agosto 24, 2010

Estrelas fixas



Quando olhamos para o céu estrelado podemos ver milhares de estrelas. E assim como o Sol, que é uma estrela, os astros chamaram atenção dos antigos astrólogos que passaram a estuda-las. O primeiro catálogo de Estrelas Fixas foi compilado há aproximadamente 250 anos a.C. na Grécia por Timocharis e Aristyll Ebertin-Hoffmann - "Fixed Stars and their interpretation", que afirmam em seu livro que o nome das Estrelas Fixas tem sua origem na Era Babilônica.
 
Com origem na era Babilônica, as quatro estrelas que se encontravam nos equinócios e solstícios no ano 3.000 a.C. ficaram conhecidas como as estrelas reais da Pérsia. Segundo alguns astrólogos,  Aldebaran, Antares, Regulus e Fomalhaut são consideradas como as estrelas mais poderosas.
 
A observação do céu pelos antigos astrólogos permitiu-lhes elencar um vasto número de estrelas, mas apenas  algumas ganharam importância ao longo dos tempos. Eles concluíram que acontecimentos positivos ou nefastos sempre estavam ligados com a presença de algumas estrelas. Delas surgiam seus presságios.
 
 


 
Usadas desde a antiguidade pelos astrólogos, as  estrelas complementam informações importantes para a interpretação do mapa natal além daquelas que os planetas e os seus aspectos podem oferecer. Embora sejam chamadas de  Estrelas Fixas, elas não permanecem no mesmo lugar. Estando a grandes distâncias da Terra, elas parecem mover-se lentamente. No zodíaco elas permanecem num mesmo grau por vários anos, movendo menos de 1º em 100 anos. 
 
Seu simbolismo e significado foram acrescentados segundo à experiência astrológica e pela força de sua influência. Assim concluiu-se que elas podem indicar talentos que, se desenvolvidos e bem utilizados, podem mostrar caminhos para o sucesso e  prosperidade, assim como indicar fontes de adversidades que dependerão de sua posição no mapa.

Desde os tempos antigos já existiam divergências e ainda hoje existem visões diferentes entre autores modernos quanto à interpretação e seu significado. No entanto, quando se considera que uma estrela pertence a uma determinada constelação dela terá as mesmas particularidades ou relacionada ao mito que lhe assemelha. A partir dessas considerações faz-se a interpretação.
 
Estudiosos tem destacado que  a influência de uma estrela tem proeminência quando está num dos ângulos do mapa na hora do nascimento numa orbe máxima de 1º e  permanece durante toda a vida em relação ao assunto do ângulo:
  • quando ela ascende com o grau do Ascendente,
  • quando atinge o seu zênite ou culminação com o grau do Meio do Céu,
  • se põe com o Descendente
  • ou a sua culminação inferior com o Fundo do Céu.
  • Também devem ser consideradas quando fazem conjunção ou oposição exata a um planeta natal numa orbe máxima de 1º.

(click para aumentar a imagem)
 
Cada estrela pertence a uma constelação e correspondente a um determinado grau do zodíaco. As interpretações encontradas nos antigos livros correspondem aos antigos costumes dos antigos povos quando não existia nenhuma tecnologia, sendo preciso atualizá-las para o mundo moderno.   
 

ÁRIES
  • Deneb Kaitos 2º51' Áries Natureza de Saturno - Indica retração, mutilação ou inibição corporal e mental. 
  • Algenib 09°10' Áries Magnitude: 2.9 Natureza: Marte e Mercúrio - Denota notoriedade, desonra, violência, desgraça e mendicância profissional.
  • Alpheratz 14º Áries 25' Andrómeda (+) 2.2 Júpiter / Vênus - De acordo com Ptolomeu é de natureza Jupiteriana e Venusiana, e Alvidas acrescenta também Marte a estes dois. Dá independência, liberdade, amor, riquezas, honras, e um intelecto perspicaz.
  • Baten Kaitos 21º 58' Áries Magnitude: 3.9 Natureza: Saturno -Emigração, migração, translado obrigatório, infortúnio, naufrágio seguido de salvamento, quedas e golpes.
  • Vertex 27º 52' Áries Magnitude: 4.8 Natureza: Marte e Lua - Dá cegueira, ferimentos oculares, doenças e morte violenta. 

TOURO
  • Mirach 00º Touro 31' Andrómeda (+) 2.4 Vênus - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Vênus; para Alvidas, de Marte e da Lua. Dá beleza pessoal, uma mente brilhante, amor pelo lar, grande devoção, beneficência, perdão, amor, subjugação por meio da benevolência, renome, e boa fortuna no casamento.
  • El Nath 7º Touro - Natureza Marte/Saturno - provoca ferimentos graves, especialmente devido a queda de altura, desabamento ou aterramento.
  • Menkar 14º Touro 26' Cetus (+) 2.8 Saturno - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Saturno; para Simmonite, de Marte; e para Alvidas de Vênus e da Lua. Causa doença, desgraça, problemas na garganta ou laringe, ruína, feridas de animais e perda de fortuna.
  • Almach 14º 15' Touro Magnitude: 2.3 Natureza: Vênus - Dá honra, eminência, elevação e atitudes artísticas.
  • Zanrak 23º Touro - Natureza Saturno - provoca doenças crônicas e tendências suicidas.
  • Algol 26º Touro 17' Perseus (+) 2.2 Saturno / Júpiter - Da natureza de Saturno e Júpiter. Provoca desgraça, violência, decapitação, enforcamento, electrocussão, tumultos, graves problemas dentários e artrite. Confere uma natureza obstinada e violenta, que causa a morte ao nativo ou a outros. É a estrela mais maligna do céu.
  • Alcyone 27º Touro - Faz parte das Pleiades com qualidades lua/marte. Pode ocasionar problemas na visão, cegueira, deficiências nos olhos. 
GÊMEOS
  • Alcyone 00º Gêmeos 07' Taurus (+) 3.0 Lua / Marte - Da natureza de Marte e da Lua. Proporciona amor, eminência, cegueira, febres, varíola, e acidentes no rosto.
  • Aldebaran 09º Gêmeos 54' Taurus (+) 1.1 Marte - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte, mas Alvidas estabelece que é similar a Mercúrio, Marte e Júpiter juntos. Dá honra, inteligência, eloquência, firmeza, integridade, popularidade, coragem, ferocidade, tendência à revolta, uma posição responsável, honras públicas, e poder e riqueza conseguidos graças a outros, mas seus benefícios raras vezes se mostram duradouros, e existe também perigo de violência e doença.
  • Rigel 16º Gêmeos 57' Orion (+) 0.3 Júpiter / Saturno - De acordo com Ptolomeu e com Lilly é da natureza de Júpiter e Saturno, mas autores posteriores a consideram favorável e similar a Júpiter e a Marte. Alvidas assemelha-a a Mercúrio, Marte e Júpiter. Dá benevolência, honra, riqueza, felicidade, glória, renome, e habilidade mecânica ou inventiva.
  • Capella 21º Gêmeos 58' Auriga (+) 0.2 Marte / Mercúrio - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte e de Mercúrio; para Alvidas, da de Mercúrio e da Lua. Dá honra, riqueza, eminência, renome, uma posição pública de confiança e amigos eminentes, e faz os seus nativos cuidadosos, temerosos, inquisitivos, muito amantes do conhecimento e particularmente das novidades.
  • Bellatrix 21º Gêmeos 04' Orion (+) 1.7 Marte / Mercúrio - De acordo com Ptolomeu é como Marte e Mercúrio; e para Alvidas, como Mercúrio e Marte em bom aspecto. Dá grande honra civil ou militar mas perigo de uma repentina desonra, renome, riqueza, amigos eminentes e propensão a acidentes que causam cegueira e ruína. Se proeminente no mapa de uma mulher torna-a loquaz e astuta, e dá uma voz com um alto tom, resistente e aguda.
  • Alnilam 23º 29' Gêmeos Magnitude:1.8 Natureza:Júpiter e Saturno - Honras públicas passageiras.
  • Polaris 28º Gêmeos 41' Ursa Minor (+) 2.1 Saturno / Vênus - Da natureza de Saturno e de Vênus. Causa muitas doenças, problemas, perdas de fortuna, desgraça e grande aflição, e pode dar legados e heranças acompanhados de muitos males. Os árabes eram da opinião que a contemplação de Polaris curava a oftalmia.
  • Betelgeuse 28º Gêmeos 52' Orion (+) 0.8 Marte / Mercúrio - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte e de Mercúrio; para Alvidas, da de Mercúrio, Saturno e Júpiter em bom aspecto. Dá honra marcial, promoção e riqueza. 
CÂNCER
  • Alhena 09° 08' Câncer Magnitude: 1.9 Natureza: Mercúrio e Vênus - Outorga eminência nas artes mas propensão a acidentes nos pés. Amor ao luxo, luxuria e prazeres; honras militares com ameaça de perdê-las.
  • Sirius 14º Câncer 12' Canis Major (-) 1.4 Júpiter / Marte - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Júpiter e de Marte; para Alvidas, da Lua, Júpiter e Marte. Dá honra, renome, riqueza, ardor, fidelidade, devoção, paixão e ressentimento, e torna os seus nativos guardas, curadores e guardiães. Dá também perigo de mordeduras de cães, e dois exemplos deste efeito se encontrarão debaixo de Procyon.
  • Canopus 15º Câncer 05' Carina (Argus) (-) 0.9 Saturno / Júpiter - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Saturno e de Júpiter; para Alvidas, da natureza da Lua e Marte. Dá piedade, conservadorismo, um conhecimento amplo e compreensivo, viagens e trabalho educativo, e transforma o mal em bem.
  • Castor 20º Câncer 22' Gemini (+) 1.6 Mercúrio - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Mercúrio; para Wilson, Simmonite e Pearce da de Marte, Vênus e Saturno; para Alvidas, da Lua, Marte e Urano. Dá distinção, um intelecto aguçado, êxito na lei e nas publicações, muitas viagens, aficionado pelos cavalos, fama e honra repentina, mas frequentemente seguido da perda da fortuna e desgraça, doença, problemas e grandes aflições. Diz-se que os seus nativos são maliciosos e inclinados à violência.
  • Pollux 23º Câncer 20' Gemini (+) 1.2 Marte - De acordo com Ptolomeu é da influência de Marte, enquanto que para Alvidas é da Lua, Marte e Urano. Confere uma natureza sutil, astuta, valente, corajosa, audaz, cruel e temerária, gosto pelo boxe, malevolência dignificada e está relacionada com os venenos.
  • Procyon 25º Câncer 55' Canis Minor (+) 0.5 Mercúrio / Marte - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Mercúrio e de Marte; para Simmonite, é de Vênus e Marte, o que é possivelmente um erro tipográfico; e para Alvidas, da Lua, Júpiter e Urano. Dá atividade, violência, malevolência repentina e abrupta, repentina promoção graças ao esforço, elevação que termina em desastre, perigo de mordeduras de cães e hidrofobia; torna os seus nativos petulantes, descarados, inconstantes, de fraca natureza, tímidos, desafortunados, orgulhosos, irascíveis, descuidados e violentos. Existem dois casos registados de morte ou ferida por mordida de cães, nos quais Procyon e Sirius estavam envolvidos. 
LEÃO
  • Praesepe 7º Leão - Natureza: lua/marte/netuno - provoca deficiência visual, principalmente em jovens.
  • Asellus Norte (Boreal) 07º 34' Leão Magnitude : 4.7 Natureza : Marte e Sol - Desfavorece a visão; confere cuidado e responsabilidade com uma natureza caridosa e assistente, risco de morte violenta, acidentes sérios, acidentes com animais de grande porte e queimaduras. Calúnias oriundas de pessoas inferiores, queda de posição elevada, torna o nativo heróico, corajoso, paciente, benevolente e um líder provocante.
  • Asellus Sul (Austral) 08º 45' Leão Magnitude : 4.2 Natureza : Marte e Sol - Desfavorável para o trato com o público ou pessoas influentes; problemas nos negócios, podendo conferir ainda, satisfação e sucesso; risco para a visão.
  • Kochab 13º Leão - Natureza Marte/Netuno - tensão nervosa e angústia mental.
  • Acubens - 13°40' Leão Magnitude: 4.3 Natureza: Saturno e Mercúrio - Proporciona atividade, malevolência e veneno, fazendo seus nativos mentirosos bem como com tendências criminosas.
  • Adhafera 27º 35' Leão Magnitude: 3.6 Natureza: Saturno e Mercúrio -
  • Alphard 27º 18' Leão Magnitude: 2.2 Natureza: Saturno e Vênus - Sabedoria, gosto musical e artístico, conhecimento da natureza humana, fortes paixões, falta de controle pessoal, imoralidade, ações rebeldes, morte súbita por envenenamento, asfixia ou submersão, vicio em drogas, mordida de animais, picadas de insetos.
  • Regulus 29º Leão 57' Leo (+) 1.3 Marte / Júpiter - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte e de Júpiter, mas a maioria dos autores posteriores a assemelham só a Marte, enquanto que Alvidas estabelece que é similar ao Sol bem aspectado com Urano. Dá violência, destrutividade, honra militar de curta duração, com fracasso final, encarceramento, morte violenta, êxito, ideais superiores e elevados e força de espírito, e torna os seus nativos magnânimos, grandiosamente liberais, generosos, ambiciosos, amantes do poder, desejosos de comando, dinâmicos e independentes. 
VIRGEM
  • Alioth 9º virgem - Natureza: Marte - Problemas de parto, complicações durante o nascimento. 
  • Zosma 11º 20' Virgem Magnitude: 2.6 Natureza: Saturno e Vênus - Lucro oriundo de desgraças. Faz o nativo egoísta, original, imoral, mesquinho, melancólico, infelicidade mental, medo de envenenamento, irracionalidade, impudico, acúmulo de líquido no organismo.
  • Denebola 21º 38' Virgem Magnitude: 2.2 Natureza: Saturno e Vênus - Rápido ao julgar, desespero, arrependimentos, lamentações, melancolia e desgraça pública. Infortúnio em virtude das forças da natureza. Felicidade que se transforma em desgosto. Torna o nativo nobre, amoroso, senhor de si, generoso e ocupado com as tarefas de outrem. Fortuna de curta duração, perturbações mentais. 
  • Copula 25º 09' Virgem - Magnitude: 8.1 Natureza: Lua e Vênus - Causa cegueira, olhos defeituosos, fortes paixões, impedimentos, desilusões e decepções.
  • Zavijava 27º 11' Virgem Magnitude: 3.8 Natureza: Mercúrio e Marte - Dá benevolência, força de caráter, movimentos combativos, força e destrutividade.
LIBRA
  • Vindemiatrix 10º Libra 04' Virgem (+) 3.0 Saturno / Mercúrio - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Saturno e de Mercúrio; para Simmonite, de Saturno e Vênus, o que é possivelmente um erro tipográfico; para Wilson e Pearce, de Saturno, Vênus e Mercúrio, e para Alvidas, de Mercúrio e Saturno mal aspectados. Dá falsidade, desgraça, roubo, demência lascívia, e frequentemente causa aos seus nativos a viuvez.
  • Algorab 13º 28' Libra Magnitude: 3.1 Natureza: Marte e Saturno - Destrutividade, malevolência, crueldade, arrogância e está relacionada ao serviço de limpeza, doenças mentais.
  • Spica 23º Libra 58' Virgem (+) 1.2 Vênus / Marte - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Vênus e de Marte; para Alvidas é de Vênus, Júpiter e Mercúrio. Dá êxito, renome, riqueza, uma doce disposição, amor à arte e à ciência, falta de escrúpulos, esterilidade, e injustiça para com a inocência.
  • Arcturus 24º Libra 22' Bootes (+) 0.2 Marte / Júpiter - De acordo com Ptolomeu é de natureza Marciana e de Júpiter, mas Alvidas substituiu estes por Vênus e Mercúrio em conjunção. Dá riqueza, honras, alto renome, determinação, e prosperidade por meio da navegação e viagens. 
ESCORPIÃO
  • Acrux 11º Escorpião 59' Crux (+) 1.6 Júpiter - Acrux é da natureza de Júpiter. Dá beneficência religiosa, cerimonial, justiça, magia e mistério, e frequentemente é proeminente nos horóscopos de astrólogos e ocultistas.
  • Alphecca 12º 19' Escorpião Magnitude: 2.3 Natureza: Vênus e Mercúrio - Dá honras, dignidade, capacidade para as artes. Realização e fortuna.
  • Kiffa Australis 15º Escorpião - Natureza Marte/Saturno - problema de saúde
  • Unuk 22º Escorpião - Natureza; Marte/Saturno/Netuno - doenças ocultas difíceis de ser diagnosticadas. 
  • Unukalhai 22º 05' Escorpião Magnitude: 2.8 Natureza: Saturno e Marte - Engendra imoralidade, acidentes, perigo por venenos e violência. Pode inclinar a doenças sexualmente transmitidas, infidelidade e astúcia.
  • Agena 23º Escorpião 55' Centaurus (+) 0.9 Vênus / Júpiter - De acordo com Ptolomeu, é da natureza de Vênus e de Júpiter, mas Alvidas sugere uma influência similar à de Marte em conjunção a Mercúrio. Dá posição, amizade, refinamento, moralidade, saúde e honra.
  • Bungala 29º 29' Escorpião Magnitude: 0.1 Natureza: Vênus e Júpiter - Proporciona benevolência, amizade, refinamentos, e uma situação honrosa. 
SAGITÁRIO
  • Antares - 09º Sagitário 53' Scorpius (+) 1.2 Marte / Júpiter - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte e de Júpiter. Alvidas dá Júpiter sextil a Vênus, mas isto é improvável considerando a natureza decididamente marcial e maléfica desta estrela. Causa malevolência, destruição, liberalidade, mentalidade aberta, maus presságios e perigo de fatalidade, e torna os seus nativos temerários e vorazes, obstinados e destrutivos para si mesmos devido à sua própria obstinação.
  • Ras Alhague 22º Sagitário 34' Ophiuchus (+) 2.1 Saturno / Vênus - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Saturno e de Vênus; para Alvidas o é de Júpiter e Mercúrio em sextil a Marte. Dá desgraça por causa de mulheres, gostos pervertidos, depravação mental.
  • Aculeus - 25°45' Sagitário Magnitude: 5.3 Natureza: Marte e Lua - Afeta a vista e pode causar a cegueira de um ou ambos os olhos, quando em conjunção com luminar aflito ou em conjunção com um maléfico que os aflija.
  • Acumen - 28° 46' Sagitario Magnitude: 3.2 Natureza: Marte e Lua - Idêntica à de Aculeus; afeta a vista e pode causar a cegueira de um ou ambos os olhos, quando em conjunção com luminar aflito ou em conjunção com um maléfico que os aflija. 
CAPRICÓRNIO
  • Ascella - 13º 39' Capricórnio Magnitude: 2.7 Natureza: Júpiter e Mercúrio - Confere boa fortuna e felicidade.
  • Vega - 15º Capricórnio 26' Lyra (+) 0.1 Vênus / Mercúrio -De acordo com Ptolomeu é da natureza de Vênus e de Mercúrio; para Alvidas, é de Saturno em trígono a Júpiter a partir dos signos de terra, especialmente Capricórnio e Touro. Dá beneficência, idealismo, esperança, refinamento e inconstância, e torna os seus nativos graves, sóbrios, pretensiosos e geralmente lascivos. 
AQUÁRIO
  • Altair - 01º Aquário 53' Áquila (+) 0.9 Marte / Júpiter - As opiniões estão divididas a respeito da natureza exata desta estrela. Ptolomeu dá a Marte e a Júpiter; Wilson, a Saturno e a Mercúrio; Simmonite, a Urano; e Alvidas a Urano e Mercúrio, em sextil ao Sol. Confere uma natureza atrevida, confiante, valente, que não se rende, ambiciosa e liberal, riqueza grande e repentina mas efémera, e uma posição de comando; faz os seus nativos culpados de matanças, e dá perigo de ser mordido por animais venenosos.
  • Albireo - 01º 17' Aquário Magnitude: 3.2 Natureza: Vênus e Mercúrio - Dá uma aparência harmônica, limpeza, atitudes amáveis e disposição benéfica frente ao desespero.
  • Bos - 05º 11' Aquário Magnitude: 5.0 Natureza: Saturno e Vênus - Dá um intelecto sagaz e penetrante, inteligência hábil.
  • Armus - 12º 45' Aquário Magnitude: 4.9 Natureza: Marte e Mercúrio - Caráter desagradável e desdenhoso, instabilidade, imprudência, perturbador, desavergonhado, perguntador e queixoso.
  • Nashira - 21º 48' Aquário Magnitude: 3.8 Natureza: Saturno e Júpiter - Faz superar e vencer pelo esforço que leva ao sucesso. Envolvimento com situações de luta entre o bem e o mau, com a vitória do bem. 
PEIXES
  • Fomalhaut - 03º Peixes 58' Piscis Austrinus (+) 1.3 Vênus / Mercúrio - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Vênus e de Mercúrio; para Alvidas, da de Júpiter em quadratura a Saturno desde Peixes e Sagitário. Diz-se que é muito afortunada e poderosa, contudo causa uma malevolência de alcance e carácter sublime. Causa mudança de uma forma de expressão material a uma espiritual, pode levar aos vícios. Cardan declara que, juntamente com as estrelas que ascendem com 12º de Gémeos, dá um nome imortal.
  • Deneb Adige - 05º Peixes 27' Cygnus (+) 1.3 Vênus/Mercúrio - É da natureza de Vênus e de Mercúrio e dá uma natureza engenhosa, um intelecto inteligente e rápido para aprender.
  • Achernar - 15º Peixes 26' Eridanus (+) 0.6 Júpiter - Em suas notas sobre as estrelas situadas em Eridanus, Ptolomeu disse: "a última estrela brilhante é da mesma influência que Júpiter". É simbolizada como "O Querubim e a Espada", e dá êxito em cargos públicos, na beneficência e na religião.
  • Markab - 23º Peixes 36' Pegasus (+) 2.6 Marte / Mercúrio - De acordo com Ptolomeu é da natureza de Marte e de Mercúrio; para Simmonite, de Marte e Vênus; para Alvidas, de Júpiter quadratura a Mercúrio com Saturno desde Peixes e Gêmeos. Dá honra, riqueza, fortuna, perigo de febres, cortes, golpes, punhaladas e fogo, e uma morte violenta.
  • Scheat - 29º 23' Peixes Magnitude: 2.6 Natureza: Marte e Mercúrio - Dá benevolência, força de caráter, movimentos combativos, força e destrutividade.

4 comentários:

  1. Parabens pelo seu blog! Já li um tanto de astrologia mas sua escrita é objetiva e sensivel. Define mas tem uma visão não tão determinista. Nao sei bem explicar mas gostei muito!!!!

    ResponderExcluir
  2. Pergunta. E para estrelas que se citam mais de um idealizador como algumas onde aparece ptolomeu e alvidas o sentido e um sò para os dois ou vc so apresentoubo valido na atualidade?e onde posso pesquisar sobre o pensamento que outro idealizador deu?
    Desde ja obrigado! Muito bom seu texto

    ResponderExcluir
  3. Tenho Regulus em conjunção com a lua a 29°55 de Leão o que Isso significa?

    ResponderExcluir
  4. Eu traduzi Estrelas Fixas e Constelações na Astrologia de Vivian Robson. A quem interessar, deixo aqui o link. Abraços. https://clubedeautores.com.br/livro/estrelas-fixas-e-constelacoes-na-astrologia-2

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog