outubro 01, 2012

Horóscopo da semana de 1 a 7 outubro 2012



Importantes eventos astrológicos marcam essa semana. Ainda sob as influências da Lua Cheia, Vênus ingressa no signo de Virgem trazendo maior seletividade e sentido de utilidade nos relacionamentos, nas escolhas e aquisições. Mercúrio e Saturno ingressam no signo de Escorpião, dando ênfase às intensas emoções e sentimentos, investigações e autoconhecimento. Marte ingressa no signo de Sagitário aumentando a expansividade e autenticidade enquanto Júpiter entra em movimento retrógrado. 

Lua Cheia:

Durante a semana ainda estaremos sob a influência que traz à tona o sucesso ou fracasso do que estivemos realizando desde a Lua Nova. Se formos bem sucedidos é chegada a hora de ampliar, partilhar e assimilar experiências; se fracassarmos é porque tinham apenas valor temporário.

A Lua Cheia pode nos estimular a abandonar situações, relacionamento ou coisas que eram incapazes de preencher uma função positiva em nossas vidas e se soubermos deixá-las, estaremos abrindo espaço para umcrescimento futuro no próximo ciclo que se aproxima.

No psiquismo humano ocorre forte influência da Lua Cheia provocando excitação, o que nos deixam mais inspirados, criativos, românticos e mais abertos aos prazeres, por isso é a fase da lua mais saudada pelos boêmios. Os 3 dias antes e depois da Lua cheia são favoráveis para as ações
rápidas, principalmente quando se deseja popularidade e divulgação.

Os próximos dias são favoráveis para realização de festas, celebrações, inaugurações e lançamentos de produtos porque dá maior visibilidade. Também favorece tratar de negócios imobiliários e viagens que tem mais chance de serem bem sucedidos. Porém não é favorável para cirurgias.

A partir de quinta-feita a Lua entrará em sua fase Disseminadora indicando uma época propícia para o partilhamento e divulgação do quefoi gerado na Lua Nova. Se tiverem força suficiente, as coisas irão finalizar por si mesmas.

Sol/Urano/Plutão:

O começo da semana ainda estará sob as influências dos aspectos tensos entre Sol, Urano e Plutão trazendo situações imprevistas e ocorrências de situações desagradáveis que alteram nossa rotina, deixando-nos mais sujeitos a problemas técnicos, elétricos e tecnológicos. Não é um tempo apropriado para propor mudanças, exigir definições, tomar novas direções e nem para convencer outros a aceitarem uma situação ou decisão. 

Mudanças arbitrárias podem causar revolta pois estaremos mais resistentes a novas ideias e menos adaptáveis a novas coisas e situações. Porém é importante ter flexibilidade para mudar o curso quando for necessário. Esse é um aspecto que deflaga um processo de risco, conflitos e reações inesperadas ou rompimento de antigas situações mal resolvidas. Há maior tendência à desprogramação e alterações em horários e sistemas estabelecidos, podendo ocorrer emergências ou situações insólitas que nos obrigam a mudar os nossos planos ou nos obrigam a nos adaptarmos a novas situações.

Devido ao aspecto tenso a Plutão são possíveis situações de conflito, violência ou ameaças. É prudente evitar desafiar pessoas de autoridade ou que detém maior poder, pois estaremos em significativa desvantagem como também não nos envolvermos em brigas de pessoas que detém maior poder. Poderemos testemunhar o aumento de violência e conflitos. Conforme previsto, Urano e Plutão agitou o mundo das celebridades no final de semana mas aos poucos o aspecto se desfaz. Esse aspecto, além de nos deixar mais vulneráveis, não beneficia a recuperação de pessoas doentes.

Vênus/Saturno:

No princípio da semana Vênus e Saturno estarão em harmonia favorecendo tudo o que quisermos concluir, concretizar e definir. Estaremos mais atraídos por coisas sólidas e duráveis em seus estados definitivos, ou seja, que tem consistência. Estando ambos os planetas no último grau do signo favorece concluir com sucesso as questões de relacionamentos e finanças. Serão dias de definição afetiva e financeira: alguns compromissos poderão ser firmados, outros poderão ser rompidos, isso porque estaremos mais aptos para escolher de forma adequada e a julgar as questões dentro das reais possibilidades.

É favorável para deliberar e julgar assuntos sérios que pesam no emprego ou ter contato com pessoas hierarquicamente superiores que venham a trazer benefícios no futuro. Será propício tratar de aumento de salário ou ter retorno material na área profissional, bem como apresentar currículos pois podemos ser positivamente qualificados e até mesmo as limitações poderão ser valorizadas.

Também beneficiará solicitar orçamentos, tratar de aluguel de casa, tomar resoluções financeiras de médio e longo prazo. É a oportunidade de reassumirmos o controle de nossa vida financeira, fazer planejamentos e renegociar dívidas com base na realidade. Estejamos atentos para que as compras, gastos e compromissos assumidos estejam dentro de nossas reais possibilidades e que sejam realmente necessários, pois a partir de terça-feira Vênus estará desfavorecida por Netuno.

Vênus/Netuno

Durante a semana Vênus ingressa em Virgem e se torna "cri-cri"; só vê imperfeição. Para essa Vênus nada é perfeito pois busca detalhizinhos tão pequenos só para criticar; é a posição mais enjoada para Vênus no zodíaco. Se por um lado isso possa parecer chato, por outro beneficia nossas escolhas porque nos tornamos mais seletivos.    

Simultaneamente Vênus estará em confronto com Netuno durante a semana deixando-nos insatisfeitos com nossa vida financeira e afetiva. Principalmente na quarta-feira, tendemos a perceber que tudo está longe do que idealizamos e ficamos mais vulneráveis a armadilhas e traições, podendo ocorrer separações ou sofrimento afetivo.

Por querermos resgatar uma situação paradisíaca podemos nos deixar envolver em algo que só existe em sonhos mas que acabará como fumaça. Há mais possibilidade de nos metermos em situações enganosas, porque nossas escolhas podem se apoiar em referências falsas. Esse é o tipo de aspecto que indica enganos de natureza afetiva e financeira.

Podem ocorrer erros em contas e contratos por má fé. Se for ao supermercado, confira se o preço que está na prateleira é o mesmo que está sendo cobrado no caixa. Confira o peso real do que você compra e também a qualidade do produto. Lembre-se que Netuno está retrógrado ensejando a comercialização de produtos deteriorados.

Cuidado com pessoas falsas, sedutoras e igualmente enganadoras. Não se deixe seduzir pelo verniz e brilho que as coisas aparentam, pois "nem tudo que reluz é ouro". Normalmente com esse aspecto temos dificuldade em enxergar as reais intenções dos outros.

Mercúrio/Saturno

A partir do meio da semana  em especial na quinta-feira podemos estar excessivamente críticos, insensíveis e sarcásticios, com pensamentos negativos, pessimistas e mais relutantes para conversar. Notícias e informações poderão estar em desacordo com os nossos interesses e até os telefones podem relutar em funcionar.

As pessoas poderão estar carrancudas, sem vontade de trocar ideias ou mais concentrados no trabalho sem pouco tempo para espairecer. Dados podem chegar atrasados, comunicações podem ser bloqueadas e a burocracia pode imperar. Acordos serão desvantajosos.

O transito não evolui ou estradas podem estar bloqueadas. Projetos que pensávamos ter concluído podem necessitar de revisão ou sermos obrigados a refazer tarefas. Também estaremos mais sujeitos a severas críticas e julgamentos, podendo ser um tempo de auditorias muito cansativas.

Se for possível, adie para a próxima semana os negócios, transações e contatos comerciais, assinatura de contratos e conversas, pois há tendência de serem omitidas informações importantes. No entanto esse é um aspecto que favorece concentrar-nos em um projeto literário.

Mercúrio/Netuno

No final de semana Mercúrio e Netuno se harmonizam no céu e tornam a terra cheia de poesia, com bilhetinhos apaixonados e muitas declarações de amor. Nos tornamos inspirados e podemos servir de inspiração para os outros com as nossas palavras. Povoam no mundo as sutilezas.

Estaremos mais sensíveis, criativos e com maior imaginação, sendo um bom período para criar algo como projetos artísticos e literários. Favorece a publicidade de produtos, principalmente relacionados à água e ao mar. Também serve para a promoção pessoal, pois conseguiremos sensibilizar os outros.

Esse aspecto pode ocasionar encontros e situações mágicas, ou seja, estarmos no lugar certo e na hora certa para obter as informações que desejamos. Confie em sua intuição e observe alguns sinais quase imperceptíveis do universo, talvez eles venham a lhe revelar alguma coisa.

Sol/Júpiter: 

A partir de 07 outubro 2012 o astro rei estará numa excelente harmonia com Júpiter nos propiciando a chance de ousar, exagerar, ir um pouco mais além ou tentar uma segunda chance para obter algo, pois esse é um aspecto que propicia obter apoio e aprovação diante dos outros.

Se estivermos numa situação díficil é possível que encontremos uma saída, pois os benefícios tendem a vir de algo extra, surgindo uma ajuda providencial. Esse é um aspecto de sorte, favorável para viajar, receber créditos ou obter reconhecimento ou promoção.

Favorece o contato com estrangeiros, tratar de assuntos de justiça, cursos universitários ou com representantes do clero. Aumentam as oportunidades de divulgar algo com grande sucesso, livrar-se de restrições ou ter a proteção de pessoas ricas e poderosas. Pessoas importantes que encontramos poderão nos beneficiar no futuro. Os ânimos poderão estar otimistas e confiantes em um clima de euforia.   

Vênus/Plutão:

A partir de 07 outubro de 2012 Vênus e Plutão estarão em excelente aspecto nos dando uma segunda chance de resgatar uma má impressão causada, reapresentar propostas que tenham sido rejeitadas ou seja, podemos tentar pela segunda vez. Esse aspecto abre possiblidades de reconciliação, resgate, superar algo, curar ou descobrir segredos, lucrar e cobrir prejuízos. 

O poder de julgamento fica apropriado e favorece a reaproximação. Os romances recebem intensificação e podemos nos aproximar de pessoas que também desejam estar próximas de nós. Podemos entrar em contato com pessoas que também querem conversar conosco, e a comunicação será muito verdadeira. Pode existir muita atração física e ligação psíquica nesse trânsito, e se conhecermos alguém nesse dia, pode ser a pessoa que irá transformar nossa vida.

É possível que consigamos recuperar algo nesse dia, sair de situações difíceis, alguém nos restaura algo ou traz a informação que precisamos. Também podemos tentar reaproximar de amigos dos quais estivemos separados por mal entendido, isso porque há menor resistência ao nosso afeto. Serão apenas alguns dias, mas muito importantes para encontrarmos soluções, saldar dívidas e renegociar débitos. Mas se não conseguir nesses dias, não consegue nunca mais.

Júpiter Retrógrado

Júpiter estará retrógrado a partir de 05 outubro 2012 até 30 janeiro 2013 quando poderão ocorrer muitos retrocessos nas leis, no judiciário, nas viagens ao exterior, turismo e assuntos relativos a universidades e clero. Pendências do passado relativas a esses assuntos poderão retornar para serem resolvidos.

Retrogradando em Gêmeos, Júpiter pode causar exageros, ações desmedidas e potencializar suas qualidades negativas. Pode nos faltar o senso de medida ou mal dimensionamento das nossas reais capacidades e possibilidades. E, por causar muita ansiedade, fatores acima de nosso controle tendem a interferir em nossas programações frustando as nossas expectativas. (Leia mais no post Júpiter Retrógrado)

Marte/Netuno

A partir de domingo Marte ingressa em Sagitário nos despertando para as aventuras e para realizar grandes empreendimentos, sendo favorável para todos os assuntos que queiramos ampla repercussão, pois as ações repercutem num âmbito jamais imaginado.

No entanto, a tensão formada por Marte e Netuno nos adverte que uma pequena ação pode desencadear uma enorme reação ou ter grandes proporções jamais imaginadas. As ações tendem a ser direcionadas numa direção equivocada ou direcionada ao nada ou se torna sem limites. Daí vem aquela expressão: "atira no que vê e acerta no que não vê"...

Tornamo-nos mais desatentos e descuidados. Podemos investir em coisas utópicas ou sermos  envolvidos num grande esquema sem ter noção das consequências ou nos metermos em situações nebulosas sem saber sua amplitude. Também podemos agir com falsidade ou atrair situações que não são o que parecem.

Esse aspecto geralmente indica situações que envolvem fraudes, ações com falsidade, atitudes imorais, em segredo e com desonestidade. As ações podem ter objetivos ambíguos ou agimos por pura complacência ou por piedade sem nenhum objetivo. Alguns estarão com maior tendência para as drogas, bebidas alcóolicas e uso de remédios, havendo maior possibilidade de reações inesperadas com efeitos colaterais.

Este aspecto desfavorece cirurgias e procedimentos com anestésicos, pois há risco de efeitos indesejados. A sexualidade estará mais contida e nesses dias é recomendável evitar manipular remédios ou venenos, devido aos efeitos de contaminação. Também estaremos mais sujeitos ao veneno de insetos e animais, como abelhas, cobras, aranhas ou plantas tóxicas.

(*) LFC: Quando a lua está fora de curso nos tornamos mais sujeitos aos imprevistos que desprogramam e frustram as nossas expectativas. Há maior tendência a transtornos, atrasos e fracassos em tudo que é tratado nesse horário. É importante ser maleável, não querer que tudo seja cumprido à risca, porque é aí que não funciona mesmo. Por isso o melhor é evitar compromissos e decisões importantes durante o período que podem ter resultados inesperados.

Aspectos da semana:

Segunda-feira - 01 outubro 2012 - Lua em Áries
  • Lua em Áries: O dia estará sob as influências da Lua Cheia em Áries nos deixando entusiasmados, independentes e corajosos para enfrentar os problemas, mas também mais imprudentes, agressivos e impacientes. Tendemos a nos impor mais e quem trabalha com o público deve ser mais ágil e eficiente.
  • Beneficia as atividades esportivas ou para realizar atividades sozinho, dar início a projetos e tudo que dependa de energia tal como entrar para uma academia, começar um programa de condicionamento físico. Também favorece lançar liquidações e coisas que terão curta duração, pois as pessoas estão mais impetuosas mas desfavorece coisas que se pretenda constância e longa duração.
  • Áries rege a cabeça, o rosto, o cérebro e os dentes superiores sendo desfavorável qualquer intervenção cirúrgica nessas partes do corpo enquanto a lua estiver no signo.
  • Lua/Mercúrio: O dia amanhece com a Lua e Mercúrio em confronto nos céus aqui na terra o bate-boca, desinformação e fofocas rolam soltas na terra. O transito pode estar caótico assim como podemos receber informações erradas, há maior tendência à hesitação ou indecisão.
  • Cuidado para não falar demais e tenha atenção para não ser mal compreendido, pois as pessoas estão mais propensas a deturpar as comunicações. Não julge pelas primeiras impressões, evite apresentar ideias e opiniões pela manhã. Se for possível adie contatos e conversas para amanhã, pois os acordos e a receptividade não estão beneficiados.
  • Lua/Saturno: Durante a tarde a Lua se confronta com Saturno deixando as pessoas mal humoradas, rabugentas, pessimistas, negativas e  inseguras. Além de emocionalmente contidas as pessoas estarão desconfiadas e severas, por isso não propicia pedir favores, empréstimos e outras concessões.
  • Além da lentidão pode haver muita burocracia que tenderá a impedir de realizarmos o nosso planejamento. Portanto, tenha paciência e não se culpe por não conseguir realizar algo. É bom estar preparado para as cobranças, exigências e cumprimento de obrigações.  
  • (*) LFC: A lua estará fora de curso entre 19h33 às 20h27 até ingressar em Touro.
  • Lua em Touro: Às 20h27 a Lua ingressa no signo de Touro deixando o clima mais amigável. Sendo o signo de exaltação da Lua, as pessoas estarão mais calmas e afáveis mas também teimosas e preguiçosas. A Lua em Touro exalta as sensações e os prazeres, fazendo com que as pessoas busquem conforto e comodidade. Isso inclui o prazer da boa comida, do bom vinho e do bom sexo.
  • A Lua em Touro protege os assuntos relativos a finanças, por isso favorece tratar de preços, fechar negócios e realizar compras, beneficiando principalmente tudo que tenha firmeza, consistência e constância. É particularmente favorável para lançar empreendimentos imobiliários e tudo que tenha longa duração.
  • Desfavorece projetos que se queira resultados rápidos. Touro rege o pescoço, a garganta, tireóide, amígalas, cordas vocais, orelhas e os dentes inferiores, não favorecendo as intervenções e cirúrgias nessas partes do corpo enquanto a lua estiver no signo.
  • Lua/Netuno: À noite a Lua e Netuno estarão em boa sintonia trazendo harmonia, inspiração, intuição e fé. Esse aspecto exalta a imaginação e criatividade, favorecendo ir ao cinema, ler livros de romances, ficção ou sobre assuntos espirituais. As pessoas tendem a estar com maior espírito de solidariedade e poder de empatia, no entanto é preciso cuidado para não se envolver em situações complicadas e confusas.
Terça-feira - 02 outubro 2012 - Lua em Touro
  • Lua/Plutão: Da manhã até o início da tarde estaremos sendo beneficiados pela boa conexão entre a Lua e Plutão nos dando poder de recuperação entre os desafios e dificuldades.  Intensifica nossa capacidade de perceber além da superficie dos fatos e das pessoas, dando-nos alta capacidade de criar, transformar ou renovar e revitalizar situações.
  • Esse é um indicativo de cura ou para ajudar outras pessoas a encontrar a própria força de recuperação. Favorece a auto-análise, como também para melhorar a harmonia no ambiente doméstico. Estaremos mais cientes dos nossos limites e capacidades, tendo mais confiança para enfrentar os problemas.
Quarta-feira - 03 outubro 2012 - Lua em Touro
  • Durante o dia a Lua segue tranquila no signo de Touro, o signo de sua exaltação, deixando-nos mais calmos, tranquilos e mais propensos a buscar conforto.
  • Vênus em Virgem: Hoje Vênus ingressa no signo de Virgem.  
Quinta-feira - 04 outubro 2012 - Lua em Touro/Gêmeos
  • Lua/Marte: O dia amanhece com os ânimos exaltados quando a Lua em Touro se confronta com Marte em Escorpião o que pode ocasionar muito nervosismo e tensão. As pessoas estarão mais exaltadas, impacientes e ansiosas poendo causar desentendimentos. Esse aspecto costuma tornar as pessoas birrentas e com reações infantis.
  • Qualquer intervenção causa irritação porque estaremos mais intolerantes e perdemos a calma facilmente. Pequenas coisas e fatos insignificantes podem nos chatear ocasionando discussões e atitudes dos quais podemos nos arrepender. Quem atende ao público deve estar mais ágil.
  • Para liberar a energia vá para a academia, pratique esportes, caminhadas ou qualquer atividade que exija esforço físico. Evite alimentar-se quando estiver com raiva, pois esse é um aspecto que costuma causar azia, problemas digestivos e úlceras.
  • (*) LFC: A Lua estará fora de curso entre 04h45 às 08h47 até ingressar em Gêmeos.
  • Lua em Gêmeos: Às 8h47 a Lua ingressa no signo de Gêmeos trazendo mais movimento e agilidade, deixando as pessoas bem humoradas mas há maior possibilidade de instabilidade e inconstância. Favorece a comunicação ampla, a troca de idéias, divulgação, comprar livros e buscar estímulos variados.
  • Todos estarão se dedicando a algo que tenha versatilidade e troca, sendo favorável a propaganda e divulgação. É um bom período para passeios, viagens e deslocamentos, porém, quaisquer negócios fechados nessa época tendem a mudanças de idéias posteriormente. Gêmeos rege a língua, os pulmões, a clavícula, ombros, mãos, braços e o sistema nervoso. Não estão favorecidas cirurgias e intervenções nessas partes do corpo enquanto a Lua estiver no signo.
  • Marte/Nodo Norte: Marte conjunto ao Nodo Norte sugere muito movimento mas também  espírito de companheirismo e união para lutar pelos mesmos ideais, podendo haver integração de interesses e vontades.  
  • Lua/Vênus/Netuno: Hoje a Lua e Netuno estarão em tensão deixando-nos distraídos e com dificuldade de concentração. Nossa mente e imaginação poderão estar divagando em torno de coisas impossíveis ou muito fora da realidade. A confusão entre a realidade e a imaginação pode dificultar o planejamento do dia.
  • Ao idealizarmos pessoas e situações estaremos nos expondo a muitas decepções e enganos. Com esse aspecto nos tornamos mais vulneráveis às circunstâncias confusas e pessoas evasivas, viciadas, irresponsáveis, incomuns ou que não se comprometem. Podemos ser julgados injustamente, nos tornamos vítimas ou encontramos pessoas que se fazem de vítima para abusar da nossa momentânea inocência em ajudá-las. 
  • Há maior tendência à procrastinação, deixando para amanhã o que poderia ser feito hoje. As pessoas estarão mais passivas, com caprichos infantis ou evitando de confrontar os problemas difíceis. Também pode causar falsas impressões, escapismo, baixa energia e desânimo, não sendo adequado para tratar assuntos sérios. O melhor antídoto a esse aspecto é dançar, ouvir música, assistir filmes, orar ou se expressar nas artes, mas sempre atentos às ações e às intenções dos outros.
  • A Lua em quadratura a Vênus e Netuno estará desfavorecendo os contatos afetivos, sociais e comerciais, deixando-nos mais propensos ao escândalo e às gafes. A auto-indulgência pode propiciar um descontrole financeiro, havendo tendência aos excessos. É recomendável adiar as compras pois para compensar as nossas insatisfações podemos sentir uma vontade insaciável de comprar, gerando gastos com futilidades.   
  • Além de apreensivos e inseguros em nossos relacionamentos, estaremos mais complacentes e preguiçosos. Sendo um aspecto que supervaloriza a harmonia, podemos nos submeter aos outros na ânsia de sermos amados, porém estaremos pouco discriminativos em nossas escolhas.
  • As pessoas podem se mostrar mais dependentes, no entanto, as conexões que se estabelecerem podem ser desfavoráveis ou inviáveis. O alto grau de emotividade e sentimentalismo pode interferir nos compromissos. Esse aspecto não favorece espetáculos e exposições públicas, poia há menor aceitação do público.
  • Lua/Kiron: No início da noite a Lua estará em tensão a Kiron nos deixando mais sujeitos a problemas familiares, conflitos entre pais e filhos, falta de apoio ou de aconchego junto à família. Obrigações e problemas podem nos afastar do ambiente familiar.
  • Podemos sentir necessidade de ajudar os outros abrigando-os em nossa própria casa ou ajudando outros a terem suas casas e familia, embora possamos encontrar dificuldade em ajudar a nós mesmos. As pessoas que tenham Kiron natal a 8º do signo de Peixes ou em Gêmeos estarão mais propensas a esse aspecto.
  • Lua/Urano: À noite estaremos mais propensos para aderir a novas ideias e novas situações. Estaremos mais independentes e atraídos por divertimentos, coisas diferentes das tradicionais ou relacionamentos inconvencionais.
  • Esse pode ser indicativo de algo novo ou alguma tendência bem aceita pelo público, por isso favorece todas as atividades originais, científicas ou tecnológicas. Por estarmos mais inquietos, nada que seja monótono nos atrai. Podemos encontrar novas soluções para antigos problemas.
Sexta-feira - 05 outubro 2012 - Lua em Gêmeos
  • Mercúrio e Saturno em Escorpião: Hoje Mercúrio e Saturno ingressam no signo de Escorpião.
  • Lua/Sol: O dia amanhece com Sol e Lua em harmonia trazendo cooperação e entendimento entre as pessoas. Estaremos sentindo felizes em nossos relacionamentos afetivos, podendo até ocorrer agradáveis reuniões familiares, encontrar ou ter notícias de pessoas do passado que nos trazem boas lembranças. Estaremos mais aptos para realizar o que queremos sem interferências, podendo obter apoio com maior facilidade.
  • Lua/Júpiter: O dia termina com a Lua e Júpiter juntinhos no signo de Gêmeos e pode ter certeza que muita gente estará pegando a estrada para realizar pequenas viagens. Essa união deixam as pessoas animadas e mais dispostas para sair e divertir, havendo maior transparência e espontaneidade entre as pessoas.
  • Estaremos mais otimistas, solidários e generosos podendo levar apoio aos menos afortunados. É possível que aconteçam situações festivas, alegres e positivas. Estaremos mais sensíveis às questões filosóficas e religiosas, havendo maior receptividade e disposição para melhorar os ambientes. 
  • (*) LFC: A Lua estará fora de curso a partir das 19h09 . 
Sábado - 06 outubro 2012 - Lua em Gêmeos/Câncer
  • (*) LFC: A Lua estará fora de curso de 00h00 às 21h46 até ingressar em Câncer.
  • Lua em Câncer: A Lua ingressa em Câncer às 21h46 deixando-nos mais carentes, hipersensíveis e em busca de proteção. Devemos estar atentos pois as pessoas estarão mais carentes e com maior necessidade de atenção. E, por estarmos mais interessados pelos sentimentos, poderemos estar mais introspectivos.
  • Favorece os encontros familiares ou para buscar intimidade, cuidar da casa e dos assuntos particulares ou encontrar soluções em assuntos relativos ao ambiente doméstico. As pessoas estarão interessadas em adquirir eletrodomésticos, aparelhos para cozinha ou alimentos. Câncer rege o estômago e os seios, não favorecendo cirúrgias e intervenções nessas partes do corpo enquanto a lua estiver nesse signo.   
  • Lua/Saturno/Netuno/Mercúrio: Hoje há uma importante mudança de energia atuando sobre o mundo, principalmente à noite com ativação de três signos de água. A Lua em Câncer, o signo de sua regência, se conecta harmoniosamente com Saturno e Mercúrio que ingressam em escorpião e Netuno em Peixes. O Sol em Libra se harmoniza com Júpiter em Gêmeos, dois signos de ar que traduzem um clima de otimismo e euforia.  
  • Netuno em Peixes estará recebendo simultaneamente aspectos harmônicos da Lua, Saturno, Mercúrio e aspectos desarmônicos de Vênus e Marte, ou seja, estarão sendo ativadas as energias piscianas no mundo e em todos nós. Pessoas, cidades e países que possuam em seu mapa natal planetas, ascendente e meio do ceú próximos a 0º de Peixes estarão sentindo de forma mais significativa essas influências, tal como o ascendente do Brasil.  
  • Lua/Netuno: A harmonia que se estabelece entre a Lua e Netuno em Peixes nos deixam mais sensíveis, intuitivos e com grande poder de empatia. Além do vínculo emocional que se cria entre as pessoas, há uma forte sintonia espiritual que torna as pessoas mais solidárias. O alto poder criativo poderá ser expresso nas artes, na música e em outras criações. A noite será propícia para assistir filmes, participar de atividades religiosas ou eventos de puro encantamento. Dizem que os anjos benfeitores rondam a terra com essa harmonia.
  • Lua/Saturno: As boas energias emanadas pela conexão entre Lua e Saturno acentua a paciência, o esforço pessoal e a maturidade para lidar com as questões. Favorece estabelecer planos e projetos para o futuro e conciliar interesses. Aumenta o nosso senso de responsabilidade e cumprimento dos deveres e obrigações. As pessoas poderão estar mais introspectivas e propensas a permanecer em casa e menos dispostas aos contatos sociais. 
  • Lua e Mercúrio: Em boa sintonia Lua e Mercúrio nos deixam mais conscientes de nossas emoções, sendo possível verbalizar o que sentimos através da fala ou da escrita. As pessoas se interessam mais em conversar e trocar ideias. Podemos ter contato com coisas e pessoas do passado, como também manter conversas, ter notícias ou descobrir algo junto a parentes, vizinhos e conhecidos. Torna-se mais fácil conseguir apoio às nossas ideias e às nossas necessidades. É um excelente período para estudar pois a memória se torna mais retentiva.
  • Saturno/Netuno: Saturno em excelente conexão com Netuno permite realizar os nossos os nossos planos e projetos baseados nas reais possibilidades. Talvez venhamos a concretizar algo que tenhamos idealizado há muito tempo ou resultar em descobertas relacionadas à psicologia, ocultismo, petróleo e combustíveis. Com certeza estaremos menos sonhadores e mais práticos e realizadores.
Domingo - 07 outubro 2012
  • Marte em Sagitário: Hoje Marte ingressa no signo de sagitário
  • Lua/Vênus: O dia amanhece com Lua e Vênus em boa sintonia tornando as relações mais amigáveis e as pessoas mais cordiais e diplomáticas.  Hoje é dia de fazer compras, ir ao shopping, divertir, promover encontro de amigos pois todos estarão mais positivos. Também privilegia todas as apresentações públicas, porque há maior interesse do público.
  • Lua/Urano/Plutão: A partir do horário do almoço a Lua se confronta com Urano e Plutão e exaltam os ânimos na terra podendo criar um clima de turbulência e instabilidade. Inexplicavelmente poderemos estar nervosos e agitados, como também mais sujeitos a mudanças inesperadas nas programações, problemas com eletricidade ou problemas aéreos.
  • Com a Lua em Câncer podemos estar mais carentes, mas devemos evitar provocar os outros apenas para chamar atenção. As pessoas podem estar mais apegadas, com medo da perda e do abandono, mas se for possível adie conversas que possam gerar emoções fora de controle. Para neutralizar as tendências negativas desse aspecto, eleve a sua auto-estima, fuja de embates, de situações arriscadas, locais ermos e de energia pesada. Dedique-se à recuperação de algo ou de si mesmo.
Sol em Libra
De 22 setembro a 22 outubro 2012

O Sol em Libra dá ênfase às relações e interações sociais, acordos, negociações e compromisso nas parcerias. Exalta a harmonia, equilíbrio e a convivência pacífica mas pode ser desafiante tomar decisões já que há maior dúvida e incerteza.

Essa é uma época em que pesamos os prós e contras nas decisões e em tudo que realizamos, prevalecendo maior sociabilidade e tolerância. O problema do Sol em Libra é que nos deixam mais preocupados com as aparências, ainda que haja algo fervilhando nas bases. Por isso, há tendência à superficialidade em todas as situações.

Saturno em Libra
Novembro 2009 até 05 de outubro 2012

Saturno é o planeta da responsabilidade e quando passa pelo signo de Libra deve seguir os padrões de Vênus que rege o signo, por isso exalta a seriedade, a legalidade e compromisso no casamento ou sociedade de negócios. As pessoas tornam-se mais interessadas por outras que sejam mais seguras e experientes, podendo até mesmo demorar mais a escolher seu parceiro devido à necessidade de fazer as escolhas corretas.

Embora haja o medo da solidão, há maior seletividade nos romances, parcerias e amizades. Mas uma vez que seja estabelecido um relacionamento, há maior empenho para mantê-lo. Com Saturno em Libra as mulheres tendem a procurar um pouco seus pais nos homens escolhidos e os homens tendem a ser paternais com suas parceiras.

Saturno em Escorpião

Saturno o grande professor do universo, ingressa no signo de Escorpião em o5 de outubro de 2012 nos convidando a sermos honestos e enfrentarmos a realidade, exigindo esforço e paciência para lidar com a situações ou aceitação e compreensão com o que não pode ser mudado.

Em recepção mútua com Plutão, sendo ambos planetas de fortes significados, estaremos sentindo essa poderosa conexão nos assuntos relacionados ao poder social e financeiro, grandes corporações, nações e pessoas que detém autoridade ou que tem forte ênfase nos signos de Escorpião e Capricórnio.

Também estaremos mais envolvidos ou tendo notícias sobre problemas fiscais e relacionados a impostos, carga tributária, contabilidade, estabilidade financeira, sistema bancário, corretagem, heranças, divórcios e separações litigiosas, tratamentos psicológicos, ocultismo e assuntos que envolvem o sexo e a morte. Leia mais no post Saturno em Escorpião

Mercúrio em Escorpião

Mercúrio é o planeta que organiza os processos lógicos da mente racional e nos dá aptidão para a comunicação oral e escrita, estando assim diretamente relacionado aos nossos pensamentos e ao modo como os articulamos para transmiti-los às outras pessoas utilizando diversas formas de interação. O signo de Escorpião tem natureza emocional, intuitiva e muito psiquica.

Quando Mercúrio transita pelo signo, a tendência é de aprofundar e ir até a raiz das questões, deixando de lado temas mais superficiais. Por isso, Mercúrio em Escorpião está associado a detetives, investigadores e pesquisadores porque traz a capacidade de enxergar além do que é meramente visível para descobrir o que se esconde por detrás das aparências. As argumentações e as trocas de ideias ocorrem de forma intensa para perceber as intenções não reveladas dos outros, das situações e dos ambientes.

Mercúrio em Escorpião traz uma ênfase escorpiana na comunicação e nos negócios. Essa posição tanto podem nos fazer descobrir aqueles que podem colaborar para a realizações de nossas ambições quanto pode identificar aqueles que desejam puxar o tapete abaixo dos nossos pés, através das palavras frias e cortantes que visam nos derrubar. Escorpião é tudo ou nada; ele pode ser o melhor amigo ou se tornar o seu pior inimigo, por isso se tornam mais evidentes os verdadeiros aliados e os potenciais inimigos.

Essa é uma fase em que se exalta as táticas e estratégias criadas em segredo para resolver problemas ou assegurar a realização dos nossos objetivos. O segredo é alma do negócio pois escorpião não revela suas intenções e objetivos. E por sua natureza traiçoeira, Mercúrio nesse signo também cria os boatos maldosos, revela os segredos dos outros, sonda a vida alheia para formar dossiês às escondidas, podendo utilizar dessas informações para manipular, controlar, realizar suas ambições ou para vingar-se. A justiça de Mercúrio em Escorpião é do tipo: olho por olho, dente por dente.

Para Mercúrio em Escorpião, os fins justificam os meios, por isso podem surgir escutas clandestinas através de interceptações telefônicas ou outros meios para prescrutar a vida alheia. As manias de perseguição e paranóias de todos os tipos estão associadas a essa configuração zodiacal, aumentando as desconfianças o que pode nos levar a ver conspirações e traições vindas de toda parte, reais ou imaginárias.

Escorpião também é o signo da regeneração e tem capacidade de curar-se rapidamente das lesões físicas e emocionais. Analistas e terapeutas são associados a Mercúrio em Escorpião porque sua função é desenterrar do inconsciente as dores dos outros para trazê-las à tona e assim curá-las através da escuta ativa. Quando a mente extrapola os limites e se aprofunda demais, pode tornar-se obssessiva. O objetivo é levar o paciente a um profundo mergulho para encarar os conflitos mais íntimos e as contradições que encontra em si mesmo.

Durante esse período que Mercúrio irá transitar o signo de Escorpião todos os assuntos relacionados à espionagem, pesquisas, investigações, descobertas, transformações, mistérios, enigmas, reprodução, forças ocultas e subterrãneas podem dominar os meios de comunicação. O jornalismo investigativo se torna mais evidente. Segredos, objetos perdidos ou pessoas desaparecidas há muito tempo podem ressurgir na mídia assim como notícias sobre práticas de investimentos e preocupações financeiras.

Opiniões e ideias podem mudar ou pode haver uma transformação nos meios de comunicação. Também poderemos estar mais antenados, captando até mesmo as mais simples vibrações. Falsas alegações ou táticas fraudulentas podem ser desmascaradas. Ninguém se contentará com meias verdades ou desculpas esfarrapadas. Doa a quem doer, a verdade deve ser sempre a melhor escolha.

Marte em Escorpião
De 23 agosto a 06 outubro 2012

Marte estará passando pelo signo de Escorpião de 23 agosto a 6 outubro. Estando no signo do qual é co-regente, em Escorpião Marte nos direciona para obter o que desejamos, deixando-nos obstinados e perseverantes. Tornamo-nos mais interessados em aprofundar nos assuntos indo além do que vemos na superficie. Isso pode nos levar a explorar os níveis mais profundos da existência humana para compreender a vida e seus mistérios, despertando em nós um grande fascínio para experimentar o que é proibido ou reprimido.

Por seu poder de liderança, Marte em Escorpião nos dá maior espírito de iniciativa, coragem e vontade de galgarmos postos de liderança, além de nos tornar mais estratégicos. Alguns psicanalistas, detetives e cirurgiões possuem Marte em Escorpião. Sendo indicativo de grande fertilidade, assuntos relativos às atividades de reprodução assistida poderão estar em pauta.

Também pode nos deixar mais sujeitos a paixões intensas e atraídos pelo erotismo, com pouca disposição para romantismos. Porém Marte pode despertar as qualidades negativas do signo induzindo a paixões violentas e passionais, excessos sexuais, sadomasoquismo e outras expressões onde o sexo e a agressividade estão juntos.

Pode incitar as disputas, brigas ou imposição da vontade com violência. Por sua natureza manipuladora e maquiavélica, Marte em Escorpião tende a exaltar o espírito vingativo, ciumento,  agressões e  violência sexual. Como regente de Áries, Marte não expressa as suas qualidades positivas em Escorpião por estar à disposição de Plutão e estar em aversão, ocupando o 8° signo após Áries. 

Marte em Sagitário

Já cantava Cazuza: Ideologia! Eu quero uma pra viver... Essa é a mais verdadeira expressão de Marte em Sagitário que nos proporciona vitalidade e entusiasmo para realizar grandes empreendimentos. Será uma boa época para divulgar assuntos e produtos que queiramos ampla repercussão, pois exalta a disposição empreendedora e empenho para realizar algo.

Com pressa de atingir seu alvo, em Sagitário Marte se empenha e não poupa esforços para conseguir o que deseja. Esta é uma das melhores posição de Marte quando se trata da positividade dos pensamentos, que acredita em todas as possibilidades e podendo até mesmo conquistar o impossível devido à fé irrestrita nas próprias capacidades. 

No entanto esse dinamismo pode permanecer apenas no entusiasmo do início, já que nossa atenção se volta para diversas direções e múltiplos projetos. A expressão "atirar para todos os lados" exemplifica bem essa posição de Marte. Isso pode dificultar a continuidade ou conclusão dos projetos, por sermos a obrigados a desistir deles devido a variedade de interesses como também estaremos mais propensos a cansar rápido das coisas e desejar partir em busca de outras novidades. Essa disposição pode se refletir em diversas áreas de nossa vida.

Nossas opiniões estarão mais firmes sobre o certo e errado, nos deixando mais dedicados a aprofundar nossos conhecimentos. Porém nossa tendência será de acreditar e defender as nossas verdades como se fossem únicas. Isso pode nos deixar fanáticos em nossas convicções e tentados a convencer os outros a aceitar nossas ideias e crenças.

Também nos torna mais dispostos para expor ideias e opiniões, levando-nos a longos discursos e debates ou nos envolver em intermináveis discussões. Dá maior visibilidade a atores, professores, oradores, políticos e críticos, porém devemos ter cuidado com a excessiva franqueza, pois as palavras imprudentes poderão causar mal estar nos relacionamentos. Cuidado ao expor a verdade nua e crua.

Podemos sentir maior necessidade de espaço, bem como de alargar nossos horizontes intelectuais e geográficos. Isso pode despertar o nosso desejo de viajar para locais distantes, explorar outras culturas, aventurar-nos e experimentar tudo que seja novidade.

Também podemos ampliar nossos contatos com estrangeiros ou direcionar nossa energia para as ações que envolvem leis, turismo, comércio exterior e religiões. Negativamente Marte em Sagitário é espaçoso, não aceita limitações e imposições podendo invadir o espaço alheio porque quer ir sempre mais adiante. 

Pode haver maior interesse pelos esportes radicais, exercícios físicos violentos e perigosos, além de maior atração pela alta velocidade. No entanto é necessário cuidado para não extrapolar, não correr riscos desnecessários e não negligenciar normas e instruções que podem resultar em acidentes.

Não acredite que num só golpe será capaz de resolver os problemas, não substime e não aja sem objetividade. Muitas vezes podemos assumir projetos grandiosos sem checar nossa real capacidade ou prometer mais do que damos conta. Essa falta de senso de medida, falso otimismo e ar de superioridade podem ser extremamente negativos.

Vênus em Leão

De 06 setembro a 03 outubro 2012

Vênus é considerada a deusa do amor, do romance, dos relacionamentos, da diplomacia e do refinamento. Em Leão Vênus exalta o orgulho e o egocentrismo embora os romances possam ser muito ardentes e apaixonados. Ao sermos influenciados por Vênus, os romances se tornam mais leais e sinceros, no entanto podem requerer todas as atenções voltadas para o ser amado, com mimos e presentes que o façam sentir único e exclusivo.

A ação de Vênus desperta os atributos leoninos nos deixando atraídos por coisas refinadas, extravagantes, belo e luxuoso. As pessoas se tornam mais vaidosas que se reflete na forma física e na forma de vestir. Quando Vênus transita pelo signo de Leão as pessoas tendem a cuidar mais da aparência, melhorar a auto-estima e se mostram mais charmosas.

Há maior intenção de exibir-se, ainda que possa parecer uma atitude frívola e superficial. No entanto é porque querem atrair as atenções para alimentar o bem estar. Como os leoninos são conhecidos por seu bom gosto e atração por coisas nobres e elegantes, Vênus em Leão é altamente benéfica para melhorar nossa imagem e o nosso guarda-roupa, com acessórios sofisticados.

Também se torna favorável para melhorar o ambiente em que vivemos e investirmos na decoração. Entram em foco o sentido artístico, o design de moda, estilo de cabelos e modelos fotográficos. Sobressai a vaidade e a soberba e, como há vontade de aparecer e mostrar-se dignamente superior, aqui surge um canal de exteriorização. Todo o cuidado é pouco para que não nos coloquemos de forma prepotente e presunçosa. Por valorizarmos o que temos, não desperdiçamos os nossos recursos e tendemos a investir ou poupar. Nas compras podemos exigir o que seja confortável e caro.

Afetivamente, as pessoas se tornam mais seletivas, pois Vênus em Leão tem olhos para o que seja bom e melhor. Por isso os relacionamentos se tornam baseados na força, poder e autoridade. As pessoas tendem a apaixonar-se por quem lhe cause admiração e que possa exibir com orgulho para os outros. Tornam-se exigentes e só se renderão a quem lhe trate com nobreza e se submeta aos seus caprichos. Mas pela paixão, Vênus em Leão é capaz de dedicar dedicar um amor generoso, devotado, fiel além de oferecer o melhor si e de sua proteção.

As pessoas tendem a sentir uma profunda necessidade de serem admiradas, elogiadas e tratadas com distinção; só assim sentem-se plenamente amadas. E da mesma forma que podem se deixar inflamar facilmente no fogo da paixão, podem perder o interesse quando não se onseguir corresponder às altas expectativas. Vênus em um signo de fogo não gosta de ser conquistado, prefere conquistar quem lhe interessa. Vênus em Leão é amor de fortes paixões, elogios, música, flores e atenção.

Muitos romances poderão ser iniciados enquanto Vênus passar pelo signo de Leão, entretanto pode exigir exclusividade, havendo mais ciúme e possessividade. Mas também será uma época para brincar, divertir e desenvolver o talento criativo.

Júpiter em Gêmeos
Junho 2012 a Junho 2013

Júpiter estará transitando sobre o signo de Gêmeos de junho 2012 a junho de 2013.  Estando submetido aos rigores de Mercúrio que rege o signo, durante esse tempo iremos assistir uma grande expansão nas habilidades e nos meios de comunicação, transportes, cursos breves e palestras, além de melhor humor das pessoas.

Sendo o maior planeta do sistema solar, astrologicamente sua influência faz expandir o efeito de todas as coisas com as quais entra em contato. Representando tudo que seja grandioso, esplêndido e ampliado, é o planeta do crescimento, da expansão, evolução, progresso e propósito amplo. Júpiter nos oferece possibilidades e oportunidades mas também provoca excessos e exageros.

Conhecido como o planeta da sorte, Júpiter representa a riqueza, a fortuna, a fartura e abundância, por isso está relacionado aos ricos, nobres, à honra, prestígio social, protetores e benfeitores que se tornarão notícias nos próximos 12 meses. Mas também representa as qualidades que podem advir da posição social como a generosidade, a opulência, a soberba, arrogância, vaidade, orgulho e falsa humildade. Leia mais Júpiter em Gêmeos.

Urano em Áries

Urano em Áries durante sete anos nos deixa ávidos por mudanças, dando-nos o impulso para nos libertarmos de circunstâncias restritivas, porque nos torna mais desejos de independência e liberdade. Estando em um signo regido por Marte, Urano tende a agir com precipitação e de forma inesperada.

Urano retrógrado
De 13 de julho a 13 de dezembro 2012

Urano estará retrógrado de 13 de julho a 13 de dezembro 2012 evidenciando e criando obstáculos nos assuntos relacionados a mudanças, tecnologia, informática, aviação, eletricidade, rede social, astrologia, astronomia e assuntos extraterrestres. Nesse período também podem surgir resistências às propostas de inovação ou às novas ideias.

Mudanças podem ocorrer sem que possamos fazer qualquer coisa para evitá-las. Pessoas ou circunstâncias tendem a desafiar o nosso senso de estabilidade, segurança ou o nosso desejo de manter as coisas como estão.

É de Urano as mudanças súbitas e inesperadas, pois um dos atributos do planeta é dar o impulso de aceleração, criando imprevistos nos caminhos programados ou perturbar o que contamos como certo, seguro e definitivo, porque Urano não se sintoniza com uma zona de conforto.

Urano tem a natureza de perturbar a ordem das coisas de forma imprevisível e durante a retrogradação Urano se torna mais potente e mais explosivo nos seus significados. A tendência é que ocorram situações e acontecimentos para os quais não estamos preparados, ou seja, nos pegam desprevenidos. Urano retrógrado age sobre os assuntos que necessitam de mudança, principalmente quando há uma resistência a mudar.

É importante rever as áreas de nossa vida que necessitam de mudanças e redefinições importantes. O movimento retrógrado propicia uma reavaliação, uma oportunidade de atualização daquilo que o planeta significa. Um dos significados de Urano é a rebeldia e as ações uranianas visam despertar a humanidade para novas coisas e posturas, libertando as pessoas das falsas âncoras de segurança, por isso causa insatisfação e inquietação.

Sentirão maior necessidade de liberdade e de mudanças radicais principalmente pessoas, cidades e países que tenham em seus mapas natais planetas pessoais, Sol, Lua ou ângulos no início dos signos de Áries, Câncer, Libra e Capricórnio, embora possa afetar todos signos em alguma área da vida. Afeta também aqueles que estão com Urano transitando em aspecto desafiador ao ascendente, Meio do Céu e planetas pessoais. Coisas interrompidas ou iniciadas durante a retrogradação tendem a sofrer alterações quando Urano voltar ao movimento direto.

Netuno em Peixes

Netuno domiciliado em Peixes exalta a desconstrução das diferenças e dos limites. As minorias e os excluídos tendem a ganhar mais voz e dá evidência aos que vivem marginalizados da sociedade, tais como os pobres, presidiários, loucos, travestis, doentes, negros, índios e todos os outros que sejam minoria. Os valores nobres, de perfeição e riqueza se dissolvem nas névoas piscianas, exalta o feminino e a feminilidade no
jeito de ser e agir.

Netuno Retrógrado

Netuno estará retrógrado de 04 de junho 2012 a 11 novembro 2012, retornando de 03º09' a 00º21 do signo de Peixes. Na retrogradação as pessoas tendem a fugir da realidade através de drogas, álcool, religião, crenças, etc ou se iludir querendo seguir um caminho pelo lado mais fácil. Daí podem surgir muitos problemas, pois quando quando percebermos o nosso engano poderemos nos decepcionar e talvez já não haja retorno.

A casa regida e a casa ocupada por Netuno no mapa astrológico tende a apresentar uma desaceleração ou decepção. Os meios de lidar com Netuno retrógrado é ser muito realista em negócios e nos relacionamentos. O lado ruim de Netuno, planeta da ilusão e do engano, é achar que tudo está bem quando na verdade não está. Não se deve considerar que um assunto está concluído ou finalizado durante a retrogradação, pois pode haver repercussões futuras.

Viagens marítimas, atividades submarinas, pesca, mergulho e quaisquer atividades ligadas ao mar podem ter desaceleração como falta de pesca, havendo ainda a possibilidade de naufrágios, afogamentos, acidentes com água, inundações, tsunamis etc. Projetos de encanamentos, tubulação de água e esgoto feitos durante a retrogradação podem apresentar defeitos posteriormente e terem de ser refeitos.

Alimentação forte ou alimentos provenientes do mar podem causar intoxicação, ocorrer contaminação de alimentos ou  venda de produtos estragados. Por isso deve-se redobrar atenção ao comprar produtos perecíveis. Bebidas alcóolicas tendem a causar consequências graves devido ao excesso de consumo ou pode ocorrer adulteração do produto acidentalmente.

Remédios e drogas tendem a efeitos colaterais inesperados ou intoxicação farmacológica. Pode haver enganos ou contaminação nos laboratórios que manipulam remédios ou enganos nas farmácias. Nos hospitais há mais probabilidade de contaminação hospitalar, negligência ou enganos de atendimento, prescrições erradas, acidentes em equipamentos hospitalares etc.

Na retrogradação de Netuno devemos evitar realizar projetos cinematográficos, fotográficos ou qualquer projeto que envolve imagens, pois há uma distorção dos significados de Netuno e as produções tendem a sofrer influências de chuvas, nevoeiro, acidentes com água. Em alguns casos, pode-se perder a produção de muitos dias de trabalho devido à umidade, inundação, naufrágio, engano, falta de luminosidade, imagens distorcidas etc. Fotógrafos, cinegrafistas e profissionais do ramo de imagem podem ser prejudicados na profissão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Follow by Email

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog