março 17, 2011

Super Lua Cheia dia 19 de março



No próximo sábado, dia 19 de março 2011 ocorrerá um fenômeno conhecido como Super Lua perigeu – algo que só acontece a cada 18 anos. O resultado é que, ao nascer no leste, a lua estará maior e mais brilhante do que o normal.

As luas cheias variam de tamanho por causa de sua órbita oval. O trajeto elíptico tem um lado, chamado perigeu, cerca de 50 mil km mais perto da Terra do que o outro lado, apogeu. Para um observador, a lua perigeu fica 14% maior e 30% mais brilhante do que a do apogeu.

No sábado, a Lua estará em seu perigeu máximo – 356.577 km de distância. A proximidade é beneficiada por outra coincidência: para a maior parte do ocidente, ela surge no horizonte menos de uma hora após o perigeu. Esse fenômeno aconteceu pela última vez em março de 1993.

Essa proximidade da Lua pode aumentar um pouco as marés, mas não dispara desastres naturais, pois trata-se apenas de uma Lua Cheia. O melhor momento para observar a Lua é quando ela estiver perto do horizonte. A Lua Cheia acontecerá a 29º do signo de Virgem e marca o ápice dos projetos e intenções iniciados na Lua Nova.

Na mesma data, 19 de março 2011, ocorre a Lua Wobble que decorre em função dos aspectos do Sol em transito com os Nodos lunares. Leia mais, click aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Follow by Email

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog