setembro 19, 2010

Lunação e ciclo da Lua de 2010 a 2012





A Lunação é o movimento que ocorre entre o Sol e a Lua que representam os princípios masculino e feminino. O início do ciclo ocorre na Lua Nova, cresce na Lua crescente, culmina na Lua Cheia e finaliza na Lua Minguante. É por isso que:
  • a Lua Nova protege o início das coisas;
  • a Lua crescente protege a expansão;
  • a Lua Cheia quando se quer repercussão e
  • a Lua Minguante quando se quer finalizar um problema.
Os 3 dias anteriores à lunação indicam o começo da influência da energia que vai crescendo até atingir sua força máxima no dia exato e nos 3 dias posteriores vai decrescendo em força. Durante a Lua Nova você pode planejar ou algo pode surgir e haverá culminação na Lua Cheia. A Lua cheia representa uma dissociação, um momento de conflito entre a natureza masculina e feminina, e aquelas pessoas que estão desarmonizadas ou não sabem lidar muito bem com essas energias, acabam sofrendo revezes.

As lunações no mapa natal potencializam os assuntos da casa onde ocorrem, indicando possibilidades de acontecimentos que podem se concretizar até a chegada da Lua Cheia. Também pode ativar as promessas do mapa natal, especialmente se faz aspecto com algum planeta ou ponto significativo do mapa natal, em especial nos ângulos de conjunção, trígono, quadratura ou oposição com órbita de 5 graus.

O ciclo da Lua tem duração de 29 dias, 14 horas e 44 minutos, que é denominado mês sinódico. A partir da conjunção ao Sol, a Lua entra no aspecto separativo, ou seja, se afasta do Sol, numa média de 13 a 15 graus por dia, percorrendo cada signo do zodíaco - 30 graus - numa média de 2 dias aproximadamente. Quando acontecem duas lunações na mesma casa, os seus assuntos estarão potencializados enquanto durar a lunação - 29 dias. A duração dos efeitos da lunação dura até a próxima lunação, e os efeitos de um eclipse perduram até a ocorrência de um novo eclipse, durante aproximadamente 6 meses.

Quando atinge exatamente um planeta natal, mostra-se com mais força, ativando tudo referente a este astro: a casa onde se encontra, as casas que rege e os aspectos que faz com outros astros ou pontos significativos do mapa. Este impacto pode ser reforçado por trânsitos e progressões que estejam acontecendo paralelamente a lunação ou quando acontece na lunação um eclipse solar.

EIXO 1 e 7: O EU – O OUTRO
Casa 1: O que passamos para os outros; a maneira como nos relacionamos com o público, outras pessoas e parceiros; as condições no verdadeiro nascimento; os cuidados com aparência física e o corpo, e as nossas atitudes perante o mundo.
Casa 7: As qualidades que suscitamos nos outros; vida social, relações públicas, relacionamentos pessoais, cônjuge, sócios.

EIXO 2 e 8 : O QUE TENHO (GANHOS)– O QUE VALORIZO (PERDAS)
Casa 2: O que pensamos que nos pertence, qualidades possessivas; dinheiro, posses, objetos supérfluos; segurança material, valorização das posses, apreço pelo valor pessoal e pelos atributos físicos,negócios próprios.
Casa 8: Mudança irrevogável acarretada por uma crise; sexo, ligação emocional, incorporações, aplicações conjuntas; resultados externos da morte real ou simbólica de uma outra pessoa ou situação, taxas, seguros, mergulhos, capital social, fazer o que é preciso.

EIXO 3 e 9: O QUE FALO – O QUE PENSO
Casa 3: Escola, livros, bibliotecas; como aprendemos, nossa capacidade de diálogo; transporte público, pequenas viagens, a vizinhança, parentes próximos, primos, irmãos, os jornais, a televisão e o rádio,comunidades locais,compreensão do funcionamento das coisas.
Casa 9: Educação superior, educação á distância, universidades, filosofia, religião, assuntos espirituais, misticismo; imagens e compreensão de Deus, locais de culto; viagens ao estrangeiro, cultura, política, justiça, povos estrangeiros, assuntos com estrangeiro, viagens ao exterior, mestre espiritual, experiência acumulada, ideologia.

EIXO 4 e 10: DE ONDE VIM – PARA ONDE VOU
Casa 4: Assuntos domésticos, a família, local da residência, um dos pais (geralmente a mãe), fontes de segurança, hábitos, casas, edifícios residenciais; a vida particular, de onde viemos.
Casa 10: Patrões, administração, poder executivo, poder judiciário, um dos pais (geralmente o pai), empregadores; interpretação artística, metas, ambições, a imagem pública, a carreira, símbolos de status, reputação, para onde vamos?

EIXO 5 e 11: O MEU – O NOSSO
Casa 5: Poder criativo, auto-regulação, arte, música, diversão, teatro, circo; filhos, namoros; passatempos, jogos, especulações, prazer; auto-admiração, desejo de ser amado, prazer de viver.
Casa 11: criatividade, grupos sociais, poder legislativo, política partidária, questões humanitárias, causas; clubes, sociedades, a comunidade, preocupações com o futuro da humanidade; grupos amigos, relações sociais, reuniões sociais.

EIXO 6 e 12: CONEXÕES VÍSIVEIS – CONEXÕES INVISÍVEIS
Casa 6: Trabalho, dever, necessidade, saúde, alimentos, subordinados, empregados, técnica, ajuda, ouvir os outros, contribuições, servir, estágios.
Casa 12: Escapismo, drogas, álcool, meditação, espiritualismo, ioga, prisões, hospitais, locais de reclusão, vítimas, inimigos ocultos, compaixão, serviços aos doentes e necessitados.


Normalmente se acompanha as fases nova, crescente, cheia e minguante. No entanto esse ciclo pode ser acompanhado em 8 fases e, se necessário, até mesmo em 16 fases. Cada fase da Lua tem um significado, atributos e características diferenciadas. Em cada dia a Lua muda a quantidade de luz que reflete do Sol, para um observador na terra, devido ao seu movimento de translação em torno da Terra. O ciclo é periódico e regular, dando origem aos processos cíclicos devido a essa evolução da luz que reflete do sol à terra.

Outro efeito do ciclo das fases da Lua é provocado pela evolução da gravitação conjunta da Lua e do Sol que se manifesta na Terra através dos fenômenos das marés marítimas e influencia nas emoções dos seres humanos. Cada fase é definida pelo ângulo formado entre o Sol, a Lua e a Terra, e em termos astrológicos, tem um significado distinto.

Astrologicamente, o tipo de energia que exerce influência durante as fases alterna-se entre Ativa e Receptiva. As fases ativas são diretas, centrífugas, de força yang, em que tomamos decisões ou optamos por algo dirigindo-nos ao mundo externo. São forças de formação, que definem nossos impulsos diferenciados durante o ciclo. As fases passivas ou receptivas são de processamento, de transição, quando buscamos todas as idéias e expectativas do que estamos gerando, e passamos para a fase seguinte.

  • Lua Nova - de 0° a 45° - fase ativa
  • Lua Côncava Crescente ou Semi crescente - de 45° a 90° - fase passiva
  • Lua Quarto crescente - de 90° a 135° - fase ativa
  • Lua Convexa Crescente ou Corcunda - de 135° a 180° - fase passiva
  • Lua Cheia - de 180° a 225° - fase ativa
  • Lua Convexa minguante ou disseminadora ou divulgadora - de 225° a 270° - fase passiva
  • Lua Quarto minguante - de 270° a 315° - fase ativa
  • Lua côncava minguante ou Balsâmica - de 315° a 360° - fase passiva

A fase da Lua no momento do nascimento também influencia a personalidade.
Pessoas nascidas: - da Lua Nova até a Lua Cheia, tem a necessidade de construir suas estruturas internas. - da Lua Cheia até a Lua Nova tem a necessidade de se libertar de estruturas estabelecidas.

  • LUA NOVA - Conjunção Lua/Sol (0° a 45°)
Inaugura um novo ciclo, é a semente do ciclo lunar que começa e demarca o final do ciclo anterior. Nesta fase a Lua nasce e se põe junto com o Sol e, se estiverem na mesma declinação e longitude, acontece o alinhamento perfeito que dá origem ao Eclipse Solar. A face visível está totalmente às escuras e a face oculta está iluminada. A configuração planetária do momento dessa lunação dará informações sobre o ciclo lunar, e é a chave das influências de todo mês lunar que se aproxima.

Simboliza um novo impulso ou oportunidade de crescimento. Sente-se alivio ou se liberta das pressões do mês lunar anterior e o que vai ser gerado nesse mês começa a emergir gradualmente. Nessa fase, o que se tenta desenvolver pode ser apenas uma possibilidade que precisa ser definida e alimentada nas semanas que virão. Além disso, o início do ciclo é sempre cercado de fantasmas e de assuntos inacabados dos ciclos anteriores.

A Lua Nova é ativa, incita uma nova atitude emocional, finaliza para iniciar algo novo. Sempre na Lua Nova algo termina para que haja espaço para algo novo que se inicia. A energia desta fase relaciona-se com a visão, interior e exterior, de algo novo a ser gerado. Embora haja dúvida, é necessário ter a visão, distinguir a intenção, ter novas propostas para realizar dentro dos próximos 29 dias. O signo onde ocorre a Lua Nova representa qualidades deste novo impulso e, ao mesmo tempo, o antídoto e as soluções para se eliminar os restos deixados pelo ciclo anterior.

A lua nova é conhecida como a Lua dos mistérios, do que não se revela claramente, do oculto, das finalizações, da morte mas também do renascimento e inícios. Os dias de Lua Nova são mais intensos emocionalmente, há um clima de introspecção, e por isso é uma oportunidade de revisão. O Sol e a Lua em conjunção acentuam a atração gravitacional da Terra formando as marés altas, que também são conhecidas por marés da água viva.

Os 3 dias antes da Lua Nova são favoráveis para:
  • Revisar projetos e situações de vida
  • Formular novos propósitos para o novo ciclo
  • Cortar cabelo caso queira que cresça mais rápido
  • Realizar retiros e recolhimentos
  • Realizar um balanço da lunação anterior para finalizar ou transmutar
  • Iniciar qualquer ação que se queira manter em segredo
  • Tudo iniciado 8 hs antes da Lua Nova, garante o sigilo
  • Finalizar processos demorados.
Os 5 dias posteriores da Lua Nova são favoráveis para:
  • Iniciar cursos, pesquisas, investigação e tudo que exija concentração
  • Realizar atividades mental e de organização
  • Iniciar construções e empreendimentos
  • Abrir poupança ou iniciar economia ou investimentos
  • Iniciar romances, namoros, parcerias que se mantenham vitalizados
  • Mudar a rotina, mudar o visual, fazer rituais de rejuvenescimento
  • Momento de fecundação de idéias, podendo também engravidar
  • Realizar ou iniciar uma criação ou produção artística
  • Iniciar algo novo que se queira continuidade e e longa duração
  • Inaugurar instituições que trabalhe com inícios, ou buscar novos caminhos
  • Iniciar dieta de líquidos para emagrecimento
Lua nova no mapa natal
A pessoa nascida durante a fase da Lua Nova e até 3 dias e meio depois, é intuitiva e reativa. Projeta seus sentimentos para o externo, às vezes, sem ter muita consciência do que motivou esses sentimentos. A relação com a família pode ser intensa, sendo difícil se libertar de sua influência. Mergulha sempre em novas experiências quando sente necessidade de se desapegar do passado. É idealista e subjetiva, desejando deixar sua marca no mundo.

  • FASE SEMI CRESCENTE (de 45º a 90º)
É uma fase passiva, receptiva e deliberativa, que se relaciona com o desenvolvimento de recursos para sustentar as metas, objetivos, propósitos ou projetos gerados na Lua nova. Essa etapa favorece focar o objetivo e enfrentar os desafios e obstáculos. É necessário perseverança, agregando mais definição ao que se pretende, o que exije uma deliberação firme em dar continuidade. Nessa fase é aconselhável buscar mais informações que possam enriquecer o projeto que se pretende concretizar. É necessário adequar o projeto à realidade e aos recursos que se tem disponível.

Lua semi-crescente no mapa natal
A pessoa nascida durante a fase da Lua semi-crescente e nos 3 dias e meio antes da Lua Quarto-Crescente, luta para desapegar do passado ou das situações de dependência. É auto-confiante e tem uma grande capacidade de superar obstáculos, quando está determinada a atingir um objetivo. Consegue mudar algo tradicional ou antigo em sua vida ou no mundo.

  • LUA QUARTO CRESCENTE - aspecto separativo Lua/Sol (90° a 135°)
Indica o crescimento do ciclo iniciado na Lua Nova, que pode ser impedido ou bloqueado por obstáculos ou assuntos não resolvidos no passado. O ideal nesse período é vencer esses desafios do passado, se quisermos que toda a energia a ser liberada durante a Lua Cheia seja aproveitada. Nesta fase a Lua nasce no Leste ao meio-dia e se põe no Oeste á meia noite. Só é possível ver a metade da porção iluminada pelo Sol.

O Sol e a Lua por estarem em quadratura, diminuem os efeitos da atração gravitacional e provocam as marés baixas ou as chamadas marés de água morta. O auge crescente é ativo e impetuoso e se relaciona com a definição do que está sendo gerado. Há maior força de crescimento, embora haja também maior força para oposições e impedimentos. É importante ultrapassar os obstáculos dessa fase e criar uma base segura, uma estruturação para o seu projeto.

A Lua crescente ou quarto crescente aponta para a necessidade de mudança e remanejamento. Se as dificuldades do passado não ficarem esclarecidas e resolvidas ou se o crescimento for letárgico, então a iluminação oferecida durante este ciclo não será completada. Qualquer padrão que foi estabelecido neste primeiro ciclo, de crescimento ou de dificuldade, continuará a ser desenvolvido durante o resto do ciclo lunar.

O que estiver sendo desenvolvido em nós ou em nossas vidas sofrerá um teste e precisará ser definido claramente e delineado em uma direção. Isto significa fazer opções entre várias possibilidades e alguns padrões habituais antigos. Sugere emergência, independência, atividade e comprometimento. Os 7 dias da Lua Crescente são favoráveis para compreender e amadurecer, ter prosperidade e alegria e também para:
  • Assinatura de contratos e parcerias, viagens e contatos em geral
  • Lançamento de produtos e apresentação em público
  • inauguração do que se queira que aumente, se desenvolva, se expanda, com rapidez e consistência
  • iniciar empresas e negócios
  • Atividades físicas intensas, largar vícios, engordar
  • Encerrar relações de qualquer natureza, pois favorece a transparência
  • Cortar cabelo, se quiser que cresça rapidamente
  • Esclarecer situações, pois nada fica escondido na Lua crescente
  • Não favorece iniciar dietas cirurgias
Lua Quarto Crescente no mapa natal
A pessoa nascida durante a fase da Lua Quarto-Crescente e nos 3 dias e meio seguintes, está consciente da necessidade de elaborar sua estrutura íntima para alcançar seus objetivos. Geralmente cresce nas situações de crise pois tem uma enorme capacidade de enfrentar obstáculos e superar desafios.
  • FASE CORCUNDA OU CONVEXA (de 135º a 180º)
É uma fase passiva e receptiva; e seus projetos podem conquistar a plenitude. No entanto é necessário analisar todos os resultados obtidos até o momento; reajustar os objetivos, refletir sobre novas ações, corrigir erros, antes que se chegue ao final.

Lua corcunda no mapa natal
A pessoa nascida nos 3 dias e meio que antecedem a Lua Cheia, tem a mente aguçada e uma enorme capacidade de associar idéias. Quer esclarecer questões tanto pessoais como coletivas. Dedica-se e envolve outros em grandes causas.
  • LUA CHEIA - oposição Lua/Sol (180° a 225°)
A face da Lua é iluminada pelo Sol e reflete essa luz para a Terra. É na fase da Lua Cheia que acontecem os eclipses lunares. Nessa fase a Lua nasce no oriente às 18 horas e se põe às 6 horas da manhã. Nas 48 horas antes da Lua cheia, é possível ver a Lua nascendo a Leste e o Sol se pondo à oeste, e sua face visível fica totalmente iluminada.

O sol e a Lua estão alinhados em oposição e acentuam as forças gravitacionais provocando as marés cheias, marés de água viva. Na Lua Cheia culmina a semente e o potencial inaugurado na Lua Nova. Se tiver sido desenvolvida uma atitude positiva de crescimento e as etapas tiverem sido superadas durante o quatro crescente, então a Lua Cheia trará a realização e a satisfação. Caso contrário, pode trazer conflitos, problemas, aparecimento de uma situação de ansiedade e até afetar a saúde física.

A Lua Cheia é um transbordamento. Neste período, deve se atingir o ápice daquilo que vinha sendo desenvolvendo nas fases iniciais para melhor ou para pior, para o sucesso ou o fracasso. Se o nosso trabalho anterior tiver sido bem sucedido, então a Lua Cheia iniciará um processo de usar, ampliar, partilhar e assimilar essas experiências. Se, por outro lado, nossos esforços não tenham sido proveitosos - durante a fase crescente - as coisas não irão acontecer do jeito que esperávamos, porque tinham apenas valor temporário.

A Lua Cheia pode nos estimular a abandonar essas situações, relacionamento ou coisa que eram incapazes de preencher uma função positiva em nossas vidas e se soubermos deixá-las, estaremos abrindo espaço para um crescimento futuro no próximo ciclo que se aproxima. A fase Cheia é ativa e integradora; e se relaciona à consciência, à cooperação e o compartilhar. O ciclo chegou ao seu ápice e o que estava sendo gerado chega à sua maturidade, é o tempo em que se anuncia a finalização do ciclo.

Esta é a fase da Lua mais celebrada e ritualizada em todas as culturas desde a Antiguidade até os nossos dias. A maioria das tribos americanas pratica seu xamanismo feminino mais secreto durante a Lua Cheia. As mulheres saem em grupos, caminhando por lugares sagrados da natureza, cantando e realizando rituais.

No psiquismo humano, a influência da Lua Cheia é tão conhecida que em muitos países tem-se em consideração como atenuante nos julgamentos, se as infrações foram cometidas na Lua Cheia. São conhecidos os resultados de pesquisas de delitos, especialmente nos Estados Unidos, que o número de acidentes, atos de violência, delitos sexuais, e crimes aumentam nos períodos de Lua Cheia.

Os sensitivos, e as pessoas com distúrbios psíquicos ficam mobilizados fortemente pela Lua Cheia. A excitação que provoca a Lua Cheia é saudada e celebrada pelos boêmios, adoradores do prazer e das celebrações telúricas ou dionisíacas. Muitos a consideram romântica, afrodisíaca, inspiradora. Muitos criadores a consideram a melhor lua para praticarem as suas artes.

Os 3 dias antes e depois da Lua cheia, favorece:
  • Ações rápidas e grandiosas, principalmente se deseja popularidade e divulgação
  • Os ânimos estão mais exaltados, por isso é mais fácil identificar problemas e obstáculos, as coisas ficam às claras
  • Mudar de residência ou escritório
  • Iniciar viagem nesta Lua promete sucesso
  • Negócios imobiliários também devem ser realizados nesta fase
  • Quando se quer que algo seja rapidamente conhecido ou divulgado, comentado e muito falado, deve-se empreendê-lo 8 horas antes da entrada da Cheia, preferivelmente quando a lua estiver no Meio do Céu
  • Inauguração de teatros, casas de festas, restaurantes, envolvendo o público
  • Ideal para festas e celebrações. Nunca passe uma Lua Cheia entre pessoas com as quais não se dê bem
  • Rituais de magia e ocultismo de consagração e agradecimento
  • Não é conveniente realizar operações cirúrgicas.
Lua cheia no mapa natal
A pessoa nascida no dia da Lua Cheia e nos 3 dias e meio seguintes, é objetiva e pensa antes de agir. Consegue aprender com as experiências e percebe como o seus relacionamentos são afetados por suas ações. Para ela, o relacionamento tem grande importância. Ela tem necessidade de estar em contato ou junto com outras pessoas.
  • FASE DISSEMINADORA OU DIVULGADORA (225º a 270º)
Após a Lua Cheia, a Lua parte para novamente reencontrar o Sol, formando os aspectos aplicativos. É uma fase passiva, receptiva e também demonstrativa. Está relacionada à comunicação, ao partilhamento e à transformação. Os sentimentos devem ser partilhados, pois inicia-se a maturação que levará à finalização. O que foi gerado na Lua Nova tem a força de finalizar por si mesmo, ganha-se perspectiva, partilha-se com um maior número de pessoas. É a fase em que as metas devem estar alinhadas ao bem estar e serem fortes suficientes para continuar por si mesmas.

Lua disseminadora no mapa natal
A pessoa nascida nos 3 dias e meio que antecedem a Lua Quarto-Minguante, quer compartilhar com os outros aquilo que ela considera ser significativo em sua vida. Divulga suas idéias e partilha suas experiências, para que os outros possam aprender com elas. Visionário, é extremamente entusiasmado por novas descobertas e pode tornar-se ferrenho defensor de seus pontos de vista.
  • LUA QUARTO MINGUANTE-Aspecto aplicativo Lua/Sol (270° a 315°)
Se a Lua Crescente nos desafia a crescer para fora e agir de modo a realizar nossas possibilidades, a Lua quarto minguante nos desafia a crescer para dentro e a mudar. Qualquer coisa que não se harmoniza com este crescimento interno e essa maior compreensão de nossas experiências deve ser deixado de lado.

O momento é favorável a insights. Questionando posicionamentos antigos, podemos nos abrir para novas idéias e ideais. A última fase deste ciclo, que antecede imediatamente à Lua Nova, marca um período de transição, o período entre o ciclo que se encerra e o próximo que se anuncia. Durante este tempo, os resultados do ciclo inteiro podem ser revistos, concentrados e resumidos em sua essência para formarem um fundamento de um ciclo futuro.

Nessa fase a Lua nasce à meia noite e se põe ao meio dia. Este é o penúltimo estágio do ciclo, ativo e responsável; que se relaciona com a reorientação, transição e finalização. Nesta fase tanto pode-se corrigir, ajustar e adaptar, como também iniciar a conclusão com êxito.

A função deve ser de definir o destino do que foi gerado e pode requerer mudanças, criativas ou tradicionais, porém sempre existe algum risco quando se muda a estrutura do que foi construído. Chega-se à fase da colheita e se deve aceitar as responsabilidades por todas ações empreendidas anteriormente, desde o início do ciclo, e se preparar para um novo ciclo construindo o futuro.

Os 3 dias antes e depois da Lua minguante são favoráveis para:
  • Encerrar atividades ou situações e planejar novas ações
  • Sendo um período de introspecção, é adequado para pesquisar, analisar e planejar o próximo ciclo
  • Se deseja manter algo oculto ou em segredo, por isso não favorece inaugurações
  • Limpezas, expurgos, eliminação de ações mal resolvidas
  • Ideal para operações cirúrgicas, exceto com a Lua em Escorpião ou Capricórnio e a lua no signo solar do paciente
Lua quarto minguante no mapa natal
A pessoa nascida na Lua Quarto-Minguante e nos 3 dias e meio seguintes, precisa confirmar suas crenças. Defende seus princípios a qualquer custo mas pode ser inflexível ou ter incapacidade de receber críticas.

  • LUA BALSÂMICA (315º a 360º)
A fase Balsâmica é passiva, receptiva e libertadora, e se relaciona com o abandono do passado, para se direcionar ao futuro. Na Lua cheia há a consciência do que se é; na Lua balsâmica há a consciência do que se foi e do que se será. É uma fase em que não se deve resistir ao que está finalizando, pois pode produzir certa confusão.

Libertar-se do passado para iniciar um novo ciclo, com consciência e clareza, favorece buscar meios para processar o final do ciclo. É a fase de análise, de balanço geral de todo o processo e reconhecer o que precisa ser abandonado para que se possa iniciar um novo ciclo sem pendências ou interferência do passado.

Lua balsâmica no mapa natal
A pessoa nascida nos 3 dias e meio que antecedem a Lua Nova, experimenta alguns conceitos novos dentro de antigas estruturas. Planta as sementes que possibilitam as transformações; é profético e totalmente voltado para o futuro, podendo se sentir guiado por uma ordem superior.

CICLOS NAS PROGRESSÕES DA LUA

Todo planeta em trânsito, quando encontra em conjunção com outro planeta no mapa natal, inaugura um novo ciclo entre eles. Os ciclos da Lua podem ser utilizados para avaliar o seu momento de vida. Verificando a posição atual da Lua, e o número de graus que separam a Lua do seu Sol de nascimento, você pode ter uma análise da fase em que se encontra. A interpretação é a mesma dos ciclos.


  • Lua Nova: 0° a 45° - conjunção à semiquadratura separativa ou crescente:Fase de términos e novos inícios
  • Lua Semi-crescente ou côncava crescente: 45° a 90° - semiquadratura à quadratura separativa crescente: Fase de buscar recursos e informações para as novas metas
  • Lua Quarto crescente: 90° a 135° - quadratura à sesquiquadratura crescente: Fase de superar bloqueios do passado
  • Lua Corcunda ou convexa crescente: 135° a 180° - sesquiquadratura crescente à oposição: Fase de muitas opções e comprometimento
  • Lua Cheia: 180° a 225° - oposição à sesquiquadratura minguante: Fase de plenitude e realização ou abandono de metas ou situações por não terem um sentido.
  • Lua disseminadora/divulgadora ou convexa minguante: 225° a 270° - sesquiquadratura à quadratura minguante: É a fase em que as metas devem estar alinhadas ao bem estar e serem fortes suficientes para continuar por si mesmas.
  • Lua Quarto minguante: 270° a 315° - quadratura à semiquadratura minguante: Questionando posicionamentos antigos, podemos nos abrir para novas idéias e ideais, e também para corrigir, ajustar ou adaptar.
  • Lua Balsâmica ou côncava minguante: 315° a 360°- semiquadratura minguante à conjunção: É a fase do abandono do passado para se direcionar ao futuro. Não se deve resistir ao que está finalizando.

FASES DA LUA DE 2010 A 2012






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog