na imagem transmitida ao mundo externo. À medida que a pessoa amadurece, o ascendente interage com todos os elementos do mapa e mostra sua expressão predominante com mais segurança. Geralmente isso acontece quando Saturno retorna ao seu ponto natal.
 
Supõem-se que ao chegar aos 30 anos, a pessoa já tenha desenhado sua personalidade. A partir dessa idade o regente do ascendente se torna mais soberano. Qualquer transito ou direções (direção secundária, primária, arco solar) dirigida ao regente do ascendente, estará influindo nos significados do ascendente, ou seja, na sua atuação para realizar suas vontades, na maneira de agir movida pela necessidade de sobreviver e quando necessário, renascer...

 

  

Um comentário:

  1. Regente do mapa está na 12a 🏠 aspectando outros planetas.

    Alguma alma bondosa poderia me dar boas informações sobre meu perfil psicológico, por favor?! :/

    Moon in ♊ in 2nd house 1°24`
    Venus in ♐ in 8th house 3°6`
    Mars in ♈ in 12th house 1°29`
    Neptune in ♑ in 9th house 6°2`
    Pluto in ♏ in 7th house 9°40`

    ♈ in 1st house 26°26
    ♋ in 4th house 26°50`
    ♎ in 7th house 26°25`
    ♑ in 10th house 26°51`
    ♓ in 12th house 28°51`

    Ótimo artigo! 👏
    Grato!>>>

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog