janeiro 12, 2011

Stellium ou Conjunção múltipla



O Stellium ou Conjunção múltipla reúne três ou mais planetas em um mesmo signo, numa conjunção em sucessão próxima com orbe de até 10º. Considerando que mercúrio, vênus e sol estão quase sempre próximos, é necessário que haja mais um planeta para que se possa considerar um stellium verdadeiro. Quando há um Stellium no mapa natal, no mesmo signo e na mesma casa, potencializa o signo e casa que ocupam e os planetas se manifestam através dos traços marcantes da personalidade e do comportamento. Eles podem proporcionar dons, talentos, habilidades e influenciar na vocação, quando são bem desenvolvidos. Porém, quando não há boa percepção de suas energias, podem gerar inadequações e vícios.

Um Stellium exalta as qualidades do signo, sejam elas
positivas ou negativas. Por estarem em conjunção, qualquer aspecto que ative um dos planetas, ativa todos os outros ampliando uma força de ação na casa que ocupam e nas casas que regem. Quando o Stellium envolve duas casas e dois signos, é necessário identificar qual casa ou signo é o mais importante. Em qualquer caso, o signo e casa que recebe um dos planetas continua a ser um fator importante do mapa natal. Os planetas de um Stellium criam uma conexão entre eles, isto porque normalmente os planetas que estão no início e no final do stellium muitas vezes não estão diretamente ligados entre si, quando estão numa orbe acima de 10 graus, portanto não há conjunção. Ou seja, o primeiro se liga ao segundo, que por sua vez se liga ao terceiro e assim por diante.

No stellium há uma transmissão e mistura de influências e características de cada planeta e isso se torna importante na
interpretação da personalidade, bem como nas sinastrias e nas previsões. O mais importante é identificar qual é o principal planeta do Stellium. Pode se tornar uma questão complicada quando existem mais de 5 planetas no stellium, pois cada planeta tem os seus princípios e está sujeito a regras especiais.

O primeiro critério utilizado para avaliar a acentuação de um planeta é o lugar que ele ocupa, pois sempre o primeiro
planeta do stellium é ativado antes dos outros durante os transitos. Assim, o primeiro planeta, quando recebe os aspectos de um transito, ele inicia o processo, enquanto o último planeta do stellium será o último a ser ativado. No caso de receber aspectos dos planetas exteriores, como Urano, Netuno e Plutão, o último planeta do stellium descreverá o potencial e a forma dos significados do transito, quando este acabar.

Na interpretação do mapa natal, é muito semelhante: o primeiro planeta descreve os sentimentos imediatos, enquanto
o último planeta descreve as reações aos estímulos finais da vida. Além disso, a tradição astrológica se refere a pontos médios entre os planetas que ocupam as extremidades do stellium. Muitas vezes, esse ponto médio coincide com um dos planetas que está no meio do Stellium sendo particularmente acentuado seu desempenho no perfil psicológico e das previsões.

Os planetas no centro do stellium são sempre mais importantes durante o transito, uma vez que o transito dos planetas exteriores em seu movimento retrógrado atua por mais tempo sobre os planetas centrais do Stellium do que aqueles posicionados nas extremidades.
Outro critério é considerar o signo e a casa ocupados pelos planetas e suas regências originais, embora a astrologia moderna considere cada vez menos as antigas regências e as regras de exaltação detrimento e queda.

Quando o planeta ocupa o seu próprio signo, deve ser creditado a ele maior influência, como por exemplo a Lua em Câncer, Marte em Áries etc. Da mesma forma, embora em menor medida, a analogia usual entre as casas e os signos deve ser considerada. Por exemplo, uma Lua na casa 4 é mais poderosa do que uma Lua na casa 9, porque a Lua rege a casa 4 e o signo de Câncer. Essa questão da regência, exaltação detrimento e queda é mais complicada à medida que muitos astrólogos são cada vez mais céticos sobre isso. Por exemplo, Marte em Libra não tem provado como ineficaz ou incapaz de encanto como se poderia crer. O mesmo é válido para outros planetas e suas possíveis qualidades. No entanto, é preciso considerar que são fatores de influências possíveis.


Quando um planeta está próximo a um dos ângulos, em particular o Ascendente e Meio do Céu, sua importância é maior em comparação com os outros planetas do stellium. A tradição astrológica menciona uma regra muito antiga e confiável que indica que o planeta mais lento de um stellium é o mais importante. Ele influencia profundamente o stellium inteiro e imprime sua marca. Assim a interpretação de um stellium e a avaliação da força dos planetas implicam uma parte da subjetividade. Além de todos esses critérios mencionados, é preferível tentar fazer a síntese de todo o mapa natal ao invés de se concentrar demais em sua análise detalhada. A identificação do planeta mais importante de um stellium não é crucial, desde que o sentido global esteja de acordo com todas as regras astrológicas.


Quando os planetas formam um Stellium em um trânsito, se agrupando temporariamente, eles somam suas funções, mesmo que ocupem signos diferentes. E por ser a conjunção o final e início de ciclo, indica mudanças, transformação e final para reformulação de um novo ciclo entre eles. Esses transitos proporcionam renovação, sendo uma fase de inquietação que beneficia novos inícios. Fecha-se o passado para dar lugar a um amplo futuro. Por exemplo, em abril de 2011, 6 planetas estarão agrupados em Áries: Lua, Urano, Vênus, Mercúrio, Marte e Júpiter em oposição a Saturno em Libra e quadratura a Plutão em Capricórnio.


Quando ocorre uma Oposição múltipla, ou seja, dois ou mais planetas conjuntos se ocolocam em oposição a um ou mais planetas, dentro de uma orbe de até 10º, os planetas unidos por essa oposição múltipla agem em conjunto. Devido à força de expressão da oposição, pode gerar projeção com tendência a responsabilizar os outros. As pessoas tendem a se ver através das outras pessoas e enfatizar o impacto dos outros nos relacionamentos. A oposição múltipla é definida pela projeção nos outros, revelações, mudanças e apogeu dos acontecimentos. É um aspecto incomum e crucial. Há uma qualidade de recomeço, de avanço que atinge o ponto crítico, onde passado e futuro se constrastam desordenadamente. Exemplos desses aspectos são muitos que deram origem a diversas mudanças fundamentais no mundo ou na vida das pessoas para sempre.

51 comentários:

  1. Ola! Tenho sol, mercurio e marte em peixes na casa 11. .Entaaao isso e um stellium certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sol e mercúrio são naturalmente próximos um do outro, então não conta como stellium.

      Excluir
  2. Sol, Júpiter e Saturno em Gêmeos na casa 11 é um Stellium?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Ayrla: Obrigado por seu comentário. Se os três planetas estiverem numa distância máxima de 10 graus, é um stellium verdadeiro. Abraço, Lucia

      Excluir
    2. Mercúrio, Vênus e Júpiter em Gêmeos, todos na casa 9 pode ser considerado Stellium? E Saturno, Urano e Netuno em Capricórnio, todos na casa 4?

      Excluir
  3. Eu tenho ascendente, Vênus, Marte e Mercúrio em Leão na casa um. É um stellium?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá. obrigado por seu comentário. Se os três planetas estiverem numa distância máxima de 10 graus, é um stellium verdadeiro. Abraço, Lucia

      Excluir
  4. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho muita gente na casa 1 que está em sagitário o primeiro é urano venus Júpiter Netuno e mercurio

    ResponderExcluir
  6. Eu tenho muita gente na casa 1 que está em sagitário o primeiro é urano venus Júpiter Netuno e mercurio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai dar uma festa de arromba!!!

      Excluir
    2. Querida Danielle: Que menina de sorte; nasceu com a casa 1 cheinha de planetas. No entanto para ser um stellium verdadeiro não basta estarem todos na mesma casa ou no mesmo signo. Considera-se o Stellium verdadeiro quando há uma conjunção de três ou mais planetas compreendidos numa distância de 10 graus. O stellium geralmente enfatiza as características conjuntas dos planetas no signo e ressalta a área onde se encontra. Portanto, se o primeiro planeta estiver além de 10º do terceiro planeta, perde as características do stellium, mas ainda assim pode dar preciosas dicas sobre talentos e habilidades. Beijos, Lucia

      Excluir
    3. Tenho Sol,Júpiter e Vênus em Stellium na casa XI em Escorpião.Trabalho social e humanismo em primeiro lugar.

      Excluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. olá, tenho sol, jupter e plutão em escorpião na casa 1, mercurio vênus, true nodo, e mean nodo em escorpião na casa 12, alguma luz sobre isso, não sei identificar a distância de quantos graus :/

    ResponderExcluir
  9. Vênus, Marte e Saturno na casa 2 em aquário. É um Stellium? O que significa?

    ResponderExcluir
  10. Tenho sol, mercúrio e quíron na casa 3 em virgem, isso pode ser considerado como um stellium?

    ResponderExcluir
  11. Oi Lúcia, eu tenho Mercúrio, Vênus , Marte e Urano em Escorpião. Isto é stellium? Se sim, é bom ou ruim?

    ResponderExcluir
  12. Bom dia Lúcia, tenho os planetas: Marte, Vênus e Mercúrio em Leão na casa 6, é considerado um Stellium? Queria; se pudesse; que você fizesse uma análise

    ResponderExcluir
  13. Olá! Tenho Sol, mercurio e marte na casa 11... isso é bom?

    ResponderExcluir
  14. Olá! Tenho Sol, mercurio e marte na casa 11... isso é bom?

    ResponderExcluir
  15. Oi, eu tenho o sol em Sagitário na casa 8 com o grau de 17°29'
    Mercúrio Sagitário 8 1°30'
    Vênus Sagitário 8 27°30'
    Plutão Sagitário 8 8°18'
    isso é um stellium?
    eu tenho também, três aquários no meu mapa
    Urano Aquário 10 9°55'
    Netuno Aquário 9 0°20'
    Meio do Céu Aquário 10 9°14'

    ResponderExcluir
  16. Sou caprica, com lua e ascendente em caprica. Tenho sol 17°0'em caprica, lua 10° 49'em caprica, netuno 10°9'em caprica e saturno 6° 20' em caprica.
    É um stelium? Saturno está na casa 1 ou casa 12? Já fiz o mapa astral em vários sites e varia.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Acho que tenho um stellium não muito legal. marte, saturno e plutaoem libra, na casa 12. Essa é a casa dos inimigos ocultos ne? Só vi comentários negativos no que li aqui e acolá. Existe algum aspecto positivo nesse posicionamento? (Marte Libra 12 15°32'///Saturno Libra 12 15°47'////Plutão Libra 12 24°7') ? Se puder me esclarecer isso, ficaria deveras aradecido =D

    ResponderExcluir
  19. E considerado stellium ... aquário casa 2 urano netuno mercurio?

    ResponderExcluir
  20. Boa Noite!
    Sei que você tem muitos comentários a responder, mas fiquei muito curiosa quanto a este tema..
    Meu mapa tem no total 6 características em aquário casa 4, sendo o mercúrio, urano e netuno entre 0,3• e 9•, além do sol em 13•, e o jupiter em 29•, isso seria um stellium ?
    Muito obrigada desde já!

    ResponderExcluir
  21. Tenho sete em aquário: Sol, lua, mercúrio, Vênus, Júpiter, Urano e meio do céu. Todos na casa dez. E cinco deles com menos de dez graus de distância como você disse. O que isso significa ?

    ResponderExcluir
  22. Boa tarde Lúcia!Parabéns pelo excelente blog!Tenho Sol,Júpiter e Vênus conjuntos em Escorpião na casa XI e me considero uma pessoa de muita sorte!Bjs😘😘😘

    ResponderExcluir
  23. Tenho asc em conjunção com Vênus ( 13 graus de diferença) e com Marte também ( 2 graus de diferença ). É um stellium?
    Porém, vênus esta em conjunção somente com o meu asc e com Marte não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh, kkkkk estão em touro. Esqueci de falar.

      Excluir
  24. Olá. Tenho Júpiter aos 13 graus, Marte aos 16 graus e Vênus aos 21 de leão no meu descendente ( casa 7) ... o que significa?

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Olá. Tenho Sol,Mercúrio e Plutão nos 2 graus de sagitário.E tenho Júpiter aos 21 graus ,Marte aos 25 graus e Vênus aos 26 graus em sagitário também.Minha Lua está em capricórnio junto com Urano e Netuno. Isso pode ser considerado um stellium? Obs: apenas a Lua,Vênus,Marte e Júpiter estão na casa 9. Urano e Netuno na 10 e Sol,Mercurio e Plutão na 8.

    ResponderExcluir
  28. Boa noite, eu tenho sol em leão na casa 6 a 1°30 , mercurio em Cancer na casa 6 a 27°46 e venus tambem em Cancer na casa 6 a 24°2, isso é um stellium?

    ResponderExcluir
  29. Tenho Mercurio, Marte, Jupiter e Sol em Peixes , todos situados na casa 10 e no mapa quase nao da para perceber todos pois um fica em cima do outro... Considera-se Stellium ?

    ResponderExcluir
  30. Tenho Lua, Mercúrio e Marte em Peixes. É um Stellium? Sendo que a Lua e Marte estão na casa 1 e Mercúrio na 12.

    ResponderExcluir
  31. Olá, tenho marte, mercurio, sol, venus, netuno, urano em capricornio, todos na casa 10/9. Todos praticamente em conjunção entre eles. Como interpretar? Muito obrigado.

    ResponderExcluir
  32. oiii vou ter uma revolução solar- asc capri casa 1 6º32
    sol capri casa 1 4º14
    lua capri casa 1 5º38
    júpiter capri casa 1 5º22 saturno e plutão tbm na casa 1 em capri, oq isso significa? muito obrigada!!❤️

    ResponderExcluir
  33. Descobri que tenho Stellium em Lua, Mercúrio, Vênus e Marte em Capricórnio, na casa 12!! O que isso significa?? :O

    ResponderExcluir
  34. Sol em cancer a 14°, Jupiter em cancer a 27°, na casa 7 . E Mercúrio a 10° Vênus a 13° e Marte a 16° na casa 8 em leao , é um Steelium?, alguém me dá uma luz!?

    ResponderExcluir
  35. Meu filho nasceu 11/03/2013 tem sol, lua, mercurio, venus, marte, netuno todos em peixes na casa 10! queria saber mais sobre isso...

    ResponderExcluir
  36. olá, tenho stellium na casa 11, tenho duas vezes o signo de aquario e 1 de capricornio, tenho os planetas urano, saturno e netuno nessa casa, o que isso significa???

    ResponderExcluir
  37. Stellium sol , marte e mercúrio na casa 10 signo de virgem

    ResponderExcluir
  38. Sol em aquario, venus em aquario, Urano, Netuno e ascendente tambem

    ResponderExcluir
  39. Olá,
    Eu tenho Sol,Lua,Marte, Mercúrio,Urano, Neptuno em capricórnio na casa 9

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog