julho 11, 2010

PLUTÃO RETRÓGRADO


De 06/04/2010 a 14/09/2010
Plutão retrógrado

De 09 de abril a 16 setembro 2011
Plutão retrógrado 7º a 4º Capricórnio

De 11 de abril a 18 de setembro 2012
Plutão retógrado de 09º34' a 06º57' Capricórnio

De 14 de abril a 22 de setembro 2014
Plutão retrógrado de 13°34' a 10º59' Capricórnio


 
A cada ano Plutão permanece retrógrado por um pouco mais de 5 meses. A retrogradação tem início 3 semanas antes de formar um trígono com o Sol e tem duração de 156 a 161 dias e reinicia seu movimento direto 3 semanas depois de fazer novamente trígono com o Sol.
 
Revelação: Durante a retrogradação ou retorno no zodíaco, Plutão visa corrigir e tende a dar destaque aos assuntos sobre os quais tem regência, ou seja, poder, sexo, magias, rituais, mistério, lixo, esgotos, doenças malignas, morte, transmutações, recuperações, renovação,  renascimento e tudo que esteja oculto. Por isso tende a revelar tudo o que esteve escondido, principalmente as coisas erradas que as pessoas fazem como fraudes, desvios, roubos e esquemas criminosos. 
 
Devido ao lento movimento de Plutão e o tempo que permanece em movimento retrógrado, o que não estiver fluindo como deveria ou estiver seguindo para um rumo desastroso encontrará as energias plutonianas que cuidarão de implementar uma transformação lenta e gradativa. Por isso as descobertas tendem a surgir aos poucos, ou seja, mostra apenas a ponta de uma questão que nos motiva a cavar mais fundo, a aprofundar cada vez mais e descobrir mais.  

Renascimento: Plutão é o senhor do submundo e representa o nosso inconsciente, lá onde estão todas nossas feridas e motivações enterradas por um longo tempo. Quando Plutão olha dentro da nossa psique, com sua força poderosa e marcante traz à tona o precisamos eliminar para que possamos viver em harmonia. Ele se faz presente no autoconhecimento e na psicoterapia: expõe, coloca à mostra, elimina e regenera, principalmente aquilo que recusamos enxergar.
 
Plutão representa o mistério, o invisível, o inferno interior onde está guardado o medo, as emoções e sentimentos intensos,  os descontroles, o ódio, a vingança e a destruição. A área ocupada por Plutão no mapa astrológico mostra onde devemos morrer para o que inferior e nos elevarmos acima com energias renovadas para uma nova forma de viver. Esse poder de transformação é representado pela Fênix.  
 
Plutão nos dá a oportunidade de irmos além do que podemos ver, investigando profundamente qualquer situação além das aparências.  Ao enfrentarmos os nossos medos, podemos exorcizar os "fantasmas" que nos afligem através da incapacidade, imobilidade e falta da força de vontade para realizações. Essa superação é que irá permitir que possamos nos desenvolver plenamente, com mais coragem e autoconfiança.  
 
Retorno: Plutão irá retornar aos graus do zodíaco já percorridos no passado, portanto tenderá a trazer novamente questões do nosso passado, principalmente se restaram pendências. E tanto poderá manifestar sobre assuntos já conhecidos quanto trazer novos assuntos, mas que tenham alguma correlação com assuntos anteriormente vividos. 
 
Poderemos reencontrar pessoas, situações ou questões problemáticas, assim como enfrentarmos atrasos, demoras, paralisações, dificuldades e perdas. É a partir da ebulição dos assuntos que poderemos ter compreensão e domínio dos mesmos, mas perceberemos que nada será como antes. Costuma ser uma época em que somos obrigados a exercitar o desapego.
 
A solução dos problemas do passado e correção das situações só chegarão quando Plutão terminar a retrogradação e reiniciar seu movimento. Teremos a oportunidade de revivermos o passado de uma nova forma, evitar de cometer os mesmos erros, corrigir o que estava errado e dar novas conclusões aos assuntos. Contatos poderão ser retomados após resolvidas as questões que deram origem a atritos e desentendimentos.
 
Revisão: É também durante a retrogradação de Plutão que aumenta as probabilidades de acontecimentos que causam a morte de muitas pessoas ao mesmo tempo. Tanto podem ser devido a fenômenos naturais, quanto guerras e acidentes. São em épocas de Plutão retrógrado que surgem novas doenças que se disseminam rapidamente e matam milhares de pessoas ou quando são descobertos os casos de doenças malignas, proliferação descontrolada de células e  tumores.
 
Plutão retrógrado costuma destacar a podridão e o que está deteriorado, por isso é possível que tenhamos de lidar com lixos, esgotos e aterros sanitários. Também costuma destacar os casos de magias negras, rituais macabros, canibalismo, assassinatos cruéis e todo tipo de crueldade. 
 
E não considere que assuntos estejam encerrados durante a retrogradação, pois podem retornar no futuro. Términos de relacionamento, separações e divórcios nesse período, com certeza serão reavaliados quando Plutão retornar ao movimento direto. Decisões drásticas e radicais também.
 
Potência dos aspectos:  Tanto Capricórnio quanto Plutão estão relacionados ao poder e a retrogadação tenderá a abalar as estruturas culturais, sociais, políticas e econômicas. E tanto pode significar o fim de um estilo de vida como de um sistema vigente. A vida tal como a conhecemos poderá sofrer uma profunda transformação, mas sempre necessária para que possamos vivê-la em toda a sua plenitude.  
 
A excessiva ambição, a sede por riqueza, status e sucesso a qualquer custo, a crença de que os fins justificam os meios, a corrupção, a falta de escrúpulos são fatores que estarão ameaçando o sistema vigente. A velha ordem poderá se opor e resistir o quando puder à uma nova ordem, podendo mostrar sua face mais sombria antes do derradeiro fracasso.  
 
Plutão não espera, age contundente, rompe de uma só vez. Finalizações nem sempre são nefastas. Quem não gostaria de ver o fim de uma doença, de uma guerra, de algum mal que aflige a humanidade? Para isso as energias plutonianas agem como forma de limpeza, colocando-nos em contato com o que precisa ser purificado. O poder dos aspectos irão revelar como estaremos lidando com essa transformação. 
  • Conjunção: A conjunção de Plutão com alguns planetas em Capricórnio poderá ser desafiante, com outros poderá até ser benéfica; depende da natureza do planeta e de sua configuração no mapa natal.
  • Sextis e trígonos: criam facilitações, é o caso de quem tem planetas pessoais e ângulos do mapa nos graus da retrogradação nos signos de Touro e Virgem ou Peixes e Escorpião.
  • Quadratura, oposição e quincunce: poderá ser tensa e criar desafios, ou seja, para quem tem planetas pessoais nos graus da retrogradação em Áries, Libra, Câncer, Gêmeos e Leão. 
  • Planetas em Aquário e Sagitário serão os menos influenciados pela retrogradação de Plutão, exceto os paralelos que poderão reforçar outros aspectos que possam estar acontecendo.
A ação de Plutão nas casas astrológicas visam melhorar as áreas de nossa vida que precisam de purificação.
  • Casa 12 ou Aquário: Essa é a casa que representa o inconsciente e a espiritualidade. E quando Plutão age sobre essa casa ele exige que façamos uma revisão da nossa vida para que possamos refletir o que temos feito para evoluir enquanto um ser humano. Você tem buscado crescimento pessoal ou tem  sabotado suas  próprias capacidades? Tem se doado aos outros ou só enxerga a si mesmo? Tem perdoado verdadeiramente para sair da energia negativa do subconsciente? É aí que Plutão promoverá uma limpeza, assim quando adentrar a Casa 1 ou em Aquário dará a você o verdadeiro poder sobre si mesmo.
  • Casa 11 ou Peixes (sextil): Agindo sobre a Casa 11 Plutão tem a intenção de mostrar quem são seus verdadeiros amigos e aliados. E pode trazer situações para que você saiba com quem pode realmente contar e compartilhar objetivos, porque a Casa 11 mostra quem realmente nos ama e nos quer bem. É muito comum alguém sair de sua vida nessa época, porque são pessoas que estão em desacordo com a sua evolução. É necessário que você se livre delas para evoluir como ser humano. Plutão também pode restituir a você um projeto, algo ou alguém que parecia perdido no passado, para que consiga alcançar suas metas para o futuro.
  • Casa 10 ou Áries (quadratura): Plutão age sobre a Casa 10 com a intenção de promover mudanças e transformações na sua profissão, na sua carreira, na sua imagem social e pública ou reputação perante a sociedade. Se você é apenas a sua empresa, Plutão retira para que você assuma sua verdadeira identidade. Algumas vezes pode levar a uma mudança radical de profissão ou dá a oportunidade de refazer sua carreira. Pode até restaurar algo, mas é você que já não quer de volta porque mudaram seus objetivos.
  • Casa 9 ou Touro (trígono): Na Casa 9 Plutão irá promover mudanças nas suas expectativas de realização. Se você estiver sonhando com algo impossível, Plutão mostrará a verdade através da realidade nua e crua. Talvez você tenha a chance de retomar algum estudo na faculdade para se aprofundar em algum conhecimento, mas também dará a você a oportunidade de concluir que não é o curso que você quer. Também pode significar uma mudança definitiva para outro país e adaptação a uma nova cultura e a um novo estilo de vida.
  • Casa 8 ou Gêmeos (quincunce): Na casa 8 Plutão irá mostrar que é o momento de você transformar tudo o que acreditou a respeito do dinheiro dos outros, do sexo e da morte. Você poderá estar lidando com esses assuntos e terá de aprender a livrar-se de apegos para buscar suas reais motivações na vida espiritual. Chegará à conclusão de que o dinheiro e poder se extinguem com a morte.
  • Casa 7 ou Câncer (oposição): Plutão estará atuando sobre a sua área de parcerias, casamento, relacionamentos e sociedades comerciais, por isso poderá ser uma época em que parceiros do passado poderão querer reatar, mas agora é você que não quer de volta. Já tendo noção do que deseja, do que te faz bem ou mal, você estará mais seletivo. Pode ser a segunda chance para resolver em definitivo antigos problemas, mas também pode surgir uma nova pessoa em sua vida. Com sua nova consciência, você evitará repetir os erros e problemas do passado.
  • Casa 6 ou Leão (quincunce): Plutão trará para você a oportunidade de entender que o trabalho serve para viver e que não deve viver apenas para trabalhar. Será a chance de você se aprimorar para evitar os problemas profissionais que você teve no passado. Pode ser que você tenha de começar um novo trabalho ou tenha de mudar de profissão. Também terá a chance de refletir como tem cuidado de sua saúde, dieta e nutrição ou ser obrigado a adotar novos hábitos e abandonar antigos estilos de vida.
  • Casa 5 ou Virgem (trigono): Plutão colocará em pauta na sua vida os amores, filhos, crianças e diversões. Pode ser a época de términos de namoros e romances que estão insatisfatórios, mas também pode significar o retorno de um antigo amor. Plutão poderá exigir que você procure incluir mais tempo livre em sua vida.  Pode significar reencontro com um filho ou que se dedique a um de seus filhos que poderá exigir mais atenção e cuidados. Crianças poderão trazer uma transformação em sua vida.
  • Casa 4 ou Libra (quadratura): Plutão estará agindo sobre as suas relações familiares, seu ambiente familiar e sobretudo sobre o seu passado. Talvez você tenha de desapegar, se desligar, eliminar um problema ou lidar com uma dívida que envolva família, casa e bens imóveis. Chega o momento de liquidar pendências do passado e usar o que você aprendeu no passado para não cometer os mesmos erros. Perdoar alguém da família ou desapegar de alguém do passado dará a você a oportunidade de começar um novo ciclo.
  • Casa 3 ou Escorpião (sextil): Nessa casa Plutão irá exigir que você coloque em prática tudo o que você tem aprendido, não só suas habilidades mas também em seu modo de viver. Como você tem se comunicado com os outros? Chega o momento de você refletir sobre o poder das palavras e dos pensamentos. Algo que você ler ou ouvir poderá ter um impacto transformador em sua vida. Poderá reencontrar um vizinho ou um irmão para se compatibilizar, resgatar algo ou enfim sanar diferenças.  
  • Casa 2 ou Sagitário: Agindo sobre essa área, Plutão irá pedir para você analisar como está a sua autoestima, seus valores pessoais, como está utilizando suas finanças e seus bens materiais. Plutão poderá te colocar numa situação para que você aprenda a poupar, a empregar e investir seus recursos financeiros com responsabilidade. Também poderá ensinar como ganhar dinheiro com honestidade. Talvez uma fortuna perdida lhe seja restaurada, mas você já não tem tanto apego ao dinheiro. 
  • Casa 1 ou Capricórnio (conjunção): É provável que Plutão melhore e promova mudanças na sua aparência, no seu ego e na sua maneira de se apresentar para as outras pessoas e para o mundo. Talvez você passe por uma mudança radical e se torne uma pessoa melhor e mais verdadeira, pois você já não vê mais sentido em mostrar o que não é. Você não quer mais fingir que está tudo bem, quando na verdade não está. Você terá mais poder sobre si mesmo e pode até alcançar um posto de relevância, mas talvez isso já não seja tão importante para você.
 




Na mitologia grega, o herói Hércules foi incumbido de doze trabalhos, dentre eles matar Hidra, o monstro de nove cabeças que trazia pânico à cidade de Lerna. Mas antes de enfrentar o monstro Hércules recebeu uma mensagem de seu mentor:  " É ajoelhando que nos levantamos, é nos rendendo que conquistamos, é desistindo de algo que o ganhamos".

Hércules partiu em busca do monstro que se escondia numa caverna escura à margem de um pântano de águas estagnadas onde a noite era perpétua,  que simboliza uma parte de nós que permanece oculta e resiste à iluminação.
Hércules chegou ao covil da Hidra e atirou flechas flamejantes ao esconderijo do monstro. Indignada, Hidra emergiu do seu covil com ímpeto vingativo. Da mesma forma, também nos sentimos assim quando situações nos obrigam a confrontar a besta que existe em nós ou a besta que existe nas pessoas à nossa volta.

Hércules tentou esmagar as cabeças de Hidra, mas cada vez que cortava uma cabeça outras surgiam. Da mesma forma quando tentamos destruir nossas emoções bestiais, elas continuam aparecendo.
 
Finalmente Hércules lembrou da mensagem de seu mentor:"é ajoelhando que nos levantamos". Hércules ajoelhou no pântano e levantou o monstro à luz do dia fazendo com que ela perdesse seu poder. E assim Hércules pode cortar todas as cabeças que já não renasciam mais. Porém nada disso acontece, senão enfrentarmos o lado bestial que vive em todos nós.
 
 

2 comentários:

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog