janeiro 10, 2012

Lua e Saturno em aspecto



Lua e Saturno tem naturezas muito diferentes e, portanto, mesmo em bom aspecto é um elemento de retenção mas de muita sensibilidade. A natureza de retração e disciplina emocional pode ser confundida com frieza, mas na verdade , devido à sensibilidade e medo de rejeição, a expressão dos sentimentos é cautelosa e visa auto-proteção. A reserva emocional e a capacidade de desapego emocional é apropriada para ter sucesso profissional, com muita praticidade e responsabilidade.

Devido ao caráter sério produzido pelo aspecto, propicia o relacionamento com pessoas mais maduras ou relacionamento difíceis e problemáticos. Esse é um aspecto que produz uma visão pessimista da vida, que não acredita em facilidades mas em trabalho duro e superação de desafios. O cumprimento de experiências está relacionado ao medo do fracasso. Exalta a maturidade, a confiabilidade, o humor sarcástico e a relativa calma.

Lua e Saturno em aspecto harmônico: sextil e trígono

O bom aspecto entre Lua e Saturno indica reserva e cautela na expressão de sentimentos e nas relações íntimas. O entendimento entre as pessoas é de respeito baseados em objetivos comuns que visam atender as necessidades emocionais. Esse aspecto favorece estabelecer planos e projetos, conciliação de interesses, prudência baseada na experiência do passado, educação precoce, senso de responsabilidade e cumprimento de deveres e obrigações.

Há tendência para o esforço pessoal e paciência para realizações de longo prazo. Muitas vezes denota um distanciamento voluntário das atividades sociais, porque a pessoa se sente melhor sozinha, mas pode estabelecer relacionamentos e amizades duradouras bem como relacionamento com pessoas mais maduras. A dignidade e o senso de responsabilidade se tornam exaltados nas perspectivas e realizações.

Lua e Saturno em aspecto desarmônico: Conjunção, quadratura e oposição

Além da cautela e prudência, pode haver uma necessidade de estar sempre na defensiva questionando a própria auto-estima. Há uma grande dificuldade para formar laços afetivos devido à contenção das emoções, desconfiança, impedimento para um relacionamento e experiências traumáticas de separação. É um fator que causa pessimismo, depressão, perda de oportunidades, controle emocional, excessiva seriedade e severidade.

Pode existir o desejo de chegar à frente, ser pioneiro ou dar início a algo, porém a excessiva lentidão pode ocasionar perda de oportunidades. O negativismo e insegurança é uma marca associada a esse aspecto e indica um aprendizado através de erros e fracassos. As pessoas sentem que devem se esforçar mais que outros ou trabalham mais para provar a si mesmas que são competentes. A capacidade intelectual pode ser lenta demorando muito para entender as coisas e situações.

Lua em aspecto a Saturno produz complexo de culpa, restrições afetivas, humor temperamental e rabugento. Muitas vezes as pessoas preferem contemplar do que conversar, ainda que sejam bons ouvintes. Esse é um aspecto que deixa as pessoas pouco à vontade, sem nenhuma espontaneidade, restritas a um comportamento, emocionalmente frias, frustradas e insatisfeitas. Pode haver recusa de maternidade ou paternidade, condicionamento, circunstâncias de infelicidade e insatisfação.

Força do aspecto
  • Os planetas adquirem maior força de atuação quando estão em seus domicílios ou signos de exaltação, prometendo coisas duradouras, atuação com eficiência e continuidade nos assuntos que ele representa.
  • Os planetas em signos e casas de seu detrimento e queda não permite m musar suas energias de modo eficaz podendo causar atrasos, obstáculos, dificuldades, e o assunto que eles representam só progridem diante de muito esforço.
  • A Lua tem maior força no signo de Câncer e Touro, e menor força em Escorpião e Capricórnio. Em Gêmeos e na casa 3, a Lua tem seu júbilo onde tem efeito benéfico.
  • Saturno tem maior força no signo de Capricórnio, Aquário e Libra. Tem menor força em Câncer, Leão e Áries. Na casa 12 Saturno encontra seu júbilo onde tem efeito benéfico.
  • Um planeta ligado a outro que esteja em detrimento ou queda se torna igualmente debilitado.
  • O aspecto desarmônico de dois planetas pode ser revertido se houver recepção mútua.


9 comentários:

  1. Tenho Saturno em Oposição a Lua. Só que o meu Saturno está em Capricórnio na casa 3, e minha Lua em Câncer na casa 9.
    Como Capricórnio é regido por Saturno, e a Lua é regida por Câncer, o que acontece? Todos os dois estão fortes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interessante, tatti !
      Tenho
      Lua a 1°24' de ♊ na 2a 🏠
      Vênus a 3°6' de ♐ na 8a 🏠
      Saturno a 16°25' de ♐ na 8a 🏠

      Ainda bem que meu Saturno não faz conjunção com Vênus nem oposição a Lua, mas como ele se encontra na mesma posição por signo e casa de Vênus, é como se Saturno estivesse conjunto a Vênus e estes fazendo oposição à Lua.

      Ainda vou a um astrólogo pra ter meu mapa astral feito um dia!

      Boa sorte 🍀 pra nós todos!
      👍😃

      Excluir
    2. Tatti a descrição dessa parte do seu mapa é idêntica à do cara que eu gosto, fiquei até assustada 😁

      Excluir
  2. Minha mãe tem Saturno em câncer em oposição com Lua em Capricórnio no eixo 5-11, anos separada do meu pai e tem muita dificuldade de se envolver com alguém, e muito rígida comigo, acha que devo seguir os passos dela e me isolar sentimentalmente.
    Apesar de ela ter Vênus e Júpiter em Peixes no ascendente, ela quer transparecer uma imagem séria e conservadora, mas na realidade ela passa uma imagem de fanática religiosa, bem lunática mesmo, com o Sol na 12 em aquario. Ela é uma pessoa bem complicada que não evoluiu ainda por causa da cegueira que a religião causou nela...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu tenho Sol em Aquário na 12, Venus e Júpiter na casa 1 (ascendente Peixes) , Saturno em Câncer na casa 5, porém minha lua é Touro casa 3. Quero conhecer tua mãe!!! Não sou fanática rsrs

      Excluir
  3. Tenho lua em Capricórnio (combustão) na casa 8, trígono com o Saturno que está retrógrado em Touro, casa 12. Eu sempre fui uma pessoa emocionante fria, não passei por problemas na infância e minha mãe sempre foi muito presente, me dando a atenção e carinho necessários. Mesmo assim, não consigo demostrar afeto por ela.

    ResponderExcluir
  4. Tenho Lua em Aquário e faz oposição( seta vermelha, é oposição??) a Saturno em Touro retrógrado, mas podemos reverter esses aspectos negativos, através deste auto-conhecimento e de mudança?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sua Lua faz quadratura a Saturno e, provavelmente, a Vênus também, se estiver dentro da orbe pra formar o aspecto .
      Oposições e quadraturas são aspectos desafiadores .

      Excluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog