maio 12, 2010

Trânsito do Sol, quem brilha mais



O Sol translada 1º a cada dia permanecendo em um signo por 30 dias. Se considerarmos a orbe de validade de um aspecto de 5º, então o tempo de duração de um aspecto do Sol em trânsito é de 10 dias: 5 dias antes e 5 dias depois.

A casa por onde o Sol em trânsito passa é vitalizada e os planetas são potencializados ao receber aspectos. Em geral, o horóscopo dos signos é feito na sua forma mais simples pelo ângulo que estiver fazendo o sol em trânsito em relação ao Sol natal.
  • Quando o Sol em trânsito forma um ângulo harmônico por conjunção, sextil ou trígono, o planeta ou ponto ativado será energizado e potencializado positivamente.
  • Quando o Sol em trânsito forma um ângulo desafiante por quadratura ou oposição com outros planetas, pode provocar baixa de energia na função do planeta natal que ativar.
  • Quando o Sol entra numa casa astrológica, potencializa e energiza os assuntos relativos àquela casa e ressalta as qualidades do signo.
Sol-Sol
  • A conjunção do Sol/Sol ocorre na época do aniversário quando se inicia um novo ciclo de vida e pode-se dar início a um novo planejamento de vida com novos propósitos.
  • Um bom aspecto entre o Sol em trânsito ao Sol natal propicia clareza, traz a expoência da pessoa que adquire capacidade de conquista, realiza bom contato e obtém apoio de homens e autoridades. Isso ocorre aproximadamente após 60 dias antes e depois do aniversário e também 120 dias antes e depois do aniversário.
  • Um mal aspecto entre o Sol em trânsito e o Sol natal traz a expoência, porém de forma negativa porque mostra as qualidades negativas bem como ilumina algo a esconder. Pode haver frustração ou fracasso do que se queira realizar, desfavorecendo ainda o contato com autoridades e homens em geral. Isso ocorre aproximadamente 90 dias antes e depois da data do aniversário e também aproximadamente 180 dias, quando o Sol forma oposição ao Sol natal.
Sol-Lua
  • Determina a relação entre os valores paternais e maternais, masculinos e femininos, conscientes ou inconscientes, idealistas e instintivos. Afetivamente, a conjunção é fator de infantilismo ou de não elaboração da psique.
  • Um aspecto harmônico entre o Sol e a Lua propicia equilíbrio, harmoniza as relações entre homens e mulheres, traz harmonia com a família, encontra boas soluções para problemas domésticos. Pode indicar o retorno de alguém ao meio familiar ou encontros familiares marcantes.
  • O aspecto desarmônico traz uma dissociação psíquica, muitas vezes ligada a conflitos de um casal. A parte masculina e a parte feminina tendem cada uma para seu lado. No mapa natal pode indicar bisexualidade ou conflitos com pessoas do sexo oposto. A conjunção é sobretudo a expressão de uma diferenciação dos princípios masculino e feminino, ao passo que a oposição constitui o seu desdobramento. O misto traz uma feminilização das tendências masculinas e uma masculinização das tendências femininas. Um aspecto desarmônico pode indicar tendências homossexuais ou sexualidade mal resolvida. Um aspecto desarmônico do Sol em transito com a Lua natal indica pouca compreensão entre as pessoas, desacordos e dificuldades domésticas. As pessoas tendem a passar por cima dos sentimentos dos outros. É ainda um fator de impopularidade.

Sol-Mercúrio
  • No mapa natal só existe a conjunção porque estes dois astros não se afastam mais de 28º. No trânsito representa o pólo dos valores racionais, conscientes, intelectuais, espirituais, o centro dos interesses mais elaborados da personalidade.
  • Os bons aspectos entre Sol e Mercúrio indica capacidade de expor ideias, liderar, se movimentar, ensinar, aprender e negociar. Há acordo e entendimento e as conversas, notícias, contatos com homens e autoridades tendem ao bom desenvolvimento. É um fator que dinamiza os contatos e os acordos porque tem poder de radiação. É uma boa fase para testes e provas já que o pensamento adquire clareza acentuando a análise em detalhes.
  • Em aspecto desarmônico, Sol e mercúrio estão em desacordo e portanto há dificuldade para aprender, assimilar, transmitir e negociar. Além da exaustão mental, é um fator que não permite concluir com clareza ou não conclui completamente. Ou fala demais ou tudo pode chegar pela metade: informações imprecisas, más informações, sem notícias ou más notícias, desentendimento com homens e autoridades. Falta capacidade para convencer.
Sol-Vênus
  • Sol e Vênus sempre estão muito próximos no mapa natal, portanto só existe a conjunção, o semi-sextil e a semiquadratura pois os dois astros não se afastam mais de 48º. Nos trânsitos, progressões e direções, podem formar outros ângulos.
  • A conjunção é uma configuração de elevação artística, social e afetiva, há melhoria da estética, atrai convites para festas, obtém aprovação social, consegue seduzir com pouco esforço. O Sol irradia o magnetismo de Vênus, a pessoa é lembrada por seus traços positivos e atrai atenção. É uma boa época para tratar de assuntos difíceis porque prevalece a harmonia. Ocorrem situações de bem estar ou situações confortáveis e de prazer. É o melhor dia para conquistar o que deseja.
  • Se houver tensão entre Sol e Vênus a pessoa pode não ser bem apreciada, desfoca a atenção e torna difícil chamar atenção ou seduzir. Além da carência que se instala, a pessoa tende a lamentar-se ou se torna passiva. Pode faltar recursos para atender às vontades ou gastar com algo que não usará. Roupas, sapatos e coisas pessoais compradas durante esse aspecto não combinam com a pessoa. O corte de cabelo não fica bom e qualquer outro tratamento estético tende a causar frustração.
Sol-Marte
  • É um aspecto de afirmação positiva da personalidade, conquista, vitória, instinto de luta e virilidade. Tende a assumir a própria agressividade a fim de socializá-la para algo construtivo. Indica paixão por algo ou alguém.
  • Em aspecto harmônico destaca a presença e aumenta o vigor. É útil quando precisa mostrar autoridade e liderança, para assumir o comando de algo ou de sua vida. Favorece decisões para sair de uma situação, para forçar uma situação ou para convencer outros a aceitarem uma situação ou decisão. É um aspecto que indica progresso, vitória em uma concorrência, propicia recuperação física.
  • Em aspecto desarmônico causa a atrai agressividade, violência, contato com autoridades ou pessoas tirânicas, hostís e violentas. Pode indicar revolta contra autoridades, superiores., educadores, chefe, marido e homens em geral. Apresentam-se dois casos: ou a pessoa renuncia à sua força por medo dela e submete-se, sofre, renuncia ao combate, consentindo em ser vencido ou aventura a sua força medindo-se com alguém mais forte, podendo sofrendo o fracasso em uma dominação. É um fator de impulsividade, imprudência e excesso. Há perigo de amputação, cirúrgia e acidente. É possível encontrar rivalidades e adversários mais fortes, aflora atritos, sente-se desafiado, apressado e impaciente. Pode ocorrer dores de cabeça ou problemas cardíacos.
Sol-Júpiter
  • É um aspecto de expansão que orienta para uma ambição capaz de ser realizada, exalta uma superioridade moral ou social podendo ocorrer uma elevação positiva no meio social.
  • Em aspecto harmônico indica apoio e aprovação diante dos outros. Esse é um dia para ousar, exagerar, ir um pouco além ou quando precisa de uma segunda chance. Propicia obter ajuda de outros porque os outros mostram boa vontade para ajudar. Em situações difíceis encontra uma saída, os benefícios vem de algo extra, surge uma ajuda providencial. É um bom dia para abrir e tratar de processos, receber créditos, viajar, obter reconhecimento e promoções, contato com instituições educacionais, religiosas ou contato com estrangeiros. Aumentam as atividades, tem boa publicidade, faz boas compras e negócios, livra-se de restrições, tem proteção de pessoas ricas e poderosas, conhece pessoas importantes que poderão beneficiá-lo no futuro.
  • Em aspecto desarmônico indica conflitos com a autoridade paterna, autoridades e leis. É um fator de ilegalidade, dificuldades legais, amoralidade, exibicionismo, exagera nas expectativas, quer demais, acha-se com muitas garantias. Muitas vezes indica a hipertrofia do Eu demonstrada pela vaidade, orgulho, ambição desmedida, etc. Também pode ser hipertrofia de um orgão, coração, fígado ou de uma função psicológica. Energicamente pode se sentir extenuado. Dá ansiedade, realiza as coisas prematuramente, se desliga dos valores morais e éticos, acha-se acima da lei. A pessoa espera por milagres, rompe seus limites, dimensiona mal o tempo, o dinheiro e a capacidade física. Tende à auto-indulgência, faz promessas impossíveis de realizar, promete demais, não mede as consequências. Pode haver excessiva extroversão.
Sol-Saturno
  • É um aspecto de determinação interior, de paixões frias mas duradouras, realizações de longo alcance, estabilidade de uma ambição, auto domínio, força interior, sentido das responsabilidades, afirmação moral, sabedoria, força intelectual ou espiritual.
  • Sol e Saturno em aspecto harmônico destaca a eficiência, facilita a aprovação, concretiza uma vontade. Sente-se respeitado, tem bons contatos com pessoas mais velhas ou obtém apoio delas. Recebe reconhecimento profissional ou social, favorece a política e negócios de longo prazo. O esforço extra é aproveitado. Exalta a capacidade de administração, planejamento, senso de utilidade, causa boa impressão, é valorizado até mesmo em suas deficiências. É uma boa época para entregar um curriculo ou obter apoio de um chefe numa promoção.
  • O aspecto desarmônico indica a expressão de um super-ego rígido e severo, muitas vezes relacionada com uma educação demasiado dura. Nesse dia pode haver repressão, limitação ou restrição imposta por figuras de autoridades, figura paterna, superiores, chefes ou pessoas mais velhas. É um aspecto que produz preconceitos, hostilidade, severidade, ausência de uma influência paterna, princípios morais exigentes, escrúpulos sufocantes, inibições, mecanismos de impotência, uma recusa de viver, melancolia, renúncia, culpabilidade, auto-punição. Pode se constituir numa conduta de fracasso. Não consegue se valorizar, tem contato com pessoas inflexíveis, evidencia as fraquezas e deficiências. No dia em que o Sol forma aspecto com Saturno deve-se evitar se expor em qualquer situação. Podem ocorrer situações de constrangimento.
Sol-Urano
  • Sol e Urano em aspecto constitui um fator de originalidade, personalização, independência, liberdade. afirmação audaciosa, vontade de poder.
  • No aspecto harmônico indica lucidez para soluções diferentes, inovadoras, clareia para alternativas novas. Há adaptabilidade, consegue unir facções diferentes, encontra soluções para problemas antigos, reapresenta propostas. O Sol energiza as mudanças favoráveis, cria-se situações novas, obtém apoio de amigos ou de associações, descobre pessoas ou situações que mostram um novo caminho. Se torna investido de uma habilidade para compreender os fundamentos da astrologia. Nesse dia, deve-se adotar um comportamento diferente, fazer coisas novas ou realizar mudanças.
  • Sol e Urano em aspecto desarmônico produz inadaptação, dificuldade em aceitar coisas novas e acentua o individualismo. Podem ocorrer acidentes, situações imprevistas desagradáveis, revolta contra inovações ou é submetido a mudanças que causam revolta, torna-se irracional,. Esse é um aspecto que deflaga um processo de risco. Situações tensas antigas se rompem. Não deve provocar as pessoas porque pode causar reações inesperadas. O dia se desprograma, surgem problemas técnicos e elétricos, é obrigado a mudar de planos, participa de situações insólitas, emergências ou urgentes.
Sol-netuno
  • A pessoa se torna sensível às correntes coletivas, tem sentido de comunidade, realiza através uma via coletiva, ideológica ou mística. Se torna vulnerável aos abalos coletivos, tem atitudes desordenadas, demagógicas, se evade das responsabilidades, foge da realidade do mundo.
  • Em aspecto harmônico há inspiração, criatividade, altruísmo, tolerância, idealismo. Favorece o relacionamento cordial com homens e autoridades que se tornam sensíveis aos seus apelos. Há interesse pela poesia, romances, cinema, artes e trabalho social. Envolve-se com grandes instituições, é bem tratado em hospitais, asilos, conventos, prisões. Obtém maior fé, tem percepções extra-sensoriais.
  • Em aspecto desarmônico provoca um estado alterado de consciênia, se torna insatisfeito, descontente, tem sensações estranhas ou se torna sujeito a injustiças. Vulnerável a contaminações, baixa vitalidade, impotência, fragilidade física e emocional. Durante esse aspecto deve-se evitar contato com água, gás e combustíveis. Há risco de afogamento ou sufocamento. Pode se envolver em negócios complicados escândalos, fraudes etc. Deve-se ter cuidado com homens falsos e negligentes.
Sol-plutão
  • Dualidade vida-morte, afirmação dos instintos de morte. Poder instintivo para criação, tensão entre a consciência moral e pulsões primitivas. Angústia, obssessão, autodestruição e crises.
  • Em aspecto harmônico clareia o que estiver escondido, o caminho é através do signo e da casa onde estiver o sol. Há coragem para enfrentar as coisas das quais tem medo. Mudanças ocorrem de forma favorável e vão de encontro à sua vontade. Homens e autoridades que detém o poder podem trazer um benefício. Livra-se do que incomoda, tem determinação para colocar sua vontade. Propicia apresentação de propostas que tem por objetivo uma mudança ou transformação radical.
  • Em aspecto desarmônico a pessoa pode se encontrar numa situação de coação, domínio, manipulação, violência, separação dolorosa, conflito com homens e autoridades. Pode estar sujeita a presenciar situações secretas ou perigosas, testemunhar assassinatos, crimes e atividades perigosas. Sujeita-se à chantagem, isolamento forçado, ameaças, situações condenáveis ocultas. Nesse dia a pessoa não deve se expor, não deve enfrentar o poder e não provocar, pois não conseguirá vencer seus adversários.

Um comentário:


  1. Boa noite!
    Tenho
    Sol em 19°51' Capricórnio (Casa 9) e
    Netuno em 6°3' Capricórnio (Casa 9), não chega a ser uma conjunção, mas achei que seria legal ler.
    Ótimo texto! 👍

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog