julho 15, 2010

Netuno nas casas astrológicas



Netuno transitando as casas do mapa natal provoca ilusão, realização de sonhos, escapismo, desilusão, dissolve, provoca enganos, confude ou amplia. Netuno distorce, deforma, encobre, impressiona e torna vulnerável. Netuno não tem limites, seu efeito é dispersivo, propaga-se facilmente, submete e despreende. Netuno representa tudo que é volátil.

Além de provocar seus efeitos sobre a casa onde está posicionado, ao formar aspectos com planetas no mapa natal, ativa o significado do planeta, a casa onde está o planeta e as casas que o planeta rege, ou seja, aquelas com a cúspide nos signos de touro e libra.

Casa 1
Ao transitar pela casa 1 Netuno dá a sensação de estar perdido e confuso. Cada vez que tenta se firmar na vida surge algo para solapar ou conspirar contra os planos. Há uma sensação de inutilidade e de abandono. É comum surgir relacionamentos vítima/salvador, nos envolvermos com drogados, oprimidos, sofredores. Há também tendência a um alto grau de empatia e compaixão pelos outros; tendemos a sentir o que os outros sentem. Pode se atrair por esquemas fantásticos ou propostas sem qualquer realismo. Surgem relacionamentos que parecem ideais mas são totalmente enganosos. Não consegue enxergar as pessoas com realismo. Tendência ao escapismo, ao uso de drogas e alcóol etc.

Casa 2
Netuno na casa 2 dá o idealismo de posses materiais e valores; em alguns casos, pode aumentar as posses. Também produz confusão, caos e decepção em assuntos financeiros. Ocorrem erros de julgamento, pode-se pagar mais por compras e ser enganado em negócios. Netuno tem o poder de nos levar a um conto de fadas e podemos ser atraídos por esquemas visando enriquecimento rápido e arriscar em maneiras ilegais e desonestas de ganhar dinheiro. Nesse período o dinheiro escapa das mãos, gastamos mais do que poderíamos. Situações nos tornam insensatos e acreditamos em pessoas mal intencionadas que conseguem nos convencer a dar-lhes nosso dinheiro, nossa casa e até o que não temos. Em troca esperamos a redenção. Pode haver uma mudança de valores e decidimos seguir um caminho que nos dê maior realização. Pode-se obter ganhos através de teatro, escultura, poesia, dança, musica, fotografia, enfermagem, venda de alcóol e remédios ou drogas em geral.

Casa 3
Netuno transitando na casa 3 intensifica nossa percepção e percebemos coisas que antes não tínhamos registrado. Há propensão a crer demais e ficar vulnerável, podendo ser enganado ou corrompido por personalidades poderosas como também ativa nossa habilidade de descobrir mensagens ocultas ou intenções ocultas dos outros. Escrevemos ou dizemos coisas que podem sensibilizar outras pessoas; desejamos aprender sobre arte, música, dança, poesia, teatro, cinema e fotografia. Crianças e jovens com esse trânsito pode ter dificuldades de aprendizagem ou não se ajustam a escolas. A casa 3 também se relaciona com irmãos, parentes e vizinhos e podemos ser obrigados a nos sacrificar para poder atendê-los. Eles podem passar por problemas ou por uma fase netuniana de criatividade, doença ou dedicação religiosa. Em alguns casos Netuno pode afetar a mobilidade, audição, visão e o sistema nervoso.

Casa 4
Netuno transitando a casa 4 produz insatisfação com o trabalho, desejamos ficar sozinhos e em alguns casos as pessoas largam tudo para ficar sozinhos por um tempo. Netuno pode exigir ajustamentos na esfera familiar: pessoas doentes em casa ou parentes em dificuldades podem vir morar em nossa casa, ou alguém da família pode precisar de apoio. Podemos sacrificar nosso trabalho para cuidar da casa e família ou podemos abandonar a família para cuidar da carreira. Decepções ocorrem no lar; podem nos roubar ou nos enganar. Podemos ser forçados a abandonar uma casa ou família para reconstruir em novos alicerces. Também podemos realizar o sonho da casa própria. Pai ou mãe pode estar em dificuldades ou doentes e também pode ocorrer de abandonar os filhos. Animais domésticos podem sumir ou ficar doentes.

Casa 5
Podemos sucumbir ao auto-engrandecimento ou dramatizamos qualquer situação. Aumenta a imaginação e a busca do prazer , que tanto pode ser compensadora como enganosa. Podemos ficar obsecados pelo lazer, divertimento ou exigir algum sacrificio nessa área. Alguns podem desistir de um emprego fixo para seguir uma área artística ou podem ser forçados a abandonar suas inspirações artísticas para se dedicar a um emprego. A casa 5 rege os jogos e qualquer aposta que fizermos, estaremos do lado perdedor. Como também rege os romances podemos nos apaixonar por pessoas inatingíveis, amor platônico, ou apaixonar por alguém comprometido. Relacionamentos desiguais, tipo vítima/salvador. Os filhos também podem exigir sacrifícios ou temos de cuidar de uma criança doente, ou uma mulher pode ficar incapacitada de ter filhos ou ter abortos. Em alguns casos pode representar a morte de um filho. O contrário também pode ocorrer, uma gravidez não planejada, por exemplo.

Casa 6
Netuno na casa 6 afeta a saúde e o trabalho. Nossas defesas físicas enfraquecem e podemos nos contaminar por germes ou adoecer. Há maior sensibilidade a comidas e alcóol, drogas em geral. Devemos ter cuidado com tudo que ingerimos pois tende a causar intoxicações alimentares. Também pode indicar obsessão por dietas ou por saúde. Em alguns casos, doenças podem ser mal diagnosticadas ou medicamentos receitados causam efeitos colaterais não previstos. Pode receber prescrição errada de medicamentos ou recorrer a curas espirituais. Podemos adoecer devido a muito trabalho ou um trabalho não atender nossas expectativas. O local de trabalho pode ser confuso, incerto, inseguro, podemos ser vítimas de intrigas de um patrão ou de colegas de trabalho, ou servir de bode expiatório na empresa. Empregados domésticos podem nos deixar na mão, pedreiros podem cobrar por obras não feitas, o mecânico pode nos enganar no conserto de um carro. De alguma forma podemos ser enganados por prestadores de serviços. Pode ser um tempo de um trabalho criativo ou artístico ou que implique em cuidar e orientar pessoas; ou trabalhar num local cuidando de pessoas como hospital, instituição, prisão ou em local de isolamento.

Casa 7
Netuno transitando na casa 7 provoca mudanças nas esferas dos relacionamentos e sociedades. É um tempo em que nos sentimos atraidos para relacionar com tipos netunianos: pessoas do signo de peixes ou com ênfase em no signo peixes. Não conseguimos perceber como as pessoas realmente são, por isso estamos mais propensos a nos enganar. Podemos nos apaixonar por pessoas traidoras, enganadoras, artistas, misticos, viciados, alcoolatras, ou por pessoas com problemáticas e em crise. Podem ocorrer paixões por pessoas comprometidas ou que não possam retribuir nosso amor ou talvez tenhamos de nos sacrificar pelo relacionamento. Deve-se ter cuidado com sócios em negócios e também em batalhas legais que podem ser confusas e complicadas. Algumas vezes significa a morte de um parceiro ou conjuge, ou o final do casamento ou da sociedade.

Casa 8
Netuno na casa 8 afeta as trocas mútuas e transações. Há tendência a desentendimentos ou mal julgamento nas transações, por isso é recomendável atenção às cláusulas de contratos e acordos. Também devemos ser escrupulosos na forma de lidar com o dinheiro de outras pessoas. A honestidade é a melhor política. Podemos ter de fazer concessões em benefício de outras pessoas, talvez desistir de alguma posse ou dinheiro. Netuno também influi na sexualidade. Podemos nos descobrir insatisfeitos sexualmente ou tender ao celibato. A casa 8 se relaciona com a morte e podemos entrar em contato com a morte - a nossa ou de pessoas próximas. Também podemos desistir de viver como vivemos e renascer para uma nova existência mais feliz. Pode despertar o interesse pela psicologia ou pelos mistérios do ocultismo.

Casa 9
Netuno afeta as viagens longas, a filosofia de vida, religião e educação superior. Netuno pode confundir as verdades que buscamos; por isso devemos ser discriminativo em relação às pessoas em quem podemos confiar. Podemos nos tornar fanáticos e obsessivos por uma religião ou seitas, inclusive dispondo e renunciando às nossas posses a favor de uma crença. Podemos ser levados a viagens encantadoras ou mudar para um país estrangeiro. No entanto devemos ter cuidado com enganos nas viagens internacionais. Pode ser favorável para estudo universitário de assuntos netunianos como musica, pintura, dança, cinema, fotografia, química ou assuntos jupiterianos, arte de curar, meditação, filosofia e religião. Em alguns casos pode haver frustação por não conseguir entrar numa faculdade ou ser obrigado a desistir de um curso superior. De alguma forma encontraremos Netuno nos saguões da escola: ficamos desiludidos com a instituição ou apaixonados por um professor ou nos envolvemos com drogas e alcóol dentro da escola. Pode ocorrer sacrificios em favor de parentes do conjuge.

Casa 10
Netuno na casa 10 influirá na nossa vocação e na carreira. Podemos ficar insatisfeitos com nossa carreira e fantasiar outras possibilidades profissionais que na verdade são irreais. Netuno é desilusão e incerteza mas também é idealismo e paixão. Podemos nos atrair por uma carreira artística ou por uma carreira que envolva ajudar outras pessoas: serviço social, enfermagem, psicologia ou outras formas de curar. Netuno nesta casa desperta as ilusões de grandeza. Ansiamos por reconhecimento e sucesso pessoal e provavelmente poderemos nos frustar. Podemos ter que fazer sacrificios na carreira ou seguir uma vocação que não ofereça retorno financeiro. Em alguns casos pode significar perda do emprego ou para quem tenha mais idade, pode significar aposentadoria. A posição pública está na casa 10 e nossa vida pessoal pode se tornar pública ou coincidir com algum escandalo em que nos tornamos bode expiatório. Nessa casa está representada a mãe e ela pode estar passando por dificuldades físicas, materiais e psicológicas e talvez sejamos obrigados a desistir de nossos interesses pessoais para cuidar da mãe. Em alguns casos, pode representar a morte da mãe.

Casa 11
Quando Netuno transita sobre a casa 11 passamos por uma fase de confusão e incerteza sobre nossos planos e objetivos. Podemos nos enganjar em grupos que lutam por causas sociais ou espirituais, onde realizaremos nosso desejo de levar ao mundo a justiça e beleza. Assim podemos gastar nosso tempo para beneficiar toda a humanidade. Também podem ser grupos artísticos ou seitas secretas. Mais uma vez devemos ser discriminativos para não doar nossos bens e dinheiro a favor de grupos que prometem redenção da humanidade. Também podemos encontrar amigos que nos apóiam e que alargam nossos horizontes. Ou inversamente, amigos podem nos procurar em busca de apóio ou estar passando por dificuldades físicas, materiais ou psicológicas. Podemos passar por decepções, abandono ou traição com amigos.

Casa 12
A casa 12 é a casa natural de Netuno e pode nos dirigir a experiências que beneficiam a nós e aos outros, de forma inesperada. À noite podemos ter muitos sonhos e durante o dia podemos ser tomados pela fantasia. Desencadeia um anseio de totalidade e harmonia além das fronteiras do nosso ego e podemos buscar isso através de formas saudáveis como a oração, meditação, arte e comunhão com a natureza ou nos perdemos nas drogas, no alcóol ou em atitudes escapistas. Alguns podem desenvolver esquizofrenia e loucura. Temos maior sensibilidade ao que os outros sentem e talvez sejamos envolvidos na arte de cura, em cuidar de pessoas doentes, crianças abandonadas, prisões, bibliotecas, museus ou entidades de caridade, seja por profissão ou voluntariado. No entanto podemos ser exauridos pelas pessoas e ambientes. Pessoas do passado podem reaparecer e reacender velhos ressentimentos ou são novas pessoas que reativam frustações do passado. Ou seja, questões antigas retornam para serem resolvidas e assim podemos nos reconciliar com pessoas e eventos do passado.


2 comentários:

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog