janeiro 01, 2011

Ceres



Os asteróides servem como informações valiosas para complementar e enriquecer a análise de um mapa, pois representam presenças arquetípicas atuantes na psique humana. Tornam-se mais evidentes quando formam conjunção a um planeta natal ou aos ângulos.

Ceres é um planeta anão que se encontra no cinturão de asteróides, entre Marte e Júpiter. Na astrologia, representa a experiência da maternidade, não só a gestação física, mas a experiência da Grande Mãe, da descoberta do corpo como algo precioso e valioso que requer muita atenção.
Significa os prazeres simples da vida, a conscientização de que somos parte da natureza.

Simboliza a natureza cultivada, assim como a ordem, o método, a análise e a saúde. No mapa indica onde você precisa organizar melhor as coisas e cultivar o que houver de melhor em si mesmo. Estas são algumas maneiras que você possui de aplicar melhor as suas capacidades enquanto uma pessoa ordeira, limpa, saudável, metódica e organizada, evitando a permanência em atitudes doentias e insistindo em comportamentos superprotetores ou em críticas estéreis que podem contribuir negativamente para a sua saúde.

Como filhos de Ceres, a grande mãe, temos a capacidade de nos percebermos parte da mesma natureza e de estar em harmonia com tudo o que nos cerca. Essa Grande Mãe que acolhe, cuida e cura, dizem ser a mais nova regente do signo de Virgem e, na Mitologia, era também a deusa da fertilidade, o que lembra que assim deve ser a vida: fértil e produtiva. É a sabedoria não racional que vem da natureza; é o amadurecimento do grão que se transforma em árvore e doa seus frutos para os filhos; é a capacidade de esperar até que as coisas estejam maduras para agir.

Ceres, Deméter para os gregos, é deusa do cereal. É uma deusa matriarcal, a imagem do poder das entranhas da terra. Diz-se que ela ensinou aos homens as artes de arar, plantar e colher, e às mulheres, como moer o trigo e fazer o pão. Sua palavra chave é a nutrição incondicional, o alimento físico e espiritual, a necessidade de proteção e a escassez.

Ela também representa a aceitação das mudanças e separações, inclusive aquelas que envolvem muita dor. Sua figura é da mãe enlutada, com a vida marcada por mudanças bruscas e separações traumáticas; representa o rancor e a mágoa.

Seu símbolo é o de Saturno invertido. Ceres tem domícilio no signo de Touro e exílio em escorpião. Exalta-se em Câncer e tem queda em Capricórnio. A posição de Ceres nesses signos deve ser compreendida dentro dos conceitos das dignidades.





CERES NOS SIGNOS

Sua posição por signo indica como a pessoa recebeu cuidados na infância e sua capacidade de nutrir e cuidar dos outros, suas atitudes e capacidade pessoal de nutrição quanto aos familiares e consigo próprio.

Ceres em Áries:
A nutrição vem pela ação e atividade física. É uma pessoa que cresceu sendo estimulada a ser independente, talvez com poucos cuidados recebidos na infância, e assim aprendeu a viver por conta própria. A criança com esse posicionamento de Ceres não sente falta de contato e carinhos, mas necessita estar em movimento e fazendo as coisas.

Ceres em Touro (em domicilio)
A nutrição vem pelo conforto, pela alimentação e segurança. A criança com esse posicionamento de Ceres gosta de ser tocada e de carinhos, como também de ser bem alimentada. São bons provedores e financistas.

Ceres em Gêmeos
A nutrição vem pelo diálogo, pela conversa e pela escrita. Qualquer tipo de comunicação torna a pessoa nutrida. Gêmeos é ainda o signo das variedades e das pequenas viagens, que nutrem. São bons comunicadores ou estão em constante movimento.

Ceres em Câncer (em exaltação)
A nutrição vem pelo contato com a família e com o convívio doméstico. São pessoas que gostam de afeto. Servir à familia e ao lar as fazem sentir confortadas. São boas mães e bons filhos. Podem chantagear para conseguir atenção e afeto.

Ceres em Leão
A nutrição vem pela atenção, respeito, e admiração. São pessoas que gostam de se envolver em festas e homenagens, como também, necessitam de sentir que são o centro das atenções e admiração. São bons artistas.

Ceres em Virgem
A nutrição vem pelo trabalho, pelo detalhe; às vezes eles se nutrem usando a crítica. Eles necessitam de críticas positivas a seu respeito. São bons empregados que gostam de servir ou de ser útil.

Ceres em Libra
A nutrição vem pelo envolvimento com as artes e a beleza. Ele se impressiona com as coisas simples e sutis. Necessitam da música, da cultura, dos relacionamentos sociais e do refinamento. São ótimos músicos e tem bons relacionamentos na sociedade, como também onde estejam equilibrando ou celebrando acordos.

Ceres em Escorpião (em detrimento)
A nutrição vem pelo envolvimento sexual ou pelos contatos com o mistério, com a pesquisa, ocultismo e cura. Podem ser da área médica ou terapêutica. Sentem-se satisfeitos quando podem proporcionar a cura e conforto.

Ceres em Sagitário
A nutrição vem pelo conhecimento, a sabedoria e a aventura, e longas viagens. Sentem-se satisfeitos quando podem aconselhar, ensinar, instruir e transmitir conhecimentos. Também tem satisfação em estar aprendendo e estudando assuntos filosóficos e coisas abstratas. São bons mestres, professores ou religiosos.

Ceres em Capricórnio (em queda)
A nutrição se dá quando organiza e controla. Na infância podem ter tido uma convivência distante e fria. A satisfação é para realizar-se profissionalmente. São bons administradores.

Ceres em Aquário
A nutrição vem pelas amizades e pelas idéias. Podem ter tido uma infância distante o que torna refratário seus sentimentos. O lado negativo de Ceres em Aquário são as dificuldades no contato das relações íntimas. Porém lutará pelos seus ideais mais elevados e em prol da humanidade e da coletividade.

Ceres em Peixes
A nutrição se dá pela imaginação e fantasia. São pessoas que sentem-se satisfeitas quando estão sonhando e imaginando; ou quando estão junto ao mar ou em locais com muita água; ou quando estão ajudando pessoas que estão em dificuldades. Gostam e sabem ouvir problemas dos outros; são bons psicológos.

CERES NAS CASAS ASTROLÓGICAS

A casa astrológica ocupada por Ceres indica uma área que a pessoa dispensa mais atenção e cuida mais, sendo capaz de abandonar tarefas assumidas e deveres para tratar delas. O aspecto de Ceres relacionado ao trabalho da terra, vinculado a Virgem, também pode indicar uma área onde a pessoa deve trabalhar para usufruto alheio e normalmente cercada por eventos ligados a rituais, religião ou espiritualidade que impõe provas e testes.

Ceres procria e sua filha representa a primavera e a colheita. Esse simbolismo básico da procriação pode ser encontrado em mapas onde o asteróide Ceres está em proeminência, posicionada nas casas 10, 4, 7, no Ascendente ou Meio-Céu, ou em conjunção com o Sol ou a Lua.

Casa 1
É uma pessoa simpática e confortante que aprecia a convivência com pessoas que lhe provoque inspiração e
independência. Por transmitir proteção e domínio, as pessoas sempre buscam suas opiniões e podem considerá-lo uma Grande mãe. Quando Ceres está nos graus finais da casa 1 ou em outro signo diferente do ascendente, essa tendência pode ser diminuida.

Casa 2
A atenção da pessoa se volta para os bens materiais e pelas boas coisas da vida. Quando Ceres está bem
posicionada, a pessoa tende a cuidar dos outros financeiramente. É extremamente generoso com aqueles que ama, como também compra muitas coisas que lhe proporcionam conforto e que valorize sua autoestima.

Casa 3
A atenção da pessoa se volta para adquirir e transmitir informações. São pessoas bem informadas que gostam
de estar sempre trocando ideias. Seu convívio com irmãos e vizinhos constituem uma nutrição. É capaz de conversar, debater, discursar, com grande desenvoltura, podendo levar conforto aos outros por suas palavras.

Casa 4
A atenção da pessoa se volta para sua família ou seu ambiente familiar. São pessoas amorosas que querem
proporcionar o melhor para aqueles a quem ama, e também pode idealizar uma mãe como gostaria que ela fosse.

Casa 5
A atenção se volta para os ambientes criativos, artísticos e divertidos. Sente-se envolvido e interessado por
crianças e filhos. Sente-se nutrido quando pode partilhar o amor, mas também pode necessitar de muito romantismo.

Casa 6
A atenção se volta para cuidar da rotina diária, das tarefas domésticas, dos serviços e a saúde. Sente conforto
em servir aos outros. Tende a nutrir os colegas de trabalho e se nutre quando está sendo útil. Ao lidar com médicos e profissionais de saúde, dietas e pequenos animais, pode sentir-se nutrido.

Casa 7 - A atenção se volta para os parceiros e sócios, cuidando do bem estar deles. Pode atrair pessoas dependentes ou tornar-se muito dependente deles.

Casa 8 - A atenção se volta para experimentar profundas e intensas emoções. Sua nutrição se estabelece quando pode pesquisar ou lidar com ocultismo, sexo e morte. Preocupa-se com pessoas que se estão se submetendo a um processo da reabilitação ou agonizantes.

Casa 9 - A atenção se volta para aprofundar seus conhecimentos através de viagens longas, culturas estrangeiras, estudos ou conhecendo novas filosofias. Se nutre quando está compartilhando conhecimento, ensinando ou aventurando-se pela vida.

Casa 10 - A atenção se volta para a profissão, para o ambiente da sociedade e para a reputação. Se nutre quando está lidando com o público, sendo gentil e receptivo. Pode tornar-se muito popular ou ser atraido para carreiras que envolva
alimentar, vestir, cuidar ou hospedar os outros.

Casa 11 - A atenção se volta para os grupos e amizades. Se nutre cuidando dos amigos e da humanidade, ou dos interesses da sociedade. Sua nutrição acontece quando pode realizar seus desejos e esperanças ou quando está convivendo em grupo, criando grupos humanitários e outros.

Casa 12 - A atenção se volta para o isolamento, para o desconhecido e problemas psicológicos. Pode ter dificuldades de ser cuidado ou de cuidar dos outros. Também pode significar dedicação ao trabalho espiritual ou voluntariado, cuidando dos pobres, doentes e infelizes, através da doação e de forma solidária.

ASPECTOS

Os aspectos harmônicos que Ceres recebe dos planetas indicam que os cuidados recebidos na infância preencheram as necessidades conforme a Casa e o signo de Ceres. Os aspectos tensos indicam insatisfação no preenchimento dessas necessidades.

Aspectos Ceres / Ascendente
Há possibilidade de ser nutrido e cuidado com carinho, mesmo que não peça, especialmente na conjunção e nos aspectos harmônicos. Quando Ceres está em oposição ao ascendente, a tendência é ser nutrido por parceiros e sócios apesar de negligenciar as necessidades dos outros, ou atrair parceiros e sócios dependentes em excesso. Quando Ceres está em quadratura ao ascendente há possibilidade de conflitos e situações desgastantes com os outros.

Aspectos Ceres / Meio do Céu
A profissão ou carreira pode estar relacionada aos significados de Ceres: alimentação, vestuário, enfermagem, médico e outros que envolvam cuidar dos outros. A quadratura indica discordância quanto aos cuidados dispensados ao filho na infância, especialmente entre os pais ou entre a mãe e família.

Aspecto Ceres / Sol
A pessoa tem o caráter pessoal de nutrir. A conjunção e aspectos harmônicos indicam que recebeu nutrição do pai e de homens - avô, tios etc. A quadratura mostra que a nutrição recebida não foi suficiente ou foi incompatível às necessidades, e por isso rejeita nutrir os outros também. A oposição indica que dispensa cuidados ao outro mas não nutre a si mesmo. Mas também pode significar que exige que os outros lhe proporcione cuidados mas nada oferece.

Aspecto Ceres / Lua
As necessidades e exigências emocionais agem em conjunto com a capacidade de nutrir e de receber nutrição. Quando os aspectos são harmônicos, a nutrição recebida da mãe na infância foi adequada, e por isso, há uma necessidade instintiva de nutrir os outros. Quando os aspectos são tensos, a nutrição recebida da mãe não atendeu às necessidades e por isso, há um desequilibrio ao nutrir os outros. Quando há oposição a pessoa concentra seus cuidados no outro e age para que possa ser nutrido pelos outros, mas nunca se sente satisfeita com isso. Está sempre carente. A quadratura indica que a mãe não conseguiu preencher as necessidades de nutrição do filho, mesmo que tenha se esmerado materialmente para isso, sem contudo oferecer amor e carinho.

Aspecto Ceres / Mercúrio
A necessidade de nutrição está relacionada às palavras, à conversação, ao diálogo e à comunicação. Quando há um aspecto tenso indica que não ouve comunicação eficiente: ou as palavras não lhe trouxeram conforto na infância ou foram depreciativas ou houve muito distanciamento e silêncio durante a infância. Por isso tende a não oferecer palavras de conforto aos outros ou não consegue encontrar palavras que possam reconfortar os outros.

Aspecto Ceres / Vênus
Os aspectos harmônicos indicam a habilidade de expressar amor e afeto. São pessoas que se nutrem da gentileza, da beleza, das situações e reuniões agradáveis e dos relacionamentos afetivos. Os aspectos tensos indicam desequilibrio entre as necessidades de cuidados. Na infância pode não ter recebido o afeto, ou não tenha tido coisas belas como gostaria ou se sentisse feio. Os aspectos tensos tendem a atrair relacionamentos que exigem cuidados mas não oferecem a nutrição que necessita ou que nunca satisfaz.

Aspectos Ceres / Marte
O conforto se concentra na ação, na aventura, no movimento. Nutre as pessoas de forma direta. Os aspectos tensos, que inclui a conjunção, indica que na infância viveu um conflito entre a necessidade de cuidados e a afirmação. Um dos pais pode ter sido muito reprensivo e transmitido raiva diante das necessidades do filho, afetando seu sentido de valor próprio. Assim, a pessoa pode se sentir irritada quando é solicitada a cuidar de alguém ou de si mesmo. Quando Ceres recebe aspectos de planetas violentos, como Marte ou Plutão, pode significar a proximidade de eventos trágicos na vida, como cenas de violência doméstica, que podem estar associadas a perda da virgindade ou falecimento de pai ou mãe de maneira violenta.

Aspectos Ceres / Júpiter
O conforto pode ter sido abundante na infância e atendeu às necessidades. Os aspectos tensos indicam o excesso de cuidados recebidos mas que não conseguiu preencher as próprias necessidades. Assim, pode oferecer cuidados aos outros de forma excessiva, sem que os mesmos aceitem ou queiram essa nutrição. Quando recebe Ceres aspectos de Vênus e Júpiter, em boa posição, normalmente indicam maior proteção e cuidados na infância.

Aspectos Ceres / Saturno
O conforto pode ter sido organizado, responsável e eficiente na infância. Assim a pessoa tende a prestar conforto aos outros do mesmo modo. Os aspectos tensos, incluindo a conjunção, tende a restringir a nutrição e conforto na infância, e a sensação é de escassez. Pode ter havido negligência quanto às necessidades na infância. Dessa forma, a pessoa tende a reprimir qualquer impulso de cuidar dos outros pelo medo de que não possam oferecer o suficiente ou parecer demasiado sensível às necessidades dos outros.

Aspectos Ceres / Urano
Urano é o planeta que significa independência, liberdade e também ruptura. Os aspectos harmônicos indicam que as necessidades de conforto foram dadas em situações de inteira liberdade, sem restrições. Os aspectos tensos, indicam que os cuidados eram erráticos. As duas formas podem causar dificuldades para receber conforto. A instabilidade de nutrição pode ter causado a sensação de que estaria sempre acima dessas necessidades. Desta forma, a pessoa evita expor suas necessidades para os outros, ou se envolve com tipos instáveis que são incapazes de suprir suas necessidades.

Aspectos Ceres / Netuno
O conforto recebido esteve sob condições de muita imaginação e fantasia. Assim, ao cuidar dos outros, tenderá a usar de uma nota de fantasia. Netuno é o planeta que significa sofrimento. A caridade é muito proeminente em quem tem aspecto Ceres / Netuno. No aspecto positivo, pode indicar a tendência a cuidar e se doar aos sofridos, alcoolatras, aos drogados ou doentes. No aspecto negativo pode ser aquele que necessita de cuidados devido a esses problemas. Ou é aquele que sempre se coloca como um pobre coitado para atrair atenção sobre si. Estão sempre tentando sensibilizar os outros para tirar proveito. Também são aqueles que nunca se satisfazem porque tem uma insatisfação difícil de ser suprimia. O lado positivo de Ceres/Netuno pode ser uma capacidade de doação ou de coletar doações para os pobres.

Aspectos Ceres / Plutão
O conforto recebido esteve sob condições ameaçadoras, controladoras ou obssessivas. Os cuidados não foram dados livremente e espontaneamente, mas estiveram condicionados. Na infância pode ter sido coagido para receber cuidados; ou recebeu cuidados controlados que lhe restringiu a liberdade. Há o uso do poder. De forma positiva, indica que pode se dispor a cuidar dos outros diante de situações de grande sofrimento ou de morte; ou de forma negativa, indica que pode oferecer cuidados para controlar os outros.

5 comentários:

  1. Como faço para calcular o Ceres no meu mapa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Existe um site muito bom para fazer mapa astral, se chama astrodienst, nele vc pode por opções para o mapa astral, opções de por exemplo para exibir o nódulo lunar Norte e Sul, lilith, ceres, quiron e etc

      Excluir
  2. Muito útil, obrigada! :)

    ResponderExcluir
  3. Legal as definições, mas Ceres rege Virgem com certeza. Em Virgem ela esta em domicílio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo. Ceres Não rege touro coisa nenhuma!! E sim Virgem mesmo!!

      Excluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog