maio 12, 2010

* TRANSITO DE SATURNO - ESTRUTURAÇÃO E DESAFIOS


Os trânsitos de Saturno sempre são acompanhados de lições importantes para a evolução e aprimoramento da pessoa. Saturno depura, denuncia, estrutura e dá corpo. Ele demora pouco mais de dois anos na sua passagem por uma casa e seus aspectos duram em torno de 8 meses. A orbe considerada deve ser mínimo de 5 graus antes e depois.

Como estudar Saturno no mapa? Saturno leva cerca de 28-30 anos para percorrer o mapa natal e transita entre dois e três anos no mesmo signo propiciando os desafios que nos permitem crescer, depurar, estruturar, amadurecer e tomar corpo. Para perceber como está se manifestando a energia do planeta deve-se dispender atenção à área que está sendo transitada. Os aspectos (ângulos) que irá formando com os diferentes planetas e pontos significativos mostram os desafios.

Efeitos gerais do transito de Saturno em qualquer casa do mapa natal:

• baixa e equaliza o ritmo e energia usual em relação aos assuntos que ativa;
• obriga a viver o presente, o aqui e agora dos assuntos da casa;
• cria circunstâncias onde os assuntos da casa requerem atenção, esforço e consciência;
• obriga a objetividade, humildade, disposição para corrigir, amadurecer;
• atrai situações que nos obrigam tomar consciência do nosso comportamento em relação àqueles assuntos;
• revela o que deve ser feito para amadurecer e se desenvolver naquele momento;
• equaliza nossa ação naquele setor. Se estiver exagerado, baixa. Mas se estiver aquém do esperado, se eleva;
• dá corpo, cria estruturas, gera conhecimento, produz experiências, possibilita resultados.

As experiências saturnais sempre são contundentes, que não precisam ser dolorosas, desde que com prontidão e humildade se identifique o que Saturno nos exige e atualize o seu significado na casa onde transita. Saturno é o mestre que nos permite o aprimoramento e a consolidação daquilo que é essencial e necessário.

Todos os aspectos em trânsitos trazem oportunidades de crescimento. Os aspectos harmônicos muitas vezes podem ser disperdiçados pela acomodação; os aspectos desafiadores levam às vezes ao crescimento pelo esforço. Depende de cada um o modo de utilizar o trânsito e torná-lo produtivo ou improdutivo.

Saturno-sol
Associação de secundaridade. Aspecto de determinação interior, de paixões frias e duradouras, de realizações de longo alcance, de realização profunda na estabilidade de uma ambição; auto domínio, força interior, sentido das responsabilidades, afirmação moral, sabedoria, força intelectual ou espiritual. Expressão de um super-ego rígido e severo, muitas vezes relacionada com uma educação demasiado dura, com a influência de um pai frio, distante, hostil ou severo, ou mesmo com a ausência de uma influência paterna, conduzindo a preconceitos, princípios morais exigentes, escrúpulos sufocantes, inibições, mecanismos de impotência, uma recusa de viver, melancolia, renúncia, culpabilidade, auto-punição; pode constituir uma conduta de fracasso.

Saturno-lua
Associação de valores “frios”. Elemento de correção, autodomínio, autocontrole, retenção da sensibilidade; costumes simples e honestos; probidade, economia, frugalidade, moralidade, fidelidade, calma, virtude, sabedoria, tradicionalismo. Desafiador: inibição orgânica (obstinação), fisiológica (esterilidade), afetiva (frigidez) ou material (avareza). Elemento de complexo de desmame ou de frustração afetiva, traduzindo-se numa grande avidez alimentar, afetiva, financeira… (bulimia, ciúme, possessividade, conservadorismo), ou numa renúncia dolorosa (anorexia, indiferença, desapego, princípios alimentares rígidos – a recusa da “mãe alimento”- espiritualismo), com tendência para a melancolia e a recusa de viver. Traumatismo de abandono e sentimento de solidão; sensibilização aos afastamentos, separações, abandonos e falecimentos. Muitas vezes, instabilidade no lar e recusa de fixar-se (recusa da “mãe abrigo”) e tendência para se comportar como criança na vida afetiva: dependência, parasitarismo, procura da mulher maternal, muitas vezes mais velha. Na mulher, tendência para a renúncia, medo de viver, celibato.

Saturno-mercúrio
Associação de valores cerebrais. Inteligência secundária, que se empenha a fundo; espírito rigoroso e lúcido, culto, estudioso, pensador, moralista, matemático ou filosófico. Com este aspecto pode apresentar problemas de pronúncia ou de expressão, inibições ou um atraso intelectual; este aspecto em norma, predispõe para o egoísmo, para a secura de sentimentos, um espírito meticuloso, desconfiado, rotineiro, sectário, cético ou fanático.

Saturno-vênus
Incompatibilidade entre estes dois astros. Fator de estabilidade afetiva, sentimentos tranquilos, reservados, calmos, duradouros e fiéis; ligação profunda. Apresenta afinidades com a dissonância lua-saturno, na medida em que é, como ela, um índice de frustração afetiva, dando uma sensibilidade dolorosa a toda a separação, afastamento, abandono, perda do objeto amado, conduzindo às penas, desgostos ou sacrifícios sentimentais. Cria uma associação psíquica entre um afeto positivo de alegria e um afeto negativo de pesar. Pode pode agarrar-se ao que lhe é penoso, procurando por exemplo aquilo que o fará sofrer. Pode também, sobretudo na oposição, estar dividido entre dois eus estranhos, procurando um o prazer e o outro o desapego. Pode também ter amores infantis, possessivos, ciumentos, exclusivos, como por exemplo os de um ser que continua uma criança em relação a um parceiro mais velho e que desempenha um papel maternal ou paternal. Também é possível o inverso: o egoísmo frio do celibatário incapaz de prender-se. Saturno triunfando sobre vênus. E, se for esta que triunfa, o amor é susceptível de degradação.

Saturno-marte
Valores antinômicos. Associa à energia a reflexão, à força o sangue-frio; permite fazer face a situações difíceis, abordar os assuntos dramáticos da vida, tomar pesadas responsabilidades, estar presente na hora da provação. Associa a agressividade à avidez, os recursos destrutivos aos cálculos egoístas; daí inclinações mais ou menos imorais ou “mau” caráter. Mais frequentemente, determina um conflito entre o impulso e a inibição, entre uma tendência maníaca e uma tendência melancólica, ou entre um desejo e uma renúncia, uma força e uma fraqueza.

Saturno-júpiter
Associação de valores relacionados com as qualidades da idade madura. Fator de estabilidade, de ordem, de solidez, de conservação, de tradição, de princípios estabelecidos, ponderação, competência, profundidade, organização e administração. Desacordo entre os dois princípios opostos de expansão e de retração; daí o conflito de duas naturezas antinômicas. A sua associação conduz ao imobilismo, ao envelhecimento, à desorganização e ao desgaste.

Saturno-urano
A tensão se orienta para um objetivo determinado. Há uma determinação, ambição ou radicalismo para sistematizar algo. A mente se torna rígida e a pessoa se torna mais insensível aos outros. A tendência paranóide pode se manifestar nesse transito. O termo paranóide deriva de paranóia e identifica traços de desconfiança, falsidade ou erro de julgamento, orgulho e indiferença para com os outros, certeza de ter razão não admite outras ideias, desprezo, desqualificação ou exploração dos outros. A rigidez e intolerância chegam ao fanatismo. A desconfiança mina os relacionamentos porque a pessoa sente que não é estimada, sem nenhuma evidência, e interpreta as reações do outro como hostilidade. Tem atitudes de megalomania, se isola dos outros, entram em brigas e exageram as dificuldades, tendendo a evitar a culpa. Não aceitam críticas, evitam intimidade, ostentando excessivamente autosuficiência.

Saturno-netuno
Associação de valores relacionados com a noite, de introversão, de raiz. Liberta-se das fragilidades. Tendência masoquista para suportar ou se tornar vítima. Tendência esquizóide. Medo de assumir responsabilidades. Descrédito e injustiça. Os aspectos, mesmo harmônicos, podem causar restrição aos sonhos. Nos aspectos desarmônicos, principalmente na conjunção, surge uma angústia e ansiedade que causam abatimento, como se o mundo desabasse sobre nós. Podemos nos sentir culpados, desprovidos de auto estima. O confronto com a realidade torna-se penoso e podem ocorrer perdas irreparáveis. Então temos de exercitar a fé: Senhor Dai-me forças para aceitar o que não pode ser mudado...

Saturno-plutão
É um aspecto de regeneração, renovação, destruição ou negação. A pessoa pode se precipitar para alcançar o que deseja. Pode ser um mau perdedor e ter padrões de conduta imprevisíveis. Como receia a pobreza o status é importante, porém pode ter contato com as misérias humanas. Pulsões sexuais e questões relacionadas à morte podem se tornar mais conscientes, trazendo instabilidade e insegurança. Uma inquietude interior pode causar danos físicos e psicológicos. Em alguns casos, a pessoa entra num conflito interno em fazer o que é aceitável, cumprindo suas obrigações ou fazer as coisas que quer sem medir as consequências. O transito pode ter um impacto muito severo e é recomendável não expor sua integridade física e evitar lugares ermos, de baixo escalão, contatos com marginais ou locais perigosos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Follow by Email

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog