setembro 23, 2010

Equinócios e Solstícios




Equinócio é uma palavra que deriva do latim "aequinoctium", e significa noite igual, e refere-se ao momento do ano em que a duração do dia é igual à da noite sobre toda a Terra. Astronomicamente isto se dá quando a Terra atinge uma posição em sua órbita onde o Sol parece estar situado exatamente na intersecção do círculo do Equador Celeste com o círculo da Eclíptica; ou seja, instante em que o Sol no seu movimento anual aparente pela Eclíptica, corta o Equador Celeste, apresentando declinação de 0º. As estações do ano são opostas nos dois hemisférios e as denominações se invertem e pode haver variação de um ou dois dias nas datas descritas.



Início do Outono no Brasil: 20 de março 2011

Nos Equinócios a Terra recebe em ambos hemisférios a mesma intensidade de luz solar. O Equinócio Vernal, em 21 de março, assinala a entrada do outono no hemisfério sul e da primavera no hemisfério norte. É especialmente considerado pelos Astrólogos, pois este “Ponto Vernal”, marca o início do Signo de Áries, a entrada do Sol no Signo de Áries, que marca o início do Zodíaco. É quando o Sol, no seu movimento aparente, passa do hemisfério sul para o hemisfério norte.



Início do Inverno no Brasil: 21 junho 2011

A palavra Solstício, deriva do latim, sol + sistere - solstitium -, que significa parado, imobilizado e está associada à idéia de que o Sol estaria estacionário. Marca a época do ano em o Sol, no seu movimento aparente na esfera celeste, atinge o máximo afastamento angular do Equador, em 22 de junho. É considerado Solstício de Inverno no hemisfério sul e do Verão no hemisfério norte, quando o Sol ingressa a 0º do Signo de Câncer, e alcança sua máxima declinação norte, 23º27'. Neste momento, o Sol imobiliza seu movimento gradual para o sentido sul e passa a dirigir-se na direção do pólo norte, e a Terra recebe maior intensidade de luz solar no hemisfério norte.


Início da Primavera no Brasil: 23 setembro 2011

O Equinócio Outonal, 23 de setembro, marca a entrada da primavera no hemisfério Sul e do outono no hemisfério norte. Chamado também de Ponto de Libra, é o instante em que o Sol passa do hemisfério norte para o hemisfério sul.



Início do Verão no Brasil: 21 de dezembro 2011

No dia do Solstício de Verão, 21 de dezembro, no hemisfério sul e do inverno no hemisfério norte, quando marca a entrada do Sol no Signo de Capricórnio, e o Sol alcança sua máxima declinação sul, 23º27'. O Sol imobiliza seu movimento para o sentido norte e começa a dirigir-se na direção do hemisfério sul. Neste período a Terra recebe maior intensidade de luz solar no hemisfério sul.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog