maio 12, 2010

TRANSITO DA LUA - EMOÇÕES E HUMOR



O trânsito de Lua é o mais rápido de todos os planetas. Em um dia a Lua caminha aproximadamente 15 graus, percorrendo um signo em dois dias. Pela sua rapidez se considera a orbe de 2 graus para os aspectos da Lua em trânsito. Assim um aspecto de Lua em trânsito dura em torno de 8 horas.

A lua é o único astro que pode provocar diferentes efeitos no decorrer de um dia, tanto ao fazer aspectos com os planetas de um mapa natal, como ao fazer aspectos com os planetas no céu. Os aspectos da Lua mexem com as emoções e os estados de animo.
Os aspectos com a Lua são matizados por sua fase e pelos aspectos que estiver fazendo com os outros planetas no céu.

A Lua também pode dinamizar outro trânsito significativo que esteja acontecendo, introduzindo uma potencialidade da sensibilidade no assunto ativado. O estudo das casas onde acontece as Lunações - Lua nova e a Lua Cheia - no mapa natal, especialmente quando acontecem eclipses, mostram onde manifestará seus efeitos.

Lua-Sol
  • Aflora as emoções. Em aspecto harmônico indica conciliação positiva entre feminino e masculino, encontro agradável com o sexo oposto.
  • Em aspecto desarmônico indica conflito com personagem masculino que fragiliza as emoções.
Lua-Mercúrio
  • Associação primária. Excelente fator afetivo e intelectual ligando o sensível ao mental, mobilidade, vivacidade, adaptabilidade, maleabilidade, juventude feita de infância e adolescência, inteligência sensível, abertura de espírito, ecletismo e permeabilidade afetiva.
  • Em aspecto desarmônico é fator de instabilidade por excelência, futilidade, leviandade, tagarelice, superficialidade e infantilismo.
Lua-Vênus
  • Associação dos valores afetivos e femininos. Excelente elemento afetivo que faz triunfar na mulher as tendências femininas de sensibilidade, graça, elegância, encanto, doçura, ternura e amor. Leva ao desabrochar sentimental ou estético. Torna o homem receptivo ao que a mulher tem de melhor: amor à mãe, à esposa, à mulher. Aspiração aos prazeres, alegrias e distrações da vida.
  • O aspecto desarmônico constitui para o homem um componente feminino difícil de integrar, que pode traduzir em frivolidade, gostos femininos ou até inversão. Na mulher é como um indício de leviandade, instabilidade afetiva, caprichos amorosos, inconstâncias. Pode causar narcisismo e sublimação artística. Tende a dissociar a vida afetiva criando dois focos de amor opostos.
Lua-Marte
  • Associação de valores instintivos e primários. Na mulher é um componente de afirmação ativa das qualidades femininas, fazendo a mulher voluntariosa, capaz de assumir papéis difíceis. Aspirações afetivas imperiosas.
  • Para a mulher, componente de “complexo de virilidade”; recusa da sua condição feminina muitas vezes originada por um conflito profundo com a mãe. Tendência para se revoltar, recusar a submissão ao homem, atitude de castração, atitude reivindicativa de protestação, mas possibilidade de sublimação intelectual.
  • Para o homem, agressividade (marte) nas relações com a mãe (lua) e, por conseguinte, com a mulher. Hostilidade com mulheres ou proveniente dela. Paixões tumultuosas, desencadeamentos instintivos, ódio, caráter impulsivo, irritável e violento.
Lua-Júpiter
  • Aspecto de desenvolvimento e maturidade psíquica. Constitui na mulher uma feminilidade generosa, em geral ligada a uma boa influência materna. Fecundidade, qualidades de dona de casa, de esposa e de mãe. Dotes culinários ou indicação de gula. No homem, tendência gastronômica e alegria de viver, relação feliz e generosa com a mãe e com . Êxito afetivo e material, é um fator de sorte, abundância, largueza, bem-estar, caráter feliz, jovial e eufórico.
  • No aspecto desarmônico provoca excessos sensuais, prodigalidade, despreocupação, desleixo, facilidade, abuso de confiança, gastos negligentes.
Lua-Saturno
  • Associação de valores frios. Elemento de correção, autodomínio, autocontrole, retenção da sensibilidade, costumes simples e honestos, probidade, economia, frugalidade, moralidade, fidelidade, calma, virtude, sabedoria, tradicionalismo.
  • No aspecto desafiador indica inibição orgânica, esterilidade, frigidez sexual, avareza, frustração afetiva, complexo de desmame e frustração afetiva. Pode se traduzir numa grande avidez alimentar, afetiva, financeira. É um aspecto que indica bulimia, ciúme, possessividade, conservadorismo, renuncia dolorosa ao alimento como anorexia, indiferença, desapego ou princípios alimentares rígidos. Há tendência para a melancolia e a recusa de viver. Traumatismo de abandono e sentimento de solidão, sensibilização aos afastamentos, separações, abandonos e falecimentos. Muitas vezes, instabilidade no lar e recusa de fixar uma residência. Tendência para se comportar como criança na vida afetiva, dependência e parasitarismo. Tanto no mapa natal quanto nas direções indica a procura de relações com mulheres mais velhas. Na mulher causa tendência para a renúncia, medo de viver ou celibato.
Lua-Urano
  • Os valores são incompatíveis. Para a mulher, a tendência para disciplinar a sua vida instintiva, para reduzir a sua feminilidade ou para exprimi-la numa natureza liberta, independente, moderna. É um fator de intelectualidade. Para o homem, defesa contra a sua sensibilidade profunda, estabelece relação com a mulher intelectualizada.
  • Para a mulher, recusa da feminilidade ou pulsões instintivas tempestuosas. Para o homem indica hostilidade frequente à mãe, que tende a traduzir-se numa atitude de rejeição, de desprezo ou de hostilidade cínica ou sádica em relação à mulher.
  • Quando a Lua contata Urano por trânsito pode despertar um espírito independente e rebelde em que a pessoa tende a fazer exatamente o contrário daquilo que lhe for sugerido e a rejeitar tudo o que os outros disserem. Também pode estar impaciente com restrições, deveres e responsabilidades. Há uma necessidade de se sentir livre, de fazer algo diferente. Às vezes a pessoa pode ser levada a situações jamais imaginadas. Se para alguns representa liberdade para outros pode representar excesso de rebeldia.
Lua-Netuno
  • Associação de valores de água. Receptividade, sensibilidade, emotividade, hipersensorialidade, sonho, poesia, evasão, sentido de humanidade, misticismo, inspiração, tendências maternais profundas, dom de si, sacrifício realizador.
  • Em aspecto desarmônico indica tendência esquizóide pronunciada, invasão inconsciente, indiferenciação, confusão, desordem, caos, irracionalidade, passividade, preguiça, submissão, desleixo, relaxamento.
Lua-plutão
  • Associação de tendências primitivas, noturnas, profundas. Pulsões instintivas criativas, paixão imperiosa e generosa. A pessoa aprecia a interação com os outros, mas não perde seu tempo com relacionamentos casuais. Por vezes pode retrair-se e afastar-se dos outros. Psíquicos e mediúnicos, os aspectos harmônicos frequentemente indicam a capacidade de regeneração emocional.
  • Em aspecto desarmônico indica pulsões instintivas destrutivas, paixões dolorosas, caóticas ou dramáticas. Em regra o fluxo emocional pode estar bloqueado de alguma forma originando ciúme, impulsividade e sensualidade. É necessário aprender a superar a intolerância e o fanatismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog