maio 12, 2010

* ESTUDO DOS TRANSITOS PLANETÁRIOS



Quando um planeta forte como Plutão, Urano, Netuno, Júpiter, Saturno e Marte se aproxima para formar um aspecto maior com um planeta natal ou ponto especial do mapa, deve-se acompanhar seu movimento de aproximação desde que esteja a um mínimo de 10 a 12 graus antes do aspecto exato. Assim pode-se acompanhar o crescimento da "força do aspecto" e identificar os setores da vida que serão ativados e pessoas ou fatos que poderão ser os canalizadores.

Enquanto o planeta em trânsito está a 5° antes ou depois do planeta natal, já mapeado o setor da vida em que está agindo e identificado onde está a sua manifestação, deve-se reavaliar essa área, como tem administrado os assuntos dessa casa e os relacionamentos inseridos nessa área, que poderão ser ativados pelo aspecto.
Ao identificar a energia que estará presente é possível direcioná-la .

O planeta em trânsito pode interagir com outros planetas ou um ponto natal significativo, atingindo os assuntos da casa por onde transita, a casa que ele rege, e a situação astrológica dos planetas envolvidos. Ao formar aspecto com um determinado planeta no mapa natal, ativará também os outros planetas ligados por aspecto a este planêta. Diz-se que o planeta natal quando atingido por um trânsito “cumpre a sua promessa natal”. Um planeta natal sem aspectos, quando ativado por trânsitos, é imprevisível e pode surpreender.


Muitos astrólogos consideram o orbe de 5 graus para considerar o início ou fim de um aspecto de planeta em transito, porém pode-se acompanhar seu movimento dentro de 10 a 12 graus antes e depois, quando poderá considerar finalizado o aspecto. Após a consumação do aspecto em trânsito é possível refletir sobre os acontecimentos do período e assim conhecer a força planetária dos planetas envolvidos no mapa o que permite ter uma idéia de sua evolução futura.

Duração dos aspectos segundo a função do planeta em trânsito
: Segundo a velocidade de translação dos planetas e seus aspectos com os planetas natais, podem ter diferentes duração.

• Urano, Netuno e Plutão formam aspectos de longo prazo e produzem uma mudança irreversível de vida
• Júpiter e Saturno formam aspectos de médio prazo determinando fases da vida
• Sol, Lua, Mercúrio, Vênus e Marte formam aspectos de curto prazo determinando apenas acontecimentos diários.

O tempo médio de duração dos Aspectos, considerando
um orbe de 5 graus antes e depois do aspecto exato.
• Lua: 8 hs • Mercurio: 5 dias • Vênus: 7 dias • Sol: dez dias • Marte: 3 semanas • Júpiter: 4 meses • Saturno: 8 meses • Urano: 18 meses • Netuno: 4 anos • Plutão: 4 a 5 anos

Entretanto, nenhum transito de planetas pode ativar qualquer casa astrológica se não houver uma correspondência do mapa natal, que se traduz por aspecto com planetas ou um ponto radical. Os efeitos de um trânsito podem variar de sentimentos, eventos ou pessoas que tem as características do planêta que recebe e dos planêtas que dirigem os aspectos.

Por exemplo: Um homem com uma quadratura de Lua com Saturno no mapa natal. Isso sugere uma dificuldade (saturno) com a mãe (lua), assim como dificuldades em satisfazer as necessidades físicas e emocionais de uma mulher. Quando Plutão fêz conjunção à lua logicamente despertou a quadratura lua/saturno, e ele se apaixonou por uma mulher mas não tinha coragem de falar de seus sentimentos com ela. E ela, por achá-lo frio e sem sentimentos, rompeu o relacionamento. A reação dele foi a mesma de quando era criança: sentiu-se novamente rejeitado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog