janeiro 13, 2011

A Grande Cruz



A Grande Cruz constitui um valor extremamente dinâmico e equilibrado. É a combinação de duas quadraturas em T, compreendendo duas oposições e quatro quadraturas. À primeira vista parece explosiva, mas na verdade, com tantas tensões a pessoa com uma Grande Cruz em seu mapa coloca grandes esforços em seu extremo dinamismo. A energia liberada pela Grande Cruz está entre as mais intensas que poderiam ser encontradas em um mapa natal. Além disso, ele dá ao mapa natal um princípio de simetria e equilíbrio.

Dada à sutileza, a pessoa permanece disposta a utilizar o seu formidável poder para ter sucesso na vida e para implementar seus projetos, apesar de exigir muito esforço e compromisso.
É comum que, ao voltar-se para si mesmo, descubra que possui uma enorme força interior. O tempo pode levá-lo a criar as condições necessárias para desenvolver os potenciais contidos nesta configuração, já que, com a maturidade, ele passa a contar com a experiência adquirida em relação a cada um dos planetas envolvidos, além do seu livre arbítrio.

A pessoa com essa configuração não deve se deixar ser dominada pelas tensões e contradições que as quadraturas e oposições possam gerar, porque como diz o ditado: "aquilo que não te mata, te fortalece". Também deve evitar ficar andando em circulos e aprender a usar as tensões de forma consciente.


É impossível descrever todos os casos da Grande Cruz, mas em geral, quando envolvem signos fixos são mais difíceis. Embora o seu poder seja maior, é realmente impossível de domar a sua força sem afundar numa dolorosa situação. Neste sentido, é sempre mais fácil lidar com uma Grande Cruz cardinal, que pode ser chocante mas fornece criatividade, ou a Grande Cruz mutável que propicia uma mobilidade ajudando a sair de qualquer situação negativa. Tudo isso porque, os signos cardinais representam o impulso e expressão da vontade; os signos fixos exigem a consolidação e os signos mutáveis provocam um desejo de constante mudança e aperfeiçoamento.


Uma das saídas para o Grande Quadrado é localizar no contexto do mapa um planeta em muito boas condições fora da figura, caso este planeta esteja ligado por aspecto de trígono a um dos planetas da figura, a condição será ainda mais favorável.Idealmente, os planetas envolvidos na configuração devem pertencer a um mesmo ritmo. Deste modo, temos:

A Grande Cruz Cardinal incitam às ações impulsivas. Apesar do ímpeto, os projetos iniciados não são concluídos devido à dificuldade para superar obstáculos. É necessário aprender a persistir e administrar a capacidade empreendedora de modo a perseguir um objetivo de cada vez, reduzindo o ritmo frenético, desenvolvendo a paciência e organizando melhor o tempo disponível. Também é preciso evitar a tendência a entrar em conflito com aqueles que se opõem a realização de seus objetivos.

A Grande Cruz Fixa intensifica a rigidez e as oposições refletem conflitos cujo centro é a resistência. É necessário aprender a ser mais flexível para tirar partido da força, determinação e persistência associadas ao ritmo fixo buscando adequar-se às mudanças. Também é importante cooperar e abrir mão de querer controlar a tudo e a todos.

A Grande Cruz Mutável se manifesta como inquietude e agitação, tanto físicas quanto mentais. As oposições indicam a necessidade de integrar o sentido de análise lógica e racional da mente concreta, com conceitos e crenças da mente abstrata, a fim de transmitir aos outros o que é capaz de realizar. Entretanto, a inconsistência e a dificuldade para resistir à pressões podem impedir a concretização de ideais. A sobrecarga da mente precisa ser controlada , seja por meio de meditação, contemplação ou reflexão.

Quando um ou dois planetas encontram-se em signo de ritmo diferente dos demais forma o Grande Quadrado Dissociado. A força da configuração bem como sua dinâmica mudam. Os signos envolvidos, ao invés da quadratura, possuem uma relação de quincúncio, trígono ou sextil entre si, o que tanto pode suavizar as tensões como dificultar uma tomada de consciência, já que a pressão pode não ser suficiente para impulsionar à buscar de solução dos problemas.

Da mesma forma, quando o Grande Quadrado envolve um ou ambos os Eixos Ascendente/Descendente, Meio do Céu/Fundo do Céu, ocorre um enfraquecimento dos efeitos da configuração já que estes não têm a mesma força dos planetas. Se o Ascendente está envolvido pode indicar que precisará enfrentar dificuldades para expressar sua identidade no mundo. Grandes crises podem obrigar a encarar a si mesmo. Se a figura envolver o Meio do Céu, a ênfase estará na realização social ou profissional, na busca por afirmação da sua posição no mundo .


O caso típico de uma pessoa com uma Grande Cruz no mapa natal é que ela está impelida para criar e agir, apesar de que no início da vida pode repetir os mesmos tipos de erros. Se a pessoa for perspicaz ela entende rapidamente que está em um contexto de tensões e obstáculos e dá o seu melhor. Além disso, quando começa a amadurecer, ela quer estar sempre em ação e sente-se mal quando não há nenhum problema para resolver. É como se aprendesse a se auto-identificar com suas ações esquecendo qualquer dor interior e insatisfação; as ações se fundem em seu interior permitindo transcender a qualquer dificuldade.


Esta é a razão pela qual a Grande Cruz é considerada a mais dinâmica e mais delicada de todas as figuras que aparecem nos mapas. Considerando que o Grande trígono é sinônimo de descanso, a plenitude, a inércia e sorte passiva; a Grande Cruz é sinônimo de tensão, energia, eventos difíceis que incentivam à ação, bem como fator de constante criação e evolução. Por isso, essas pessoas que enfrentam a Grande Cruz em seus mapas podem ser melhores sucedidas do que aquelas que contam apenas com a sorte.

2 comentários:

  1. muito bacana o artigo! Eu tenho um grande quadrado no meu mapa

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito do seu artigo.
    Eu tenho lá a grande cruz mutável.
    Estudo astrologia desde o ano 2000. Mas raramente faço mapas "pra fora"... :)
    Também sou Bacharel em Letras, e queria dizer que fiquei muito feliz mesmo de ler texto bem escrito e que comunica tão bem tantos conhecimentos de valor.
    Um abraço.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Follow by Email

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog