julho 17, 2010

Planetas sem aspectos



Por vezes, na análise de um mapa podemos observar que existem planetas que não formam aspectos maiores ou ptolomaicos (conjunção, oposição, quadratura, trígono e sextil) com outros planetas ou com pontos significativos do mapa, como por exemplo, as casas angulares, o ascendente e o descendente, o fundo e o meio do céu, ou com a cúspide de outras casas astrológicos, os nódos lunares, etc.

Na realidade considera-se que um planeta não forma aspectos, sobretudo se não se aplica no mapa a outros planetas ou pontos significativos através dos aspectos maiores. No entanto uma análise mais refinada pode levar-nos à descoberta de muitos aspectos considerados “médios e menores” que são igualmente relevantes. Podemos nos deparar com outros aspectos menores igualmente importantes na análise da expressão e projeção do mapa no cosmos.

Pode tornar-se difícil perceber que tipo de energia um planeta sem qualquer aspecto pode sugerir, mas, para que a tarefa seja mais produtiva, é fundamental analisar se o planeta está num signo onde tenha domicilio ou exaltação, e neste caso, sua energia se expressará de uma forma mais adequada às características do signo que rege. Do mesmo modo, o fato de estar em exílio ou queda transmite informação relevante quanto ao modo como a sua energia fluirá e a casa onde o planeta isolado se encontra permitirá saber qual o palco da sua atuação. No entanto, ainda que um planeta não tenha aspectos, ele pode ser ativado por trânsito, progressão, revolução, eclipses ou lunações ajudando-o a expressar as suas potencialidades e promessas.

  • Sol sem aspectos pode indicar uma estrutura psicológica frágil e com dificuldades de realização pessoal. Pode oscilar entre momentos de entusiasmo e desânimo ou pode ser ego centrado e sem qualquer interesse em interagir socialmente.
  • Lua sem aspectos - A lua revela o modo como integramos as emoções e os afetos; representa também o instinto, o passado, o ambiente familiar. Quando a lua não forma aspectos, indica dificuldades em relacionar-se afetivamente, podendo ser frio e distante, correndo assim o risco de perder um dos aspectos mais importantes da vida e mergulhar na solidão.
  • Mercúrio sem aspectos - Mercúrio representa a capacidade de raciocínio, a mente e a comunicação. Quando não há aspectos no mapa indica que todo o processo do pensamento é separado do resto do tema, ou seja, de si mesmo. A mente separa-se das emoções num processo incessante de análise e reflexão.
  • Vênus sem aspectos significa uma pessoa desligada ou auto-suficiente, perseguindo as suas metas e objetivos sem necessidade de partilhar com os outros os diversos aspectos da sua personalidade. Pode ter uma grande necessidade de dar e receber afeto, mas tem consciência que nada é suficientemente gratificante para superar o seu sentimento de solidão.
  • Marte sem aspectos - Marte simboliza impulso, ação e iniciativa. Quando não apresenta aspectos significa que pode agir isoladamente de uma forma ativa e infatigável. Podem classificar-se neste grupo os exploradores e os pioneiros, caso existam aspectos no mapa que confirme.
  • Júpiter sem aspectos revela que forma precocemente as suas próprias crenças e imagens mentais. Deste modo, talvez seja difícil a assimilação de experiências e valores exteriores; também crescer e expandir-se, independentemente dos costumes e valores sociais.
  • Saturno sem aspectos indica que o sentido da responsabilidade e do dever podem levar a sentir a vida como um mar de provações e dificuldades, já que tem que lutar de forma intensa para alcançar os seus objetivos. O sentimento de culpa pode estar presente e pode ser vítima dos seus próprios valores morais e éticos devido às imposições do superego.
  • Urano sem aspectos indica que existe um potencial irreverente e vanguardista ao nível da relação individual/coletivo, que poderá ou não manifestar-se plenamente favorecendo ambas as partes.
  • Netuno sem aspectos revela que pode apresentar dificuldades em desenvolver o seu lado mais sensível e espiritual.
  • Plutão sem aspectos é indicação de um potencial de transformação e renovação dos desejos face às emoções coletivas, que só poderão manifestar-se plenamente mais tarde na vida.

3 comentários:

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog