setembro 26, 2010

Teoria dos transitos de Urano - 2a. parte



O transito de Urano atua principalmente sobre a percepção provocando excitação, aceleração e eletrificação. O processo de percepção é violentamente alterado, há um despertar, um estado de alerta e vigilia. A percepção das coisas se torna acelerada, muitas coisas ocorrem de forma rápida e simultãnea. A percepção considera o volume de coisas que acontece de forma descontínua, aos saltos.

A percepção se inclina a perceber as coisas de forma espasmódica, vai de
uma coisa para outra e dali para outra, retorna e pula para outra lá na frente. Pula-se de uma coisa para outra que não tem nenhuma conexão. Assim também são os sentimentos e ações conflitantes que mudam de um estado para outro. Você percebe algo por um lado, logo depois percebe de outro lado. Mas quando percebe de novo, tudo já mudou; dessa forma não dá para fixar e nem deve fixar.

Percebe-se as coisas por contraste e não por semelhança, daí faz uma associação: precisa do oposto para avaliar. Por
exemplo: Se você almoça em casa todos os dias, você tem que comer em um restaurante por alguns dias para perceber que a comida de casa é melhor. Se você é casado, precisa descasar para perceber a diferença. Você percebe por inversão, porém ninguém permite ao outro essa experiência; é por isso que o outro acaba pulando fora, por falta de opção. A pessoa percebe as coisas, fatos e pessoas por separatividade. Exacerba o movimento separatista: isto é oposto daquilo - isto está desconectado daquilo - estou vendo isto e não vejo aquilo. A pessoa não desliga definitivamente, ela apenas se separa.

A pessoa se torna avessa à acomodação e ao sedentarismo; entra em evidência uma percepção de tudo que seja
opressor e limitador. Ás vezes nem é mas toma uma dimensão como se fosse. O que ocorre é uma supervalorização que em outras épocas não se sentiria assim. A pessoa fica intolerante a qualquer coisa que tenha um mínimo de opressão. A predisposição é sentir e reagir psicologicamente com ansiedade e talvez até através de males físicos tais como gastrite.

Surge um sentimento de emergência, um estado de precipitação que nem
seria necessário, principalmente se o trânsito envolve Sol ou Marte. Uma das causas da ansiedade é a precipitação, quer resolver logo as coisas. Outra é a antecipação, sente hoje por algo que ainda vai acontecer. O sentimento de urgência e emergência aumenta a intolerância e prefere o corte ao conserto. Pensa que é melhor cortar de uma vez do que tentar melhorar.

O senso de individualidade se exacerba porque tem a percepção da separatividade.
Há maior motivação para a independência, para o novo e se desmotiva pela repetição. O sentimento de liberdade se amplia e muitas vezes corre riscos que normalmente não correria. Motiva a clareza, diz coisas que nunca pensou em dizer. A pessoa quer se sentir à vontade, oscila de um estado de espírito ao outro e onde está nunca está bom.

Também aumenta a necessidade de espaço. Tudo passa a ser percebido como pequeno e que oprime. Reclama que a
cama está pequena e precisa de uma cama maior; o quarto é pequeno é precisa de outro maior; a casa é pequena e precisa de outra maior; o mundo é pequeno, a pessoa quer um mundo maior. Tudo oprime, tudo é percebido como limitador. É por isso que nos trânsitos de Urano ocorrem acidentes, porque a pessoa quer ocupar um espaço maior do que tem disponível. Ela não quer ficar presa entre carros num congestionamento; na estrada quer o caminho livre só para ela.

Em termos de comportamento a pessoa quer movimento e não tem paciência para seguir etapas. A pessoa salta etapas,
não faz as coisas gradualmente. Ela efetiva mudanças bruscas que normalmente ocorreria em anos; inesperadamente muda toda a vida. Pode até recuar posteriormente mas a necessidade de mudança rápida fala mais alto. Se uma pessoa tem muito elemento terra no mapa, tipo Capricórnio, Touro ou Meio do Céu em Virgem, a passagem de Urano vai fazer a pessoa resistir e a dor de fazer mudanças será muito mais dolorosa.

O que acontece é que Urano é mudança. Se
Urano entra na sua Casa 10 da profissão e te encontra cheio de planos no seu emprego, não percebe as mudanças que estão no ar, então há muito mais chances de que uma demissão venha a lhe pegar desprevenido. Mas se você incorpora a energia uraniana, busca um curso de atualização, aprende coisas novas, com certeza você estará agindo de forma a atrair uma mudança para melhor na sua vida e pode até ser promovido.

A força de ação de um planeta depende do quanto a pessoa já gastou dessa energia na vida dela. Por exemplo, alguém
que tenha Urano no ascendente e que não tenha utilizado muito das energias de Urano na vida dela, o planeta vai exigir uma atualização. E quando esse planeta expressa todos os seus significados, se expressa com muita intensidade, não só em qualidade mas também em quantidade. Vai depender do quanto precisa ser atualizado.

Quando uma pessoa não
está atualizada com o planeta, faz mais besteiras do que qualquer tipo Uraniano faria. Outro exemplo é quem tem pouco fogo no mapa, quando se arrisca se arrisca demais, mais do que qualquer ariano faria. A pessoa pode estar tão desatualizada com as energias e ela não sabe a extensão do risco que está correndo.

O
planeta para se expressar num transito depende do espaço de manobra que ele encontra na sua vida. Uma pessoa não pode viver algo quando não tem espaço de manobra. Muitas vezes quando o planeta vai se expressar, ele encontra a pessoa com uma história de vida onde tem compromissos sociais, profissionais, pessoais e vínculos formados.

Por exemplo: Você está numa idade produtiva, por volta dos 37 a 45 anos, com
uma ligação afetiva estável, filhos na escola, pagando prestação da casa própria, em um nível de resposta material exigente, tendo de ajudar ainda aos pais idosos, e você se encontra numa crise de avaliação de vida. Você até pode querer mudar mas você tem compromissos e o que ocorre é uma avaliação existencial, segundo os psicanalistas. Porque, se você tiver 17 anos, você pega sua prancha, sua mochila e vai curtir uma temporada numa ilha paradisiaca, fica por lá uns 2 anos vendo qual é a sua.

No
entanto, se você tem uns 40 anos vem essa sensação de individualidade e liberdade, o que você faz? Você tem que criar espaço de manobra. Mas como criar esse espaço? Existe uma ética que você pode criar antecipadamente. O comportamernto imprevisível, instável, descontínuo, o abandono de velhas circunstâncias ou hábitos, o descompromisso ou se comportar como se não tivesse o compromisso. Ou seja, você se comporta assim ou é comportado de outra maneira.

O que acontece é que as pessoas e situações que aparecem na sua vida estão
descompromissados com você, não estão te dando segurança. Se você não se torna ativo, acaba sendo passivo. Você se comporta e atua em termos de mudança de vida: muda de casa, muda de emprego e tudo ocorre de forma súbita, nunca é gradual. Porque você pode mudar de casa ou ser mudado; você pode pedir demissão ou ser demitido; você pode se divorciar ou ser divorciado. Não existe uma maneira de definir isso mas quando você começa a demonstrar uma vontade, a chance de que ocorra é muito maior e melhor.

A pior coisa que pode acontecer em um transito de Urano é você querer que tudo permaneça da mesma forma de
sempre, pois aí é que não vai ficar mesmo. Nada fica como antes e inclusive você também não será o mesmo de antes em relação aos assuntos que Urano toca. Naqueles assuntos você fica avesso a controle e domínio. Urano basicamente gera libertação e independência, nunca de forma gradual mas de forma espasmódica, pulando etapas. Dessa forma, coisas que você levou 20 anos para fazer, você faz em 6 meses. Urano te joga para frente, bem mais adiante e é deste patamar que você verá o que antes não via. É daquele novo patamar que você conseguirá mudar. É uma mudança dentro de outra mudança.

Por exemplo, você se separa de sua mulher, muda de cidade e arruma outra
mulher. É deste ponto, através dessa outra mulher e dessa outra cidade que você descobrirá que na verdade quer mesmo é ficar sozinho ou descobrir que gostava mesmo era da sua ex-mulher. Se você não teve filhos, descobrirá que gostaria de ter tido muitos filhos. O padrão de pessoas que aparecem, que atraimos ou associamos no transito de Urano, seja para assuntos profissionais ou amorosos, sociedades, amigos, são pessoas mais jovens ou que tem grande diferença de idade em relação à nossa idade, porque o que conta no transito de Urano é a diferença; quanto maior a diferença mais Urano aprecia.

Pode ser também alguém que pertence a um mundo diferente do seu, uma etnia, uma religião ou que tenha uma atitude diante da
vida totalmente diferente. São pessoas que tem qualidades e anseios diferentes. O que ocorre é que a percepção uraniana está mais exaltada para o diferente, não quer nada já conhecido ou igual, busca uma nova experiência.

Outra manifestação uraniana são as relações de risco ou sociedades de risco: são sem garantias e do mesmo jeito que
aparecem, somem. Você também atrai pessoas que estão saindo de situações, quebrando paradigmas ou deixando um modo de vida, mudando de cidade; elas próprias estão apenas em transito, só de passagem. Aí justamente você entra na vida delas porque você com seu trânsito de Urano representa a instabilidade. São pessoas que estão em mudança, não estão ainda reinstaladas e você pega a pessoa na transição.

De garantido não tem nada, nem você nem no outro. No
entanto, se você acha correto viver essa experiência, tenha em mente que você atrai pessoas instáveis. Você encontra pessoas que te fascinam e é muito comum a economia de tempo: você conhece uma pessoa, se separa do antigo parceiro e se casa em menos de 3 meses com o novo parceiro. Então quando há uma mudança é só o início para outras mudanças.

Também ocorre de entrar novas pessoas em nossas vidas que acabam nos levando a uma mudança de hábito, de meio e de comportamento. Tudo o que está por acontecer, acontece. Algo que estava para resolver em 5 anos, vem Urano e decide logo. Num dia acontece tudo de uma vez. Muitas vezes as pessoas perguntam: assim de repente? Não é que tenha sido de repente, é que esse processo se inicia e desenvolve durante alguns anos antes.

Outra coisa que acontece no
transito de Urano são as revelações, você descobre coisas de forma fragrante. Urano descortina, abre, aparece, surge. Você está em um lugar que nunca estaria, numa hora jamais imaginada e de repente, de forma imprevisível, você descobre algo. Por exemplo, você fraga alguém em um lugar e em um momento fora do contexto, inabitual. Você nem deveria estar ali mas justamente naquele momento algo te leva até ali, de forma imprevisível.

Às vezes você vive também os transitos de Urano por tabela. É comum nas quadraturas e oposições se relacionar com pessoas incomumente brilhantes e inteligentes ou tecnicamente muito competentes, ou pessoas extremamente instáveis por natureza, imprevisíveis, que mudam e oscilam, que mudam de idéia ou que tenham um passado instável e não ofereçam estabilidade. Geralmente nessa época você atrai coisas que estão também em mudança, você entra em sintonia com pessoas e situações que estão em fase de reorganização. É a fase de desalojamento.

Urano primeiro
desaloja e quando você pensa que tudo está estável, não está. Se você estiver formando vinculos durante os transitos de Urano, sejam afetivos ou profissionais, deve estar atento porque possivelmente não sejam de bases sólidas. Você pode fazer investimentos encima de coisas e pessoas que tem uma marca de inconstância. Urano na casa 7 mostra sua busca por liberdade no contexto do relacionamento, às vezes um desejo de relações extraconjugais ou um casamento com maior liberdade. Mas se você foi educado num sistema que preza a fidelidade, então você projeta sua necessidade no parceiro e pode se tornar vítima de traição, seu parceiro pode arranjar uma namorada mais nova.

Se você se manteve no mesmo emprego durante anos, surge alguém mais capacitado, tecnicamente brilhante, super atualizado que acaba mostrando sua defasagem. Dessa forma você tem que correr atrás de renovação para superar sua defasagem ou acaba perdendo seu emprego. Em alguns casos, se você tem um negócio, um comércio ou uma fábrica e sempre teve sucesso com seus antigos negócios, de repente aparece um concorrente com mais técnicas e novidades, oferecendo novos lançamentos, ou seja, há um confronto de algo novo às suas antigas técnicas que até então funcionavam.

Seu concorrente pode estar mais atualizado e vai te colocar em confronto com a atualização, mostrando o
quanto você está desatualizado. É comum encontrar nessa época um concorrente ou adversário que se torna uma ameaça porque está mais atualizado tecnicamente ou porque é mais jovem ou porque está com melhor disposição. Muitas vezes são os filhos adolescentes que se tornam agentes de transformação. Eles aparecem com novas coisas, idéias e te envolvem nas novidades para que você se atualize. Isso acontece muito quanto aos aparelhos eletrônicos novos, até seu filho de 7 anos sabe programar, desprogramar e você é obrigado a aprender a mexer com aquilo.

Outro efeito de Urano é que ele é precipitador das coisas. De repente, as coisas apresentam defeitos. Você manda consertar volta a funcionar, depois pára de novo e logo depois volta a funcionar novamente. São defeitos intermitentes. Também podem ocorrer curto-circuito, desabamento, incêndio, acidentes e incidentes de carro ou defeitos que aparecem inesperadamente no seu carro. Ser despedido do emprego, ser largado ou divorciado, trocar de emprego ou cargo que implica em mudança de casa ou de cidade; em decorrência a sua vida muda. Essas são manifestações uranianas.

Você
desloca ou é deslocado para outra cidade, outro departamento, muda de ramo, sua empresa remaneja o pessoal e você é deslocado para outra função. Ocorrem ainda crises no trabalho e talvez a pessoa precise mudar de ramo ou até de profissão. Você lida com cancelamento, descancelamentos, recancelamentos. É obrigado a lidar com imprevistos, com o improviso e com o remanejamento. A melhor coisa a fazer no transito de Urano é sempre deixar situações paralelas à mão; tenha algo de reserva, se arme de jogo de cintura, tenha criatividade e trabalhe com idéias paralelas.

Melhor ainda é pensar
em algo fora do contexto ou fora do padrão, criar um espaço para que algo entre como mudança. Tudo o que você faz rotineiramente deve mudar a rotina, diminua a atividade, assuma coisas de forma experimental. As coisas vão mudar tanto quanto possível e você deve aproveitar a oportunidade de mudar para melhor. É um momento de experimentar coisas novas, apesar de que não terá a garantia de dar certo mas com certeza será diferente.

Outro assunto uraniano são os acidentes de percurso. Você programa uma coisa, prepara tudo o que seja necessário e
no momento de realizar acontecem fatos inesperadamente: a luz acaba, um palco desaba, o patrocinador cancela, um avião atrasa, um estádio desaba, chove demais, ocorre uma inundação etc. São fatos que desprogramam o que estava combinado. Fatos novos entram em cena, aparecem novos rumos, novos caminhos. Você pode ter checado tudo antes, mas surge um dado novo que desprograma. É a instabilidade de Urano.

Pessoas que sacrificam sua identidade em favor da
segurança sofrem muito nesse período, porque é uma época de desprogramação. Tudo que você planeja dificilmente ocorre como gostaria. Então quando você quiser muito uma coisa faça o oposto linear, ou seja, se você tem vários programas tenha certeza de que você acabará num programa que sequer tinha pensado. Você sai para uma festa de casamento, acaba indo parar num baile de debutantes e dali acaba indo para uma balada numa boite agitada. Esteja pronto para qualquer situação.

Outro exemplo é quando você está ansiosamente esperando por alguém ou por um telefonema. Você pode esperar horas mas se resolve ir tomar banho é exatamente nessa hora que a outra pessoa vai chegar ou o telefone vai tocar. Quando você fica parado aguardando por algo, tudo fica parado. Quando você começa a ativar uma coisa, tudo se ativa também, ocorrendo simultaneamente. Se você fica esperando alguém te chamar para sair, ninguém telefona. Mas basta você fazer alguns contatos e marcar de encontrar com uns amigos, tenha certeza que logo aparecerá um monte de convites.

As
mudanças podem ser internas e até se manifestar externamente em forma de doenças. Quando acontecem coisas aleatórias que te surpreendem, normalmente não são tão de surpresa assim; internamente você desejava uma mudança, algo diferente. As situações externas aparecem através de outras pessoas para preencher um desejo que você já alimentava. Quanto mais consciente você estiver no transito de Urano, maior possibilidade terá de operar dentro da dimensão que você pretende, ou seja, fazendo uma integração entre sua intenção e as forças externas.

Quando muitas coisas acontecem ao
mesmo tempo isso significa sua aversão à mudança, é a sua passividade. Dessa forma tudo ocorre no nível externo alheio à sua vontade. Há um desalojamento na área do mapa por onde Urano transita sem colocar nada de novo no lugar e pode-se viver a desinstalação por 2 a 3 anos. De uma maneira geral, durante os transitos de Urano você deve propor uma experimentação, fazer propostas por períodos pequenos porque você está em mudança. Em caso de uma sociedade, melhor que seja mais de um sócio porque um deles pode resolver sair e você não fica na mão.

Uma outra expressão de Urano é a nível físico. Você sente mais nervosismo, tem palpitações, há aceleração cardíaca,
câimbras, espasmos, problemas circulatórios, sensação de palpitação no corpo. Observa pulsação nos cotovelos, nas narinas, nos ombros, tiques nervosos, tremores, insônia, desordem muscular, verbal e motora, morde a lingua, engasga, tem falhas nos movimentos, tensão muscular. Você sente uma excitação física e mental, tem gastrite, falta de ar, respiração curta, sente-se ofegante constantemente e tem dificuldade de relaxar.

Pode ter súbita alteração ou oscilação de pressão, se assusta por pequenas coisas, ocorrem pequenos acidentes na
canela ou nos tornozelos. Quem tem tendência, pode ter problemas neurológicos ou até ter eplepsia. O padrão de Urano é pegar você desprevenido. Portanto, se você sabe de uma aproximação significativa de urano em transito, você se antecipa fazendo check-up e previne-se, pois normalmente sempre há recomendação para uma mudança nos hábitos ou modos de vida.

Na astrologia médica pode-se constatar que uma doença uraniana aparece de forma repentina, não é uma doença que apresenta sintomas antes. Você sente algo que nunca sentiu, sem registro anterior. É um dado novo e o desdobramento é súbito. No caso da pessoa já ter uma doença, acontece algo mas totalmente diferente em outro órgão. Por exemplo: Uma pessoa estava tratando do fígado e morre devido à pressão alta, um AVC.

As doenças de Urano nunca podem ser baseadas no que vinha antes, de um diagnóstico passado. Geralmente são doenças que ocorrem de modo súbito, que não tem nenhuma manifestação anterior e nenhum desencadeamento. A idéia é desprogramação, ocorre algo que você não vê antes. Mas uma coisa é certa: você só tem doenças se estiver geneticamente programado para elas, você é predisposto e aquela doença pode acontecer inesperadamente. Se você não tem predisposição à alergia, você nunca será alérgico.

Nos transitos de Urano os meios tradicionais falham e recorrer a situações não convencionais forma uma pressão de
ruptura e o alvo mais provável de rupturas são pessoas, situações e circunstâncias inertes. Sabe-se sempre que será atingido aquilo que está parado, enraizado. Então dê impulso para o novo e diferente, imprima nova vida ao seu relacionamento, proponha ao seu parceiro uma viagem de aventura para um lugar inusitado ou até mesmo sem destino definido. Assim você renova seu relacionamento e estará eticamente mais adequada ao transito.

Tudo o que falta frescor e vigor merece ser revisto. E você vê depois do transito, uns 2 a 3 anos, que as coisas se
restabeleceram com critérios e padrões diferentes. Ao se reencaixar novamente, sobra até espaço e você tem mais liberdade e independência. Caso você mudar de residência, mude os móveis, restaure, dê nova vida, recombine de forma diferente para que algo novo venha a acontecer. Se for aspecto de urano com os Nodos, avalie a sua forma habitual de fazer as coisas e faça de forma inabitual; isso gera uma reação diferente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Follow by Email

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog