julho 27, 2010

Elementos do temperamento



Temperamento vem do latim “Temperamentum - combinação” - Caráter de um indivíduo que corresponde ao conjunto dos seus traços psicológicos e que o distingue dos outros, condicionando-lhe a constituição física, o comportamento e as emoções. As qualidades primitivas se relacionam aos quatro elementos, ou seja:
  • Quente e seco – fogo
  • Frio e seco – terra
  • Frio e úmido – água
  • Quente e úmido – ar
Cada um dos quatro temperamentos é composto pela combinação das quatro qualidades primitivas. Os quatro tipos de temperamento são: colérico (bílis amarela), melancólico (bílis negra), fleumático (fleuma) e sanguíneo (sangue).

O cálculo do temperamento é obtido através do:
  • O signo ascendente
  • O almuten do ascendente
  • Os planetas que fazem aspecto ao ascendente
  • Conhecer as qualidades primitivas dos planetas e dos signos
Qualidades primitivas dos planetas:

Para conhecer o almutem do ascendente, através da tabela de dignidades essenciais, cada planeta que se encontre em sua dignidade recebe uma determinada pontuação. Planetas domiciliados recebem 5 pontos; planetas em sua exaltação recebem 4 pontos; planetas em sua própria triplicidade recebem 3 pontos; planetas em seu próprio termo recebes 2 pontos; planetas na sua própria face recebem 1 ponto. O planeta que obtiver mais pontos é o almuten do ascendente, ou seja, é o planeta que tem mais dignidades no mapa.



O temperamento correspondente será obtido através do signo ascendente; do almutem do ascendente; dos planetas em aspecto com o ascendente. A característica mais predominante corresponderá ao temperamento.

Os planetas em aspecto harmônico adquirem o elemento do ascendente; planetas em aspecto desarmônico conservam suas próprias características. Por exemplo: Sol quadrado com o ascendente e não recebendo muitos aspectos de planetas frios e úmidos, conserva seu elemento predominante, quente e seco. Da mesma forma, um planeta frio e úmido pode se tornar quente e seco se receber muitos aspectos dos planetas quente e seco. Alguns calculos indicam um temperamento bem definido, porém em outros pode-se encontrar a mistura de dois temperamentos.

Colérico (quente e seco):

É um temperamento ardente, vivaz, ativo, prático e voluntarioso. Por ser decidido e teimoso, torna-se auto-suficiente e muito independente. Por ser ativo, estimula os que estão ao seu redor, não cede sobre pressões. Possui uma firmeza no que faz, o que o faz frequentemente obter sucesso. Não é dado as emoções, por ser pouco analista, não vê as armadilhas na sua trajetória. Muitos líderes mundiais e grandes generais foram coléricos.

Forças: É otimista, enérgico, prático, líder, audacioso, autodisciplinado e autodeterminado. Não tem medo de situações difíceis nem de grandes desafios, estes o estimulam ainda mais. É alguém de objetivos e por isso a dificuldade não o esmorece.

Fraquezas: Ira, impetuosidade, autosuficiência, é vingativo e amargo, por isso tem tendência ter úlcera antes dos 40 anos. Muitas vezes falará coisas cruéis, sarcásticas e mordazes - ofensas grosseiras e refinadas. Sua arrogância tende causar antipatia nos outros temperamentos.

Problemas causados: Torna-se exigente com os seus, é uma pessoa de muitos argumentos, impiedoso nas decisões, tem ausência de bondade, cria padrões difíceis de serem alcançados, utiliza-se das situações.

Tem vontade forte, ambição, é irrascível, fisicamente bem definido, robusto, brigão, vingativo, inoportuno, arrogante, ousado, imprudente, engenhoso, sedutor, tirano, otimista, inesgotável, agressivo, afirmativo, gosto por comandar, impaciente, odeia detalhes, exige demasiado e dá demasiado, extremista, gosto por reconhecimento público, muito inquieto, excessivo, brincalhão, mordaz, nervoso e astuto.

Sanguíneo (quente e úmido):

Quando se fala do temperamento sanguíneo, se fala de “sangue quente”, de vivacidade. É um temperamento eufórico, vigoroso, que vive o presente, esquece facilmente o passado e não pensa muito no futuro. Traz em si otimismo e por isso crê, mesmo em meio às adversidades.

Forças: Sempre tem amigos, é divertido e contagia os outros, compreensivo e por isso bom companheiro, simpático, destacado e entusiasta e por isso líder.

Fraquezas: É agitado e turbulento, desorganizado, pulsilânime (fraco de ânimo), adora agradar, começa as coisas e não termina, é egoísta e cada vez mais, tende a falar muito de si mesmo e de suas qualidades e feitos, sempre se desculpando de suas fraquezas.

É sociável, amigável, não se mantêm no mesmo lugar por muito tempo,. Fisicamente bem proporcionado, alegre, generoso, dedicado, afável, pacificador, honesto, modesto, religioso, superficial, distraído, otimista, fiel, liberal, cortês, misericordioso e confiável.

Melancólico
(frio e seco):

É um temperamento analítico, abnegado, bem dotado e perfeccionista. Isto o faz admirar as belas artes. É introvertido por natureza mas às vezes é levado por seu ânimo a ser extrovertido. Outras vezes enclausura-se como caramujo, chegando a ser hostil. É amigo fiel, mas não faz amigos facilmente, por ser desconfiado. Tem habilidade de analisar os perigos que o envolve. Força-se a sofrer e sempre escolhe uma vocação difícil, que envolva grande sacrifício pessoal. Muitos dos grandes gênios do mundo, artistas, músicos, inventores, filósofos, educadores e teóricos, eram melancólicos. Podemos ver estas características em personagens bíblicos de projeção como, Moisés, Elias, Salomão, o apóstolo João e muitos outros.

Forças: Habilidoso, delicado, leal, idealista e minuncioso.

Fraquezas: Egoísta, amuado, pessimista, confuso, antisocial e vingativo.

Problemas causados: Espera muito das pessoas, em troca do que faz. Intromete-se onde não deve, gasta tempo com o que não deve, tem dificuldade em fazer várias coisas ao mesmo tempo, tem aversão às pessoas que têm ponto de vista diferente, entra em atrito com as pessoas que se opõem ao seu caminhar.

É detalhadista, analítico, ponderado, lógico, tem tendências depressivas, fisicamente magro, estatura média, prudente, lento para a resolver assuntos ou decidir, não acredita facilmente nas coisas, desconfiado, estudioso, teimoso, invejoso, ambicioso, introspectivo, temeroso, insubordinado, inexorável, ambicioso, taciturno, anti-social, pessimista, conhecedor e solitário.

Fleumático (frio e úmido):

O fleumático, geralmente é calmo, frio, equilibrado e por isso a vida para ele é feliz e descompromissada; raramente explode em risos ou em raiva, conseguem fazer os outros rirem, mas ele mesmo não solta um sorriso, sempre diz: “alguém devia fazer alguma coisa”, mas ele não faz. Porém é habilidoso para promover paz e conciliação. Tem suas forças e fraquezas:

Forças: É calmo, tranquilo, cumpridor dos deveres, líder, imperturbável, para ele é fácil ouvir os outros em seus problemas, o que é difícil para o sangüíneo e colérico; trabalha bem sob pressão, por isso cumpre suas obrigações e gosta de cumprir horários.

Fraquezas: É um tipo de pessoa calculista, desmotivada, pretensiosa, tímida. A excessiva desconfiança afasta dos outros. É pessoa indecisa e temerosa, e também muito castigada pelo seu egoísmo.

Tem emoção controlada mas os sentimentos são fortes. Fisicamente cheios e baixos, dedicado, reservado, tímido, profundo, estudioso, caseiro, indolente, inconstante, preguiçoso, contemplativo, resignado, lento, hesitante, invejoso, mesquinho, egocêntrico, envergonhado, ganancioso e sóbrio.

Conclusão:
As qualidades dadas a cada tipo de temperamento são apenas um dos modos de expressão, que podem dar origem a outras características relacionadas. Por exemplo:
  • a qualidade "caseiro" quer dizer que a pessoa gosta de ficar mais em casa, aprecia o ambiente doméstico, se sente melhor junto com suas próprias coisas, gosta de estar em família ou em locais que lhe sejam familiares, tem dificuldade em ambientes e com pessoas que não conhece muito bem.
  • a qualidade "lento" quer dizer que a pessoa faz as coisas com calma, é inimiga da pressa, não age por precipitação, tem seu próprio ritmo.
Assim cada característica deve ser entendida também com os seus desdobramentos.

Um comentário:

  1. Encontrei este blog e ofereço, com prazer, os meus que considero importantes para os tempos especiais em que vivemos. Muito grata.

    www.meditacaoparaasaude.blogspot.com

    www.leiturasparaavida.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Follow by Email

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog