junho 23, 2010

Lote ou Parte da Fortuna



O Lote da Fortuna ou Parte da fortuna foi atribuído ao legendário Nechepso e Petosiris, um faraó legendário e seu sacerdote. Também chamada pelos antigos de Parte da Lua, é usada para descrever a forma básica que conecta uma pessoa ao mundo físico e material. Assim, é um dos significadores do corpo e da saúde, e significador principal de profissão e prosperidade, já que a profissão é um dos meios para conseguirmos prosperidade.

A Parte da Fortuna é criada a partir das longitudes do Sol, da Lua e do Ascendente e, por ser composta a partir de três dos quatro lugares principais do mapa, ela se torna tão importante quanto eles.

Na astrologia antiga o Ascendente era o principal indicador do corpo físico e da saúde. A Lua também era um indicador muito importante sobre o corpo, mas com uma diferença: o ascendente era considerado como sendo o corpo em seu nível físico e material e a Lua era o aspecto vivo do corpo, a alma de fato, encarnada num corpo físico. Dessa forma, a Parte da Fortuna, sendo composta pelo Ascendente, a Lua e o sol, é também um indicador do corpo físico vivo e de suas relações como o mundo físico e social, e sua capacidade de significar prosperidade se origina disto.

A Parte da Fortuna está favorecida quando:
  • há planetas benéficos ou dignificados no mesmo signo que ela;
  • está no signo regido por planetas benéficos ou por um planeta dignificado;
  • está em aspecto com planetas benéficos.
  • Se a Parte da Fortuna está em boas condições, então a relação da pessoa com o mundo físico e material o auxilia e o incentiva a viver bem.

A Parte da Fortuna está desfavorecida quando:
  • Há planetas maléficos no mesmo signo que ela;
  • está no signo regido por planetas maléficos ou por planetas debilitados por detrimento ou queda;
  • está em quadratura, oposição ou conjunção com planetas maléficos;
  • Se a Parte da Fortuna está em más condições, não indica pobreza ou saúde precária mas significa que terá que trabalhar mais ou que terá um leque restrito de possibilidades para alcançar a prosperidade e sucesso, e ainda assim, a parte da fortuna pode oferecer um resultado positivo. A pessoa pode ter dificuldade em relacionar-se com o mundo material ou na saúde.

No entanto, é preciso ter em mente que nenhuma indicação no mapa, nem mesmo a Parte da Fortuna, pode ser tomada por si mesma como um indicador absoluto de qualquer área da vida. Para a saúde, depende do Ascendente e do seu regente, a Lua e seu regente e as casas 6 e 8 e seus regentes, que possuem fortes indícios para a saúde. Para a prosperidade, depende das casas 2 e 10 e seus respectivos regentes.

Ao tomarmos o grau da parte da fortuna e dividirmos em 12 partes iguais os 360 graus restantes, obteremos um mapa. Desta forma, a parte da fortuna poderá nos revelar importantes informações sobre as formas e meios de gerar fortuna.

Vettius Valens, que viveu mais ou menos na mesma época de Ptolomeu, escreveu o seguinte: "... o próprio Lote possuirá o poder do Horoskopo, o da vida; o 10° signo o poder do Meio do Céu, o da reputação; o 7º signo, o poder do Descendente; o 4º signo, o subterrâneo, e os lugares remanescentes possuirão o poder das 12 regiões."

Em outro lugar ele escreveu: "...nós achamos também o 11º signo, a partir da Fortuna, como sendo um lugar aquisitivo, um atribuidor dos bens e pertences e especialmente quando os benéficos estão sobre ela ou a estão aspectando. Essas afirmações continuam funcionando na prática.
  • O signo da Parte da Fortuna e seu regente fornecem indicações sobre a profissão enquanto ela se relaciona como fazer dinheiro junto à casa 10.
  • O 10° signo, a partir do signo da Parte da Fortuna, também ajuda a descrever o papel social da ocupação ou da profissão.
  • O 11° signo a partir da Parte tem um papel especial ao determinar a eficiência para ganhar dinheiro e os meios utilizados.
  • Astrólogos profissionais, que ganham dinheiro ao praticar a astrologia, tgeralmente tem Mercúrio no signo da Parte da Fortuna; ou no 10° signo da Parte da Fortuna ou regendo um deles. Mercúrio é o antigo regente antes de Urano ser descoberto.
  • Os escritores antigos diziam ainda que a Parte da Fortuna e as casas derivadas dela se relacionavam com o corpo, a saúde e ações que fossem feitas espontaneamente ou com base emocional.
  • A casa 7 é naturalmente significadora de relacionamentos. Então o grau da 7a. casa, exatamente oposto à parte da fortuna, teria um forte efeito sobre a fortuna, os ganhos e a saúde. Uma das significações mais antigas da 7ª. casa era a morte porque era onde o sol se punha e sua luz se extinguia. A 7ª. casa da Fortuna não é um ponto de ocaso, já que a Parte da Fortuna tem algo a ver com o corpo, e a oposição a ela parece ter algo a ver com problemas físicos e de doença. Por exemplo: se a parte da fortuna ocupa 10° de áries, o ponto sensível na casa 7 estaria a 10° de libra.

"Dando voltas e voltas ela vai,
e onde ela pára, ninguém sabe".


No tarô, encontramos também a roda da fortuna, o décimo arcano maior, o único que não têm uma figura humana como ponto principal. Isto porque seu tema central é sobre o reino humano, onde os destinos de todos são tecidos em conjunto, na tapeçaria da vida. O tarot reconhece que cada pessoa faz seu próprio caminho na vida, mas também é submetido a grandes ciclos que o incluem. Nós experimentamos eventos inesperados que parecem acidentes, embora sejam parte do grande plano. A Roda da Fortuna também representa encontros inesperados e viradas do destino. Você não pode predizer as surpresas; consegue apenas sentir quando uma está ao seu redor. Quando a energia da Roda chega, você sente a velocidade da vida aumentar. Você é capturado por um ciclone que te deposita em qualquer lugar. Dando voltas e voltas ela vai, e onde ela pára, ninguém sabe. Um dia estamos por cima, em outros estamos por baixo. A vida é cíclica e ninguém permanece ileso. Lembre-se:

Não há mal que nunca se acabe
e nem bem que perdure para sempre!

A Roda da Fortuna é um ponto afortunado que confere sorte e facilidades conforme indicada em seu mapa de nascimento. Ela é a soma da sua atuação no mundo, das suas emoções e necessidades e a sua vontade. Indica onde você encontrará realização pessoal se investir no assunto daquela casa e signo em que ela está.
  • Os nascidos no início da Lua nova – Roda da Fortuna na 1ª. Casa (Ascendente): Devem buscar a realização pessoal e entenderem a si mesmos.
  • Os nascidos no início da Lua crescente – Roda da Fortuna 4ª. Casa (Fundo do Céu): Esses indivíduos devem buscar o entendimento com a sua família e suas origens.
  • Os nascidos no início da Lua cheia – Roda da Fortuna na 7ª. Casa (Descendente):Esses indivíduos precisam aprender a se relacionar e a entender o outro.
  • Os nascidos no início da Lua minguante – Roda da Fortuna na 10ª. Casa (Meio do Céu): Esses indivíduos precisam deixar sua contribuição impessoal ao mundo, fazendo algo significativo.

Abaixo, conforme a casa ocupada pela roda fortuna, indica o que buscar e o signo complementa indicando a maneira;

Casa 1
Deve buscar a realização pessoal, o entendimento consigo mesmo, a expressão da personalidade, de forma ariana: de maneira assertiva, pioneira, com coragem e ousadia.

Casa 2
Deve buscar valores materiais, espirituais, éticos e morais, descobrindo seus talentos e sua segurança, de forma taurina: com paciência, prazer, constância e sem pressa.

Casa 3
Deve buscar conhecimento, interação, comunicação e mobilidade, de forma geminiana: com análise e reflexão, trocando idéias, questionando e estando aberto a aprender.

Casa 4
Deve buscar privacidade e conforto, o seu espaço, seu lugar seguro, de forma canceriana: com cuidado, zelo e capricho. Use sua intuição e sensibilidade.

Casa 5
Deve buscar a expressão, prazer, criação, deixar sua marca registrada, de forma leonina: sendo criativo, tendo seu estilo próprio, desenvolvendo sua personalidade, orgulho e dignidade.

Casa 6
Deve buscar o servir, ser útil, o trabalho em cooperação, o cuidado com o corpo, de forma virgiana: usando suas habilidades e a capacidade de análise e discernimento. Aperfeiçoe.

Casa 7
Deve buscar parcerias, a pessoa certa, fazendo contatos, aprendendo a relacionar-se e enxergar o outro, de forma libriana: partilhando com harmonia, escutando o outro, sendo gentil, educado e refinado.

Casa 8
Deve buscar introspecção profunda, investigação dos mistérios, desejo e transformação, poder e transcendência de forma escorpiana: mergulhando intensamente, com paixão; renovando-se a cada instante. Abandone hábitos e comportamentos destrutivos.

Casa 9
Deve buscar uma compreensão maior da vida, indo além dos limites do cotidiano, explorando,de forma sagitariana: com uma visão ampla, otimista e expansiva. Aventure-se.

Casa 10
Deve buscar contribuir com algo significativo para o mundo. e concretizar seus sonhos, de forma capricorniana: Sendo realista, paciente, aprendendo com erros e sendo ambicioso.

Casa 11
Deve buscar os amigos, o coletivo, caminhos diferentes, a inovação e o inusitado de forma aquariana: com originalidade, visão futurista, pronto para mudar.

Casa 12
Deve buscar conhecer o seu eu interior, entendendo seu ser, seus sonhos e sua intuição, de forma pisciana: abrindo-se para outros planos, com fé e visão interior.

2 comentários:

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog