maio 12, 2010

* VENUS RETRÓGRADO


-->

Períodos da retrogradação de vênus:
25/12/2005 a 4/02/2006
27/07/2007 a 09/09/2007
06/03/2009 a 17/04/2009

08/10/2010 a 18/11/2010
de 13° escorpião a 27° libra

16/05/2012 a 27/06/2012
de 23º59' gêmeos a 07º gêmeos

21 dezembro 2013 a 31 janeiro 2014
Vênus retrógrada de 28º a 13º de Capricórnio

Vênus rege o valor que damos a algo e quando Vênus entra em retrogradação, as compras e vendas se tornam complexas. Há um descompasso entre aquilo que desejamos e as escolhas que fazemos. É recomendável adiar compras de maior valor nesse período. Se for possível, é melhor pesquisar e se informar melhor sobre o produto que está vendendo ou que está adquirindo.

Para quem vai comprar um imóvel, deve avaliar o valor de mercado, coletar informações sobre o imóvel, não ter pressa em fechar o negócio. Se escolheu o imóvel antes de Vênus se tornar retrógrado, talvez não tenha problemas mas durante a retrogradação, uma das partes pode mudar de idéia, um dos significados de planeta retrógrados.

O mercado imobiliário pode sofrer uma retração, o imóvel pode se desvalorizar ou valorizar. Se o valor do imóvel foi corretamente estabelecido - não ficando abaixo e nem acima do preço médio de mercado - pode ocorrer indecisões do comprador ou mesmo atrasos no recebimento ou no financiamento, pois Vênus rege o dinheiro. Com Vênus retrógrado, o dinheiro pode atrasar ou demorar para ser liberado.

Se for vender um carro, pode ocorrer de vender por um preço menor de mercado. Quem compra, pode encontrar um carro lindo por fora mas com problemas de mecânica ou com algum outro problema. Deve-se pesquisar tudo que envolver dinheiro, investimentos, pagamentos, recebimentos. No caso de abrir uma empresa, o fluxo de capital pode se tornar complicado ou ter problemas de caixa. Se for possível aguardar o final da retrogradação, é melhor.

Vênus também rege os procedimentos estéticos e não se recomenda realizá-los durante a retrogradação de Venus. O fato de Vênus estar retrógrado não indica que tratamentos estéticos mais impactantes possam dar errado, mas a pessoa vai se sentir mais insegura ou, o que for feito, pode não corresponder às expectativas, ou talvez se arrependa.

Por exemplo, aplicar uma nova tintura no cabelo, de uma cor que nunca tenha sido experimentada, pode frustrar a expectativa ou se arrepender. No entanto, quando se quer corrigir algo que no passado não ficou bom, a retrogradação beneficia a correção, pois planetas retrógrados significam retorno ao passado. Tudo o que não deu certo no passado tem chances de dar certo.

Vênus também significa relacionamentos. É possível durante a retrogradação que amores do passado retornem e reconciliações possam ser feitas em novas bases. No entanto, terminar um relacionamento nessa fase pode causar mal entendidos. Para os relacionamentos recentes, iniciados antes da retrogradação, pode significar uma retração no interesse. Talvez um dos parceiros reavalie o relacionamento, porém se o relacionamento estava sem ânimo, é possível que se torne mais caloroso.

Vênus também rege as relações sociais e de trabalho. Relações desgastadas podem sofrer rupturas. Vênus retrógrado tem a função de corrigir ou extinguir os problemas.

Em geral, há duas manifestações com Vênus retrógrado: as pessoas sentem a necessidade de avaliar os relacionamentos, tornando mais claras as idéias que irão nortear o relacionamento, quando Vênus voltar ao seu movimento direto. As pessoas tomam decisões baseadas em algo que já haviam pensado antes, como um rompimento ou separação. É possível que os relacionamentos se tornem mais desafiadores ou sejamos mais mobilizados por eles. É melhor adiar reconciliações ou acordos em divórcios ou sociedades rompidas, se ainda não houver ambiente para tal, pois há chances de se tornar um problema maior.

Iniciar um relacionamento durante Vênus retrógrado pode significar que quando o planeta retornar ao movimento direto, um dos parceiros perderá o interesse. O melhor é evitar marcar casamentos ou noivados nessa época. Se o casamento já estava marcado há muito tempo, com igreja reservada, convites enviados e festa contratada, não há problema, desde que se tenha certeza da decisão. Não case sem ter as coisas resolvidas, definidas, amadurecidas, sem ter certeza de que deseja noivar, casar e o outro também. Os retrógrados não impedem, mas solicitam amadurecimento e avaliação.

Venus se torna retrógrado a cada 1 ano e 7 meses durante 45 dias. Sugere rever relacionamentos, dificulta acordos e possibilidades de entrosamento, deve-se evitar reuniões ou encontros que visam resolver ou harmonizar conflitos, evitar casamento ou atividades que buscam o entrosamento e o relacionamento harmonioso.

Desfavorece lidar com o plano material e dinheiro. Deve-se evitar negociações, investimentos quando não se domina a situação; não favorece inauguração de locais sociais, artisticos ou de tratamentos de beleza, assim como realizar espetáculos ou atividades artísticas, culturais, a não ser que trate de temas polêmicos. Também não favorece cirurgias plásticas ou de correção. procedimentos estéticos que visem alguma mudança ainda não tentada.

Não faça transações financeiras vultuosas, não negocie salários e preços, não abra negócios, não defina namoro, noivado ou casamento. Ou você ou o outro poderá se arrepender.

Um planeta retrógrado em trânsito formando aspecto com planetas natais, pode exigir revisão das formas como se vive as energias daquele planeta. Revisar, refazer, corrigir assuntos relacionados à função do planeta no mapa natal.

Análise de Vênus retrógrado em trânsito, progressão ou no mapa natal:

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 1

A pessoa não se sente satisfeita, procura atenção dos outros, tende a não ter medida de dar e receber afeto. Quer viver a própria vida, mas se torna possessiva com os outros. A pessoa não se dedica aos afetos mas absorve muito das outras pessoas para alimentar sua autoconfiança.

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 2


A pessoa tenta reciclar experiências passadas para ter sentimentos de segurança. É possessiva, quer absorver o universo à sua volta, pode ser muito materialista, enquanto procura restabelecer e fortalecer todos os sentimentos passados de autovalor. Tem forte tendência a repetir todas as coisas de que gosta e se torna uma pessoa de muitos hábitos.

A necessidade por segurança no plano físico e material pode ser tão grande, que a pessoa se torna apegada, não é generosa. Com a sua necessidade de segurança, não é muito competitiva, pois há preguiça. Experimenta dificuldades com o sexo oposto como resultado da possessividade ou do medo de ser possuída. É moderada com seus afetos e ao mesmo tempo tende a exagerar seus sentimentos.

Gosta de fazer as coisas à sua maneira e se aborrece quando sente que os outros estão invadindo seus métodos de fazer as coisas. Muitos com esta posição podem se tornar grandes artesãos, mas será sempre reconstruindo algo do passado. Pode haver um Carma de ligação ao amor de uma vida passada e de bem-estar com respeito a pessoas, objetos e circunstâncias. Baseia toda segurança na continuidade da forma e da substância na vida atual.

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 3

A imprevisibilidade de Gêmeos está constantemente jogando a pessoa de uma fase retrógrada para outra. Parece não sincronizar-se na maioria de seus relacionamentos. Ama demais ou de menos em relação ao amor recebido. Ou, então, seu amor se torna fora de sintonia na dimensão do tempo, e pode sentir um grande amor por uma pessoa enquanto se prepara para estar com ela, mas se torna depressiva durante o contato pessoal e depois olhando para trás e o recria em sua mente. Assim, tem grandes problemas afetivos e em seus relacionamentos ao tentar viver no aqui e no agora.

Forças fora de si mesma agem constantemente, criando condições em que sente que não está pronta iu que já ultrapassou. E, enquanto se move através destas condições em sua vida, continua tentando sintonizar seus sentimentos sob o domínio das atividades de seu plano mental. Como resultado, passa muito tempo analisando tudo que sente.

Esta é uma posição insatisfatória para o casamento, pois as qualidades mutáveis da 3ª. casa continuam tirando a pessoa da sintonia mental com seus próprios sentimentos. Ao se expressar, tende a não dar significado ao que diz, mas a criar sentimento no ouvinte. É insegura, especialmente com pessoas da própria idade.

Muito frequentemente, a fim de se sentir aceita, dirá ou fará coisas que sabe não serem suas, mas que ganharão a aceitação que está ansiando. O carma é com os sentimentos das pessoas, enquanto continua tentando encontrar os caminhos para satisfazer os outros, bem como a si. Existe muita solidão cármica, pois pode se sentir sozinha em meio a uma multidão.

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 4


Vênus se favorece na 4ª. casa, desfrutando de conforto satisfatório durante todas as três fases retrógradas. Embora as duas últimas fases possam fazer com que se torne introvertida, isto não a deixa muito desconfortável. Gosta de ter alguém do sexo oposto em quem possa se apoiar, pois seu conceito de amor sempre envolve um grau de proteção dos pais, do qual, embora possa se ressentir exteriormente, interiormente precisa demais.

É infantil, recriando continuamente o tipo de amor que experimentou em seus primeiros anos de vida, por não ter amadurecido seu amor e a ligação com um dos pais. Assim, continua tentando voltar ao útero materno. Algumas vezes sente medo das pessoas e, como resultado, tem mais dificuldade para expressar seus gostos para o mundo exterior do que para os próximos e que conhece há muito tempo.

Tem dificuldade para entender os estranhos, pois em termos de amor vê seu mundo como uma família gigantesca. Frequentemente sente que é obrigada a se relacionar com o mundo exterior, como se eles realmente fossem sua própria família. Inconscientemente, limita o número de pessoas e de situações exteriores com as quais possa se sentir confortável. Está aprendendo através de um Carma que continua repetindo o começo das experiências de amor até que tenha confiança suficiente para acreditar que, através delas, ela tem a segurança que precisa para ser capaz de expressá-las para o mundo exterior.

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 5

Permanece mais confortável durante a fase 1 do processo retrógrado. Geralmente tem um ego muito forte que se manifesta através do processo criativo. Algumas vezes, pode dominar as pessoas pela confiança interior que tenta transparecer. Faz uma encenação para os outros e tende a projetar seus sentimentos nos outros porque não tolera rejeição e pode rejeitar os outros antes de perceber que eles a rejeitarão, quando sente que pode não estar à altura dos padrões alheios.

Em alguns casos traz consigo um auto-orgulho interior que os outros precisam reforçar antes que os admita em seu círculo social. Sairá do seu caminho para manter o que sente ser seu auto-respeito e pode frequentemente negar o prazer da vida para si mesmo por tentar viver de acordo com uma imagem que cria para si mesma. Sente melhor quando é capaz de ajudar os outros, considerando-os menos competentes. Algumas pessoas com esta posição podem sentir muito prazer em ensinar crianças com deficiências ou outras pessoas menos favorecidas, para serem mais auto-expressivos.

Uma das grandes dificuldades nesta posição são as frustrações quando se prende a expectativas irrealistas. É incapaz de achar a pessoa perfeita que possa preencher tudo que acha que precisa. Está aprendendo a lição cármica da satisfação. Pode conseguir crescimento interior ao perceber que sua vida depende menos de outras pessoas do que acredita. A insatisfação que sente nos outros é sempre a insatisfação que criou em si. A lição é esperar menos da vida e realizará a felicidade que está procurando.

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 6

É uma posição instável para Vênus, porque sempre pressiona a si mesma através do senso de obrigação que sente. Há uma tendência a experimentar relacionamentos decepcionantes, particularmente nas áreas associadas ao trabalho. Embora todas as três fases sejam difíceis, se sente mais segura na 3a. fase, onde retrai em si mesma, guarda seus sentimentos e tenta racionalizar tudo que ela é com tudo o que pensa que precisa ser para os outros.

Isto provoca um sentimento interior que impede de atuar com sua melhor forma. Tem que se prevenir para não permitir que seus sentimentos cheguem a extremos, porque inconscientemente acredita que o mundo é um lugar desordenadamente contaminado. Se afasta dos outros porque não entende como lidar com as imperfeições que vê neles.

Um de seus maiores problemas é que pode permitir que seus sentimentos se tornem pré-programados a fim de que possa calcular antecipadamente como eles funcionarão. Assim, sua aproximação com as pessoas é muito mecânica e todo pensamento e ação que recebe de outra pessoa são vistos como parte de muitos movimentos em seu planejado jogo de xadrez da vida. Pode fazer muitos favores para os outros, mas se satisfaz apenas quando sabe que estes podem ser devolvidos.

Infelizmente, tende a julgar os outros pelo que eles fazem, medindo suas realizações e atos em comparação com seus próprios ideais. Assim, tem dois padrões, não percebendo que os ideais de todas as pessoas que conhece podem ser tão elevados quanto os seus e que a falta de habilidade deles para viver de acordo com estes ideais, em sua presença, é um reflexo de suas próprias fraquezas humanas.

Usa a maior parte de sua energia sublimando e reprimindo muitas de suas necessidades. Desta limitada posição de vantagem, lida com seu carma de tentar criar a perfeição em seu meio ambiente. Precisa aprender que o mundo já é perfeito e que não pode aperfeiçoá-lo. Em algum lugar, entre seu idealismo perfeito e a necessidade que tem dos outros e não admite, está o equilíbrio que lhe trará felicidade.

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 7


É uma das posições mais singulares para vênus retrógrado. Como regente da 7ª. casa, pode ser benéfica se usar Vênus para ver seu verdadeiro reflexo através dos olhos daqueles a quem ama. Entretanto, se lutar contra o fato de que muitas de suas idéias, pensamentos e sentimentos parecem ser rejeitados e não compreender o porquê disto, então realmente provoca um desequilíbrio em seu mapa.

Seu humor e seus sentimentos são desviados pelo mundo ao seu redor. Não há limites entre os sentimentos que vem de dentro de si mesmo e os que internaliza e que vêm dos outros. Enquanto passa de uma fase retrógrada para outra, assume diferentes identidades, todas dirigidas para o ser, mas nenhuma é verdadeiramente seu centro. É consciente de como pode ser influenciado, perdendo sua espontaneidade no desejo de fazer os outros mudarem de opinião a seu respeito. Assim, é um extremista.

No decorrer de apenas um dia pode mudar totalmente, num desejo intencional de aborrecer os outros. Seus sentimentos são como um pêndulo, balançando de um lado para outro conforme os ventos dos sentimentos de outras pessoas, sempre passando pelo centro mas raramente ficando lá. Nunca tem certeza se é visto ou não como sendo adequado aos olhos dos outros.

Muito sensível ao seu meio ambiente externo, inicialmente se submete e se perde nele e então foge para recobrar seu equilíbrio. Contudo, não gosta de fazer as coisas sozinho e isto faz com que sinta a frustração de querer se conhecer e, ainda assim, não querer se separar totalmente dos outros. Está vivendo um Carma de experimentar as partes desequilibradas de si mesmo através dos caminhos nos quais os outros o vêem.

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 8

A pessoa passa muito tempo na Fase 1 do processo retrógrado, onde a natureza do desejo energiza a necessidade de criar uma satisfação futura. Sente uma intensidade interior que não larga facilmente. A emoção do amor é frequentemente ligada a uma raiva e a um ressentimento passado dirigido a alguém ou tem experiências que trazem lembranças dolorosas. É perceptiva mas não gosta que os outros a conheçam.

Seus ideais são elevados, mas se for incapaz de perceber seu sonho na vida real, suas ações podem ir na direção oposta. Sexualmente oscila de períodos de intensa necessidade a períodos de completa falta de interesse. Seu impulso sexual está relacionado a um forte desejo de possuir. Às vezes, pode secretamente ter ciúmes dos outros, inveja dos que parecem ter mais do que ela.

Tem tendência a se esconder de seus próprios sentimentos. Há muita impaciência, uma vez que está experimentando a profundidade de suas próprias necessidades e sentindo a influência das necessidades de outras pessoas. Isto frequentemente provoca um conflito entre a maneira como se relaciona com a sociedade e o modo como verdadeiramente se sente. Muitas vezes existe grande ressentimento, porque se sente enganada ou privada de muitas coisas que ela acredita serem suas.

Tende a passar a vida fazendo as coisas da maneira mais difícil, invejando o modo com os outros podem atingir as mesmas metas com menos esforço. Experimenta um sentimento de isolamento do mundo. Há um resíduo de vida passada, de amor perdido. Como resultado, acha difícil confiar inteiramente nas pessoas que encontra na vida atual porque, inconscientemente, vê em cada uma delas, uma das partes simbólicas do amor do qual foi privado no passado.

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 9

Tem uma grande necessidade por liberdade pessoal e não permite que os outros dificultem ou obstruam o seu espaço. Em algumas pessoas esta posição se manifesta num grande amor pela vida espiritual. Pode isolar em si mesmo e buscar permanecer fora da materialidade das coisas em mosteiros ou andar descalço em bosques e montanhas como ermitão. Há necessidade por um sentido de amplidão da vida e sacrifica a intimidade com outras pessoas a fim de preencher esta necessidade.

É independente e não gosta de ser colocada no molde dos desejos dos outros. Pode ser uma posição difícil para o casamento ou qualquer outro relacionamento de natureza duradoura, pois não aceita compromissos permanentes. Fará viagens e atividades sozinho embora possa ter muitas experiências com diferentes pessoas com filosofias estranhas à suas.

Tende a ser uma pessoa difícil de se compreender, pois não se motiva pelas idéias de sua geração. Em alguns casos, pode ter um talento artístico herdado de uma encarnação passada. Carmicamente traz consigo para esta vida um resíduo muito forte de fazer o que gosta e quando gosta de fazê-lo. É uma pessoa com quem é fácil de se dar bem, mas impossível de se possuir, pois seu instinto inato é ser basicamente um espírito livre.

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 10

Passa muito do seu tempo na última fase do processo retrógrado. Gosta de olhar para trás, para as realizações dos desejos e necessidades de sua vida, para saber que é aceita por aqueles que anteriormente admirou como sendo superiores a si mesma. Deseja a aceitação social mas não procura por ela. Assim, sua expressão exterior de criatividade é dificultada pela expectativa de ser ou não ser rejeitada pelos outros.

Ela pode se tornar excessivamente consciente de como está se integrando com os outros e como resultado torna-se muito sensível em situações sociais. Capaz de internalizar os sentimentos dos outros, frequentemente se sente responsável em satisfazer as necessidades dos que estão à sua volta e isto tende a fazê-la se sentir menos confortável em público. Tende a ser autoconsciente e algumas vezes se afasta das direções para onde gostaria de se dirigir.

Sente fortemente a responsabilidade do passado e não tem certeza se é capaz de viver de acordo com ela. No mapa de um homem isto pode trazer dificuldades com as mulheres como resultado do domínio de uma mulher mais velha no começo da vida.

Geralmente existe muita habilidade criativa já desenvolvida em encarnações passadas, mas o indivíduo precisa desenvolver a confiança em si mesmo, se quiser expressá-la. Carmicamente passa pela vida tentando reunir os sentimentos que lhe darão propósito de que necessita. Tão logo possa fazê-lo, começará a expressar o que esteve procurando em sua vida.

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 11

É uma posição difícil para vênus retrógrado, pois se distancia do processo criativo. Raramente tem um sentimento de estar acomodada. As qualidades pacientes de vênus são perturbadas, durante a 1ª. fase da retrogradação, por uma curiosidade sem direção. Procura por satisfação em muitas direções diferentes e algumas vezes, o senso de realidade é tão singular que quase se separa de seu plano terreno de identidade.

Quer experimentar tudo, mas não sabe por quê. Às vezes torna-se possessiva do próprio pensamento, a ponto da ganância que vê nos outros no plano material ser um reflexo dela própria. Precisa aprender a discriminar para que cada nova extravagância e ilusão que atraia seja bonita em si mesma; a mistura de todas elas é desarmoniosa e o fazem sentir desconfortável com elas. Expressa muita rejeição pessoal que finalmente a torna mais afastada.

Contudo pode ser de mais ajuda para os outros do que para si mesma. Uma de suas maiores dificuldades é que seu secreto desejo de viver suas experiências por si mesma que a mantém ligeiramente afastada do resto da humanidade, que ela ama tão ternamente. Alguns, com esta posição, passam por experiências sexuais bizarras, uma vez que a necessidade por exploração está sempre tentando transcender as normas da sociedade.

Em encarnações passadas experimentou tantas coisas diferentes que o agradaram, que se tornou uma pessoa constantemente à procura do que ainda não experimentou. Seus sonhos podem ser irrealistas, mas a natureza de sua realidade pessoal é desinibida com as restrições da sociedade convencional. Seu futuro é inteiramente baseado no quanto ele se apega às suas fantasias passadas.

VÊNUS RETRÓGRADO NA CASA 12


Vênus a mantém na última fase do processo retrógrado, tentando esconder os sentimentos que pensa que possam ser rejeitados. Em muitos casos existe ligação a um amor de uma vida passada, que ainda não foi destruído e, continua tentando recriar seu passado. Pode ser feliz quando está sozinha, mas não gosta de se sentir abandonada pelos outros. Ao menor sinal de rejeição, pode passar por longos períodos sentindo pena de si mesma, pois sabe instintivamente que veio para esta encarnação deixando para trás seu verdadeiro amor.

Como tal, tenta se contentar encontrando aspectos simbólicos daquele amor em todas as pessoas que encontra, porém dentro de conceitos românticos do passado. Pode ser insatisfeito com as experiências de sua vida atual, pois tudo o que percebe é visto através das lentes coloridas de seus conceitos preconcebidos. Caminha pela vida com uma silenciosa mágoa e não gosta que os outros lhe façam exigências.

Geralmente, nesta posição, existe muita emoção contida e, embora os outros raramente vejam isto, está consciente disso e se recusa a viver o presente. Pode ser muito criativa se não for forçada, pois tende a gastar muito tempo dentro de si mesma, absorvendo lembranças passadas de momentos nos quais sentiu paz consigo mesmo.

Não procura a popularidade exterior. Podem surgir casos de amores clandestinos tentando manter no presente um amor do passado. Emocionalmente controlada, tende a permitir que oportunidades da vida a passem para trás. Alcançará a felicidade quando perceber que, por viver no presente, não está realmente perdendo seu passado.

Extraído de:
SCHULMAN, Martin: Planetas retrógrados e reencarnação. São Paulo : Agora, 1987.


2 comentários:

  1. Excelente texto e muito oportuno. Abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Antonio, obrigado por seu elogio; seu feedback é muito importante para continuar a buscar outros assuntos; e quando não estiver bom, também espero sua crítica, pois só assim podemos melhorar a cada dia - Abraços, Lucia

    ResponderExcluir

Obrigado por sua visita ao blog; desde já agradeço seus comentários. Ou mande-me um email: lu_ou_lucia@hotmail.com

Related Posts with Thumbnails

Quero acompanhar este blog

Pesquisar este blog