setembro 17, 2010

Almuten Figuris



Na Astrologia clássica ou medieval, o cálculo do Almuten Figuris, que deriva da palavra árabe vitorioso, é um dos mais importantes senão o mais importante, uma vez que representa a qualidade do Espírito particular revelando os vários aspectos da vida e em vários níveis, físico ou emocional.

O planeta que assume a posição de Almuten é aquele que tem o poder de exercer o domínio sobre a pessoa e, através dele, talvez se possa alcançar o conhecimento e ser resgatado do próprio destino. Cabe aqui uma observação: esse almuten figuris seria aquele que nos faria ter uma reação de luta ou de fuga, portanto, não se pode considerar que esse planeta seria benéfico no mapa.

Abraham Ben Ezra, em seu “Libro de los Juicios de las Estrellas”, fala da importância dos lugares da vida que são: o Sol, a Lua, a lunação pré-natal ou a lunação anterior ao nascimento – SAN, o grau do ascendente e a parte da fortuna, e onde se deveria averiguar o planeta que tem mais poder sobre estes 5 lugares. Aquele que tiver mais força, será o regente da sua vida. Assim, o Almuten Figuris é aquele planeta que tem maior dignidade no mapa natal, sendo considerados como regentes apenas o Sol, Lua, Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, não sendo considerados os planetas exteriores: Urano, Netuno e Plutão.

Muitas vezes o almuten vai dar suporte e explicar sobre acontecimentos marcantes que estão linkados com algumas áreas do seu mapa, que de outra forma você não encontra outra correspondência. Normalmente o almuten do mapa é aquele planeta que está domiciliado, ou seja, ocupando o signo que rege, mas é necessário fazer os cálculos porque podem haver dois planetas concorrendo ao Almuten Figuris. Ao final soma-se os pontos e aquele planeta que tiver mais pontos é o Almuten Figuris do mapa.

O Almuten de qualquer grau do zodíaco é o planeta que tem a maior dignidade essencial naquele grau. Alguns graus podem ter mais do que um Almuten, por exemplo: se dois planetas estão igualmente dignificados naquele grau, ambos são Almuten do grau. O planeta que tem mais dignidades na cúspide de uma casa, é o almuten daquela casa. Um exemplo é que considera-se que Marte é o regente de Áries, porém o Sol tem mais dignidades em alguns graus de Áries e em outros concorre com Marte.

Os signos podem ter regentes diurnos ou noturnos, portanto os Almutens podem variar para o mesmo grau do zodíaco, dependendo do mapa ser diurno ou noturno. Além disso, o mapa como um todo pode ter um Almuten, que é o planeta mais poderoso, em termos de dignidades essenciais e acidentais no esquema do Céu, sendo referido como o senhor da genitura.

A dignidade acidental fortalece um planeta devido à sua posição, aspecto ou movimento favorável nos céus em um determinado tempo; não é nenhuma das dignidades essenciais devidas à posição zodiacal como descrita por Ptolomeu. Lilly cita alguns exemplos de dignidade acidental: quando o planeta está direto, veloz em movimento, angular, em trigono ou sextil com Júpiter ou Vênus ou em conjunção com certas estrelas fixas notáveis.

Para definir o Almuten figuris, verifica-se o signo que é ocupado pelo Sol, a Lua, o ascendente, a roda da fortuna e a Lua pré-natal (SAN). Atribui-se pontos (vide dignidades essenciais) e o planeta que tiver mais pontos, é o almutem figuris.

  • ao planeta regente do signo, 5 pontos
  • ao planeta em exaltação no signo, 4 pontos
  • ao planeta regente da triplicidade, 3 pontos
  • ao planeta regente do termo, 2 pontos
  • ao planeta regente da face, 1 ponto
Aos regentes das casas atribui-se:
  • Casa 1 - 12 pontos
  • Casa 2 - 6 pontos
  • Casa 3 - 3 pontos
  • Casa 4 - 9 pontos
  • Casa 5 - 7 pontos
  • Casa 6 - 1 ponto
  • Casa 7 - 10 pontos
  • Casa 8 - 4 pontos
  • Casa 9 - 5 pontos
  • Casa 10 - 11 pontos
  • Casa 11 - 8 pontos
  • Casa 12 - 2 pontos
Na astrologia clássica ou medieval, a análise dos mapas não se detinha a dar uma aula de astrologia para quem procurasse um astrólogo, tipo: Júpiter está na casa ..., no signo... e significa... Isso era, e ainda é, uma definição que se pode ler em qualquer livro de astrologia. Em geral as pessoas procuravam um astrólogo para uma determinada questão e os planetas significadores do assunto e seus aspectos eram analisados.

O Almuten figuris, ou seja, aquele que tem maior dignidade sobre uma casa, assume um papel muito importante no julgamento, exigindo cálculos muito apurados, não permitindo uma abordagem superficial. Por exemplo, se alguém tem uma questão sobre casamento, o astrólogo vai pesquisar a casa 7. O almuten da casa 7, por sua natureza e localização no mapa, é que pode oferecer um julgamento mais preciso.


Um comentário:

  1. Olá, vc poderia me dizer se são utilizados os 3 regentes das triplicidades ou apenas o diurno/noturno?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Follow by Email

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog