janeiro 26, 2011

Saturno retrógrado



Saturno entra em retrogração de 07 de fevereiro a 25 de junho de 2012 de 29º a 22º do signo de Libra. Quando um planeta entra em movimento retrógrado, ou seja, retornando para trás, os assuntos regidos pelo planeta tendem a paralisar, estagnar, mudar de direção ou retornar a assuntos do passado que exigem revisão. Saturno exige revisão de bases e estruturas.

Saturno representa estruturas e limites e isso significa que precisamos rever todas as nossas estruturas e bases, verificando se as coisas que viemos construindo nos últimos tempos estão assentadas em bases sólidas que possam sustentá-las. A estabilidade está relacionada a Saturno e assim como um prédio que precisa de alicerces firmes para ter muitos andares, Saturno também só nos permite crescer quando criamos bases e estruturas sólidas e fortes. É tempo de rever, de refazer e reconstruir, mas principalmente reconhecer o terreno onde estamos criando nossas bases.

Por onde Saturno transita em retogradação, há uma retração, equaliza o ritmo e a energia usual em relação aos assuntos que ativa nos obrigando a viver o presente e a realidade, o aqui e agora dos assuntos da casa. Cria circunstâncias onde os assuntos da casa requerem atenção, esforço e consciência, obriga a objetividade, humildade, disposição para corrigir e amadurecer.

Podemos atrair situações que nos obrigam tomar consciência do nosso comportamento em relação àqueles assuntos e revela o que deve ser feito para amadurecer e se desenvolver naquele momento, equaliza nossa ação naquele setor. Se estiver exagerado, retrai mas se estiver aquém do esperado, se eleva, dá corpo, cria estruturas, gera conhecimento, produz experiências e possibilita resultados.


Saturno transita o signo de Libra onde tem a sua exaltação. Isso garante justiça, propicia acordos e mostra a necessidade de encontrarmos um equilíbrio com os outros. No período da retrogradação exigirá revisão do que foi construído ou uma reconstrução, evitando assim a ruína. Pode indicar ainda o retrocesso em decisões passadas, correção de injustiças cometidas e reconstrução de alianças, o que demandará humildade e muita sabedoria.

No mapa astrológico individual, Saturno em Libra, Urano em Áries e Plutão em Capricórnio, ou seja, em três signos cardinais, estarão mostrando as áreas e questões que agora exigem nossa atenção. São assuntos nos quais devemos nos concentrar para rever o que há de errado, o que precisa ser estruturado ou reconstruído, alterado e transformado. Para seguirmos em frente, precisaremos da persistência, paciência e sabedoria. O que estiver concreto será mantido, mas o que estiver frágil precisará de ser fortalecido para se tornar sólido e resistente.

Se estamos vivendo dentro dos nossos limites internos e externos, poderemos caminhar com confiança rumo ao futuro. Se estivermos extrapolando-os, Saturno pedirá ajustamento à realidade e estruturação, nos apresentando desafios e obstáculos a superar. É o momento de mostrarmos todo nosso potencial, pois muito será exigido de nós.

Astrologicamente Saturno é o planeta frio da solidez, estruturação, limitações, da falta de ânimo e depressão. Essa influência se torna mais forte quando há um aspecto com um planeta natal, pois cria uma tensão relativa aos significados dos planetas em relação às casas ocupadas e às casas regidas por Saturno e pelo planeta. É preciso conjugar esses dados, levando em consideração a retrogradação, podendo ser o retorno a um assunto que já foi vivenciado nos últimos tempos. Resumidamente, quando forma aspecto com planetas do nosso mapa:

Saturno/Lua: freia as emoções, inibe e nos isola dos contatos principalmente com as mulheres e crianças, nos causa desânimo, tristeza, melancolia, saudade, frustração afetiva, inapetência, tira o apetite, força a uma renúncia, o desapego, separações, abandono, instabilidade no lar e dependência ou proporciona autocontrole e uma vida simples e honesta, econômica, tradicional, sábia, fiel e virtuosa.

Saturno/Sol: exalta um ego rígido, severidade, hostilidade, princípios morais exigentes, inibições, renúncia e auto-punição, ou determina paixões frias porém duradouras, realizações de longo prazo, estabilidade das ambições, força interior,
autodomínio e responsabilidade.

Saturno/Mercúrio: a mente e as comunicações se tornam mais sérias sem natureza frívola ou cria obstáculos na comunicação, nos estudos ou na aprendizagem, podendo haver dificuldade para refletir ou se concentrar.

Saturno/Vênus: estabiliza os relacionamentos mas também esfria e congela as afeições, limita a vida social ou causa desgosto nos relacionamentos, perda, abandono, afastamento forçado, relacionamentos que causam sofrimento, amores possessivos, controladores e exclusivos, atração e romance com pessoas mais velhas ou celibato. Cria uma associação psíquica entre um afeto positivo de alegria e um afeto negativo de pesar. Pode agarrar-se ao que lhe é penoso, procurando quem faz sofrer. Pode também, na oposição, estar dividido entre amar ou desapegar-se.

Saturno/Marte: Dá força para superar dificuldades, suportar responsabilidades, sangue-frio nas situações ou inclinações imorais, calculista e mau caráter, conflito entre a ação e a inibição, desejo e renúncia.

Saturno/Júpiter: Proporciona estabilidade, tradição, ponderação, organização, conservação que são qualidades da maturidade ou causa desacordo dos princípios de expansão e retração, imobilismo, desorganização ou desgaste.

Saturno/Urano: tensão orientada a um objetivo determinado, ambição e radicalismo, megalomania, hostilidade, exagero nas dificuldades, erro de julgamento, indiferença com os outros ou com uma comunidade, desconfiança, falsidade, desqualificação e desprezo pelos outros ou ostenta excessiva autosuficiência.

Saturno/Netuno: Tendência masoquista para suportar sofrimento, medo de responsabilidades, restrição dos sonhos, abatimento e angústia, sensação de culpa, pouca autoestima, perdas irreparáveis ou realidade dolorosa.

Saturno/Plutão: regeneração, renovação, reconstrução ou destruição, precipitação para realizar desejos, inquietude interior, conflito interno em fazer o que é aceitável cumprindo suas obrigações ou fazer as coisas que quer sem medir as consequências. O transito pode ter um impacto muito severo e é recomendável não expor a integridade física e evitar lugares ermos, de baixo escalão, contatos com marginais ou locais perigosos. Plutão/Saturno expõe a miséria humana.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog