fevereiro 16, 2011

A Lua na agricultura e pesca em Fevereiro 2011


Os agricultores adaptam seu calendário de cultivo e poda às fases da Lua, baseando-se no aproveitamento correto da luminosidade da Lua que embora menos intensa que a do Sol, penetra mais fundo no solo e pode acelerar o processo de germinação das sementes. Não se deve mexer na terra em dias de eclipse, tanto lunar como solar.

As culturas ágrícolas são também influenciadas pela atração que a Lua exerce sobre os líquidos, pois as plantas são compostas de grande porcentagem de água, e também influencia nas variações das marés.

A Lua passa por cada signo aproximadamente a cada 2 ou 3 dias. Encontrar o dia mais propício para cada tipo de atividade, observando as fases da Lua e a passagem dela pelos signos do zodíaco, é garantir uma boa floração e colheita.

LUA MINGUANTE - 01/02/2011

Na lua minguante favorece arrancar ervas daninhas, pois elas diminuem muito. É propício fazer composto orgânico, principalmente quando a lua minguante estiver em escorpião. Só é propicia para preparar e solo e arar quando a Lua estiver minguante em áries, gêmeos e Leão, o que não acontece nesse mês.
  • 01/02/11 21h22 Lua minguante em Aquário
  • 02/02/11 00h00 Lua minguante em Aquário
Em aquário é boa época apenas para plantar pinheiros e colheita acima da terra. Quando se deseja começar uma coisa que deve durar muito tempo, ela deve ser feita quando a Lua estiver num signo fixo como Aquário. É favorável também destruir plantas nocivas e boa para podas.

LUA NOVA
- 03/02/2011

Na primeira semana da lua nova, favorece plantar repolho, aipo, espinafre e alface,
plantio de tubérculos, como a batata e a cenoura. Convém plantar nos dias que vão desde as 24 horas depois da Lua nova até o dia da Lua cheia, aquilo que dá fruto acima da terra. A madeira cortada depois da Lua nova, não seca tão rapidamente, mas é mais durável e presta-se para trabalhos de carpinteiro e marceneiro. Pessoas fracas e doentes sentem a influência da Lua: insônia, cansaço, dores, erupções, inchações são mais fortes e mais extensos depois da Lua nova. Poda da grama, da lua nova e durante lua crescente, para crescer mais. Querendo que qualquer ação ou negócio fique em segredo, deve-se fazê-lo 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua nova.
  • 03/02/11 02h31 Lua nova em aquário
  • 04/02/11 08h25 Lua nova em Peixes
  • 05/02/11 00h00 Lua nova em Peixes
Em peixes propicia plantar quase tudo, exceto batatas porque não prosperam. Favorece fertilizar e irrigar, e com a lua em peixes favorece o plantio de folhas e legumes que contém muita água, como chuchu, pepino e tomate.
  • 06/02/11 20h47 Lua nova em Áries
  • 07/02/11 00h00 Lua nova em Áries
  • 08/02/11 00h00 Lua nova em Áries
Em áries as sementes germinam rápido, produz uma colheita precoce mas logo morrem. Favorece o plantio de frutas, grãos e sementes, como também destruir plantas nocivas. Querendo acabar logo uma tarefa ou começar uma viagem importante, deve-se aproveitar a Lua num signo cardinal como Áries.
  • 09/02/11 09h24 Lua nova em Touro
  • 10/02/11 00h00 Lua nova vem Touro
Em touro, a lua propicia o transplante e crescimento rápido das raizes. Quando a lua transita por signos do elemento terra, principalmente em touro, favorece o plantio de raízes e semeadura. Quando se deseja começar uma coisa que deve durar muito tempo, ela deve ser feita quando a Lua estiver num signo fixo como Touro.

LUA CRESCENTE
Na lua crescente é favorável plantar grãos, pimenta, tomate, melão e alho. Quando quiser colher sementes, elas devem ser plantadas entre a Lua Crescente e a Lua cheia, mas somente quando a Lua estiver no signo de Libra. É bom para a poda da grama, da lua nova e durante lua crescente, para crescer mais. A Lua crescente propicia o plantio de mudas, que darão flores belas e viçosas. Também é ideal para cortar a madeira destinada a construção. Os enxertos devem ser feitos na lua crescente em Capricórnio, Câncer ou escorpião.
  • 11/02/11 07h17 Lua Crescente em Touro
  • 11/02/11 20h22 Lua Crescente em Gêmeos
  • 12/02/11 00h00 Lua Crescente em Gêmeos
  • 13/02/11 00h00 Lua Crescente em Gêmeos
Em gêmeos, a lua somente serve para plantio de arbustos que crescem em ambientes úmidos. Também para destruir plantas nocivas e para podas.
  • 14/02/11 03h50 Lua Crescente em Câncer
  • 15/02/11 00h00 Lua Crescente em Câncer
Com a Lua crescente em câncer é boa época para plantar, promove o crescimento dos galhos e talos; e também fertilização, irrigação e enxertos. As plantações de frutas e outros alimentos podem ser feitas quando a Lua estiver em Câncer no 2º ou 3º antes da Lua cheia. A Lua transitando em câncer, favorece o plantio de folhas e legumes que contém muita água, como chuchu, pepino e tomate. Querendo acabar logo uma tarefa ou começar uma viagem importante, deve-se aproveitar quando a Lua estiver num signo cardinal, como Câncer.
  • 16/02/11 07h15 Lua Crescente em Leão
  • 17/02/11 00h00 Lua Crescente em Leão
Em leão não propicia plantar nem transplantar, mas favorece destruir plantas nocivas. Favorece ainda o plantio de frutas, grãos e sementes. Quando se deseja começar uma coisa que deve durar muito tempo, ela deve ser feita quando a Lua estiver num signo fixo como Leão.
  • 18/02/11 07h40 Lua Crescente em Virgem
Em Virgem, resulta em plantas lenhosas e duras, e para destruir plantas nocivas.

LUA CHEIA

Na lua cheia é favorável plantar árvores, arbustos e plantas perenes, colheita de cogumelos e poda da grama da lua cheia até lua nova, para crescer menos. Convém plantar nos dias que vão desde as 24 horas depois da Lua cheia até o dia da Lua nova, plantar aquilo que dá fruto debaixo da terra, como também cortar árvores. Na Lua cheia pode-se semear árvores frutíferas. A madeira, cortada depois da Lua cheia, seca depressa e dá boa lenha. Pessoas doentes sentem melhor disposição, e as dores e inchaços são menos fortes e menos extensos depois da Lua Cheia até a minguante. As plantas curativas devem ser colhidas quando as hastes estão cheias de seiva, perto da Lua cheia, e de preferência pela madrugada. Querendo que o trabalho ou ato seja divulgado, conhecido, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas antes ou 8 horas depois da Lua cheia.
  • 18/02/11 08h35 Lua Cheia em Virgem
  • 19/02/11 00h00 Lua Cheia em Virgem
  • 20/02/11 06h02 Lua Cheia em Libra
  • 21/02/11 00h00 Lua Cheia em Libra
Para obter flores belas e viçosas, as sementes ou as mudas devem ser plantadas quando a Lua estiver no signo de Libra quando a Lua estiver entre a Nova e Crescente, e para colheita de raizes para produzir brotos e para podas. Querendo acabar logo uma tarefa ou começar uma viagem importante, deve-se aproveitar a Lua num signo cardinal como Libra.
  • 22/02/11 06h30 Lua Cheia em Escorpião
  • 23/02/11 00h00 Lua Cheia em Escorpião
Em escorpião, a lua sugere boa época para transplantar, podar e para plantio daquelas plantas que precisam sobreviver no inverno. Favorece a fertilização e irrigação. A Lua transitando por signos de água, como escorpião, favorece o plantio de folhas e legumes que contém muita água, como chuchu, pepino e tomate. Também é favorável para o plantio de condimentos. Não convém comprar ou mandar fazer roupas nem escolher, comprar ou vestir roupas novas quando a Lua estiver em Escorpião, porque estão sujeitas a rasgar-se e apodrecer rapidamente. Quando se deseja começar uma coisa que deve durar muito tempo, ela deve ser feita quando a Lua estiver num signo fixo como Escorpião.
  • 24/02/11 09h47 Lua Cheia em Sagitário
Em sagitário, a lua sugere plantar árvores frutíferas, colheita acima da terra e colheita de raizes para produzir brotos, e para destruir plantas nocivas.

LUA MINGUANTE

A lua minguante favorece arrancar ervas daninhas e para fazer composto orgânico, principalmente com a minguante em escorpião. Só é favorável preparar o solo e arar quando a Lua estiver minguante nos signos de áries, gêmeos e Leão. Na Lua minguante é favorável a colheita de cereais como a ervilha, o feijão, poda de árvores e arbustos, pois a seiva existente na planta é menor.
  • 24/02/11 23h27 Lua Minguante em Sagitário
  • 25/02/11 00h00 Lua Minguante em Sagitário
Com a lua em sagitário, favorece o plantio de frutas, grãos e sementes e a colheita acima da terra.
  • 26/02/11 16h33 Lua Minguante em Capricórnio
  • 27/02/11 00h00 Lua Minguante em Capricórnio
  • 28/02/11 00h00 Lua Minguante em Capricórnio
Em capricórnio é bom para enxertar, podar e plantar árvores e arbustos ornamentais. Querendo acabar logo uma tarefa ou começar uma viagem importante, deve-se aproveitar a lua passando num signo cardinal como Capricórnio.

Influência da Lua na pesca e no mar

Os movimentos dos líquidos na Terra sofrem influência direta do Sol e da Lua. Conforme a posição destes astros, observam-se variações de áreas nos níveis das águas, dos mares e dos rios, provocados pela atração gravitacional que Sol e Lua exercem sobre nosso planeta. Devido a sua maior proximidade da Terra, a Lua provoca maior atração gravitacional, enquanto o Sol reforça ou diminui esta atração lunar. Existem outros fatores que modificam as marés, a topografia do fundo dos mares e as condições meteorológicas.
  • Quando a Lua é Nova ou Cheia há um alinhamento com o Sol, o que acentua a atração gravitacional sobre a Terra, ocorrendo as marés altas, que são conhecidas por marés de água viva.
  • Quando a Lua é Crescente ou Minguante os astros formam ângulos retos, de maneira que as forças gravitacionais quase se anulam. Nestas fases ocorrem as chamadas marés baixas ou de água morta.

A influência da Lua no mar é visível através das marés e se torna importante para a pesca nos rios, lagos e no mar.

  • Na Lua Nova, a falta de luminosidade lunar faz com que os peixes fiquem no fundo das águas, sendo um período neutro para a pesca.
  • Na Lua Crescente a luminosidade ainda é pequena e poucos peixes sobem à superfície, sendo um período regular.
  • Na Lua Cheia a luminosidade é intensa, fazendo com que os peixes sejam atraídos para a superfície, provocando aumento de seu metabolismo e portanto de seu apetite, sendo um período ótimo para a pesca.
  • Na Lua Minguante, os peixes ainda estão na parte mais rasa das águas aproveitando o que resta da luz, sendo ainda um período bom para a pesca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog