julho 18, 2010

Aspectos menores - Quincunce



O quincúnce (150°) é a mistura de um sextil (60°) + quadratura (90° ou um trigono (120°) + semisextil (30°).

Dois planetas em quincúnce operam em casas diferentes para objetivos que não se conciliam e geram tensão. Muitas vezes exige desistência ou anulação de um dos interesses e indica que um ajuste ou acordo deve ser feito. Pode ser comparado a duas pessoas tentando se comunicar em idiomas diferentes, ou seja, eles não entendem a energia um do outro. Ou quando se mistura lazer com trabalho.

Combinar a casa 2 com a 7 significa misturar lucros com casamento. Dessa forma a pessoa estaria desistindo do casamento por amor para realizar um casamento por interesse financeiro. Alguns astrólogos usam o termo inconjunção, para tratar tanto do quincunce 150º como do semi-sextil que é o aspecto de 30º. Ambos parecem funcionar de maneira semelhante.

Podemos tratá-los como um desequilíbrio, um comportamento contraditório, como por exemplo, quando agimos de maneira diferente em situações semelhantes; ou quando focalizamos a nossa atenção numa área, exagerando-a ou reprimindo-a. A inconjunção pede equilíbrio entre o que se deseja e o que é realizável, o ideal e o real. O desafio é amadurecer e ser realista, fazer ajustamentos, porque a forma escolhida não é a mais adequada; é transformar-se, achar novas soluções, ver a realidade e rever-se, resistindo ao caminho mais fácil do hábito e do comportamento automático.
Resumo das influências do quincunce com os planetas:
  • Sol – problemas de saúde, vitalidade, dificuldades em conseguir atingir metas e ambições, relativamente ao trabalho, especulações financeiras, taxas, pensões, impostos, tornando-se difícil dominar esses assuntos.
  • Lua – problemas de saúde relacionadas com o estômago, dieta e alimentação impróprias; pouco equilíbrio emocional em problemas domésticos que afetam o trabalho e a saúde; ou com heranças, taxas, pensões, seguros. Passado com situações desconfortáveis, popularidade oscilante ou difícil, insatisfação com a mãe.
  • Mercúrio – problemas de saúde e trabalho face ao sistema nervoso, aparelho digestivo e intestinos. Dificuldades de comunicação e aprendizado que afetam essas áreas ou os recursos em conjunto. Deve ter atenção em negócios, transações comerciais.
  • Vênus – problema de saúde por auto-indulgência, relaxamento ou envolvimentos sexuais. Excesso de indiscriminação nos relacionamentos sociais ou dificuldades nos relacionamentos afetivos e sexuais. Pode usar seu charme para conseguir seus objetivos. Descuido ou acomodação em trabalho ou com recursos de outros.
  • Marte – problemas de saúde ou de trabalho relacionados com a impulsividade, descontrole temperamental. Dificuldades com seguros, taxas, impostos, heranças etc.
  • Júpiter – problemas por excessos, indulgências, descuidos afetando o trabalho e a saúde: dificuldade em viagens, estudos superiores, religião e leis. Preguiça em cumprir responsabilidades ou subestimá-las. Desatenção aos detalhes. Preconceitos morais/éticos/religiosos, educação imprópria. Problemas com herança, impostos etc, face às dificuldades legais. Júpiter/Saturno: Noção incorreta de tempo e perspectiva; não dá valor e respeito às tradições e instituições da sociedade. Alterna entre cautela e expectativas irrealistas; tende a deixar que os outros tenham muitas expectativas a seu respeito, preconceito religioso. Júpiter/Urano - demasiado otimista, não dá atenção suficiente aos detalhes, os objetivos não estão alinhados com as reais capacidades. A falta de autodisciplina e ética podem ocasionar dificuldades financeiras e legais. Pressão para provar amizade. Se filia a uma religião por influência dos amigos. Júpiter/Netuno - Ao querer ajudar pode se envolver numa armadilha; se intromete nos assuntos dos outros e é rejeitado. Júpiter/Plutão - Tendência paranóica, de manipular, obrigar outros a aceitar seus ideais, querer dominar ou submeter pessoas próximas, torná-las submissas. Dificuldade de conquistas profissionais, acha-se muito importante ou que outros impedem seu sucesso.
  • Saturno – problemas de saúde relacionados com quadros depressivos, pouca vitalidade, calcificação, defeitos estruturais. Falta de confiança, relutância, visão estreita, amargura, rigidez trazem atrasos no trabalho. Dificuldades com pessoas mais velhas. Cargas e responsabilidades com recursos de outros, heranças etc.
  • Urano – problemas de saúde por desequilíbrio nervoso, excentricidade, hábitos perniciosos ou no trabalho por teimosia, ou egoísmo. Acidentes ou cirurgias, problemas com recursos alheios. Amigos podem trazer irritação e dificuldades.
  • Netuno – problemas de saúde relacionados com o álcool, drogas, medicamentos, produtos químicos e tóxicos; eventual instabilidade mental ou emocional, hipocondria, psicossomatizações, dificuldades no trabalho por querer escapar, não assumir, atitudes impraticáveis ou ser vítima de situações. Deve ter atenção com enganos, fraudes, responsabilidades indefinidas com recursos alheios, impostos e taxas.
  • Plutão – problemas de saúde e de trabalho por atitudes extremistas e emocionais. Trabalho em situações complicadas, secretas, sujeitas à sorte ou ao perigo, ou relacionadas com morte, impostos, taxas etc. Necessidade de regeneração face ao trabalho e à saúde; manipulação, obsessão.
SOL EM QUINCÚNCIO COM A LUA
É preciso fazer ajuste na forma de lidar com as necessidades emocionais e a vontade consciente. Pode abusar da saúde entregando-se a exigências esmagadoras em termos do tempo e de energia. A rejeição romântica é possivel até que não queira mais enxergar a pessoa amada através de lentes cor-de-rosa.

SOL EM QUINCÚNCIO COM MERCÚRIO
No mapa natal, Mercúrio nunca está a mais de 28°, e Vênus nunca está a mais 46° de distância do Sol, o único aspecto maior que podem formar é a conjunção.

SOL EM QUINCÚNCIO COM VÊNUS

SOL EM QUINCÚNCIO COM MARTE
Existe um conflito entre vontade e desejo, criando pressão em tudo que faz. Sem ter segurança da própria capacidade, muitas vezes se supercompensa, agindo da forma altiva e arrogante. Precisa aprender a lidar com a raiva e ressentimento; quando mostrar a sua dependência, os outros logo o verão sob uma luz diferente.

SOL EM QUINCÚNCIO COM JÚPITER
Não se sente independente, tende a exagerar. Ou assume responsabilidades e ocupações demais, ou procura prazeres e hobbies demais. Como a educação é importante, deve estimulá-la. Se exercitar a moderação em tudo que faz, evitará problemas de saúde e de personalidade, que podem se manifestar na forma de tumores, obesidade ou ostentação.

SOL EM QUINCÚNCIO COM SATURNO
A saúde pode ser prejudicada devido ao envolvimento demasiado com o seu trabalho, cumprindo os deveres ou deixando que os outros se aproveitem de você. Acha difícil agir com autoridade e uma atitude hipócrita pode ser a sua ruína. Aprenda a descontrair e se tomar mais receptivo aos outros.

SOL EM QUINCÚNCIO COM URANO
Acha que tem de se provar aos outros na sociedade, nas amizades e na sua profissão, parece estar sempre na defensiva. Por causa dessa necessidade, tende a projetar uma atitude de eu-sei-tudo, com que os outros têm dificuldade em lidar. Precisa aprender a enfatizar a sua engenhosidade, a sua criatividade e a sua originalidade, e moderar a necessidade de passar por cima dos outros.

SOL EM QUINCÚNCIO COM NETUNO
Tendência ao auto-sacrifício, e parece atrair aqueles que precisam de você de alguma forma; mais tarde, se ressente do que vê como a sua exploração pelos outros. Pode haver problemas debilitadores de saúde que necessitam de atenção imediata. Você precisa aprender a dizer não, porque ajudando sempre os outros exaure as suas próprias energias.

SOL EM QUINCÚNCIO COM PLUTÃO
O seu trabalho pode envolver um grande perigo ou questões de vida ou morte. Você se esforça exaustivamente, e precisa aprender a cuidar de si, ou a sua saúde pode ser prejudicada devido à sua atividade inexorável. Essa atividade intensa pode ser baseada num sentimento interior de desapreço por si mesmo, que você precisa tentar superar, talvez com ajuda profissional.

5 comentários:

  1. Plutão na Casa 1 (Escorpião) em Quincunce ao Sol na Casa 6 em Áries.

    ResponderExcluir
  2. E o sol em Quincuce com Ascendente 0º51' ?

    ResponderExcluir
  3. Que significa Vênus em quincuncial com Plutão? Eu e meu namorado temos este aspecto em Libra, ambos!

    ResponderExcluir
  4. plutao e netuno em quincuce com o sol, plutao na 5 e netuno na 7 com sol na 12, gente deixa eu ajudar vc ? kkkkk

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog