fevereiro 11, 2011

Revolução planetária



A Revolução planetária ocorre quando um planeta retorna à mesma posição em que se encontrava no céu no momento do nascimento, completando um ciclo. Todos planetas tem seus ciclos e a duração da revolução planetária é determinada pelo tempo que o planeta leva até retornar à sua posição original no mapa natal. Deve ser calculado um mapa da revolução que dará as indicações para o período.
  • Revolução Lunar: Ocorre quando a Lua retorna a cada mês à mesma posição do mapa natal, dando origem à revolução lunar, que tem validade apenas por aproximadamente um mês, governando os assuntos familiares e emocionais no período aproximado de 30 dias.
  • Revolução Solar: Ocorre quando o Sol retorna a cada ano à mesma posição natal, dando origem à revolução solar, que tem validade por um ano, governando a vida em geral, os desejos, a saúde etc. O cálculo do mapa é feito levando em conta a data e horário do nascimento, porém observando o local onde a pessoa se encontra na data atual.
  • Revolução de Mercúrio: Ocorre quando Mercúrio retorna à mesma posição natal aproximadamente em um ano. A revolução de Mercúrio governa a expressão e comunicação, documentos, intercâmbios, negócios, viagens, e tem duração de aproximadamente um ano.
  • Revolução de Vênus: Ocorre quando Vênus retorna à mesma posição natal aproximadamente em um ano, e dá a tônica do amor e dos relacionamentos, o dinheiro, a riqueza, valores e tem duração de aproximadamente um ano.
  • Revolução de Marte: Ocorre quando Marte retorna à mesma posição natal em um prazo aproximado de dois anos. A revolução de Marte governa a iniciativa, energia pessoal, decisões e sexualidade. Tem duração de mais ou menos dois anos.
  • Revolução de Júpiter: Ocorre quando Júpiter retorna à sua posição natal em um prazo de 12 anos, e a revolução de Júpiter, também considerada como retorno de Júpiter, tem validade pelo mesmo período de 12 anos, e dará a tônica para os assuntos relacionados às leis e Justiça, viagens longas, saúde, casamento, alto astral e facilidades, protetores etc.
  • Revolução de Saturno: Ocorre quando Saturno retorna à mesma posição natal em um prazo de aproximadamente 29 anos, também conhecido como retorno de Saturno, e tem validade pelo mesmo período, ou seja 29 anos. A revolução de Saturno governa a maturidade, os aprendizados, a purificação, a reestruturação etc. A cada 7 anos, aproximadamente, Saturno forma algum tipo de aspecto com sua posição original e indicam acontecimentos de amadurecimento.
  • Revolução de Urano: Ocorre quando Urano retorna à sua posição natal em um prazo de aproximadamente 84 anos, e sua revolução tem validade pelo mesmo período. A revolução de Urano governa as mudanças, as transformações, os novos rumos de vida.
  • Revolução de Netuno e Plutão: Por terem um período demasiado longo, acima de 165 anos, não são consideradas as revoluções deles por enquanto, já que a média de anos de vida do ser humano não alcança esse período. Porém pode ser calculada para paises e eventos históricos.
Alguns astrólogos aconselham seus clientes a passarem o aniversário, ou seja, o retorno dos planetas, deslocando-se para outra cidade, quando encontram aspectos desafiantes no mapa da revolução. Entretanto mesmo que a pessoa possa se deslocar muitos graus, em latitude ou longitude, os aspectos desafiantes sempre continuam os mesmos. A única coisa que pode mudar é a divisão das casas e a posição dos planetas nas casas, ou seja, apenas se consegue evitar um problema em um determinado assunto, mas com certeza enfrentará o aspecto planetário em outros assuntos.

O mapa da revolução planetária pode ser interpretado em si mesmo, mas a sua relação com o mapa natal é que confirmará sua viabilidade, complementada pelos trânsitos planetários, progressões e direções. O regente do ascendente da Revolução, considerado pelo signo e casa que ocupa, indica a área que estará sendo ativada naquele período. Assim, pode indicar desafios quando o regente do ascendente estiver:
  • ocupando no mapa da revolução uma das casas: 6, 7, 8 ou 12
  • recair sobre a casa 7 natal
  • está em um signo onde tenha exílio ou queda
  • formar aspecto desafiador com marte ou saturno
  • estiver em conjunção partil com o Sol ou Nodo Sul
  • além de outros fatores que sobrepujam essas tendências.
Os planetas da Revolução também indicam um período importante quando estão próximos a um dos ângulos: ascendente, descendente, meio-do-céu ou Fundo-do-céu até 3 graus; e também quando os nodos da lua (nodo norte ou nodo sul) estão próximos aos ângulos ou conjunto a algum planeta.

Os planetas mais poderosos em qualquer revolução são sempre o regente da Revolução e o regente do mapa radical, principalmente quando ocupam a casa 1 ou 10; ou recaiam sobre os lugares do sol, da lua e da parte da fortuna. O lugar do Sol recebe especial atenção nas revolução solares; o lugar da lua, nas revolução lunares e assim é com todos os planetas em suas respectivas revoluções.
Existem fatores que são importantes de serem considerados.
  • Um planeta em domicilio tem mais força que outro em exaltação ou trigonocracia.
  • Um planeta na casa 1 é mais poderoso do que o regente da casa 1, a não ser regente da casa 1 estiver domiciliado, pois mais vale a presença sem regência, do que regência sem presença.
  • Um planeta presente na casa 1 formando aspecto com o regente da casa 1, estará sendo influenciado em sua manifestação segundo a casa e signo que ocupa.
  • Um planeta que faz aspectos ao lugar ele que rege tem mais força, seja com a cúspide da casa ou com planetas que estejam nos signos regidos por ele.
  • São mais ativos os planetas que se encontram acima do horizonte do que aqueles que estão abaixo do horizonte.
No entanto, nada de importante se pode dizer das Revoluções que não se encontre enunciado no mapa natal e nas direções na época da Revolução; e nada se pode deduzir das direções se não for confirmado pela revolução do ano. Fatos realmente importantes sempre são confirmados através do mapa radical, das direções e da revolução solar por aspectos similares.

O estudo da revolução planetária permite prever acontecimentos que possam estar determinados no mapa natal sendo que, tanto quanto forem semelhantes os aspectos, maiores são as chances de se realizar.

Quando se diz aspectos similares, entenda-se que não depende do tipo de aspecto ser igual; basta os planetas estarem ligados por qualquer tipo de aspecto, que evidencia um acontecimento relacionado aos planetas. A época do evento é determinada pela revolução lunar quando apresentar aspectos similares a todos os outros, mapa natal, direção e revolução.

Tudo o que realiza uma revolução está pré-significado no mapa radical e um evento anunciado pela revolução pode não ser realizado por falta de semelhança no mapa natal. O mapa natal é o roteiro de vida; a revolução dos planetas apenas anunciam a época de acontecimento deste roteiro, durante o período de sua validade. Podemos dizer que os planetas realizam o que prometem, mas algumas vezes, um planeta na revolução não tem nenhuma missão especial a realizar naquele ano. Ele está no mapa da revolução, mas tem uma função vazia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog