janeiro 13, 2011

Configuração Envelope



O Envelope é formado por um Retângulo Místico ligado a um planeta por dois sextis. Apesar de ter os mesmos princípios do Retângulo Místico, tem mais vivacidade e versatilidade. Os quatro sextis aumentam o sentido da comunicação. Ele tem a imagem de um envelope aberto e por isso, o planeta que está na ponta de abertura do envelope pode ser traduzido como o solucionador dos conflitos contidos no Retângulo Místico, que apesar do nome, não há nada de místico, até onde se sabe.

Como o grande trígono, o Envelope é a combinação de cinco planetas ligados por quatro trígonos, quatro sextis e por duas oposições que são fatores de complementaridade e coesão.
Os sextis indicam o foco da comunicação, enquanto a oposição dá uma visão mais ampla das coisas e visa integrar valores complementares e antagônicos à medida que a pessoa amadureça. Quanto aos trigonos, são fatores de estabilidade.

O Retângulo Místico, apesar de externamente harmônico, esconde, no seu interior, as tensões geradas pelas oposições. Isto foi o que deu origem à designação de Místico, no sentido de guardar o secreto. Esta configuração representa um esforço contínuo para transformar as tensões internas em harmonia sem permitir que elas transpareçam. Essas tensões constituem o fator estimulante e encorajador na busca de soluções. Em determinadas circunstâncias pode ser um fator que envolva jogo de cintura para enfrentar as adversidades.


O Retângulo Místico também pode ser formado por duas semiquadraturas e duas sesquiquadraturas e possui igualmente duas oposições no seu interior. Nesse caso, as influências das semi e sesquiquadraturas atuam de forma desagregadora incitando aos antagonismos. Contudo, neste caso, as tensões adicionais das oposições podem resultar em um estímulo extra que gera força para que a pessoa aprenda a lidar com esta configuração.


Muitas vezes precisamos contemporizar aquilo que desejamos com o que seja possível realizar. Assim podemos criar estratégias compensatórias que, inconscientemente, acobertam o conflito ao invés de resolvê-lo. É o caso, por exemplo, de uma pessoa que está vivenciando um mau relacionamento e sabe que precisa romper mas prefere manter o relacionamento a que está acostumada ao invés de se arriscar a um novo relacionamento. Assim, os verdadeiros conflitos são ocultados por uma benevolência, criando uma zona de conforto, da qual reluta em sair, até que o conflito se evidencia e quando estoura a pessoa não sabe como lidar com ele de forma satisfatória, porque nunca o reconheceu e nunca o enfrentou.


Quando há essa configuração no mapa natal é necessário reconhecer esses conflitos e resolvê-los, pois a energia cruzada indica força para superar obstáculos. Isso é particularmente possível usando o planeta que forma um grande trígono com os outros dois planetas do retângulo, formando a imagem de um envelope aberto, usando os potenciais que ele representa para aceitar os desafios que a vida impõe. São esses desafios que irão proporcionar oportunidades e prosperidade.


Cada um de nós tem um dom, um talento e potencial único que nos coloca em sintonia com o fluxo universal de abundância. A configuração que se forma no Envelope aberto mostra diferentes possibilidades de usarmos esse potencial. Não reconhecê-lo e não utilizá-lo é permitir ser levado a desafios que exigem a busca de forças internas jamais imaginadas. Porém aceitando-os, a vida se encarregará de levá-lo na direção de excelentes oportunidades.

As casas astrológicas das pontas dos retângulos assim como a casa ocupada pelo planeta que abre o envelope mostram áreas da vida que estão envolvidas em desafios. Quando um trânsito importante forma oposição à ponta que abre o Envelope leva às experiências e desafios relacionadas à configuração da Estrela de David. Pode ser o momento de utilizar o carisma e capacidade de radiação, comunicação e influência para sair da zona de conforto e ir em busca do que pede verdadeiramente o seu coração, evitando abandonar-se à inércia que a configuração tende gerar.

3 comentários:

  1. A ponta do envelope no meu caso é Plutão-Sag/9, independente do resto do mapa, que solução Plutão oferece para quem precisa?

    ResponderExcluir
  2. a ponta de meu envelope é Saturno em Aries na nona casa. gosto muito desta configuraçao ,me sinto abençoada por Saturno. por mais dificuldades que ele me traz, todos processos de constante aprendizagem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. aliás meu nodo sul está ali, em aries na nona casa.

      Excluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog