julho 18, 2010

Cálculo dos aspectos





Os aspectos se originam da divisão da franja zodiacal 360° (circulo) pelo número do ângulo que forma o aspecto e associa este número ao seu significado numerológico. Os aspectos tem correspondência com figuras geométricas, que se podem associar o ângulo entre os planetas que o define.

A quadratura está associada ao ângulo de 90º e está relacionada ao número 4.   (360º : 4 = 90º).  O número 4 está associado na numerologia a necessidade de ser prático, objetivo e realista. A quadratura corresponde a um momento tenso, de transformação e exige abertura para as coisas novas que estiverem sendo geradas. Por isso está relacionada com definições. Também está relacionada com a Cruz e o Quadrado.

O aspecto de quadratura - ângulo de 90º - pode ser associado a Cruz e ao quadrado. A associação com uma Cruz revela a tensão no encontro de duas linhas perpendiculares. Na associação com a figura do quadrado, revela a sua força e consistência. Da mesma forma tensa podemos considerar a divisão por 2 e seus múltiplos. A oposição resulta: 360° :  2 = 180°. A semiquadratura resulta:  360° :  8 = 45° .

O trígono está associado ao número 3 (360º : 3 = 120º). Na numerologia o número 3 significa comunicabilidade, leveza, fluência e tem a ver com o significado astrológico do trígono. O aspecto de trígono é associado ao triângulo isósceles associado a harmonia, fluidez e equilíbrio. Desse modo podemos considerar que as divisões por 3 e seus múltiplos teriam os mesmos efeitos. (360° : 9 = 40° novil).

Outros aspectos menores existem pela divisão por números naturais 5, 9, 10, 15, 24, 30, 36 e também geram ângulos que tem significado astrológico, porém menos considerados. Na numerologia o número 5 está relacionado com a curiosidade e inteligência. Na divisão de 360° : 5 = 72° resulta o quintil, que se relaciona aos talentos criativos, a vontade de criar algo e brilhar pela capacidade estratégica.

Também trabalha-se com outros ângulos que não se obtém da divisão de 360 graus por números naturais, mas de operações entre dois dos ângulos. Por exemplo, a sesquiquadratura que igual a 135º resulta da soma de uma quadratura 90° com uma semiquadratura 45°, ou seja, dois aspectos igualmente tensos que exige uma escolha.   



 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog