junho 18, 2011

Mercúrio em Câncer




Mercúrio é o deus da comunicação e quando ocupa o signo de Câncer traz um profundo alinhamento de sentimentos e pensamentos. Por isso favorece o compartilhamento de expressões de carinho uns com os outros, seja através de bilhetinhos apaixonados, como de declarações de amor cheias de emoção. Mercúrio em Câncer é diário de menina, bilhetinhos e cartas de amor guardados durante muitos anos.

Com Mercúrio em Câncer alguns assuntos poderão ser privilegiados, enquanto outros sairão prejudicados. Nesse signo Mercúrio fala de emoções,  da história e do passado. Por isso privilegia a memória, fazendo com consigamos lembrar de tudo. Ficam guardadas na memória todos os detalhes do que dizemos, do que ouvimos e  como nos sentimos. E por direcionar a memória para as emoções, somos capazes de lembrar até do clima dos momentos, do cheiro, do sabor e de tudo que sentimos.

Captamos melhor  as emoções dos outros e não nos interessamos em saber o que outros "pensam" a respeito das coisas, mas queremos saber como as pessoas se "sentem" a respeito das coisas. Nos dá a capacidade de ouvir os lamentos, os dramas e reclamações e entender os motivos alheios, mas também torna a nossa comunicação dramática. As palavras tendem a estar recheadas de emoção ou as emoções podem se esconder em meio às palavras.

O melhor de Mercúrio em Câncer é que as pessoas falam menos e se tornam menos tagarelas. O pior é que elas tendem a se resguardar e guardar suas opiniões e ideias apenas para si mesmas. Geralmente as pessoas não dizem as coisas diretamente, havendo predileção pelas palavras subjetivas e por querer fazer-se entender nas entrelinhas. Não raro as pessoas costumam supor que os outros sabem das coisas mesmo que elas não digam. É daí que geralmente surgem as confusões e mal entendidos.

De forma sutil passamos a evitar argumentos para não prolongar conversas, assim como discussões e debates. Câncer não é um dos melhores lugares para a expressão de Mercúrio. Sendo um signo mudo, as pessoas tendem a falar pouco ou quase nada. Pode haver omissão de informações, mesmo que sejam importantes, o que pode ser prejudicial em algumas situações. Se algumas vezes o silêncio serve para manter-se na defensiva devido à norma jurídica "tudo o que disser pode ser usado contra você", por outro pode servir para proteger o que pensa guardando apenas para si.

Se há uma coisa que Mercúrio em Câncer detesta são perguntas demais, mas dá certas características inconfundíveis. É o modo de falar enraizado em algum lugar, o sotaque que é um modo inventado de falar que perpetua a origem. É o dialeto e a linguagem de um povo, aquele modo sábio de falar.

Mercúrio em câncer é arquivo, álbum de memórias e de fotografias amareladas pelo tempo. Palavra de historiador, de contador de causos e de estórias, dá de beber à imaginação e por isso nos atrai pela poesia, pela literatura e a música romântica. Tende a ressaltar a moda retrô, a linguagem arcaica e as expressões do passado. Então não se espante se de repente alguém lhe chamar: Voismicê! Ou então alguém dizer: "É uma brasa, mora!", uma expressão usada pelo cantor Roberto Carlos nos anos 60.

Por ser o guardião das informações, também pode nos fazer relembrar de mágoas e recordações infelizes do passado. Por isso, fala de saudade e daquilo que já foi esquecido pelos outros, dos bons tempos que não voltam mais. A crença de que no passado tudo era melhor, poderá contagiar o presente e diminuir a nossa capacidade para nos adaptarmos a fatos novos. Muitos poderão querer começar a escrever um diário ou registrar suas memórias numa biografia.

É a canção cheia de nostalgia e que também pode exigir a revisão do que foi dito no passado. O que foi prometido será cobrado. Haverá maior possibilidade de nos deixarmos influenciar pela opinião e atitude de outras pessoas ou pelos apelos que nos desperte para o patriotismo. Enquanto Mercúrio transitar por Câncer será tempo de rir e chorar, cantar o que vai no fundo do coração e sentir novamente, sem ressentimentos. Será tempo de voltar aos bons tempos, para a raiz das coisas, para as suas origens, para sua família, seu lar, sua tribo ou para a sua nação.

 

Um comentário:

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog