maio 12, 2010

* ASCENDENTE E SEU REGENTE



O Ascendente é um dos fatores mais complexos do mapa astrológico. Representa o impulso inicial para a vida, o momento do nascimento, a primeira respiração no mundo. Mostra a qualidade do nosso primeiro contato como o mundo e a primeira vez que "tocamos" a vida. Neste ponto inicia-se o primeiro quadrante, no qual o indivíduo vai perceber aquilo que é, o seu valor e a capacidade de interpretar o mundo.

O signo onde se encontra o Ascendente indica a primeira impressão que causamos e a forma como iniciamos as coisas. Pode também indicar sobre o aspecto físico, a "máscara" exterior (tanto física, como emocional e intelectual) e alguns pequenos hábitos e maneirismos pessoais.

Planetas conjuntos ao Ascendente têm também uma importância primordial na expressão imediata da personalidade. A presença de um planeta muito próximo do Ascendente pode mesmo tornar-se a característica mais óbvia da personalidade, ofuscando até o próprio signo ascendente. É por esta razão que encontramos indivíduos com um determinado ascendente, mas que atua de forma diferente de outros que tenham o mesmo ascendente.

Por exemplo, uma pessoa com ascendente Áries deveria ter impulsividade e assertividade. No entanto se Saturno estiver muito próximo ao ascendente ela se torna mais receosa e mais comedida, pois Saturno retém as energias de Áries.

Alguém que tenha ascendente em Virgem se apresenta com reserva e precisão própria do signo. No entanto, se Júpiter estiver muito próximo ao ascendente, a pessoa se torna mais otimista e mais expansiva. Jupiter, planeta da expansão, expande o comportamento modesto, cuidadoso e pormenorizado numa extroversão e gosto pela aventura.

Outro aspecto a levar em conta é o planeta que rege o signo ascendente. A sua posição por signo e casa vai acrescentar dados importantes sobre a expressão imediata da personalidade. Assim, um ascendente Gêmeos, seu regente é Mercúrio. Se Mercúrio se situa em Touro, a natural expressão geminiana, conversadora, eloquente e leve se torna mais comedida, moderada e concreta. Se Mercúrio se posicionar em aquário, acentua a comunicação e a velocidade de pensamento. Em Cancer, a comunicação canceriana se torna colorida pelos sentimentos e imaginação, própria do signo de água.

Ao considerar o ascendente, há um conjunto de fatores a ele associados, que devem ser considerados para uma visão correta e interpretação astrológica.
- o signo Ascendente
- os planetas próximos, cerca de 10º antes ou depois, do Ascendente
- o planeta regente do signo Ascendente, segundo a sua posição por signo e casa.

PERSONALIDADE DO SIGNO ASCENDENTE

Para melhor entender a personalidade e as suas características astrológicas, deve-se considerar o ascendente, o Sol e a Lua, que dá uma síntese, pois é muito raro que uma pessoa ser influenciada unicamente por um signo. É a síntese destes três significadores que determina a personalidade e as características da pessoa. O sol determina o signo, mas é apenas um dos significadores.

3 comentários:

  1. Ola gostaria de dizer que achei bem legal sua explicação sobre os planetas do ascendente, só achei que vc poderia ter colocado todos em vez de apenas 3. Obrigado

    ResponderExcluir
  2. ola eu queria saber uma coisa, eu tenho marte em cancer na casa 12 a 10 graus do ascendente em cancer, essa posição influência a aparencia do ascendente, por exemplo eu nasci as 11 50 da manhã se eu tivesse nascido 11 47, eu teria marte em conjunção com ascendente, eu queria tirar essa duvida, obrigado.

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog