julho 18, 2010

Interpretação dos aspectos



Os aspectos influenciam na manifestação do planeta na casa e no signo que ocupa e suas interligações podem modificar o seu mal ou bom posicionamento. No significado de um aspecto deve-se considerar o tipo de ângulo formado, a relação das energias e a natureza dos planetas envolvidos - se eles tem polaridades iguais ou diferentes e se as suas funções são similares ou opostas. Os planetas ligados por aspectos sempre agirão em conjunto conforme o ângulo que os une, e segundo as modalidades. Quando a modalidade é similar, ambos planetas agirão com força e iniciativa.

Áries/Marte - Leão/Sol/ - Sagitário/Júpiter - Elemento fogo
Touro/Vênus - Virgem/Mércúrio - Capricórnio/Saturno - Elemento terra
Gêmeos/Mercúrio - Libra/Vênus - Aquário/Urano/Saturno - Elemento ar
Câncer/Lua - Escorpião/Plutão/Marte - Peixes - Netuno/Júpiter - Elemento água

Por exemplo:
Lua/Marte em conjunção, além do significado tenso da conjunção que revela um conflito interior, a natureza aguerrida de marte choca-se com a receptividade e acolhimento da lua. Lua/Vênus em conjunção, combinam as duas naturezas e se manifestam em harmonia.

Áries é fogo, câncer é água, são elementos incompatíveis que provocam tensão e o desafio de conciliar a qualidade do fogo potencializando a ação, e a qualidade da água potencializando a emoção. Áries e Leão são de fogo, nesse caso os planetas unem as suas energias com mais harmonia devido serem ambos do elemento fogo.

Outro fator importante é entender a forma de expressão do aspecto, considerando a relação dos planetas com os signos e casa que ocupam. Por exemplo:
  • conjunção lua/mercúrio em câncer: a lua tem expressão maior por ser regente de cancer
  • conjunção lua/mercurio em gêmeos: mercúrio tem mais força por ser regente de gêmeos.
  • conjunção lua/mercúrio na casa 4: a lua tem expressão maior por ser regente natural da casa 4
  • conjunção lua/mercurio na casa 3: mercúrio tem mais força por ser regente natural da casa 3
O significado do ângulo é definido em relação dos signos onde se encontram. Exemplo:
  • quadratura de um planeta em áries e outro em cancer, o ângulo de 90º (quadratura), pode ser interpretado segundo o significado de áries e e de câncer. Um será ativado de forma impulsiva, individualista, decidida (áries) enquanto ao mesmo tempo considera a emoção, a necessidade, os cuidados e as relações afetivas. O ângulo de 90º sugere conciliar o desafio do interesse individual com o da emoção, da conveniência ao grupo a que se pertence, aos cuidados.
Os aspectos entre planetas de naturezas similares produzem resultados com mais facilidade do que aqueles de naturezas dissonantes que produzem resultados mediante desafios e obstáculos. Às vezes é preferível o aspecto desafiante de uma quadratura que mobiliza para a mudança; a adversidade que faz agir em prol da realização de algo valioso do que um aspecto facilitador que pode nos manter em inércia sem realizar nada de concreto. Um desconforto pode nos mobilizar muito mais do que quando estamos confortavelmente em uma situação.
  • Exemplo: um aspecto de vênus/saturno indica seriedade e falta de alegria ou de espontaneidade. Um jovem com esse aspecto pode se interessar apenas em seus estudos e contato com pessoas mais experientes o que lhe permitirá aprender mais e será útil em sua futura profissão. A pessoa amadurece com elegância e demora a envelhecer. Porém indica que a pessoa se sente deslocada em um grupo de jovens.
Cada aspecto desafiador, bem como o signo e casas consideradas maléficas, tem sempre uma função positiva e construtiva, porém exige uma avaliação das compensações negativas que se obtém. Ao utilizar os níveis mais elevados dos planetas estará caminhando em direção das funções positivas dos aspectos.

A natureza dos planetas define se o aspecto é benéfico ou maléfico. Um trígono, mesmo sendo considerado bom aspecto, pode causar danos se envolver planetas determinados a resultados desfavoráveis. Uma quadratura pode ser benéfica, apesar de ser qualificada de maléfica. O mapa descreve apenas a personalidade e a forma como a pessoa encara cada área da vida representada pelas 12 casas astrológicas. Nenhum mapa pode prever um evento mas pode prever como será a reação em relação ao evento. Assim um marte em aflição no mapa significa que a pessoa lida com a raiva e ira de modo inadequado e prejudicial e o próprio mapa pode indicar o modo de lidar com marte de um modo construtivo.

Os planetas são considerados em aspecto quando formam angulos diretamente entre si ou quando formam ângulos através de um terceiro planeta - translação ou coleção de luz - ou quando estão em recepção mútua - um na casa ou no signo regido pelo outro - Exemplo:
  • mercúrio na casa 12 está na casa natural de jupiter/netuno;
  • júpiter ou netuno na casa 3 está na casa natural de mercurio.
Desta forma estão em recepção, um na casa do outro. Ou também,
  • mercúrio em peixes, signo regido por jupiter/netuno e
  • júpiter/netuno em virgem signo regido por mercúrio, estão em recepção.
Quanto mais diálogos existam entre dois planetas, mais forte se torna a influência de um sobre o outro o que modifica sua manifestação no signo e na casa que ocupa. Exemplo:
  • lua em escorpião na casa 1 em quadratura com jupiter em aquario na casa 4, atua de forma diferente de uma
  • lua em sagitário na casa 2 em quadratura com jupiter em virgem na casa 5.
Embora se trate de uma quadratura de lua/jupiter e os significados sejam idênticos, a forma como irá operar no mapa é modificada pelos signos e casas. Os aspectos são complexos e para melhor analisá-los é decompo-los em partes e análisá-los em separado para depois formar uma visão global do aspecto.

  • Natureza básica de cada um dos planetas
  • A natureza modificada pelo signo que ocupa
  • planeta modificado pelo signo e a sua determinação numa casa
  • Combina-se as energias dos planetas
  • Combina-se os signos e as casas envolvidas
  • Essa combinação agirá nas casas regidas pelos planetas.

1° exemplo:
Lua em áries na casa 10 em aspecto com marte em leão na casa 1
Ao combinar a lua + a casa 10 (similar à lua em capricornio) pode-se encontrar diversas definições.
  • Maternidade + profissão = resulta numa profissão que envolve cuidar dos outros.
  • Maternidade + realização = resulta em alguém que teve uma mãe lhe deu cuidados maternos e o ajudou a se tornar uma pessoa realizada.
  • Maternidade + poder = indica uma mãe autoritária.
  • Maternidade + planos de longo prazo = resulta em alguém que teve perseverança para conseguir algo e herdou essa qualidade.
Ao combinar esses significados revelará uma pessoa com grande necessidade de realização e posição social e que tem uma mãe ambiciosa e dominadora. Então a pessoa tem características de lua em capricórnio.

Ao combinar a lua em áries: surge a imagem de uma mãe agressiva e competitiva que forçou a criança a ser independente, uma mãe que trabalhou com energia porém mudou constantemente de objetivo. Isso resulta numa criança insegura e sem serenidade na infancia.

Combinando os significados da lua na casa 10 casa e lua em áries: mãe voltada para a profissão e posição social, que é autoritária e competitiva, envolvida com suas próprias metas não permitindo à criança ser dependente dela. Como resultado, a pessoa se torna orientada ao êxito e compete na profissão, pode até usar a profissão para sobrepujar a mãe.

Diversas outras combinações podem ser feitas. Se a Lua representa segurança e emoções, a casa 10 representa a profissão e áries é independente, pode resultar num sujeito inseguro e que se realiza na profissão. A pessoa confia apenas nela mesma ou acredita que apenas o trabalho árduo trará sua realização.

Combinações de marte + leão + casa 1 - revela uma pessoa forte, impetuosa, dramática, que gosta que lhe seja dada atenção. É orgulhoso, competitivo e pode ser agressivo. Leão tempera a agressão de marte e então pode-se dizer que se trata de uma pessoa que pode ser conduzida por outras pessoas que saibam despertar seu lado vaidoso e orgulhoso.

2 comentários:

  1. O blog é maravilhoso! tenho buscado ler a quase dois anos ! estou impressionada com a quantidade de ensinamentos ! Com certeza tem muito orgulho do que construiu !! Linda generosidade ... aposta na evolução do planeta ! ** Que Deus a abençoe !

    ResponderExcluir
  2. Querida Neusa: Agradeço por seu gentil comentário e espero pode transmitir de forma bem fácil o que aprendí. Astrologia para mim é uma arte que tento desenvolver por amor e dedicação. Abraço, Lucia,

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog