setembro 18, 2010

Antiscia



Antiscia ou solstício de ponto, é um termo grego que significa literalmente uma sombra sobre o outro lado ou ponto de reflexão. A antiscia é o espelho das posições planetárias sobre o eixo 0° Câncer / 0° Capricórnio, ou seja, são dois signos que estão igualmente distantes dos trópicos de câncer e capricórnio.

O ponto da antiscia pode ser ativado quando ocupado por outros planetas, sejam natais, em trânsito ou de direção, e também um eclipse em antiscia com um planeta pode ativar seus aspectos. Geralmente, a antiscia é considerada uma influência favorável.

William Lilly diz sobre antiscia p.90 de Christian Astrology: "Os signos da antiscia são aqueles de mesma força e igualmente distantes do primeiro grau dos dois signos dos trópicos, Câncer, Capricórnio e, em graus, quando os dias e as noites tem igual duração.

0° Capricórnio

0° Câncer

Os signos estão em antiscia:
  • Câncer / Gêmeos
  • Leão / Touro
  • Virgem / Áries
  • Libra / Peixes
  • Escorpião / Aquário
  • Sagitário / Capricórnio
Por exemplo, um planeta a 10° de touro está tão distante do 1° de câncer, quanto outro planeta que esteja a 20° de Leão; ou seja, eles estão 50° igualmente distantes do 1° de câncer.

O planeta que está a 10° de Touro tem antiscia para o 20° de leão, ou seja, ele dá força ou influencia qualquer estrela ou planeta que, naquele momento, quer seja no mesmo grau de articulação, ou aborta qualquer aspecto. Vide tabela da antiscia:


Click para ampliar

O Trópico de Câncer é o paralelo situado ao norte da linha do equador terrestre, que delimita a zona tropical norte. Corresponde à declinação mais setentrional da elíptica solar para o equador celeste. É uma linha geográfica imaginária à latitude 23,439444° Norte (23° 26′ 22″ de latitude norte).

O Trópico de Capricórnio é o paralelo situado ao sul do Equador terrestre, que delimita a zona tropical sul que corresponde um limite do solstício que é a declinação mais meridional da elíptica do Sol sobre o equador celeste. É uma linha geográfica imaginária que fica localizada abaixo do Equador e indica a latitude 23,439444° Sul (23° 26′ 22″ de latitude sul).

Um comentário:

  1. Muito esclarecedor o seu texto. Gostaria de conhecer mais sobre o assunto.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog