maio 12, 2010

TRANSITO DE VENUS - RELACIONAMENTOS


O ano zodiacal de Vênus tem de 9 a 14 meses e um aspecto de Vênus dura em torno de 8 dias. Os cinco dias antes e depois do aniversário de Vênus torna a pessoa magnética, charmosa, com graça e disposição para o relacionamento. Acompanhar todos os aspectos que Vênus faz com os elementos do mapa natal permite conhecer como estão sendo ativados os assuntos do amor e o dinheiro. Vênus é escolha, a opção que se faz.

Os transitos de vênus afetam a capacidade de se relacionar com os outros no nível íntimo e social. Mostra como a pessoa se sente preenchida de afeto e ainda o grau de facilidade para expressar afeto; a satisfação e necessidade do prazer. O modo de dar afeto é afetado nos transitos sendo que os aspectos harmônicos mostram canais abertos que apoiam a expressão de afeto; os aspectos desarmônicos desafiam a capacidade de demonstrar afeto ou podem haver bloqueios que inibem a expressão ou a pessoa se abstém do afeto dos outros.

Quando Vênus está em aspecto com o ascendente, seja no mapa natal ou por transito e direções, mostram que os relacionamentos sociais e afetivos influenciam no modo de encarar a vida. Há um senso estético e gosto apurado.


Vênus-Sol

No mapa natal só existe a conjunção, o semi-sextil e a semiquadratura, pois os dois astros não se afastam mais de 48º. Nos trânsitos, progressões e direções, pode formar outros ângulos.

A conjunção Vênus-Sol é uma configuração que traz um desabrochamento da vida, quer se trate de um enobrecimento ou de uma idealização dos sentimentos amorosos, numa grande paixão sentimental ou de uma elevação social pelo amor ou aspiração estética ou artística. Pode dar origem a um temperamento apaixonado que se dispersa nas aventuras e constitui sempre um fator de atração pessoal.


Vênus-Lua

Associação dos valores afetivos e femininos. Excelente elemento afetivo que faz triunfar na mulher as tendências femininas de sensibilidade, graça, elegância, encanto, doçura, ternura, amor. Leva ao desabrochar sentimental ou estético. Torna o homem receptivo ao que a mulher tem de melhor: amor à mãe, à esposa, à mulher. Aspiração aos prazeres, alegrias e distrações da vida.

Quando forma aspectos harmonicos, privilegia o vínculo de afetividade e instala-se maior aproximação e menor resistência. Mesmo num encontro social pode estabelecer nível de intimidade ou criar um vínculo de aproximação. Se existe alguma barreira de aproximação, este é o transito que permite rompê-la.

Em aspecto dissonante, constitui para o homem um componente feminino difícil de integrar, que pode traduzir em frivolidade, gostos femininos ou até inversão. Na mulher é como um indício de leviandade, instabilidade afetiva, caprichos amorosos, inconstâncias. É possível narcisismo e sublimação artística ou tende a dissociar a vida afetiva, criando dois focos de amor opostos.

Não favorece atividades que envolvem questões domésticas e filhos. É mais difícil estabelecer um vínculo de aproximação e há carência, emotividade excessiva e se torna vulnerável pelos extremos sentimentais. Além de carente, a aproximação com as pessoas é mais para atender a necessidade de uma resposta positiva delas.

Principalmente na oposição, existe uma passividade excessiva. A pessoa até poderia tentar encaminhar as coisas de outra forma, mas fica dependente da reação dos outros. Falta algo para seduzir, a disponibilidade dos outros se torna menor. Deve-se ter atenção com as reações em público pois pode "queimar o filme" por coisas pequenas. Não desperte a inveja e nem a cobiça nos outros, e evite se expor sem necessidade.


Vênus-Mercúrio

A conjunção e o sextil atribui uma inteligência sensual, estética ou artística, que tende a desabrochar numa natureza viva, jovem, alegre e maleável, com gosto, habilidade e sensibilidade.

O transito harmônico favorece comprar, vender, acertar contas, procurar algo que queira comprar. Consegue negociar preços, obter descontos, ter melhores propostas e preços. É provável encontrar pessoas que venham a favorecer a sua vida profissional e afetiva; os ganhos provém dos contatos, e qualquer contato fica magnetizado. Encontros aleatórios se tornam marcantes; recebe recursos através de cartas, de diálogos e negociações.

Se teve uma resposta negativa sobre projetos, nesse dia volta ao assunto e torna a resposta positiva. Uma venda cancelada pode ser reestudada; um detalhe que se acrescenta é o que faz fechar um negócio. Tem solução para pequenos negócios, a vênus funciona como um pequeno júpiter. Se houve briga ou discussão, pode transformar em entendimento; pode-se usar outras estratégias. Se organizar um evento ou jantar para clientes, pode torná-los cativos para negócios pois os contatos comerciais se tornam agradáveis.

Em aspecto dissonante, há conflito entre a razão e a emoção. O racionalismo pode interferir no modo de expressão dos afetos. Desfavorece a parte financeira dos negócios. Pode-se fechar negócios, mas não deve resolver a parte financeira nesse dia. Não consegue bom preço, nem descontos e quando vende pode errar nos cálculos. A comunicação fica desprotegida e os encontros podem ser desagradáveis. Há tendência a forçar uma direção afetiva ou se sai com alguém, o papo se torna desagradável, surgem banalidades ou discussões. É difícil levar a conversa para assuntos amenos ou para diálogos afetivos. A intenção venusiana não encontra apoio nos outros.

Vênus-Vênus

O aspecto harmônico representa um fator de sorte, sedução, lazer, boas compras e satisfação. A parte financeira fica protegida, consegue bons preços, encontra algo para comprar por um bom preço, ou que vale mais do que o preço e que fica bem em você. Se sente mais disposta ao prazer e à diversão; se sente mais bonita, gasta com coisas que dão prazer. Favorece os tratamentos estéticos e o embelezamento. Atrai quem gosta, seduz e magnetiza. Este dia favorece a correção estética quando há algum transito longo de Plutão sobre vênus.

Em aspecto dissonante, há erro de escolha e de avaliação, existe uma distorção de vênus. Atrai quem não gosta, sai com qualquer pessoa, quer viver um clima de sensualidade que o parceiro não corresponde. Sai para divertir e acaba indo a lugares que detesta, erra o programa. Não cumpre dieta ou come demais. Há gastos excessivos ou descontrole, perdas, prejuízos. Acaba pagando mais por algo que não vale tanto, escolhe e julga de forma inadequada, compra algo que não gosta, que não vai usar ou que não lhe fica bem.

Vênus-Marte

Reforço respectivo dos dois pólos do amor; a ternura e o desejo, sentimento ideal e paixão carnal formando um todo. Constitui, portanto uma constelação específica da natureza apaixonada e contribui para inspirar intensos ímpetos amorosos.

No aspecto harmônico, a pessoa se torna instintivamente sedutora, escolhe, age e julga de forma correta; faz boas escolhas e a ação corresponde ao que quer. Há erotismo e as relações sexuais rejuvenescem o relacionamento. Marte exterioriza Vênus e indica uma espontaneidade de afeto que se expressa com graciosidade. Pode paquerar, ousar, é mais natural nos afetos e tem forte atração por quem gosta. Atrai e é atraida, toma atitudes corretas. Favorece acertos financeiros e negócios rápidos; para agir em coisas que precisam de definição.

Em aspecto dissonante, constitui em fator de dissociação do impulso terno e da atração física, tendendo a pessoa a amar sem desejar e a desejar sem amar. Senão constitui uma disposição ambivalente em que experimenta sentimentos contrários, de atração e de repulsa, até ao extremo de amor e de ódio, pela mesma pessoa.

Também pode tomar decisões inadequadas, julga e escolhe de forma errada. A capacidade de escolha não acompanha a ação. Pode ocorrer gastos mal calculados ou inadequados; quando analisa uma compra ela já foi efetivada por outros. Os interesses sexuais se tornam desarmônicos; os desejos estão desencontrados - um quer e outro não quer -, acaba tendo relações sexuais sem afetividade ou age sem seletividade, com qualquer um, atraindo quem não interessa. Falta capacidade de ser carinhoso ou se irrita com quem ama. Há uma sexualidade em demasia e a ação é inadequada aos desejos.

Vênus-Júpiter

Indício de desabrochamento dos sentimentos, de maturidade afetiva, de generosidade do coração. Inclina ao casamento, já que os sentimentos têm necessidade de uma ordem legal, de um quadro social e também muitas vezes de conforto material, para se desenvolver plenamente. Fator de bondade, de sorte e de êxito.

No aspecto harmônico propicia ganhos, beneficia investimentos, tem vantagens com moeda estrangeira. Bom dia para definir viagens e conseguir descontos ou encontra promoções de viagens, sair de férias, descobre locais agradáveis, faz um bom roteiro de viagens ou frequenta lugares agradáveis. Suaviza as dificuldades de relacionamento, faz amizades com pessoas ricas ou místicas, religiosas. Se torna mais calorosa com amigos, pode conhecer um novo amor em viagem, tem prazer no relacionamento, ganha e dá presentes a quem ama, tem ganhos com estrangeiros, com algo importado ou que traz alegria. Se diverte, demonstra amor de forma aberta e generosa. Faz boas compras, se seduz por coisas que dão prazer.

Em aspecto dissonante, constitui muitas vezes uma incompatibilidade psíquica entre o amor e o dinheiro, tendo ora um ora outro, mas raramente os dois em simultâneo. Cria também conflitos afetivos resultantes de questões de interesse. Pode causar um rompimento de noivado ou irregularidades sentimentais. Inclina ao prazer e ao abuso deste. Tem gosto pela aventura, dá ansiedade para aventurar-se, tem ansiedade afetiva e pode colocar em risco um relacionamento mais estável. O parceiro descobre recados e telefonemas. O julgamento não te mostra os excessos. A sedução fica restrita e acaba por se seduzir por qualquer coisa. Expressa afeto com excessiva sensualidade. Descompromisso, não quer perder nada, não se satisfaz com nada e busca diversas formas de gratificação. Fica insaciável e vai em busca de um prazer que não chega nunca. Dá vontade comprar tudo para se livrar de uma ansiedade. Também dá erro de julgamento em compras, gasta mais do que pode, paga mais, compulsão para gastar, imoderado, compra o que não precisa ou nem é útil, compra futilidades. Faz viagens desagradáveis, não se diverte nas férias, tem prejuizos ou paga mais em férias e viagens, gasta mais do que poderia nas férias.

Vênus-Saturno

A conjunção é maléfica, pois há incompatibilidade entre estes dois astros. É um fator de estabilidade afetiva, sentimentos tranquilos, reservados, calmos, duradouros e fiéis; de ligação profunda. Apresenta afinidades com a dissonância lua-saturno, na medida em que é, como ela, um índice de frustração afetiva, dando uma sensibilidade dolorosa a toda separação, afastamento, abandono, perda do objeto amado, conduzindo às penas, desgostos ou sacrifícios sentimentais. Cria uma associação psíquica entre um afeto positivo de alegria e um afeto negativo de pesar.

Pode agarrar-se ao que lhe é penoso, procurando por exemplo, aquilo que o fará sofrer. Pode também, sobretudo na oposição, estar dividido entre dois eus estranhos, um procurando o prazer e o outro o desapego. Podem ocorrer também amores infantis, possessivos, ciumentos, exclusivos, como por exemplo, de um que continua uma criança em relação a um parceiro mais velho, que desempenha um papel maternal ou paternal. Também é possível o inverso: o egoísmo frio do celibatário incapaz de prender-se, Saturno triunfando sobre vênus. Porém se vênus triunfa, o amor é susceptível de degradação.

Em transito, no aspecto harmônico, favorece tudo o que quiser concluir, concretizar e definir. Atrai, seduz e magnetiza as coisas sólidas em seus estados definitivos, coisas duráveis, que tem consistência. Pode romper em definitivo ou define, firma o compromisso. Escolhe de forma adequada, tende a gastar dentro das possibilidades. Magnetiza os aspectos sérios da personalidade, favorece deliberar e julgar assuntos sérios que pesam no emprego. Propicia pedir aumento de salário, alugar casa, solicitar orçamentos, tem retorno material na área profissional. Favorece resoluções financeiras de médio e longo prazo, as compras estão dentro das reais possibilidades e de coisas duráveis. Reassume o controle da vida financeira, se relaciona com o mundo real, aquilo que precisa realizar, a concretização se torna protegida.

Na vida afetiva percebe o destino da relação, o que existe de concreto mostra o limite. Se torna investida de atributos suficientes e está positivamente qualificada para realizar algo. Mesmo que tenha concorrentes, só você tem os atributos necessários. No emprego fica valorizado, até mesmo nas limitações. Faz escolhas lúcidas e definitivas, oupode ter contato com pessoas hierarquicamente superiores, que venham a lhe trazer benefícios.

Em aspecto dissonante, os princípios se chocam, você pode estar realisticamente investido de uma qualidade para conseguir algo, mas fica desinvestida por algo que falta, se torna bloqueado por algo relativamente pequeno. Frustação de desejos que faltou pouco para realizar; escolhe coisas viáveis mas não consegue.

Há consciência de que o que deseja está fora de alcance ou existe inadequação ao que deseja. Quer gastar com algo mas é obrigado a gastar com outra coisa, tal como, uma doença, um hospital etc. Ou falta recurso para realizar um desejo, tem prejuízos, ocorrem perdas. Tem que dispensar os bens com coisas que não gosta; existe uma má vontade do destino. Em compras, o que você gosta não tem seu número, ou está em falta, ou não tem a cor preferida; ou quando vai concretizar a compra, já acabou. Ganha ingressos para o cinema e naquele dia chove; há uma frustação por pequenas coisas. Também ocorre distanciamento afetivo, encontra resistência e má vontade nos outros, hesita em expressar afeto, quer garantia no romance.

Vênus-Urano

Associação de valores incompatíveis. Tendência para a intelectualização e dominação dos sentimentos, daí uma natureza afetiva independente, amante da liberdade e capaz de desapego. Também pode gerar grandes ímpetos amorosos, mas susceptíveis de espiritualização.

Em aspecto positivo, favorece harmonia com o inesperado, a paquera, o flerte, o favorecimento do acaso, dá proteção ao novo. Neste dia, se tiver que optar por algo, opte pelo novo, pelo desconhecido. Vênus harmoniza Urano, algo que renova ou que seja proibido, diferente. De forma insperada surge uma oportunidade financeira ou afetiva, embora sejam relações transitórias. O relacionamento tem novo sentido, de liberdade e excitação, ou conhece pessoas de diferentes níveis sociais, idade e interesse. Surge pessoas que foram diferentes no passado, conhece um amor incomum, inesperadamente. Recebe revelações inesperadas, liberta uma resistência, desbloquea ou liberta uma situação. Se quer vender algo há muito tempo, nesse dia consegue desencalhar, vênus protege e ajuda a decidir. Nesse dia, saia da rotina, para dar a Urano a chance de se expressar.

Em aspecto dissonante, dá impulsividade dos ímpetos afetivos podendo conduzir aos amores à primeira vista, paixões súbitas, aos amores imperiosos, descontrolados, desordenados. Existe instabilidade sentimental, tempestades passionais, risco de bruscos rompimentos afetivos.

Há desarmonia com o inesperado, o benefício fica adiado. Não há perdas, há adiamento do ganho. Ganhos e compras podem ser cancelados, podem ocorrer despesas imprevistas. O imprevisto provoca perda de algo que supunha assegurado; e em litígios ganha o adversário. Na oposição, pode haver um comportamento irregular do parceiro ou separação, abandono, rompimento. Na quadratura, é você que pode romper o relacionamento. Um dos parceiros se cansa do relacionamento, quer ser livre, quer experimentar prazeres diferentes. Atrai-se por pessoas mais jovens ou diferentes das anteriores. Nesse dia, não pressione ou faça cobranças, pois as pessoas estão rebeldes.

Vênus-Netuno

Associação de valores afetivos, aspiração à comunhão amorosa, de inspiração romanesca ou mística. Idealização das aspirações sentimentais com disposição para dar-se, esquecer-se e sacrificar-se por uma paixão nobre. As relações afetivas que podem conduzir a amores quiméricos, a sentimentos utópicos: aventuras, ligações complicadas, aspirações loucas. Orientação para relações afetivas ilegais, escandalosas ou complicadas.

O aspecto harmônico privilegia a percepção para escolher e perceber corretamente. Consegue conectar a sensibilidade das pessoas e fica mais receptivo, não há hostilidade. As pessoas se solidarizam com você. Ocorre um bem estar afetivo, situações de sonho, estimula o amor romântico, compreende os defeitos das pessoas, encontra situações de sonho.

Netuno/Venus em bom aspecto, apura e sensibiliza, leva em consideração uma síntese de fatos e coisas antes de escolher, não encontra resistência afetiva ou financeira, se sente mais aliviado. Há um contentamento por fatos e ocorrem acertos mágicos vindos de qualquer lugar. Favorece a inspiração e o trabalho com arte e teatro. Pode viver situações que só existem em sonhos.

Vênus em virgem usa critérios específicos, critica o erro mas não vê o que é perfeito, só procura imperfeição. Vênus em peixes ou com Netuno, a pessoa não julga por um simples detalhe, ela vê o conjunto e consegue compreender os defeitos das pessoas.

Em aspecto dissonante, mostra enganos de natureza afetiva e financeira; escolhe e julga através de referências falsas. As impressões são equivocadas e você segue por um caminho que não está no seu parâmetro. Há insatisfação material e afetiva, tudo se torna longe do ideal. Nesse dia só consegue perceber que as coisas estão longe dos sonhos e está mais vulnerável a armadilhas e traições. Ocorrem situações enganosas. Você quer resgatar uma situação paradisiaca que almeja; e ocorre de ver algo que só existe em sonhos e acaba como fumaça.
Podem ocorrer erros de troco e má fé, enganos afetivos e financeiros, decepções, trai ou é traido, conhece pessoas falsas e enganadoras, o medo ou escapismo pode impedir um relacionamento. Na oposição pode acontecer separação com sofrimento ou decepção afetiva.

Vênus-Plutão

Paixão profunda fundamentada pelo instinto mais imperioso, susceptível de conduzir à mais generosa evolução espiritual. Conflito do eros e da morte exprimindo-se muitas vezes numa forte ambivalência dos sentimentos de amor e ódio; ou então numa espécie de erotização da angústia que faz amar em uma situação dolorosa; amores mais ou menos dramáticos, em que a destruição ou a autodestruição podem ter lugar.

No aspecto harmônico há possibilidade de reconciliação, resgate, tentar pela 2ªvez, ou pode superar algo, curar, descobrir segredos. O poder de julgamento fica apropriado e favorece a reaproximação. Você pode resgatar uma má impressão, reapresentar propostas, mudar a situação, lucrar ou cobrir prejuízos.

No canal afetivo o romance se aprofunda e intensifica o vínculo afetivo. Você se aproxima de alguém e ocorre desta pessoa também querer se aproximar de você. Se você deseja falar com alguém, e consegue, a comunicação é muito mais verdadeira. Alguém ligado a você por vínculo afetivo ou de amizade te salva de uma situação, te restaura algo ou alguém lhe traz a informação que te salva.

Existe muita atração física e ligação psíquica nesse trânsito. Se você conhece alguém nesse dia, esse pode vir a ser um agente transformador de sua vida. Você pode recuperar algo nesse dia, consegue sair de situações difíceis, reaproximar de pessoas das quais estava separada por mal entendido; ou seja, a vida é feita todos os dias e basta um dia para salvar ou destruir; uma palavra pode restaurar amizades perdidas. É um dia para encontrar soluções, recuperar a saúde, saldar dívidas, renegociar. Porém, se não conseguir nesse dia, não consegue nunca mais.

Na conjunção vênus/plutão o aspecto pode ser positivo porque é uma parte ativa. Você decide algo relacionado a dinheiro mas precisa de energia para isso. A conjunção quer dizer que nada do que ocorreu antes prevalece. Você pode propor algo para finalizar uma situação ou quando não quer mais dar continuidade; pode remodelar outro ciclo, mas não pode decidir. Você só pode propor.

No aspecto desarmônico você não deve pedir, cobrar, exigir ou negociar, pois a reação do outro não acompanha a sua intenção. Você não consegue reassumir ou controlar sua vida financeira. Não favorece negociar preços, salários, taxas, multas, débitos etc.
Há risco de perder algo, sofrer roubo ou prejuízo.

Em termos afetivos o relacionamento se torna difícil e ocorrem situações tóxicas, como raiva, inveja e desencontros. Mesmo que não seja uma situação grave, você acaba por dramatizar e se machucar emocionalmente. Há insatisfação sexual, atração obssessiva, carência e possessividade extremada. Também não deve resolver situações afetivas pois há rispidez no ar e o outro se arma contra você. Assim você não deve estrapolar ou provocar, pois este pode ser o dia "D", ou seja, de uma decisão definitiva. Neste dia, se houver brigas, podem ocorrer ressentimentos eternos.

Vênus/Meio do Céu

Em aspecto harmônico é favorável para a parte social do trabalho; para promover eventos sociais ou renegociar, pois pode obter concessões especiais. Você pode fazer contato com pessoas de quem espera apoio, fazer acordos., contratar pessoas que possam apoiar sua profissão. Também pode se expor em público e os contatos sociais viabilizam uma promoção social. Neste dia é possível convidar e ser convidado para reuniões sociais, festas e coquetéis. Para um artista favorece criar um projeto artístico e quando mercúrio fizer um bom aspecto ao meio do céu, é hora de divulgar o projeto.

No aspecto desarmônico os contatos sociais ficam desfavorecidos. Não é recomendável planejar eventos sociais nesse dia, pois imprevistos, como uma chuva torrencial pode ocorrer. Esse trânsito, não favorece obter apoios ou fazer acordos, você não consegue negociar ou renegociar; os contatos estão desfavorecidos. A exposição pública se torna prejudicada e podem ocorrer encontros desagradáveis ou desfavoráveis.

Quando há uma desarmonia de Vênus/Meio do Céu - Casa 10, afeta a capacidade de se relacionar socialmente. O modo de expressão afetiva se torna bloqueado e a pessoa se abstém de receber afeto, ou seja, os canais de afetividade se fecham.

4 comentários:

  1. Adorei muito este post! Mas, por favor, poderia me escrever, de uma forma parecida (detalhada) com os aspectos que listou, sobre Vênus em quadratura com o ascendente? Eu agradeceria imensamente, mais ainda porque não achei essa informação em outros lugares. Obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Olá, e sobre venus aspectando quíron Natal? mais precisamente um trigono? o que poderia ser?

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog